Trevo Roxo (Oxalis regnellii atropurpurea)

 

Depois que conheci os trevos, quando plantei os bulbos do kit que comprei em Holambra, fiquei apaixonada por eles e numa troca com uma leitora do blog, a Adriana, eu recebi um bulbo de trevo roxo. Eu esperava muito desse trevo, porque amo tudo que é roxo, e ele não me decepcionou, é maravilhoso!

Plantio

O bulbo já veio com uma folhinha e o desenvolvimento após o plantio foi bem rápido. Em pouco tempo começaram a nascer novas folhas e logo vieram as primeiras flores.

Plantei o bulbo no substrato cobrindo-o inteiro, deixando apenas a folha exposta a partir da base. Para o plantio usei uma mistura de substrato e húmus de minhoca em partes iguais.

Sol

Algo que pude notar é que os trevos roxos (Oxalis regnellii atropurpurea) se adaptaram bem melhor ao escritório, onde há apenas muita luz indireta, do que os trevos do kit (Oxalis tetraphylla). As folhas não ficaram compridas demais, abriram rápido e a planta de uma maneira geral é mais compacta.

Depois de se desenvolver um pouco mais ele foi para a varanda e cresceu lindamente pegando sol da manhã. Foi nítida a evolução da planta ao pegar sol direto, mesmo que por poucas horas.

Apesar de recomendar que eles sejam mantidos no sol da manhã, o sol de locais muito quentes pode ser demais para eles, mesmo nas primeiras horas do dia, então sugiro cautela. Sol forte demais não é o ideal para esse trevo. É necessário avaliar e fazer testes para ver como a planta se adapta. Na dúvida um local sem sol direto, mas com muita luz indireta e bem claro é suficiente para que a planta se desenvolva bem.

 

tv_roxo_10 (1)
Meu lindo trevo

Rega

Assim como o oxalis tetraphylla, esse também adora umidade, mas sem excesso. Substrato encharcado pode resultar no apodrecimento do bulbo e isso significa perder a planta, sem chances de recuperação.

A regra é manter o substrato levemente úmido. Vasos auto-irrigáveis são uma ótima opção para manter a umidade adequada e controlada, sem exageros.

Adubo

Os trevos não precisam de muito adubo para prosperar, mas claro que faz toda a diferença fornecer uma boa dose de nutrientes. Uso o adubo líquido na rega uma vez por semana e também borrifo uma vez por semana o adubo líquido por toda a planta.

tv_roxo_11 (1)
Observem as marcas de dentadas nas folhas… são obra do Diego, meu gato, que adora meus trevos quase tanto quanto eu

Dormência

Esse meu trevo roxo não entra em dormência como o de 4 folhas. No inverno ele estagna, reduz drasticamente o ritmo de crescimento, que torna-se quase nulo, mas não seca.

Na primavera e no verão o trevo roxo floresce muito, um pendão de flores atrás do outro. A planta fica linda!

Sempre que um grupo de flores seca eu corto e esfrego bem as flores secas sobre o substrato do próprio vasinho. Depois coloco o pendão seco cortado no vaso. Fiz isso desde o princípio e uma vez apareceu uma muda.

Tv_roxo_muda (1)
A mudinha super fofa que eu perdi : (

Quase tive um surto de tanta felicidade, mas perdi a mudinha por tombamento depois, aí quase tive um surto de tanta tristeza. Mesmo assim insisto e quem sabe um dia aparece outra mudinha de trevo.

43 comentários em “Trevo Roxo (Oxalis regnellii atropurpurea)

    1.  

      Olá Leonardo! Infelizmente não conheço nenhuma loja que tenha, é uma planta um pouco mais difícil de achar, o trevo de 4 folhas (oxalis tetraphylla) é mais fácil de achar.
      Abraços Floridos

  1.  

    Oi tudo bem saber se tem como trevo foi arrancado do vaso nascer novamente minha irmã pensou era mato ..
    Estou arasada pela plantinha
    Ela nasce novamente ou não ?

    1.  

      Se ficou algum bulbo no substrato, e é provável que tenha ficado, ele nasce de novo sim. Espero que tenha sido o caso e você recupere seu trevinho.
      Abraços Floridos

  2.  

