Pata de Vaca (Bauhinia Variegata)

 

A bauhinia variegata ou pata de vaca, que é como a conhecemos popularmente, é uma das várias espécies de árvores que eu fotografei para o post Reflorestamento Urbano e já aproveitei para colher algumas sementes.

Pata de Vaca
Um das belíssimas flores da pata de vaca

Eu sempre gostei das patas de vaca, acho lindas as flores e adoro as folhas com seu formato característico. Tenho um carinho especial por essa espécie, porque essa, junto com o flamboyant, é uma árvore que me lembra infância, por isso foi a primeira que decidi plantar.

Nesse post vou falar um pouco sobre ela e mostrar o processo de germinação das sementes até o crescimento das mudas que serão doadas.

Plantio

Inicialmente germinei usando a técnica da estufa com o algodão, mas substituí o algodão pelo paninho multiuso. As sementes começaram a dar os primeiros sinais de germinação poucos dias depois.

Semente de Pata de Vaca
Semente germinada de pata de vaca

Quando a raiz estava um pouco maior plantei no substrato usando uma mistura de partes iguais de substrato pronto e húmus de minhoca.

A germinação completa, até surgir a muda, foi relativamente rápida. É comum árvores terem um tempo de germinação maior, mas não foi o caso da pata de vaca, que em 11 dias já tinha germinado.

Pata de Vaca
As mudas apenas 7 dias após a germinação

Pata de Vaca

A partir da germinação o crescimento foi bem rápido e desde o princípio elas já tinham o formato característico. Eram lindas as mini folhinhas de pata de vaca.

Pata de Vaca
Uma das primeiras folhas das mudas recém germinadas

Quando as mudas tinham por volta de 15 dias eu fiz a mudança para o sol pleno e a partir daí o crescimento foi impressionante.

É fato que elas poderiam e deveriam estar bem mais desenvolvidas do que estão hoje se estivessem em um vaso maior, mas mesmo estando em um vaso pequeno elas estão bem grandes considerando o pouco espaço que têm para crescer.

Cultivo

O cultivo da pata de vaca é bem simples e ela não é uma planta exigente. Gosta de muito sol e é tolerante à falta de regas, mas não é para matar a planta de sede. O ideal é o substrato secar entre regas depois que as mudas já estão bem adaptadas, porém ao notar que secou regue a planta.

Quando as mudas estavam com aproximadamente 15 dias adicionei esterco bovino ao substrato que preparei inicialmente para as sementes.

Para adubar as mudas de pata de vaca eu usava o adubo líquido uma vez por semana na rega e borrifava o leite e o adubo líquido bem diluídos em todas as mudas também uma vez por semana.

Quanto às pragas elas são bem resistentes, não tiveram nenhuma mesmo no período que tive problemas com pulgões e cochonilhas por aqui.

Minhas mudas já estão grandes demais para os vasos nos quais estão plantadas e no próximo final de semana serão doadas para quem possa plantá-las em locais onde elas possam crescer à vontade.

Pata de Vaca
Pata de vaca no parque Toronto em São Paulo

Patas de vaca são árvores que chegam a 10 metros de altura, então deve-se pensar muito bem antes de plantar sementes ou adquirir uma muda. No meu caso plantei já sabendo que iria admirar o processo de crescimento delas e que eventualmente iria doá-las.

Essa espécie é perene e semi-caduca, ou seja, não perde totalmente as suas folhas nos meses mais frios do ano. Aliás a pata de vaca floresce no inverno e as vagens com sementes podem ser encontradas ainda no inverno ou na primavera.

Chá de Pata de Vaca

A pata de vaca é conhecida por seu uso medicinal. O chá das folhas é indicado para diabetes (ajuda o pâncreas a produzir mais insulina), para reduzir o colesterol e, como quase todos os chás, também é diurético e indicado para quem quer emagrecer.

Pata de Vaca
As folhas da pata de vaca com seu formato característico

O preparo deve ser feito utilizando duas folhas frescas maceradas ou picadas para uma xícara de água. Deixe a água ferver, depois tampe a panela e deixe descansar por volta de 10 a 15 minutos.

Apesar de ser natural, deve-se tomar cuidado ao tomar esse chá e verificar antes se não há contra-indicações dependendo das doenças pré-existentes que a pessoa tenha. Ele não é indicado para gestantes e mulheres que estejam amamentando. Também não devem ser tomadas mais de 2 ou 3 xícaras por dia.

Conversando com uma leitora querida do blog, a Fátima, ela tocou em um ponto importante, que é o fato de ser indicado o uso das folhas da variedade de flores brancas. Realmente li a respeito e, apesar de ainda ter dúvidas sobre as espécies de bauhinia, sei que o indicado é usar a bauhinia forficata de flores brancas.

Eu já tinha ouvido falar muito no chá da pata de vaca e não é difícil encontrar as folhas já desidratadas à venda, mas nunca tomei e mesmo agora, cultivando as mudas, eu não provei, mas fica a dica de preparo aqui no blog para quem queira experimentar.

20 comentários em “Pata de Vaca (Bauhinia Variegata)

  1.  

