Adubos Orgânicos

 

Um dia, depois de preparar minha mistura tradicional de adubos, lembrei que nunca havia passado essa dica aqui no blog, comecei então a escrever um post sobre adubos. Depois de muito escrever vi que o post foi ficando imenso e ainda havia uma infinidade de coisas para explicar e eu nem tinha colocado as fotos. Cheguei a conclusão que eu ia ter que fazer uma série sobre adubos porque um post só não ia ser suficiente.

Como o assunto rende, fiz três posts seguidos sobre o tema e esse é o primeiro deles e o mais importante. Entender a finalidade de cada tipo de adubo é fundamental, por isso explico aqui, resumidamente, quais são os principais nutrientes encontrados nos adubos orgânicos mais conhecidos, em qual momento esses adubos devem ser usados e em quais quantidades.

Há muito para ser compreendido sobre a adubação, mas esse post é um bom começo para quem está em dúvida sobre qual adubo usar e como usar.

Húmus de Minhoca

Húmus de minhoca é básico. Se você não usa, passe a usar urgente. Só com ele você e suas plantas já tem meio caminho andado para a felicidade.

Adubos Orgânicos - Húmus de Minhoca

O húmus possui macro e micronutrientes. Ele contém nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, cálcio entre outros e por isso proporciona uma nutrição bem completa e equilibrada para as plantas. Quem produz o próprio húmus em minhocários caseiros tem a possibilidade de usar o esterco como um dos elementos secos e assim ter um adubo de qualidade ainda superior.

Outra das grandes vantagens do húmus é que ele ajuda a recuperar solos desgastados e já pobres em matéria orgânica. Por isso recomendo que ele seja usado misturado ao substrato no plantio e nos replantes.

Ao longo da manutenção pode ser usado com mais frequência do que os outros adubos, especialmente em vasos, para manter o substrato saudável e conseqüentemente também as plantas.

Adubos Orgânicos - Húmus de Minhoca

Sugestão de uso:

– Em plantios (sementes, mudas novas ou replantes) eu uso partes iguais de substrato pronto e húmus.

– Como adubo de manutenção (seja mensal, bimestral, trimestral, etc) eu uso 3 colheres de sopa para vasos pequenos, 6 colheres de sopa para vasos médios e 10 a 12 colheres de sopa para vasos grandes. Isso é apenas para se ter uma idéia da quantidade e pode variar para mais ou menos. 

– Outra sugestão é preencher vasos que perderam parte do substrato, e é normal isso ocorrer com o tempo, com uma mistura de partes iguais de substrato pronto e húmus de minhoca. Se a reposição a ser feita for pequena use húmus de minhoca puro. 

Torta de Mamona

A torta de mamona, assim como a torta de algodão, é um ótimo adubo e rico em nitrogênio, porém é tóxica para animais.

Meus gatos não costumam mexer na terra dos vasos, até porque minha varanda é território proibido para eles, mas como há um substituto excelente não há motivo para arriscar ao meu ver. Prefiro não conviver com o risco por menor que seja. Mas para quem usa há até uma mistura pronta de torta de mamona e farinha de osso, que é bem prática, porém ainda mais tóxica.

Sugestão de uso:

– Como adubo de manutenção (seja mensal, bimestral, trimestral, etc) sugiro 1 colher de café para vasos pequenos, 1 colher de sopa para vasos médios e de 2 a 4 colheres de sopa para vasos grandes. Isso é apenas para se ter uma idéia da quantidade e pode variar para mais ou menos. 

– Outra forma de analisar as proporções é fazendo uma mistura com húmus de minhoca e substrato pronto para colocar em vasos vazios que estão sendo preparados para o plantio. Nesse caso recomendo 1 parte de torta de mamona para cada 6 partes de uma mistura de húmus e substrato pronto em partes iguais.  

Torta de Algodão

Apesar do nome esse adubo de torta não tem nada, na verdade é um farelo de algodão que é rico em nitrogênio. Considerando que o nitrogênio é um nutriente muito utilizado pelas plantas em todas as fases do ciclo de vida, a torta de algodão é um elemento importante na adubação.

Adubos Orgânicos - Torta de Algodão

A torta de algodão é um excelente substituto para a torta de mamona, que também é um bom adubo orgânico com alto teor de nitrogênio, porém tóxico para animais.

Adubos Orgânicos - Torta de Algodão

Não há motivo para preocupação se forem notados fungos crescendo por cima da torta de algodão depois que é misturada ao substrato. Esses fungos fazem parte do processo de decomposição e não causam danos, porém recomendo que seja feita uma camada de substrato puro cobrindo os adubos para evitar drosófilas.

Sugestão de uso:

– Como adubo de manutenção (seja mensal, bimestral, trimestral, etc) sugiro 1 colher de sopa rasa para vasos pequenos, 2 colheres de sopa para vasos médios e de 4 a 8 colheres de sopa para vasos grandes. Isso é apenas para se ter uma idéia da quantidade e pode variar para mais ou menos. 

– Outra forma de analisar as proporções é fazendo uma mistura com húmus de minhoca e substrato pronto para colocar em vasos vazios que estão sendo preparados para o plantio. Nesse caso recomendo 1 parte de torta de algodão para cada 6 partes de uma mistura de húmus e substrato pronto em partes iguais.  

– Uso a torta de algodão nos replantes de mudas jovens que foram cultivadas a partir de sementes. Particularmente não uso esse adubo no plantio das sementes, prefiro usar apenas húmus na fase de germinação.

Farinha de Ossos

A farinha de ossos é um adubo rico em fósforo e cálcio. Esse é um adubo muito útil para estimular a floração e frutificação.

Eu não uso farinha de ossos porque sou vegetariana, mas para quem não tem restrição quanto a isso, é uma ótima opção para floríferas e frutíferas.

Sugestão de uso:

– Como adubo de manutenção (seja mensal, bimestral, trimestral, etc) sugiro 1 colher de café para vasos pequenos, 1 colher de sopa para vasos médios e de 2 a 4 colheres de sopa para vasos grandes. Isso é apenas para se ter uma idéia da quantidade e pode variar para mais ou menos. 

– Outra forma de analisar as proporções é fazendo uma mistura com húmus de minhoca e substrato pronto para colocar em vasos vazios que estão sendo preparados para o plantio. Nesse caso recomendo 1 parte de farinha de ossos para cada 6 partes de uma mistura de húmus e substrato pronto em partes iguais.