    Oi bom dia a um ano ganhei uma muda de trevo Roxo, era bem pequena aí com o tempo ela foi crescendo e tomou conta do vaso, ficou todo cheio de flores e folhas lindas, quando entrou o inverno, ele parou de crescer e nascer flores, as que apareciam eram tortas, estranhas, achei que era a raiz que estava muito grande dentro do vaso, aí o que fiz troquei o vaso e todo o substrato pois no fundo estava uma massaroca, já passou o inverno estamos na primavera mas ele não volta e nem aparece folhas novas, tem apenas algumas que já estavam nele e que estão murchando, eu não sei o que pode ser o substrato e o bulbo está saudável, li sobre a dormência, será que é isso? Ele está em. Dormência? Caso Alguém tenha alguma informação que possa me ajudar. Deixarei meu contato aqui (11) 94596-0929, esse trevo Roxo é muito especial pra mim, pois que me deu foi uma pessoa muito importante e que já partiu, tenho um apego muito forte a essa planta.

    1.  

      Olá Rita! Pode ser que ainda estejam em dormência ou que ainda esteja se adaptando à troca de vaso e substrato. Os meus trevos roxos tiveram uma doença e ficaram só os bulbos. Perderam todas as folhas e os tirei da terra, tive que lavar um por um e replantar. Demoraram um pouco, mas rebrotaram. Só certifique-se de que os bulbos não estejam enterrados demais.
      Abraços Floridos

  3.  

    Boa noite. Tenho trevo de 4 folhas…já faz algumas semanas. Ele estava crescendo lindo agora está crescendo murcho e rasgadinho. P que pode estar acontecendo?

    1.  

      Olá Anna! Rasgos provavelmente foram causados por algum inseto, mas murcho pode ser inúmeras causas. Desde falta de água até apodrecimento das raízes.
      Recomendo verificar a planta em busca de pragas que possam estar comendo-a e observar se o substrato não está secando demais e precisa de mais regas e caso não seja essa situação, ver se os bulbos ainda estão firmes.
      Abraços Floridos

  4.  

    Tenho essa planta há já 58 anos! Imagine só!!!! E desde que me mudei para Guararema, cidade muito úmida, meus trevos estão manchados e murchando com muita facilidade: já replantei, começou bem no novo vaso, e agora estão aparecendo manchas novamente. Será que você pode me orientar? Desde já muito obrigada.

    1.  

      Não posso afirmar sem ver fotos, mas é provável que sejam fungos. O que recomendo é observar melhor as regas, reduzir a frequência ou quantidade, e usar cupro dimy uma vez por semana, aplicando sempre pela manhã. O ideal é usar também um adubo líquido para que ele se recupere ; )

  5.  

    Ganhei um trevo-roxo e queria algumas dicas de como cuidar em questão de rega… Toda planta precisa fazer o “teste do xixi” ? Quantas vezes na semana é bom regá-la?

    1.  

      Andrea a rega varia muito das condições do local que você mora, não há uma regra específica. O trevo gosta de substrato levemente úmido, sem encharcar, então regue para manter dessa forma e analise todos os dias de acordo com as condições do substrato e do clima.

  6.  

    Ganhei da minha vó um vasinho com trevo roxo mas só tem 4 deles… queria multiplicar ele, ta tão pobrinho.. o que posso fazer? posso enviar foto dele pra voce ver se ele esta doente ou nao. como verificar os sintomas? obrigada

  7.  

    Boa tarde!!! Tenho um vaso do trevo roxo há muitos anos e sempre corto as folhas e deixo renová-lo e sempre fica muito bonito, mas de certo tempo para cá algumas folhas estão ficando acinzentas. São fungos? Como faço para tratar?

    1.  

      Valdir provavelmente são fungos sim, os meus já tiveram. Corte as folhas afetadas, aplique leite diluído, como mostrei no post Fungos, uma vez por semana e Cupro Dimy, conforme recomendação da embalagem, também uma vez por semana. Eles vão melhorar e ficar lindos ; )
      Abraços FLoridos

  8.  

    Querida Bruna, boa tarde.
    Sou um jardineiro iniciante e tudo começou com o teu site. Vi certa vez na internet e adorei. Recentemente ganhei uma masseira de pedreiro, de um amigo, e gostaria de colocar algumas plantas como : Salsa, Cebolinha, Coentro, Cheiro verde, Cenoura e Beterraba tudo no mesmo local. Tem alguma problema? Tenho um vaso que o gato urinou. Posso reaproveitar esta terra, ou devo jogar fora?
    Desde já fico agradecido e abraços floridos.

    1.  

      Fico muito feliz de saber que o blog te incentivou : ).
      Se você limpar bem essa masseira acredito que não terá problema algum. Só precisará tomar cuidado com regas se não tiver como fazer furos de drenagem.
      Quanto ao vaso jogue tudo fora e replante a muda. A urina pode matar a planta.
      Abraços Floridos

  9.  

