Borboletas na Varanda
Meu Jardim

Borboletas na Varanda

Eis que um belo dia vou paparicar minhas plantas e vejo algo no meu manacá de cheiro. Quando olho mais de perto vejo que é uma lagarta. Logo imaginei que se tinha uma provavelmente havia mais e procurando achei 5 lagartas no total.

Por um lado fiquei receosa delas acabarem com meu manacá, mas por outro lado fiquei muito, mas muito feliz de ver lagartas na minha varanda. Para algumas pessoas elas podem ser pragas, e em alguns casos até são, mas pra mim foram uma ótima surpresa. Nunca imaginei que borboletas iam colocar ovos nas minhas plantas. Eu moro no terceiro andar de um prédio que fica em um condomínio fechado e temos um lindo e enorme jardim com muitas flores e árvores e mesmo com tantas opções essa borboleta veio até a minha varanda colocar seus ovos. Eu jamais poderia perder a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dessas lagartas.

Meu primeiro pensamento foi fazer um borboletário, já até tinha pensado em usar um aquário aposentado que tenho, colocar troncos (também do aquário aposentado), mas não havia a menor condição de eu me dedicar a montar e cuidar de mais alguma coisa. Queria muito fazer o borboletário, mas tive que aceitar que não dava. Então, fiquei apreciando minhas ilustres visitantes ali mesmo no meu manacá.

borboletas_00 (1)

borboletas_01 (1)
Nos primeiros dias elas eram assim magrinhas

Fui acompanhando o crescimento delas e todos os dias ia admirá-las quando regava as plantas. Sempre verificava se estavam lá e se estavam bem antes de ir trabalhar e quando voltava.

borboletas_04 (1)

Achei que meu manacá ia dar e sobrar, mas elas comiam enlouquecidamente e ele já estava quase sem folhas. Fiquei preocupada delas morrerem de fome e meu manacá de desgosto.

Enquanto eu pensava no adubo para recuperar meu manacá, torcia para elas não demorarem a virar pupa.

borboletas_03 (1)
Passados alguns dias estavam bem mais gordinhas

Finalmente começaram a virar pupa, mas só consegui achar duas delas, as outras três sumiram para virar pupa durante a noite e não encontrei mais.

borboletas_07 (1)
A lagarta saiu do manacá e foi parar na cebolinha.

Quando viraram pupa fiquei observando na expectativa do nascimento das borboletas. Queria saber como seriam e em poucos dias houve uma mudança brusca na aparência das pupas. Já era possível ver as asas se formando.

borboleta_10 (1)
Essa mudança aconteceu muito rápido. De um dia para o outro apareceram as asas.

Em um dia a pupa ficou como na foto acima e no dia seguinte a borboleta nasceu. Linda!

borboleta_09 (1)

Achei as lagartas no dia 3 de outubro e a primeira borboleta nasceu no dia 30. Infelizmente eu não pude fazer o borboletário como gostaria, mas se alguém tiver a oportunidade de fazer eu recomendo.

Depois das borboletas irem embora comecei um tratamento intensivo no meu manacá e ele já está cheio de brotos novos.

12 respostas para “Borboletas na Varanda”

  1. Olá, Bruna! Faz alguns meses q recebo seus e-mails e eles me deixam muito feliz! Gosto de suas matérias, suas experiências, as fotos, as dicas e suas vitórias!
    Montei uns canteiros em um corredor de meu quintal, coisa improvisada, sem projeto, mas me sinto realizada por ter “um jardim”, rs…
    Emocionou-me esta sua experiência sobre borboletas, e gostaria apenas de lhe relatar uma experiência.
    Antes de ter o jardim, tinha um pezinho de limão q não crescia muito mas era bem forte, num vaso.
    Muitas vezes via ovinhos ou larvinhas minúsculas de borboleta, e um dia ocorreu-me observar o crescimento delas. Tinha um aquário pequeno, desativado, e coloquei galhos de onde um grupo nasceu. Elas foram crescendo e comiam, comiam, comiam… todo dia renovava as folhas, até q percebi q a quantidade de folhas da arvorezinha não seria suficiente até q crescessem todas… e aconteceu, acabaram-se todas! Tentei experimentar outras folhas, mas elas não comeram, até q começaram a morrer… aiai… não teve jeito. Muito trauma, elas até q tinham crescido bastante. Então, se eu não tivesse recolhido todas, teria se desenvolvido uma borboleta, quem sabe.
    Hoje tenho visitas de borboletas no jardim e descobri q gostam do pé de maracujá q nasceu de sementes q joguei. Elas acabaram com o primeiro crescimento, o segundo… eu os deixo à vontade, já q só comem as folhas do maracujá e não afetam as outras. Recentemente vi várias cascas de pupas atrás de umas madeiras q ficavam ocultas e atrás de vasos. Espero q tenham se tornado lindas e saudáveis borboletas!
    Um abraço, querida! Saiba q fico torcendo pelas suas experiências!
    Sucessos em seu blog!
    Teresa.

    1. Olá Teresa! Uma pena que não deu certo seu borboletário, mas tenho certeza que muitas borboletas nascem e crescem no seu jardim, as pupas são um sinal disso. : )
      Obrigada pelo carinho ; )
      Abraços Floridos

  2. Que lindas !!!! Pois é, as vezes na nossa ignorancia, acabamos tirando os bichinhos achando que eles são prejuizos …. enfim … diad desses lagartinhad acabaram com meus trevos, fiquei apavaroda se elas estariam comendo minhas petunias e outras plantas delicadas que não daria para recuperar, mss, nada aconteceu !! O que vc usa para recuperar uma planta comida pelss lagartas ? Obrigada, abraço.

    1. Olá Luzia! Eu não mato nada aqui. Se acho que vão prejudicar minhas plantas eu tiro e levo para o jardim do condomínio, mas sou apaixonada por borboletas e não podia deixar de acompanhar esse processo tão lindo. : )
      Para recuperar meu manacá eu uso adubo liquido diluído como passei aqui no blog duas vezes por semana, a cada 3 dias. Meu manacá já está com muitos brotos novos e até com botões.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *