Não é Cochonilha, é Tatuzinho de Jardim

 

É muito comum eu receber e-mails desesperados falando sobre a imensa quantidade de cochonilhas andando no substrato dos vasos, por isso preciso falar sobre o tatuzinho de jardim ou colêmbolo, essa criatura fofinha e inofensiva, que confunde os leitores.

Tatuzinho de Jardim

Quando recebo e-mails desse tipo, normalmente pela descrição que é dada do problema, mesmo sem fotos, eu já imagino que se trata do tatuzinho de jardim. Nesses casos eu mando o nome científico, aviso que é inofensivo e recomendo uma busca no Google para ter certeza. Agora com esse post isso não será mais necessário. Aqui vou reunir as informações que tenho sobre ele, fotos que tirei de um que mora na minha varanda e as diferenças entre o tatuzinho de jardim e a cochonilha.

Livro sobre Pragas e Doenças. Clique para Comprar na Amazon!

Primeiro cabe apresentar o platyarthrus hoffmannseggii, impronunciável eu sei, mas é esse o nome científico do tatuzinho de jardim, ou pelo menos dessa variedade branquinha de colêmbolo, que acaba sendo confundida com cochonilha. Ele é uma espécie de crustáceo terrestre e é benéfico para o solo. Além de não causar danos às plantas ele ainda contribui com a decomposição da matéria orgânica, o que é um bom motivo para evitar homicídios desnecessários no jardim.

Tatuzinho de Jardim

Muitos devem conhecer aquele tatuzinho de jardim maior e acinzentado, que vira bolinha, o armadillidium vulgare. Adoro aquela criatura, mas raramente a vejo. Já esse branquinho é bem mais comum aqui em casa e, assim como o outro, ele gosta de ambientes úmidos, escuros e ricos em matéria orgânica.

A princípio o tatuzinho pode parecer cochonilha, porque o formato é parecido e ambos são branquinhos, mas é fácil distinguir os dois.

Tatuzinho de Jardim

A primeira grande diferença está na forma como eles se movimentam. É nítido que o tatuzinho se move rápido, já as cochonilhas são bem lentas. Além disso o tatuzinho fica vagando livremente pelo substrato, enquanto as cochonilhas formam colônias e ficam grudadas na planta ou nas suas raízes.

Outra diferença, nem tão nítida, mas que vale a pena mencionar, é que o tatuzinho tem um par de antenas bem visíveis e as cochonilhas não.

Caso a quantidade de tatuzinhos nos vasos esteja muito grande e incomode, basta reduzir a umidade do substrato, diminuindo as regas e evitar adicionar adubos sólidos até que a situação esteja controlada.

45 comentários em “Não é Cochonilha, é Tatuzinho de Jardim

  1.  

    Ola, estou aqui vasculhando a internet atras de informações sobre qual bichinho pode ser esse que encontrei nos meus vasos.. não consigo ter certeza se é o tatuzinho pois é minúsculo..
    poderia me ajudar a identificá-lo por favor?? Estou desesperada pois quase todos meus vasos tem esses bichinhos
    Tenho um video que fiz e tentei aproximar o máximo para ver..

      1.  

        Oi bom dia tb estou com esse problema. Eu adicionei terra nova na minha horta que fica em um canteiro no jardim e percebi depois de umas semanas esse carinha. Parece um piolho branco. Alguma das minhas plantas estão amareladas e eu não sei se em razão dos bichinho. Além dela agora tenho caracol. Estou com medo de perder minha hortinha.

      2.  

        Areta, plantas amareladas podem ser por alguns motivos, entre eles falta de nutrientes, que nada tem a ver com os tatuzinhos, se forem de fato tatuzinhos.
        Já os caracóis sim, causam danos. Eles comem as plantas, normalmente à noite. Tem iscas específicas para eles que você pode usar, a mais conhecida chama-se ferramol.
        Abraços Floridos

      3.  

        Oi, boa tarde! Por acaso a Camila te enviou o vídeo e você conseguiu identificar o que era? Eu acho que tem esses mesmos bichinhos nos vasos de casa e estou um pouco preocupada, pois também são minúsculos, mal conseguiria filmar com o celular.
        Percebi que vieram num substrato que adquiri de uma marca famosa, até. Por enquanto, as plantas parecem bem, mas estou com medo de infestarem pela casa. Obrigada!

      4.  

        Marcela, eu acabei ficando um bom tempo sem conseguir dar conta do blog, comentários e emails, talvez ela tenha enviado, mas não vi, peço desculpas. Se ainda for possível ajudar farei o possível para atender ; )
        Abraços FLoridos

    1.  

      Os tatuzinhos estão matando todas as minhas plantas dos vasos. Como que ñ causa mal às plantas? Não entendi a explicação.

      1.  

        Provavelmente tem algo nos seus vasos matando suas plantas, que não são os tatuzinhos. Talvez até o excesso de umidade, que é uma das condições que os atraem.
        Abraços Floridos

  2.  