    Olá! Eu ganhei um vaso de trevo roxo do meu avô quando eu era pequena, até hoje ele vive. De vez em quando, ele entra em dormência, mas depois ele floresce de novo. Sua mudinha vai aparecer! Toda vez que eu corto as folhinhas secas do meu trevo, elas caem no chão do meu quintal. Eu sempre deixo cair, nunca tiro. Alguns dias depois, meu quintal está cheio de trevo roxo, mas infelizmente tenho que arrancar porque cresce muito mato e ele não sobreviveria. Então, antes de ficarem muito grandes, eu tiro do meu quintal e coloco em uma área segura e cuido. Mas como posso fazer uma muda de trevo roxo?

    1.  

      Ceci você pode tentar deixar pelo menos algumas mudinhas de trevo crescerem para depois replantar ou separar algum bulbo. Os trevos produzem bulbos ao redor do principal, mas isso ocorre muito mais com o verde, o roxo produz menos.
      Abraços Floridos

      1.  

        Olá Neide! Infelizmente não tenho como fazer o envio no momento e não tenho batatinhas suficientes pra venda, mas se no futuro tiver vou disponibilizar na loja ; )
        Abraços Floridos

    1.  

      Alessandro o trevo forma bulbos, você pode tentar pegar um dos bulbos formados e plantar em um vaso separado, basta verificar o substrato ao redor do bulbo principal. : )
      Abraços Floridos

  10.  

    No jardim do condomínio encontro 3 tipos de trevo: roxo, verde e verde com roxo
    Notei que os trevos roxos se encontram de baixo de arbustos, preferencialmente em sombras, enquanto os verdes são mais expostos a luz.
    Suspeito que a coloração roxa seja um genes recessivo, pois os que apresentam folhas verdes com roxas se encontram na mesmas regiões. Eles tem características comuns, como essas raízes de batatinhas que não aparecem nos verdes. porém , meus roxos tem diferenças com os das fotos; tem folhas mais arredondadas, menores, semelhantes aos verdes tradicionais. Acredito ser um híbrido, ou uma variação da espécie tradicional.
    Estou fazendo um procedimento: preparei vasos com uma muda de trevo roxo com o trevo roxo e verde. Um foi colocado no Sol e o outro numa região com mais sombra. Espero pelo surgimento das flores para ver se reproduzirão entre si, caso ocorra, saberei que são da mesma espécie. Um fato bem curioso, é que o trevo roxo exposto a mais luz começou a esverdear.
    Obg pelas informações passadas por vcs, estão sendo importantes para minhas observações.

    1.  

      Quando ganhei meu trevo, ele era de coloração verde e com flores rosas. Depois, ele entrou em dormência e ao voltar a florir, ele estava verde com roxo e com as flores brancas.

  11.  

    Olá, no meu jardim nasceu sozinha uma muda e em menos de 2 meses se desenvolveu e agora está florindo, em pleno inverno… São tão lindinhos! <3 Mas um detalhe: as folhas são mescladas de verde claro e verde escuro, e os talos são roxos. Será que é outra espécie, ou pode ter sofrido alteração na coloração por conta dos nutrientes da terra? Abraço!

  12.  

    Olá pessoal! Este trevo é maravilhoso e de fácil cultivo! A muda pode ser obtido de uma forma muito simples. A planta é cheia de “batatinhas” e para obter uma muda, vasta cortar ela em vários pedaços, a quantidade de vezes que for cortada é a quantidade de mudas que você irá obter

    1.  

      Ótima dica Cristiana! Nunca pensei em cortar a batata em vários pedaços. Mas o ideal com certeza é fazer isso na época do inverno. Agora o meu está lindo e cheio de flores. : )
      Abraços Floridos

  13.  

    Oi marina , estou a anos procurando mudas de trevo roxo e não consigo, voce pode me mandar , irei ficar eternamente agradecida pois varias pessoas me pediram mudas de outras plantas enviei e nunca recebi as sementes de trevo , fico triste pois crio uma espectativa e não recebo nada , entre em contato [email protected] obrigada.

    1.  

      Rodrigo eu recebi um bulbo dele, mas já vi sementes no meu, porém não consegui mudas. Esse trevo roxo realmente é difícil de achar, mas veja no mural do blog, recentemente alguém publicou que tinha disponível para troca.
      Abraços Floridos

      1.  

        Oii… Marina, amooo plantas e flores e vi que vc disse que tinha

        Bulbo do Trevinho Roxo, Vc ainda tem ??? Aguardo.obrigado.

    1.  

      Acho que se adaptaria sim, sem problemas, eu só não os deixaria no sol pleno, sempre sol da manhã que é mais fraco ou talvez apenas meia sombra, mas precisaria observar a planta em cada situação.
      Abraços Floridos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!