    Bom dia.
    Pessoal, essa não é a bauhinia forficata, essa é a bauhinia variegata. A forficata não é árvore, é um arbusto, com folhas pontiagudas e espinho na base delas

  2.  

    Comprei uma muda de mais ou menos 150cm bem jovenzinha. Comprei adubo com fertilizante e fiz um canteiro na minha calçada pra ela. Já faz 1 mês mais ou menos, aqui onde moro no sul tem feito muito frio, ela está com as folhas amareladas e algumas secando. Estou com medo que esteja morrendo. O que pode ser? Tem uma espécie de grude no espessamento das raízes até as folhas. Umas bolinhas pegajosas… pode ser praga? Será que devo tirar ela da calçada e colocar num pote em algum local mais abrigado? Deixar apenas pegar sol de dia e de noite deixar ela mais reservada do frio?

    1.  

      Thaís essas bolinhas pegajosas são brancas? Podem ser cochonilhas. No frio ela perde parte das folhas, então pode ser apenas efeito da temperatura ela estar perdendo folhas, mas pode ser alguma doença ou praga. É preciso analisar a planta. Se puder mande fotos para [email protected] e tento ajudar.
      Abraços Floridos

    2.  

      Essa árvore pode ser plantada em cima de uma fossa? Falam muito sobre ela em calçadas, mas haveria riscos caso haja canos embaixo de onde ela seja plantada?

  3.  

    Olá, adquiri na sementeira uma muda onde o vendedor falou que era uma “mini pata de vaca”… e que esta versão da planta não crescia muito pois, o objetivo era plantar próximo do muro da casa. Plantei a muda já faz 1 mês e ela não esboça nenhum sinal de que está crescendo (continua com 60 cm de altura). As folhas não estão amarelando e caindo mas também não estão naquele verde bem verdinho. Ela leva sol a manhã toda até próximo das 13 horas. Coloco água todos os dias sem encharcar demais o canteiro. Não sei porque ela não está crescendo. Alguma coisa que eu esteja fazendo errado ou o crescimento dessa versão “mini” é lento mesmo?

    1.  

      Eu não conheço essa versão mini, mas pode ser que a planta não tenho se adaptado ao local ou só precise de mais tempo. Além disso pode ser que o substrato esteja pobre para ela, apesar da pata de vaca tradicional ser pouco exigente com a fertilidade do solo.

  4.  

    Plantei uma semente e em uma semana a muda já está com 10cm! Estou muito feliz e ansiosa. Se eu transferir para vaso bem grande consigo ter uma árvore? Não tenho espaço com terra no meu quintal para plantar no chão.

    1.  

      Em vaso ela não irá atingir o tamanho a que chegaria no chão, mas você pode fazer um bonsai. A pata de vaca é uma árvore maravilhosa e o chá das folhas é bastante usado, sem contar que até as folhinhas dela são lindas.

  5.  

    Gostaria de comprar sementes de pata de vaca (Bauhinia forficata). Minha esposa tem diabetes e eu sinto muito que a insulina é injetada todos os dias, Já ouvi falar de pessoas en condiçoes semelhantes que melhoraram acentuadamente tomando chá de folhas de pata de vaca.
    Moro no PERU , e aqui nao há problema en receber sementes pelo correio, a menos que o peso seja superior a 900 gramas.

    1.  

      Procura o “empório folha e vida”, lá tem o chá da bauhinia forficata. Essa aqui da página é a variegata

  6.  

    Eu plantei uma muda de uns 20cm de altura em 01/09/2017. Em março de 2018 ela já estava da altura de uma vassoura. Quando ela fez um ano, já tinha por volta de 2 metros de altura e já estava na segunda floração. Hoje, 04/03/2019, depois de 18 meses os galhos dela tem por volta de 160cm do chão e sua copa vai até uns 3 metros de altura.

    1.  

      Luciano não sei dizer porque cultivei até o ponto que mostrei no post e depois doei as mudas, não fiquei com nenhuma, mas até onde pude observar o crescimento delas é bem rápido.
      Abraços Floridos

    2.  

      Eu plantei uma muda de uns 20cm de altura em 01/09/2017. Em março de 2018 ela já estava da altura de uma vassoura. Quando ela fez um ano, já tinha por volta de 2 metros de altura e já estava na segunda floração. Hoje, 04/03/2019, depois de 18 meses os galhos dela tem por volta de 160cm do chão e sua copa vai até uns 3 metros de altura.

  7.  

    Oi Bruna das Pimentas,

    Mas uma vez um post excelente. Eu uso e abuso das Bauhinia sp. Ótima planta para sombrear rapidamente uma área com permanência de pessoas ( nesse país ensolarado sombra é tudo de bom), embeleza tudo com uma floração colorida e vigorosa, razão pela qual apicultores devem reverenciar a planta. Cresce bem em todo o Brasil, e é pouco exigente com solos, convivendo bem com variações térmicas extremas. Parabéns pela escolha do tema para estudo e cultivo.

    Abraços

    Yucatan

    1.  

      Yucatan vc tem toda razão. Elas se adaptam com muita facilidade mesmo e são pouco exigentes. Excelente opção para reflorestamento. Fico feliz de saber que você também costuma plantar essa espécie, que mais pessoas sigam esse exemplo. : )
      Abraços Floridos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!