– Eu não recomendo o uso da farinha de ossos em plantios de sementes ou mudas muito jovens que acabaram de ser replantadas, recomendo mais na fase de floração e frutificação.

Esterco

Esse é um adubo muito importante. Dependo do tipo de esterco a concentração de nutrientes muda, mas em regra ele é muito rico em nitrogênio, fósforo e potássio.

O esterco deve ser usado apenas curtido, jamais fresco e normalmente ele já é vendido curtido, pronto para uso.

Adubos Orgânicos - Esterco Bovino

Os dois adubos que mais uso e nunca faltam para as minhas plantas são o húmus, que sai do meu minhocário, e o esterco bovino.

Adubos Orgânicos - Esterco Bovino

Sugestão de uso:

– Como adubo de manutenção (seja mensal, bimestral, trimestral, etc), considerando o esterco bovino, sugiro 1 colher de sopa rasa para vasos pequenos, 2 colheres de sopa para vasos médios e de 4 a 8 colheres de sopa para vasos grandes. Isso é apenas para se ter uma idéia da quantidade e pode variar para mais ou menos.

– Outra forma de analisar as proporções é fazendo uma mistura com húmus de minhoca e substrato pronto para colocar em vasos vazios que estão sendo preparados para o plantio. Nesse caso recomendo 1 parte de esterco bovino para cada 4 partes de uma mistura de húmus e substrato pronto em partes iguais.  

– Uso o esterco nos replantes de mudas jovens que foram cultivadas a partir de sementes. Particularmente não uso esse adubo no plantio das sementes, prefiro usar apenas húmus na fase de germinação.

Fosfato Moído de Rocha

O fosfato moído de rocha é um adubo rico em fósforo e por isso uma excelente alternativa para a farinha de ossos. Talvez a maioria das pessoas não precisem encontrar uma alternativa para a farinha de ossos, mas os vegetarianos (meu caso) sim.

Fosfato Moído de Rocha - Rico em Fósforo

Esse adubo é uma ótima opção, principalmente para flores e frutíferas. Como ele também ajuda a corrigir a acidez do solo é ótimo para ser usado com outros adubos, como húmus, esterco e compostagem, que tendem a acidificar o solo, mas deve ser usado em pequena quantidade.

Sugestão de uso:

– Como adubo de manutenção (seja mensal, bimestral, trimestral, etc) sugiro 1 colher de café para vasos pequenos, 1 colher de sopa para vasos médios e de 2 a 4 colheres de sopa para vasos grandes. Isso é apenas para se ter uma idéia da quantidade e pode variar para mais ou menos. 

– Outra forma de analisar as proporções é fazendo uma mistura com húmus de minhoca e substrato pronto para colocar em vasos vazios que estão sendo preparados para o plantio. Nesse caso recomendo 1 parte de fosfato moído de rocha para cada 6 partes de uma mistura de húmus e substrato pronto em partes iguais.  

– Uso o fosfato de rocha moído nos replantes de mudas jovens que foram cultivadas a partir de sementes. Não uso esse adubo no plantio das sementes e não recomendo o uso nessa fase.

Leite de Vaca

Além do potencial que tem para ser usado como adubo, o leite de vaca é um excelente fungicida para tratar fungos como o oídio. Se a doença está avançada fungicidas mais fortes serão necessários, como o sulfato de cobre, mas o leite ainda assim pode e deve ser usado, inclusive de forma preventiva, por ser também um fertilizante foliar.

O leite é rico em cálcio, que é considerado um macronutriente secundário e essencial para o bom desenvolvimento da planta. O cálcio fortalece a planta, especialmente as folhas e as raízes, por isso o uso do leite como fertilizante foliar deixa as folhas das plantas lindas. Quando usado nas regas favorece também as raízes de forma mais direta.

Sugestão de uso:

– Se for leite de caixinha (ou garrafa) diluído na proporção de 3 copos de leite para 7 de água para colocar a mistura diretamente na terra, regando as raízes, ou de 1 copo de leite para 4 de água para borrifar a mistura nas folhas. Aplicar uma vez por semana.

– Se for leite em pó prepare um copo com 250ml de água e uma colher de sopa cheia de leite em pó e use 1 medida desse leite preparado para 3 medidas de água se for diluir para regar ou borrifar nas folhas. Aplicar uma vez por semana.

– O melhor leite para ser usado é o leite de vaca cru, mas esse deve ser diluído na proporção de 5% de leite e 95 % de água.

– O leite deve ser usado sempre pela manhã em dias de sol. Não deve ser usado em dias de chuva ou à noite.

Borra de Café

A borra de café é um excelente adubo, muito rico em nitrogênio e traz imensos benefícios para as plantas. Principalmente as folhagens, como as avencas, lírios da paz, dracenas e etc, têm ótimos resultados com o uso dela.

adubo de borra de café

Apesar de tudo de bom que a borra de café oferece, assim como a maioria dos adubos, deve ser usada com cuidado, já que em excesso pode trazer muito mais prejuízos do que benefícios.

Sugestão de uso:

– Uma vez por mês fazer uma pequena cova no substrato, longe das raízes, colocar a borra e cobrir com mais substrato. A proporção é de 1 colher de café para vasos pequenos, 1 colher de sobremesa para vasos médios e 1 colher de sopa cheia para vasos grandes.

– Pode ser feito um preparado com 100g de borra para 1 litro de água. Depois de curtir por uma semana deve ser diluída 1 parte do líquido curtido para 5 partes de água. Após a diluição o adubo pode ser usado para limpar as folhas das plantas, como adubo foliar ou nas regas. Recomendo o uso apenas uma vez por mês, seja qual for a forma de aplicação.

–  Não recomendo o uso desse adubo no plantio das sementes, somente para manutenção de plantas adultas.

Recomendo a leitura do post específico no qual mostro passo a passo cada forma de uso. Clique aqui para ver o post. 

Cascas de Banana

O adubo feito a partir de cascas de banana possui alto teor de potássio, que é um macronutrientes e muito importante para o desenvolvimento das plantas.

Adubo de Banana

Por ser rico em potássio, um nutriente fundamental para a boa formação das raízes, esse é um adubo que favorece especialmente os tubérculos, como rabanetes, cenouras, beterrabas, etc. Problemas na formação dos tubérculos podem estar relacionados à deficiência desse nutriente.

Sugestão de uso:

– Como a casca de banana é muito versátil e há várias formas de processá-la para virar adubo, recomendo a leitura do post específico no qual mostro passo a passo cada forma de uso. Clique aqui para ver o post. 

– Para usar os adubos feitos com resíduos sólidos da casca de banana recomendo misturar ao substrato, longe das raízes e da base do caule, junto com os demais adubos de manutenção (seja mensal, bimestral, trimestral, etc). Sugiro 1 colher de sopa para vasos pequenos, 4 colheres de sopa para vasos médios e 8 colheres de sopa para vasos grandes.

– Para usar os adubos feitos com resíduos líquidos da casca de banana recomendo a aplicação como adubo foliar ou nas regas uma vez por semana, a cada 15 dias ou uma vez por mês.

– Uso esse adubo eventualmente em plantas adultas. Não uso no plantio das sementes.

Cascas de Ovos

As cascas de ovos são um excelente adubo. Elas são ricas especialmente em cálcio, potássio e magnésio. Podem ser usadas em qualquer tipo de planta, mas em pequena quantidade, já que alcalinizam bastante o solo.

Adubo - Farinha de Casca de Ovo

Diferentes de outros adubos orgânicos que precisam ser preparados e usados na hora, elas podem ser secas e armazenadas com facilidade para serem usadas aos poucos.

Sugestão de uso:

– Junto com os demais adubos de manutenção (seja mensal, bimestral, trimestral, etc). Sugiro 1 colher de café para vasos pequenos, 1 colher de sopa para vasos médios e de 2 a 4 colheres de sopa para vasos grandes. Isso é apenas para se ter uma idéia da quantidade e pode variar para mais ou menos. 

– Uso esse adubo somente para manutenção de plantas adultas. Não uso no plantio das sementes.

Recomendo a leitura do post específico no qual mostro passo a passo cada forma de uso. Clique aqui para ver o post. 

Compostagem

Através da compostagem se produz um excelente adubo para as plantas, rico em macro e micronutrientes. Além disso a compostagem é muito interessante por aproveitar toda e qualquer sobra de matéria orgânica.

Compostagem em Garrafa Pet

Há um post no blog no qual mostro como fazer compostagem em garrafa pet para quem, como eu, tem pouco espaço.

Todas as orientações de uso sugeridas para o húmus de minhoca no início desse post podem ser aplicadas para a compostagem.

Como Escolher o Adubo

Primeiramente húmus é vida, então use húmus sempre, independente da planta. Eu considero o esterco como outro adubo que faz toda a diferença por ser também muito completo em termos de nutrientes. Quanto aos demais adubos deve-se ter em mente o seguinte:

– Nitrogênio: estimula a brotação, o crescimento foliar e o colorido mais intenso e vivo das folhas.

– Fósforo: estimula a formação de folhas, flores e frutos e também atua no crescimento das raízes.

– Potássio: estimula o crescimento das raízes e torna as plantas mais resistentes à doenças e pragas. O potássio também atua no tamanho e qualidade dos frutos produzidos.

Portanto quando a intenção é estimular a floração e frutificação deve-se optar por adubos ricos em fósforo, como a farinha de ossos e o fosfato moído de rocha.

Caso se deseje estimular novos brotos e dar vida à planta o ideal são os adubos ricos em nitrogênio, como a torta de algodão, torta de mamona e a borra de café.

Se a planta é uma frutífera e produz frutos pequenos e de má qualidade deve-se acrescentar ao substrato adubos mais ricos em potássio como uma mistura de húmus de minhoca e esterco bovino e adubos feitos de casca de banana.

Com que Freqüência Adubar

A frequência vai depender dos adubos utilizados e de como são utilizados. Em regra eu uso adubo líquido, que eu mesma faço a partir de adubos orgânicos, uma vez por semana como adubo foliar ou nas regas. Uso também o leite diluído uma vez por semana borrifando as plantas. Os adubos sólidos eu uso nos plantios, replantes e quando faço a manutenção dos vasos a cada 3 ou 4 meses. No post Cardápio das Plantas há mais informações sobre a frequência de uso dos adubos.

Vantagens dos Adubos Orgânicos

São tantas… mas eu sou suspeita porque sou meio xiita no que diz respeito aos adubos orgânicos. Claro que o adubo químico também tem suas vantagens, mas é e sempre será química pra mim, com ou sem vantagens, então se eu puder não usar, não uso.

Mas vamos às vantagens dos adubos orgânicos:

– São liberados lentamente no solo;

– Seu efeito tem uma durabilidade maior;

– Além de nutrir as plantas eles evitam que o substrato fique compactado e ajudam a recuperar solos desgastados;

– Não bastasse tudo isso muitos deles ainda poder ser feitos por nós mesmos a partir de resíduos orgânicos que produzimos em casa. Por isso acabam sendo uma forma de praticar a sustentabilidade, cada vez mais necessária, e ainda tem custo zero.

Caso você nunca tenha usado adubos orgânicos vale a pena experimentar. Eles levam mais tempo para agir, mas os efeitos são maravilhosos e duradouros. As plantas ficam muito saudáveis e a probabilidade de você matar alguma planta sua por excesso de adubo orgânico é infinitamente menor do que usando um químico.

Os adubos químicos agem rápido, às vezes dois dias depois você já vê diferença, mas seu efeito passa rápido, precisam ser usados com mais frequência e eles oferecem um grande risco se o uso não for adequado. É muito comum as pessoas perderam plantas lindas por erros na quantidade de adubo que foi usada.

Eu já usei adubos químicos (meu passado é negro), mas depois que passei a usar orgânicos nunca mais.

Aproveitando a sua passagem por esse post responda a enquete sobre adubos:

100 comentários em “Adubos Orgânicos

  1.  

    Boa tarde! Amei as explicações e as indicações de dosagens. Todos os sites em que confiro não são específicos na questão das aplicações. Eu costumava adubar somente com NPK químico, mas notei que minhas plantas não tinham vigor, descobrindo então que era falta dos demais micronutrientes.
    Moro em um terraço e minhas plantas são todas em vasos, tanto folhagens quando floríferas. Mas eu ainda tenho algumas dúvidas que estão sendo difíceis de conseguir esclarecer:

    1) Posso adubar de 30 em 30 dias com a mistura de húmus+esterco de galinha+pó de rocha+torta de mamona?