    Oi, amei seu post, meus canteiros são cheios desses tatuzinhos, só que até agora achava que era cochonilha e estava apavorada.Alívio!! Obrigada!! Mas ainda tenho um outro amiguinho, trata-se de uma lagartinha de casquinha dura, marron e preta, com milhares de perninhas que se enrola toda qd tocamos nela. O que é? Prejudica minhas plantas?

    1.  

      Olá Noeme! Essa lagartinha deve ser o gongolo, conhecida como pioljo de cobra. Ela é inofensiva e aliás faz compostagem como uma minhoca. É excelente para o solo.
      Abraços Floridos

  3.  

    Nossa, eu estava elaborando um super controle de pragas pra resolver as supostas cochonilhas que não paravam de se multiplicar. Agora fiquei muito aliviada que eles não fazem mal nenhum! Muito obrigada pelo seu post

  4.  

    Oi, achei esses bichinhos e também fiquei bem preocupada. Foi difícil encontrar no google, seu post foi o que salvou!! De qualquer forma, posso enviar as fotos deles? Tirei com zoom e ficaram bem nítidas. Agradeço!

      1.  

        Meu couve tá cheio de bichinhos e uns brancos colado nele,não sei o que fazer posso te envia foto, me ajuda eles estão acabando com tudo.

      2.  

        Sandra, pode enviar foto para o e-mail [email protected], mas pela descrição devem ser cochonilhas. Tem um post bem completo sobre essa praga no blog e como combatê-la, irá te ajudar.
        Abraços Floridos

  5.  

    Olá, me chamo clenice, gostaria de saber o que faço pra acabar com uns bichinhos branco bem pequenino que apareceu no meu canteiro é destrói tudo, eles ficam no solo e atacam as raizes… mataram todo o meu cheiro Verde e a cebolinha. O que faço?

    1.  

      Clenice não sei qual é o bichinho e não tenho como indicar algo sem ter essa informação. A pior praga de substrato é fungus gnats e se for esse o caso precisa ser tratado com água oxigenada. Veja o post Guia de Defensivos Naturais aqui no blog, irá ajudar.
      Abraços Floridos

    2.  

      Clenice, eu também estou nessa situação. Todos os meus vasos estão infestados desses bichinhos e estou perdendo toda as hortaliças. Eu joguei Dimy mas não adiantou, não sei o que é isso e como aparecem. To desesperada =/

  6.  

    Olá! Gostei muito desse post, mas tenho algumas dúvidas. Estou há muito tempo procurando saber quais são os bichinhos que estão na minha planta, sempre lia sobre cochonilhas mas olhando a foto eu sabia que não eram elas…. os bichinhos que tem aqui em casa tem o formato idêntico ao tatuzinho de jardim, só que tem uma diferença: são todos cinza, e não brancos! Você já viu algum tatuzinho cinza? Estou achando estranho que eles não parecem ser inofensivos, minha plantinha dólar de vez em quando está aparecendo com a raiz comida, e algumas folhas saudáveis e verdes aparecem caídas, como se os bichinhos tivessem comido o caule… você sabe me ajudar?

    1.  

      Isabela o tatuzinho de jardim mais conhecido é o tatuzinho bola, ele é cinza escuro e vira uma bolinha quando tocado. Não se preocupe com eles no solo porque são muito benéficos. Eles decompõe matéria orgânica. Se as raízes estão sendo comidas é alguma outra praga, pode ser fungus gnats. A única situação na qual o tatuzinho comeria as raízes é se elas já estiverem apodrecidas, então seriam matéria orgânica para ele decompor. Pesquise no Google tatu bolinha ou tatuzinho bola de jardim e você verá fotos dele para comparar com os que encontrou aí.

  7.  

    Encontrei bichinhos assim na minha composteira! Fiquei (ainda tô) em pleno pânico, achando que minhas minhocas estão em risco. Achei que eram cochonilhas ou outra praga; mas, de fato, eles são rapidinhos e têm patinhas. Pensando no que você expôs, devem ser tatuzinhos e eles foram parar lá quando adicionei terra como matéria seca. O que você acha?
    Desde já, agradecida pela atenção!

    1.  

      Pérolla só observe por enquanto a quantidade de minhocas e a qualidade do húmus, mas pela sua descrição são tatuzinhos sim e não causam danos, até ajudam ; )

  8.  

    Aqui na minha casa, tanto no canteiro, como no quintal perto dos pés de frutas tem muito tatuzinho do marrom, fiquei preocupada deles serem prejudiciais para as plantas, mais você me tranquilizou, obrigada, não queria ter que acabar com eles pq eles são fofinhos!

  9.  

    Olá, entendo que eles sejam bons para o substrato, entretanto toda vez que vou revirar a terra nos vasos eles estão próximos as raízes das plantas ou, até mesmo já os vi comendo os tubérculos de uma Begônia minha.
    Eles também se alimentam das plantas?

    1.  

      Eu acho que até podem vir a se alimentar sim, mas de uma parte decomposta. Eu nunca observei danos que eles tivessem causado. Caso você esteja em dúvida basta diminuir as regas e deixar o substrato mais seco que eles somem.
      Abraços Floridos

  10.  

