Tomates

 

Os tomates são uma das minhas plantas preferidas e vou mostrar como eu os cultivo, explicando tudo que já aprendi depois de anos de experiências, testes e pesquisas. Apesar de me dedicar a eles, ainda sinto que tenho muito a aprender.

Eu mesma passei muito tempo tentando cultivá-los com pouco sucesso e hoje vejo que perdia plantas lindas e saudáveis, que acabavam ficando doentes, porque eu simplesmente não sabia que o tomate, a vítima, tinha certas preferências e restrições para ser feliz. Mas, como eu adoro tomateiros, insisti, pesquisei e tentei até conseguir bons resultados.

Tomate green zebra

Quem cultiva ou já tentou cultivar tomates sabe que mantê-los saudáveis não é tão fácil. Tomates são sensíveis e suscetíveis a um grande número de doenças. A questão é que se você souber cultivá-los, prevenindo os problemas mais comuns e mantendo uma boa nutrição, eles te dão de presente frutos maravilhosos.

Local Ideal

O local ideal é o que tenha sol pleno ou pelo menos 4 horas de sol diárias. Já cultivei tomates à meia sombra, só que demoram mais para frutificar, frutificam menos (mas a qualidade dos frutos é boa da mesma forma, só aparecem em menor quantidade) e é preciso tomar mais cuidado com as regas para não serem excessivas, já que com menos sol a tendência é a umidade manter-se por mais tempo.

Tamanho do Vaso

Quanto ao vaso tudo dependente da variedade. Para as que não crescem muito, como patio cherry gelb e heartbreakers vita, o vaso não precisa ser grande, um de tamanho médio é suficiente. Para variedades que crescem mais como o green zebra e o white beefsteak, vasos com pelo menos 30 cm de altura são o ideal.

Tomate patio cherry gelb

É importante pesquisar especificamente sobre a variedade que será plantada, para saber a que tamanho chega e analisar o tamanho do vaso. Na dúvida use vasos que tenham por volta de 30 cm de altura, essa medida vai funcionar para a maioria das variedades. É melhor sobrar espaço do que faltar já que tomates criam muitas raízes e são exigentes com a qualidade do substrato.

Sementes

Prefira usar sementes de tomates que você consumiu do que aquelas compradas em saquinhos. Eu sempre tive mais sucesso com sementes que eu mesma coletei. As minhas sementes obtidas dessa forma normalmente germinam mais rápido e as plantas crescem mais vigorosas e saudáveis.

Para saber como coletar e secar as sementes de tomates recomendo a leitura do post Como Secar Sementes de Tomate.

Tomate green zebra

Caso você queira variedades diferentes e mais exóticas, veja na loja Sementes do Jardim o que há disponível. Plante, colha, deguste e guarde as sementes para poder plantar depois.

Substrato

Tomates adoram matéria orgânica e ela é muito importante para o desenvolvimento da planta. Eles são muito exigentes em relação à qualidade do substrato e aos adubos. Precisam de um solo bem fértil para ir bem em vasos.

Para o plantio das sementes recomendo uma mistura de uma parte de substrato pronto de boa qualidade e uma parte de húmus de minhoca.

Para o plantio das mudas jovens, quando for feito o replante, recomendo uma mistura de duas partes de húmus de minhoca, duas partes de substrato pronto de boa qualidade e uma parte de esterco bovino bem curtido.

Plantio

Tomates são sensíveis, especialmente recém replantados, e podem sentir muito as mudanças de local. Os replantes devem ser feitos sempre no fim do dia sem sol, de preferência em dias nublados ou chuvosos, quando o sol e o calor estão mais amenos.

É fundamental que o torrão seja preservado quando as mudas são retiradas de um vaso para serem plantadas em outro. Isso protege as raízes, evitando que elas sofram danos na mudança.

Ao fazer o replante sempre regue o vaso imediatamente antes da troca. Substratos secos se desprendem das raízes com mais facilidade, o que pode fazer com que o torrão se desfaça durante a retirada da muda.

Recomendo o uso de cobertura morta nos vasos dos tomates. Ela ajuda muito a manter a umidade equilibrada, o que faz com que sejam necessárias menos regas, além disso evita que eles murchem ao longo do dia quando a temperatura está muito alta.

Rega

Não deixe o substrato muito úmido. Tomates gostam de água, mas procure esperar que o substrato seque na superfície entre uma rega e outra, ficando apenas levemente úmido. Não deixe secar demais, mas também não encharque a planta, porque propicia o aparecimento de fungos e outras doenças.

Tomates são plantas muito sensíveis a fungos, por isso não molhe o caule, as folhas, flores ou os frutos durante as regas.

Adubo

O básico que eu uso para todas as minhas plantas é: húmus de minhoca e esterco bovino. Porém uso esses mesmos adubos de formas diferentes, dependendo do estágio de crescimento da planta.