    2) Eu acho que deve estar sendo pouco, pois minhas plantas, em 25 dias, já estão cheias de pragas.. então estou pensando em incluir uma aplicação de rega (ou foliar) em 15 dias de torta de neem entre as aplicações mensais de adubação do solo. Ou mesmo torta de mamona+farinha de osso no lugar do Neem. Achas viável? Tenho receio de um overfert, mas noto que minhas plantas estão sempre com pulgão e percevejo preto, com folhas amarelando.

    3) É ideal ou exagerado misturar essa adubação dos 30 dias (humus+esterco+etc) junto com Bokashi?

    4) Se for excessiva a inclusão do Bokashi, posso fazer 30 dias o Mix maior e no próximo mês o Bokashi? O que seria o melhor planejamento ao longo do ano?

    Agradeço imensamente a ajuda!!

    1.  

      Olá Andressa! Que bom que ajudou : )
      Sobre suas questões:
      1) Pode sim, mas sem exageros na dosagem. Esterco de galinha é super forte, então precisa colocar pouco e tomar cuidado com animais, porque a torta de mamona pode ser tóxica. Evite usar outros adubos além desses. Se for usar algo além use só foliar e em baixa dosagem.
      2) Não recomendo usar torta de neem e mamona, ambas fazem praticamente a mesma função e poderá gerar excesso. As folhas amarelando pode ser das pragas/doenças ou falta de algum nutriente. Recomendo, até pra sua rotina ficar mais tranquila, uma adubação de substrato a cada 2 meses e a cada 15 dias adubação foliar, assim evita-se excesso. Plantas de apartamento (vaso) precisam de mais adubo, isso é um fato. Elas não tem de onde tirar se não nutrirmos a terra pra elas. Pra adubação foliar, considerando as pragas, inicialmente recomendo aplicação a cada 2 dias até notar melhora, depois mantenha por 30 dias uma vez na semana, passe para 15 dias depois. Use dosagem baixa para essas aplicações.
      3) Bokashi você aplica sozinho. No máximo húmus. Bokashi é bem completo e é forte. O Húmus em casa eu uso quase como substrato puro. Só não uso em proporção maior porque não produzo tanto assim (tem post sobre meu minhocário para apartamentos aqui no blog).
      4) O que notei em anos de cultivo em vasos é que é muito complicada a manutenção dos vasos, da terra em si, com muita frequência, mas fornecer nutrientes suficientes é necessário,dependendo da espécie, a maioria das minhas requer. A melhor saída é mais frequência na adubação foliar, até para ajudar a manter sem pragas, associada a adubação de substrato a cada 2 meses. Se você puder fazer a cada 30 dias , ótimo.
      Abraços Floridos!

      1.  

        Oi Bruna! Obrigada pela resposta!
        Tenho lido a sua solução de adubo líquido para aplicação foliar e a mistura dos sólidos orgânicos. Estou considerando o método que aplico para a adubação aqui nos meus vasos, mas como são um tanto numerosos, acho que será um pouco desgastante uma adubação semanal para tudo o que tenho aqui..! Entretanto, o surgimento das pragas tem me incomodado bastante.
        O que tem sido minha rotina:
        1 mês Bokashi. No outro o mix 4 em 1 da Maxgreen (torta de mamona+farinha de osso+fosfato de rocha+esterco de galinha) com um pouco de húmus.
        Aos 20, 25 dias já noto a aparição de pragas, o que fico em dúvida se é falta de nutrientes e devo adubar de 20 em 20 dias, OU se semanalmente faço uma pulverização do seu método foliar com enxofre e cobre.
        – Conforme me respondeste, essa “adubação de substrato” se refere à mistura de húmus+esterco de gado+tortas de osso e mamona (tenho mais floríferas)? Ou algum outro tipo de método? Eu posso fazer a cada mês ao invés de 2 em 2 meses, sem problemas!
        – Tenho dúvidas quanto à salinidade e acidez do solo dos vasos, por isso também recorro ao pó de rocha, mas não sei ao certo QUANDO (frequência) e com QUAL das adubações devo acrescentar (por isso optei pelo 4 em 1 da Maxgreen).
        – Como tenho Azaleias e Rosas, percebi muito o amarelamento das folhas, e já tive o infortúnio de ter que podar a rosa 4x por conta do ácaro aranha. Então para elas eu acredito que a pulverização da sua solução com Dimy poderia ser o ideal. Mantenho uma rotina de aplicação quinzenal?
        – O Bokashi substitui o mix humus+esterco+tortas? Poderia somente adubar com Bokashi a cada 15 ou 30 dias? Ou ficará faltando algum nutriente?

        Muito obrigada por seus esclarecimentos! Tem me ajudado muito mesmo!!

      2.  

        Olá Andressa!
        Pelo que você relatou não deve ser falta de nutrientes. Recomendo manter, se suas plantas estão produzindo flores/frutos, e acrescentar o defensivo uma vez por semana.
        A adubação do substrato que faço varia um pouco, tenho usado mais bokashi, pelos bons resultados e praticidade, mas também gosto de húmus+esterco+fosfato moído de rocha (alternativa para a farinha de osso, porque sou vegetariana). Mas a rotina que você relatou já me parece bastante adequada e satisfatória.
        Salinidade é mais complicada, você precisaria de fato medir pra saber, mas se não usar nada em excesso dificilmente terá problemas. Adube em pequenas quantidades quando for aplicar algo no substrato.
        Quanto às rosas, pode fazer a aplicação de enxofre+cobre, como vai usar uma vez por semana em todas, pode aplicar também nas rosas.
        Eu tenho usado apenas bokashi, ainda estou testando, mas tendo excelentes resultados. Adubação, se for no substrato, a cada 30 dias, não precisa menos que isso. A cada 2 meses também está ótimo.
        Abraços Floridos e desculpe a demora para responder : )

  2.  

    Olá minhas plantas estão todas no chão, temos uma pequena chacara e a maioria tem por volta de 1 a 1,5ano , estão florindo e algumas ja deram frutos. Posso misturar farinha de osso com esterco bovino, humus de minhoca, borra de café, casca de ovos, cinzas de queimadas e carvão triturado? Fazendo um mix e distribuindo para adubar todos os pés de frutas, flores e plantas? Colocaria um pouco em cada no geral.

    1.  

