Insetolândia

 

Depois de ver publicações sobre hotéis para insetos fiquei louca de vontade de fazer um e por isso construí a Insetolândia. Eu sei que deve ter quem me ache uma louca por fazer um hotel para insetos, mas o fato é que há muitos insetos benéficos que queremos atrair como joaninhas, besouros, abelhas, entre outros. Alguns polinizam nossas flores, mas outros, além de polinizar, são predadores naturais de pragas como pulgões e cochonilhas.

Para montar a minha mini versão, adaptada para a minha pequena varanda, usei um ninho de passarinho pequeno que comprei na Cobasi. Veio desmontado e montei em casa. Tinham opções já montadas mas eram maiores e não serviam para o meu caso, queria algo bem compacto, mas qualquer caixa de madeira serve.

A minha caixa de madeira improvisada não era fofa a princípio, mas para deixá-la fofa primeiro pintei de roxo cada parte separadamente. Depois montei e mesmo assim ainda dei uns retoques na pintura. Acredito que a pintura precisou ser feita várias vezes porque a tinta não era apropriada para madeira, mas no fim o resultado foi bem satisfatório.

Insetolândia - Hotel para Insetos
As partes da caixinha pintadas e secando

Insetolândia - Hotel para Insetos

Logicamente a pintura é totalmente desnecessária. Eu fiz porque queria que fosse roxa, mas não há necessidade alguma de pintar. Por outro lado mais idéias criativas podem ser usadas para deixar a caixinha mais bonita, vai do gosto e disposição de cada um.

Insetolândia - Hotel para Insetos
Minha caixinha já pintada e montada

Insetolândia - Hotel para Insetos

Depois de fazer a pintura coloquei um daqueles triângulos de quadros para poder pendurar a caixa na parede.

Insetolândia - Hotel para Insetos

Com a caixinha pronta providenciei os materiais para preenchê-la: bambu, papelão enrolado, canudos de plástico e galhos secos.

O mais chato, mas mais importante é o bambu. Eu compro na Cobasi a R$3,40 cada bambu e uso como suporte para as plantas. Para acomodar na caixa é preciso serrar em pedaços do tamanho correto ou cortar com serra elétrica do tipo que corta madeira. O ideal é lixar as pontas para que não fiquem ásperas demais.

Insetolândia - Hotel para Insetos
Bambus já cortados e lixados

O papelão eu só sugiro usar se o seu hotel para insetos for ficar em local seco e protegido, que é o ideal, mas caso fique em local que pegue chuva é melhor usar só bambu e canudos de plástico ou galhos mais grossos de madeira furados (com furadeira).

Insetolândia - Hotel para Insetos
Papelão enrolado

Os canudos de plástico quanto mais grossos melhor, mas no dia que comprei só achei desses e imagino que tem quem caiba neles.

Insetolândia - Hotel para Insetos
Os canudos coloridos deixaram minha Insetolândia mais alegre

Os galhos secos na verdade são os restos mortais de três ipoméias que floresceram muito na minha varanda e depois, como sempre, secaram. Demorei para tirar a planta morta porque antes precisava colher as sementes, então os galhos estavam bem secos e por isso deu para aproveitar. Se você quiser usar algo parecido e não tiver uma planta seca que seja maleável como a ipoméia pode comprar material para ninhos de passarinho ou usar musgo seco.

Insetolândia - Hotel para Insetos
O que restou das minhas ipoméias

Com todos os materiais colocados na Insetolândia (só não consegui ainda fazer uma plaquinha com o nome) a coloquei em um local que pega sol por poucas horas do dia e que fica protegido do vento direto e da chuva.

Insetolândia - Hotel para Insetos
Meu hotel para insetos, Insetolândia, pronto e esperando os hóspedes

Para fazer um hotel para insetos vários materiais podem ser usados, além dos que usei para montar minha super fofa Insetolândia, como pinhas, galhos secos, canudos de plástico, bambus, galhos com furos, folhas secas, musgo seco, troncos furados com furadeira, etc.

Para a acomodar os materiais pode ser usada uma caixa de madeira qualquer ou podem ser feitos suportes de diversos formatos dependendo da criatividade de cada um. Uma rápida busca no google traz muitas boas ideias.

Depois de construir o meu próprio hotel para insetos posso dizer que adorei o resultado final! Ficou muito fofo e acho que os futuros hóspedes vão gostar. Como já tenho um casal de abelhas verdes e um casal de pequenas vespas que moram nos bambus da minha treliça, espero que mais insetos apareçam para morar aqui.

9 comentários em “Insetolândia

  1.  

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizá la pelo blog, gosto muito da forma que você escreve e me ajuda muito, já que sou novato na jardinagem. Gostaria de saber, passado mais de um ano do seu hotel de insetos, se deu certo e se as joaninhas, que são meu maior interesse devido ao combate aos pulgões, se alojaram nele. Obrigado e continue o excelente trabalho.

    1.  

      Marcelo não tenho joanhinhas ainda, mas sabia que isso era algo que levaria muito tempo e talvez nem aconteça, especialmente por eu morar em apartamento. Acho que numa casa, se for colocado em local mais próximo à grama ou árvores o resultado com certeza é melhor. O que aparecem aqui são pequenas vespas e tenho abelhas verdes que vivem em outro bambu da minha varanda já faz tempo.
      Abraços Floridos

  2.  

    Descobri seu blog há pouco tempo e estou achando maravilhoso. Vou vir sempre. E amei a casinha para insetos. Super vou tentar fazer uma para mim. beijos, Joana

    1.  

      Olá Fernando! Obrigada pela dica! Eu já tinha lido sobre isso também, mas não lembrava… Como você lembrou eu já providenciei as passas. : ) vejo sempre joaninhas na minha varanda, mas elas não ficam direto por aqui, diferente das várias gerações de percevejos da mesma família que já nasceram aqui, RS.
      Abraços Floridos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!