Ao plantar as sementes, como já mencionei, uso apenas húmus de minhoca e substrato pronto de boa qualidade em partes iguais. No replante das mudas eu uso duas partes de substrato pronto de boa qualidade, duas partes de húmus de minhoca e uma parte de esterco bovino curtido.

Além de usar o húmus e o esterco misturados ao substrato também os utilizo para preparar o adubo líquido, que acrescento na água das regas uma vez por semana.

Tomate green zebra

Uma vez por semana também uso o leite diluído como fertilizante foliar e preventivo contra fungos, borrifando as plantas sempre pela manhã em dias de sol. Acredite, faz muita diferença! Outro fertilizante foliar que comecei a usar recentemente com o objetivo de prevenir fungos, muito comuns nos tomateiros, é o cupro dimy. Ainda estou observando os resultados, mas até o momento têm sido muito bons. Uso na proporção indicada na embalagem e aplico uma vez por semana, em dia diferente da aplicação do leite.

Já testei o uso do sulfato de magnésio e do leite de magnésia e gostei dos resultados, apesar de não usar regularmente nenhum dos dois. O sulfato de magnésio deve ser colocado ao redor da planta e misturado ao substrato a cada 30 dias, evitando colocar muito próximo às raízes. Recomendo uma colher de sopa para um vaso grande, entre 30 e 40 cm de diâmetro. O leite de magnésia quem sugeriu foi o Othon, leitor do blog, que deu essa ótima dica em um dos comentários do post. A sugestão é usar de 5% a 10% do leite de magnésia diluído em água para aplicar nas folhas como adubo foliar.

Pragas

Tomates são suscetíveis a um enorme número de pragas e doenças. Entre os problemas mais comuns que afetam os tomateiros estão os fungos, especialmente o oídio.

Planta com Fungo - Doença - Oidium - Oidio

Umidade em excesso e regas que molham as folhas e caule da planta contribuem para o aparecimento dos fungos. Plantas que são cultivadas expostas ao tempo e pegam chuvas também tem maior probabilidade de desenvolver a doença.

Outra doença bastante comum nos tomateiros é a podridão apical. Há algumas causas possíveis, entre elas a deficiência de cálcio. Portanto usar o leite diluído ajuda a evitá-la.

Tomateiro - Tomate - Fungos - Podridão Apical - Fungicida - Leite
Podridão apical

Entre as pragas as cochonilhas, moscas brancas, pulgões e larva minadora são as campeãs nos tomateiros. Recomendo a leitura do post Guia de Defensivos Naturais para ver receitas de defensivos que ajudam no combate.

Polinização

Assim como as pimentas, os tomates, quando cultivados em vasos, podem perder flores sem formar frutos e em muitos casos isso ocorre apenas por falta de polinização. Por isso fiz um post no blog explicando como fazer a polinização manual dos tomateiros e recomendo a leitura.

Colheita

Espere os tomates amadurecerem e quando estiverem maduros basta torcer para eles se soltarem. Se não soltarem numa só torção vá girando até que eles se desprendam. No caso dos tomateiros eu prefiro usar esse método ao corte.

Recomendo sempre guardar sementes após a colheita para futuros plantios, ainda que não sejam imediatos. Já publiquei um post mostrando o método que eu uso para separar e secar as sementes de tomates.

Se você já tentou várias vezes e nunca teve sucesso com tomateiros ou se pensa em tentar, mas nunca planta a bendita sementinha, anime-se, porque é muito gratificante o cultivo dessa planta e traz um enorme aprendizado.

329 comentários em “Tomates

  1.  

    Oi, tudo bem? Parabéns pela matéria no seu blog e obrigada por compartilhar suas excelentes dicas! Tenho uma duvida. Plantamos tomates de sementes de fruto que comemos em casa mesmo. Se desenvolveram ótimos. Está na primeira floração. Agora algumas partes do topo murcharam um pouco. Pensamos que poderia ser competição por água e nutrientes pois apesar do vaso ser grande, uma meia dúzia de plantas compartilham o espaço de 40cmx40cm. Fiz a poda dos galhos nos primeiros 30 cm de caule pra concentrar o envio de nutrientes. Só que noto que estão saindo raízes do caule, da parte que está fora da terra… e ali nos primeiros 5cm de caule esta com umas bolinhas… o que pode ser isso? O aspecto saudável do inicio do caule deve ser lisinho e verde como o resto do caule?

    1.  

      Fernanda é super normal. O tomate às vezes emite raízes no caule mesmo, são chamadas raízes adventícias, e se tiver espaço no vaso pode completar com substrato e adubos que ele vai adorar e retribuir produzindo mais ainda rs.

  2.  

    Meu tomateiro é pequeno e tem cinco flores abertas. Acredito que não terei problemas de polinização pois têm abelhas por perto. Quanto tempo leva para a flor murchar e dar origem a frutos?

    1.  

      Da flor murcha para o início da formação dos frutos é bem rápido. Em poucos dias já é possível ver as bolinhas se formando, mas daí até o fruto estar maduro pode variar bastante dependo do tipo de tomate, da temperatura, etc.

  3.  