      Olá Josiane! Esses adubos, exceto pelo húmus, são muito fortes para serem usados todos juntos. Não recomendo misturá-los assim. As cinzas com a farinha de osso seria redundante, uso um ou outro, a casca de ovo, já tendo a farinha de osso também não vejo necessidade de usar. Borra de café é um adubo muito forte e deve ser usado minimamente. Tem post no blog só sobre ele, recomendo ler antes de colocar junto com os demais. Uma mistura de humus, esterco, farinha de osso ou cinzas e carvão é uma boa opção, mas cada um nas suas devidas proporções e sem exageros.
      Abraços Floridos

  3.  

    Oi Bruna,

    Minha pimenta está começando a ser atingida pelos ácaros brancos (eu acho que são elas mesmo, pelas características mencionadas. E vi que a solução seria o Enxofre Dimmy.. Porém não estou conseguindo encontrar este enxofre que é hidrossolúvel, só encontro o enxofre comum vendido em casas agropecuária, que no caso não é solúvel em água.
    Mas vi em um vídeo que acrescenta detergente liquido no pó de enxofre, emulsifica e depois adiciona água. Você sabe se realmente funciona desta forma? ou se mesmo emulsificado com o detergente, quando diluir ele na água se não vai misturar?

    1.  

      Flávia eu nunca usei o comum e , apesar de também já ter visto essa solução para utilizá-la, eu nunca testei, então não posso opinar. O que recomendo é que você compre on-line o enxofre dimy. A embalagem é pequena, mas ele dura muito!

  4.  

    Olá !!
    Parabéns pelo post e pelo blog…
    Tenho aprendido tanto… se não fossem os outros afazeres da vida acho que ia ficar “morando aqui” um bom tempo.
    rs rs rs
    Ma as “visitas homeopáticas” já tem feito um efeito maravilhoso!

    Com relação ao adubo liquido de borra de café, eu apenas deixo a borra de café curtindo quietinha alí na garrafa com água por uma semana OU devo dar uma agitada diariamente ou algo assim?
    Ajuda ou facilita se na hora de colocar pra curtir a água estiver QUENTE, ou isso não importa (a dissolver a borra e retirar os nutrientes)?

    Muito grato!

    1.  

      kkk adorei sua presença aqui rs. Pode agitar sim, ajuda a liberar os nutrientes, mas eu deixo só quietinho e fica ótimo, as plantas adoram. A água quente vai acelerar o processo sim, mas isso se você tiver pressa, quiser usar logo, como eu deixo curtindo uma semana pelo menos pra mim não há necessidade de aquecer, então só coloco água em temperatura ambiente.
      Abraços Floridos

    1.  

      Pode sim, é uma mistura que se encontra pronta inclusive, mas tome cuidado se tiver animais de estimação ou crianças porque ela é muito tóxica.
      Abraços Floridos

  5.  

    Oi, me tira uma dúvida? Meu marido pôs farinha de osso em nossas plantas, porém algumas ficaram com aspecto queimado e murcharam. O que pode ter acontecido?

    1.  

      Se a farinha de ossos foi usada em excesso pode ter queimado ou matado as plantas, infelizmente. Verifique se ele usou a quantidade recomendada na embalagem para o tamanho dos vasos.
      Abraços Floridos

  6.  

    Atualmente tenho tirado um tempinho para dedicar ao plantio.
    Iniciei como uma horta, estou aprendendo; verdadeira terapia.

    Tenho entrando em alguns blogs sobre jardinagens e pequenas hortas, porém foi neste aqui que encontrei dicas simples descritas de formas claras. C
    Certamente me ajudarão muito!
    Acessarei sempre!!!
    Abs

    1.  

      Patrícia o melhor substituto, porém difícil e achar é o pó de rocha, que tem muito fósforo, mas recomendo usar cascas de ovos moídas que suprem muito bem o cálcio que a farinha de osso fornece.
      Abraços Floridos

  7.  

    Olá , comprei um saco de 25 k de genesolo , fertilizante orgânico classe b , e comprei algumas plantas como costela de Adão , mini rosa , Hortencia’s todas em vasos , fui replantalas para um vaso maior e só usei esse fertilizante , mas acho que elas deveriam ter crescido mais , tinha que ter misturado com outro componente ? Obrigada

    1.  

      Kika a adubação orgânica tem liberação lenta, por isso os resultados não são tão imediatos, mas de qualquer forma eu recomendo usar fertilizantes associados com outros elementos para compor o substrato. Excesso de nutrientes também é prejudicial e pode matar a planta.
      Abraços Floridos

  8.  

    Socorro me ajuda ,minha cachorra comeu terra q tinha acabado de colocar farinha de osso com torta de mamona!oq devo fazer,essa mistura é tóxica,estou com muito medo. Dei leite a ela não sei se fiz certo ,me ajuda !

      1.  

        Karina se foi torta de algodão a princípio não terá problema porque ela não é tóxica, exceto se havia algo mais na terra além de torta de algodão e farinha de osso que pudesse fazer mal. Porém em casos como esse leve imediatamente ao veterinário.
        Abraços Floridos

  9.  

    Oi Bruna, tudo bem?

    Estou pesquisando sobre adubos orgânicos (não sei nada) e encontrei o seu post. Achei maravilhoso! Tenho uma dúvida: é possível usar apenas adubos de origem vegetal? Humus sem esterco bovino, por exemplo? Gostaria de tentar uma adubação orgânica 100% vegetal.

    Obrigada,
    Patricia

    1.  

      Claro Patrícia, é possível sim. Há aliás muitas opções como borra de café, cascas de banana, entre outros ricos em nutrientes que você pode utilizar. O húmus é um adubo completo, cheio de macro e micro nutrientes e uso muito! Uma adubação feita com elementos sólidos no substrato e também usando adubo foliar (feito à base de húmus) traz excelentes resultados. Recomendo que você veja o post Programa Meu Minhocário Minha Vida, que ensina a fazer um pequeno minhocário e produzir seu próprio húmus. : )
      Abraços Floridos

  10.  

    olá Bruna, estava aqui preocupada se poderia usar os tres elementos juntos: torta de algodão, humus e farinha de osso.Mas, segundo o seu blog, posso sim usa-los juntos.Obrigada pelas dicas. Já misturei á várias plantas. Agora é só esperar o resultado. Posso usar essa mistura ás suculentas?
    Boa noite

    1.  

      Essa mistura é ótima para as plantas Irani. Pode usar nas suculentas sim, mas não use muito. Vou te indicar a Camila do blog Diário de Uma Sementeira para conversar sobre suculentas, ela é especialista no assunto rs.
      Abraços Floridos

  11.  