    Olá, boa tarde. No meu caso tem vários desses tatuzinhos. Mas minha preocupação é que sempre q eles aparecem, minhas suculentas apodrecem a raiz e morrem. O que pode ser?

    1.  

      Giovanna os tatuzinhos são sinal de excesso de umidade e matéria orgânica, que é o que eles apreciam, então provavelmente suas suculentas estão com as raízes apodrecendo justamente pelo excesso de umidade e não pela presença dos tatuzinhos, que é apenas uma consequência.
      Abraços Floridos

  11.  

    Caramba esse seu site é demais! Obrigada por tanta informação de qualidade. Já matei muito tatuzinho achando que era cochonilha. =(

    Abraços

  12.  

    Bom dia, gostaria de sua ajuda, a casa em que estou morando é alugada, não tem piso e quando chove molha algumas partes da casa e não tem como secar facilmente, minha casa está cheia desses tatuzinho de jardim, e não sei o que fazer, não tenho plantas mas o quintal é grande e cheio de mato, terra.. entre outras coisas. Me ajudem por favor, o que devo fazer?

  13.  

    Olá, tudo bem? Então, estava muito desesperado com uns bichinhos brancos que estavam na terra da minha planta (aqui em casa a gente chama dama da noite, mas não sei o nome científico), e se parecem muito com essa descrição, porém eu já tinha lido sobre o ácaro aranha e achei que fosse ele. As folhas são grandes e o vaso é até que grande, então tinha teias com uns “ovinhos” entre as folhas, e em baixo delas tinha como se fosse esses ovinhos também. Então ele começou a matar a planta, e quando fui ver a terra estava cheio de bichinhos que batem com essa sua descrição! Não sei se são eles mesmo ou se são cochonilhas, mas ela perdeu todas as folhas recentemente e estou muito triste pois acho que ela vá morrer. Poderia me ajudar? Se sim estaria muito agradecido!

    1.  

      Rafael o problema são os ácaros aranha. Eles são terríveis mesmo e se não tratados debilitam muito a planta e ela pode morrer. Veja o post sobre ácaros. Falo sobre eles lá. O tratamento é com enxofre dimy, mas no caso do ácaro aranha você deve remover as teias, porque elas os protegem do defensivo.
      Faça uma adubação para ajudar a planta a se recuperar.
      Quanto aos tatuzinhos eles não fazem as folhas caírem, não se preocupe com eles.
      https://www.saberesdojardim.com/acaros/
      Abraços Floridos

  14.  

    Olá, moça.

    Que história é a de que os tatuzinhos transmitem hanseníase, que ouvi falar? O que acha? Ou, se tem certeza, o que é melhor ainda, qual é a verdade?

    Obrigado. =)

    1.  

      Bruno eu já li sobre os tatus, mamíferos, transmitirem a doença, mas sobre os tatuzinhos de jardim nunca li nada a respeito. Além disso segundo o que eu já li sobre o assunto, o tatu, mamífero, só transmite a doença quando a carne do animal é consumida, então se você não come tatu pode ficar trânquilo rs.
      Abraços Floridos

  15.  

    Aqui está cheio, mas a planta que tinha na terra morreu . Achei que eles tinham causado a morte. Não fazem mal realmente?

    Queria eliminar eles,como faço?

    1.  

      Larissa se estiverem em quantidade muito grande basta diminuir as regas, porque eles gostam de umidade, e não acrescentar matéria orgânica. Em algum tempo vão diminuir muito ou sumir completamente.
      Abraços Floridos

      1.  

        Aqui aconteceu o mesmo…tinha peixinho da horta no vaso, foi apodrecendo, com uma camada branca por cima. Fui ver a terra, está cheia desses bichinhos e de umas minhocas finas, parecem lacraias, mas são pequenas.

  16.  

    Oi!
    tenho uma palmeira linda, a Gertrude, e apareceram uns bichinhos nela.. vários, na verdade
    Eles estavam passeando pela terra e não nas folhas, achei que era cochonilha mas agora já acho que matei um monte de tatu (vi que jogar vinagre com alcool matava as cochonilhas).
    Por fim, Gertrude agora fede vinagre e está tristinha…
    Mas, só pra confirmar, sabe se esses tatuzinhos pulam? Não grandes pulos, ela não fora pra fora do vaso, mas pulinhos

    Obrigada

    1.  

      Stephanie, desculpe a demora para responder, mas não, eles não pulam. Esses só andam rapidinho pelo substrato. Você tem fotos desses bichinhos?
      Abraços Floridos

    2.  

      Olá! Estou com o mesmo problema aqui na minha hortinha. Notei a presença desses bichos na terra, parecem piolhos brancos e eles pulam como piolhos mesmo. Tô bem assustada e não acho o que seja, ninguém sabe o que é.

      1.  

        Gisele provavelmente são colêmbolos, eles são inofensivos para as plantas por tudo que já li sobre eles e até ajudam na decomposição do substrato, mas se estiverem te incomodando basta reduzir as regas, mantendo o mínimo necessário e retirar qualquer cobertura morta do vaso, se houver, porque eles são atraídos por umidade, sem umidade presente eles somem.
        Abraços Floridos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!