    Olá Bruna,
    Fiquei na dúvida se na hora de plantar uma mudinha comprada, portanto já estabelecida, ao transplanta-la para um vaso vc usa o húmus de minhocas como se fosse o substrato mesmo, enchendo o vaso com ele, ou vc incorpora o húmus à algum substrato ( à terra do vaso) usando-o apenas como adubo, além dos outros adubos.
    Agradeço sua atenção, um abraço

    1.  

      Catalina eu uso o húmus como adubo e não como substrato. Faço uma mistura de partes iguais de substrato e húmus e completo o vaso após o transplante. Qualquer dúvida estou à disposição. : )
      Abraços Floridos

    1.  

      Joy é nunca ouvi falar sobre isso, mas pode ser que seja sim, só não tenho conhecimento sobre o uso pra te recomendar ou não.
      Abraços Floridos

    2.  

      Sim é, nosso sangue é riquíssimo em NPK. Faça uma mistura de 1 sangue/9 água e nutra as suas plantas com aquilo que fomos ensinadas a esconder e descartar desde novinhas. A revolução será feminista ou não será !

    1.  

      Denice eu ainda estou começando com as orquídeas, mas você pode usar bokashi colocando um pouco no canto do vaso e regando sempre em cima dele. Aqui estou usando o adubo líquido me mostrei no blog, borrifando folhas e raizes uma vez por semana.
      Abraços Floridos

  12.  

    Olá!!
    Estou iniciando uma pequena horta, em casa mesmo, e não tenho experiência alguma! Sempre que faço uma busca no Google acabo aqui (rsrs)… Amei o blog!
    Será que você pode me ajudar numas questões?
    Estava com umas mudinhas de tomate cereja e carolina bem novinhas, ainda na sementeira, e havia plantado em terra vegetal apenas. Como ainda não estavam desenvolvidas para o transplante, “salpiquei” um pouquinho de torta de mamona (após a rega) em cima da terra em cada copinho, e não cobri com nada.. 3 dias depois reparei que o pozinho da torta de mamona estava tomado por fungo! Não sei o que houve! Não sei se o fungo passou pras plantinhas, mas resolvi arriscar e transplantei as mudinhas que pareciam mais saudáveis. Coloquei nos potinhos substrato e húmus apenas e fiz uma rega com chá de camomila. Faz ideia do que pode ter acontecido? E será que elas resistem ao transplante tão novinhas?
    Obrigada!!!

    1.  

      Michelle é normal alguns adubos criarem fungos quando usados e isso não faz mal à planta, mas o ideal é cobrir com substrato e misturar um pouco até para evitar drosófilas. Se você fez o transplante com cuidado preservando o substrato ao redor das raízes, acredito que por serem pequenas ainda não tinham formado torrão, irão ficar bem sim. Só mantenha fora do sol direto até estarem mais resistentes, especialmente recém transplantadas.
      Abraços Floridos

      1.  

        Oi!
        Obrigada por responder! 🙂
        Todas sobreviveram! Algumas estão lindas e quase no tamanho para ir pro local definitivo! Uma e outra estão desenvolvendo muito lentamente (especialmente as de tomate cereja) e com aparência de “tristes”, meio murchinhas, as folhas não sao bonitas como as outras.. Mas não vou desistir delas rsrs

  13.  

    Bruna, boa tarde!
    Gostei do seu blog, mas estou com dúvidas quando você diz “uma parte” rs . Gostaria de saber se essa parte refere-se a uma xícara ou uma colher de sopa para vasos de 20 a 30 cm de diâmetros.
    Pode ser tbm em grama. Exemplo para 5 kg de terra, quanto de húmus, tbm de torta de mamona ou de algodão e farinha de osso.
    Obrigada, bjs.
    Aurora

    1.  

      Aurora uma parte vai depender da medida que você usar. Se for xícara uma parte será uma xícara, se for colher será uma colher … Coloco assim justamente pra facilitar. : )
      Abraços Floridos

  14.  

    Bom dia, comprei aqueles sacos de terra adubada de 25 kilos da genesolo, ele descreve assim: DESCRIÇÃO Produto, Fertilizante Orgânico Classe-B. MATÉRIAS-PRIMAS Turfa, cinzas, produto fabricado por terceiros e rico em matéria orgânica. Vou plantar mudas no solo de ixoras, ciprestes, suculentas, espada de São Jorge, alpineas purpurata e capim cidreira. A minha pergunta seria se devo utilizar o produto da terra adubada genesolo para preencher na cova ou teria algum outro componente que pode ser misturado a esta terra ou jogado por cima para ajudar mais no plantio, crescimento e nutriente destas mudas ? Grata.

  15.  

    Olá!
    Estou querendo plantar tomate cereja aqui em casa. Preciso de ajuda para fazer o solo…
    O que eu já tenho:
    1)Um balde para usar como vaso
    2)Um pacote de terra vegetal
    3)Um pouco de terra de jardim (terra retirada do chão de um quintal aonde tem uma pequena plantação, mas é mais para arenosa do que orgânica ).
    A terra vegetal + a terra de jardim enchem o balde até 60%mais ou menos… então de qualquer jeito preciso comprar mais coisas.
    Só que não sei o que colocar…. compro mais um pacote de terra vegetal e humus?
    Ou compro substrato pronto e misturo com a terra vegetal?
    Coloco farinha de osso também?
    Estou meio perdido…

    Agradeceria qualquer ajuda

    1.  

      Henrique complete com húmus de minhoca esse balde. Farinha de osso por enquanto não, só no transplante. Aliás sugiro que você plante em outro local, um recipiente menor, espere germinar e crescer até uns 10 ou 15cm e então você transfere para esse vaso. No plantio inicial das sementes use húmus de minhoca e substrato na mesma proporção. Ao transplantar a muda já desenvolvida para o balde use a mesma proporção de húmus e substrato e além disso acrescente uma parte de esterco para duas partes dessa mistura.
      Abraços Floridos

  16.  

    qual adubo orgânico devo usar para adubar minha acerola plantada no chão ela tem 1,5 mt gostaria de não comprar adubo fazer meu próprio porem meu tempo é curto precisaria de algo simples e eficaz .
    anderson cáceres mt

    1.  

      Anderson dependendo de onde você mora pode coletar esterco bovino. Eu não tenho acesso, então compro mesmo, RS. Os dois adubos que uso muito e indico são húmus de minhoca e esterco. O húmus eu não compro, o que uso é produzido no meu minhocário. Veja o post sobre como fazer um
      Minhocário porque é uma solução a médio prazo que você produz em casa e ainda recicla seu lixo orgânico.
      Abraços Floridos

      1.  

        Alessandro já existe esse post no blog. Pesquise por minhocário e você encontrará : )
        Abraços Floridos

  17.  

    Olá Bruna !!!
    Preparei um solo que pretendo usar para vegetar umas plantas, usando 10% de Torta de Mamona e 2,5% de Farinha de Ossos. Percebo que cada vez mais moscas ficam andando nele, mosquinhas bem pequenas do tamanho de moscas de frutas. Essa mistura já descansa há um mês e terá mais 15 dias antes que transplante a muda. Borrifei óleo de nim mas não fez efeito algum. O que posso fazer? Como elas podem prejudicar minha planta?
    Adoro sua página. Toda vez que viajo pelo google acabo pousando aqui.:)

    1.  

      Marcio provavelmente são drosófilas, então não se preocupe. Não causam problema algum às plantas, apenas são atraídas por matéria orgânica em decomposição. Elas são chatas, rs, mas não prejudicam.
      Abraços Floridos

  18.  

    Bom dia, poderia me ajudar? Tenho uma violeta ha 4 anos, era pequena e ficou grande, bonita, ela fica onde trabalho, ar refrigerado, não pega sol e sempre ficou linda. Mas fui mexer nela porque a raiz estava saindo e ela sentiu, está encolhendo, não sei explicar. Hoje tirei ela novamente e coloquei húmus e fiz um buraco, acho que a rais está úmida. Não molhei, posso fazer mais alguma coisa, estou com medo dela morrer.

  19.  

    Boa tarde, Bruna!! Tudo bem??
    Descobri seu blog ontem, quando pesquisava sobre adubação e achei muuuuito legal!! Estou te seguindo daqui pra frente! 😉
    Tenho uma dúvida sobre a torta de algodão. Eu era (isso mesmo, era!) adepta de adubações químicas, mas depois que conheci seu blog vou começar a seguir seus conselhos e fazer adubações orgânicas! Mas estou preocupada com o uso da torta de algodão. Ela não é toxica para animais? Eu tenho dois gatinhos que adoram brincar no meu jardim!! Eu não tenho plantas em vaso, todas estão no chão, eu sempre protejo a cova com casca de pinus, mas aqueles danadinhos adoooram revirar as casquinhas e rolar na terra. Eu tenho medo de usar, tanto no substrato como líquido nas folhas e eles rolarem na terra e se esfregarem nas plantinhas e depois ao se lamberem e se contaminarem. Nem uso a torta de mamona por isso, mas será que a torta de algodão é segura? Tenho medo também que caia um pouco da torta de mamona no gramado, pq eles comem as graminhas do gramado…
    Beijos e parabéns pelo blog! ^^

    1.  

      Ops, eu quis dizer “Tenho medo também que caia um pouco da torta de ALGODÃO no gramado enquanto adubo as plantinhas, pq eles comem as graminhas do gramado…”

    2.  

      Olá Daniele! Fico muito feliz de saber que você decidiu usar a adubação orgânica. ; ) A que é tóxica para animais é a torta de mamona, especialmente quando usada com a farinha de osso, isso você não pode usar de jeito nenhum se tem gatinhos com acesso ao jardim. A torta de algodão você pode usar trânquila, mas também pode simplesmente usar húmus de minhoca, que é um excelente adubo. Você pode usá-lo puro também para fazer o adubo líquido.
      Abraços Floridos

  20.  

    olá,
    tudo bem Bruna adorei seu blog, será que vc pode me ajudar?
    estou querendo plantar tipo 1 hect de abobora e para isso eu gostaria de fazer mudinhas e usar humos mas sou completamente leigo, então devo misturar humos na terra??? pretendo colocar as sementes em copinho,
    agradeço
    forte abraço
    Adriano

  21.  

    Amei o seu blog! Para quem ama a Natureza ele vem nos munir de elementos a contribuir com o bem estar de nossas amiguinhas. Leio e releio varias vezes as informações que são passadas de forma simples e clara. Há um ano iniciei um minhocário e produzir húmus é algo gratificante. Inicialmente apanhei um bocado, principalmente porque o Rio de Janeiro é muito quente no verão e as minhocas tendem a fugir, O equilíbrio entre a matéria orgânica (cascas de legumes, frutas, folhas de verduras, pó de café ….) e as folhas secas é de suma importância e no inicio foi difícil, mas não desistir e hoje curto com prazer esse robe.

    1.  

      Olá Márcia! Fico muito feliz de saber que o blog tem te ajudado. ; ) Ter um minhocário é algo muito gratificante mesmo e percebemos quanto lixo produzimos em casa que poderia ser aproveitado.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraços Floridos

  22.  

    Oi Bruna, conheci seu blog essa semana e estou amando. Parabéns pela forma descomplicada e completa que nos passa suas dicas e experiências. Vou fazer o adubo líquido que você ensina, mas estou com uma dúvida. Na minha cidade não encontrei para comprar a torta de algodão, somente a de mamona. Posso utiliza-la na mesma proporção na mistura líquida? Obrigada. Bjs

  23.  

    Deborah Freirea em cada e algumas plantas frutíferas em vasos, uma delas e a acerola que já tem 1 mês que comprei e ela não está florecendo está do jeito que comprei, não está nascendo folhas novas! Coloquei n p k 4 14 8 farinha de osso e torta de algodão! Será que ela vai morrer? Bjs

    1.  

      Olá Deborah! As frutíferas normalmente crescem e frutificam em épocas específicas. Por mais adubo que você coloque, ela pode se desenvolver um pouco, mas dificilmente vai frutificar porque não é época. Apenas cuide com carinho agora, mantenha regas regulares e use adubo liquido uma vez por semana bem diluído para manter a planta saudável. Muito cuidado com adubos químicos porque podem matar a planta.
      Abraços Floridos

      1.  

        Qual o melhor adubo pra colocar nas hortas e plantas frutíferas? O npk pode matar a planta?
        Já vi um npk em forma de pó que vc mistura com água.no caso eu uso muito a farinha de osso e a torta de algodão! Qual seria melhor?

      2.  

        Olá Deborah! Os melhores adubos na minha opinião são os orgânicos, é só o que uso, mas tem quem goste de alternar com químicos. Para frutíferas você deve usar húmus e farinha de osso para a planta florescer e frutificar. O NKP pode matar a planta sim se for usado indevidamente. Tanto a farinha de osso quanto a torta de algodão são ótimos, mas servem para fins distintos como foi explicado no post. O adubo mais completo em macro e micro nutrientes é o húmus.
        Abraços Floridos

  24.  

    Hey Bruna! Passando pra agradecer a ajudinha com esse post aí.
    Estou começando a treinar pra quando tiver um jardim de verdade, e acho que encontrei um Blog que vai me ajudar, e muito. Pelo menos de inicio eu não me saí um desastre, mais acho que homem num manja tanto dos paranauê como vocês. kkkk Muito obrigado, e boa noite (8

  25.  

    Nossa, adorei o post, muito bem explicado…Há tempos procuro na net orientação sobre o uso de adubos…Gostei dimais. Sou iniciante em jardinagem, adoro plantas, mas perco muitas por falta de conhecimento.
    Abraços e obrigada pelas orientações.

  26.  

    Bruna querida sem quere pertuba ms ja pertubando quanto de adubo vc indica coloca em cada vaso exeplo: dissolvo cmo vc potol ms q tanto do produto pronto liquido coloco em cda vaso ja q sou usar o adubo liquido de humus. Cm mamona prq tenho orquideas no da p coloca humus solido. Devo rega ate molhar ou so 1xicrinha p explo. Agradeco sua ajuda seu blog e maraaa bjim bjim

  27.  

    bruna menina linda valeu suaatencao ms olha so t falei no otro comentario q fiz o preparo d adubo liquidobusando torta dbmamona esa q ja vm cm farinha d osso ainda nao usei. Fiquei cm receio ele no ficou cmo os seus. Ficou escuro em baxo e a agua acima. Cmo pretendo usar ate fevereiro hj balancei p misturar e ate. Ms q vem ver o q acontece qal a porcentagem uso p solver na agua? Perdoe o incomodo bjim bjim

    1.  

      Olá Elisabete! O adubo fica assim mesmo. A parte sólida acumula no fundo e na parte de cima fica só uma água escura. Dependo do que você usou, se foi só torta de mamona, provavelmente ficará mais claro do que o meu que também leva humus.
      Abraços Floridos

  28.  

    Oi Bruna, o blog realmente é maravilhoso! Eu sou muita leiga mesmo nesse assunto de plantas e adubos, e vc fala sobre substrato, como por exemplo nesse trecho sobre o húmus de minhoca: “Por isso ele (o húmus de minhoca) deve ser usado misturado ao substrato no plantio e no transplante” (esse substrato que vc fala aqui é terra vegetal?). Mistura-se terra vegetal com o húmus de minhoca, ou coloca somente o húmus de minhoca com os outros adubos (torta de algodão e farinha de ossos? Obrigada! Beijos!!!

    1.  

      Olá Aline! O substrato é a terra misturada a outros elementos (adubos, etc) já preparada. Eu uso um substrato pronto chamado biomix e misturo humus. Você pode fazer seu próprio substrato misturando terra e humus.
      Abraços Floridos

  29.  

    Bruna boa noite e bom fim de semana menina fiz o adubo liqido. Do pap mas usei torta de mamona igual essa do post ta pronta p uso ms to cm duvida posso usar nas orquideas em lugar d colocar puro antes colocava 1 colherinha na borda do vaso so usava isso ms resolvi usar tambem o quimico sera q da certo os 2 com intervalo de 15 15 p qimico e30 30 p organico se possivel m responde aq leio quase tdo dia bj bj

    1.  

      Olá Elisabete! Eu já vi pessoas que usam os dois alternadamente, mas eu nem sei te sugerir como fazer isso porque eu só uso orgânicos. Acho que quanto mais intervalo entre um e outro melhor para evitar excessos, porque adubo demais também mata a planta. Só não utilize o adubo líquido puro. Sempre diluído.
      Abraços Floridos

  30.  

    Bruna gostei muito da sua dica do húmus de minhoca, não fazia idéia da importância dele! Ah queria te dizer que hj já existe a mistura de torta de mamona + farinha de osso, então não precisa comprar eles separados, já vem pronto, misturado certinho (http://www.nutriplan.com.br/store/html/index.php?pg=detalhe.htm&seg=2&grupo=80&subgrupo=90150&produto=8000105). Atualiza esse post dando a dica para os fãs do seu site.

    Assim como vc usei adubo quimico por um bom tempo, abandonei e só uso os orgânicos, são mais seguros pra gente, para as plantas e tem melhores resultados. Uso a torta de mamona + farinha de osso, um vez ao mes, usando a colher de medida dosadora que vem na caixa. Mas se agora começar a usar também um pouco de humus pode ser também na mesma data dele, junto com ele?

    1.  

      Oi Jessie! O húmus é muito necessário e faz toda a diferença para as plantas. Que bom que você começou a usar. Eu já conhecia essa mistura pronta, mas eu não uso a torta de mamona, só a torta de algodão e uso mais com húmus do que com farinha de osso, por isso prefiro comprar tudo separado mesmo, mas vou adicionar essa informação ao post. Obrigada pela dica. : )
      Pode usar misturar o húmus com os outros aduos sem problema algum.
      Abraços Floridos

  31.  

    Parabéns, Bruna. Adorei seu blog. Procurei sobre tomates e já estou fazendo uso do leite, vamos ver os resultados, espero que seja como os seus. Gostei demais tb das dicas sobre cochonilhas pq estou lutando contra esta praga, já tinha usado fumo, óleo de neem, caltrim, porém estou voltando ao óleo. Fiquei encantada com a diversidade do blog, dicas mto úteis. Obrigada, e voltarei sempre.

    1.  

      Olá Elaine! Fico feliz que tenha gostado do blog ; )
      Quanto às cochonilhas pode usar o neem que funciona, o problema é que elas normalmente voltam depois de um tempo. Nunca consegui me livrar definitivamente delas ; (
      Qualquer dúvida me escreva por e-mail ou aqui mesmo no blog.
      Abraços Floridos

  32.  

    Na FDD só usamos adubos feitos utilizando os recursos naturais e durante todo o tempo de 7 anos desse projeto, constatamos através de experiências práticas o uso da compostagem orgânica, biofertizantes e húmus de minhoca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!