    Bom Dia!!

    Parabéns pelo Artigo ele está bem completo com todas as informações necessárias para o plantio do tomate.
    Pratico hidroponia e nesse momento estou quase na epoca de colheita dos tomates holandeses.
    Gostaria de saber se após a colheita os pés de tomate morrem e temos que começar tudo novamente?

    Obrigado

    1.  

      Nem sempre morrem logo após a primeira colheita, em muitos casos produzem até 3 vezes antes de começarem a secar, mas fatalmente secam após algum tempo e devem ser semeados novamente.
      Abraços Floridos

  4.  

    Olá. Plantei uma muda de tomate à 4 dias. mas as folhas estão amarelas, o que pode ser?
    Minha casa pega muito sol, pode deixar ele no sol na parte da tarde, ou o sol é muito forte?

    1.  

      Jane pode ser alguma praga ou doença, provavelmente fungos, mas também pode ser falta de nutrientes. Faça uma boa adubação, veja os post do blog sobre adubos, tem bastante informação. Além disso use cupro dimy uma vez por semana ou leite diluído. O cupro tem as instruções na embalagem, quanto ao leite tem um post aqui no blog explicando detalhadamente. ; )

  5.  

    Olá!!! Como vai?

    Meu nome é Tereza e comecei em setembro de 2019 a plantar tomates. Comprei Sementes da Variedade Crioula de Tomates Santa Clara e os plantei dia 21 de setembro de 2019.

    Das sementes plantadas 06 (seis) pés vingaram bem. O maior deles hoje, dia 19 de novembro de 2019 (terça-feira) começou a florir!! Fiquei muito feliz ao notar as flores!!! 😀

    Gostaria de perguntar quanto tempo após a Floração os frutos começam a nascer. Se puder me responder fico muito agradecida mesmo! 😀

    1.  

      Se houver polinização é bem rápido, mas pode levar algum tempo até os frutos amadurecerem. Depende muito da variedade e das condições climáticas. Mas certamente em breve você terá tomatinhos : )

  6.  

    Olá Bruna,
    Antes de mais nada gostaria de parabenizar pelo seu blog, com tanta informação interessante. Uso seus conhecimentos regularmente. Tenho uma pequena hortinha em vasos aqui no pátio. Uma das plantas que cultivo é tomates. Já passei por várias “questões” com eles e estou sempre aprendendo. Já perdi 3 tomateiros por fungos e hoje em dia uso leite diluído regularmente. Mas, recentemente, no natal fui viajar e o tomateiros sofreram muito sozinhos, acredito que foi com o excesso de sol. As folhas ficaram escuras, duras e meio enroladas. Agora que voltei de férias coloquei novamente em um local de sol e chuva controlado e tenho regado bastante, mas as folhas continuam escuras e duras, será que essas folhas não recuperam mais? Eu deveria podar elas e aguardar os novo brotos? Ele está carregado de tomatinhos (cereja), essa é a segunda “safra”. Outra característica é que ele está com o caule brotando novas raízes na parte fora da terra. Fica tipo meio “espinhoso”. Poderia me ajudar? Obrigada!

    1.  

      Olá Luiza! Desculpe a demora para responder. Essas folhas provavelmente não vão se recuperar, ficarão assim, mas se está produzindo normalmente mantenha e em breve ele deve começar a secar. Se está na segunda safra o ciclo de vida está mais próximo do fim. De qualquer forma recomendo retirar algumas folhas sim, as mais afetadas ou se houver alguma mais amarelada ou amarronzada. Quanto às raízes é super normal e você pode colocar mais substrato se tiver espaço no vaso, caso não tenha não se preocupe, essas raízes são uma característica dos tomateiros, por isso é bom deixar parte do caule mais coberto de substrato ao invés de cobrir somente a base com as raízes no plantio ; )
      Abraços Floridos

  7.  

    Cara Bruna, plantei as sementes de tomate heartbreaker que comprei em sua loja, e nasceram lindos tomateiros, fortes e saudáveis. Depois de uma bela floração os tomateiros estão carregados de mini tomatinhos ainda verdes. Porém, há cerca de uma semana (depois de uma chuva torrencial que encharcou os pés de tomate), percebi que muitas folhas estavam cobertas de manchas de mofo branco, algumas ficando amareladas. Identifiquei essa praga como sendo oídio. Desde então, pulverizei duas vezes pela manhã com leite diluído, e também fiz duas regas com leite e água, mas até agora não vi resultado.
    Arranquei todas as folhas afetadas, o que acabou deixando meus tomateiros um pouco “pelados”, mas todos os dias identifico mais folhas com focos do tal “mofo”, e as corto imediatamente. Tenho medo de arrancar folhas demais. O tratamento não parece estar fazendo efeito, há mais algo que eu possa fazer? Será que devo insistir no leite?
    Esse fungo vai prejudicar os tomates ainda em formação? O leite borrifado, se cair nos tomatinhos, prejudica seu desenvolvimento de alguma forma?
    Desculpe a quantidade de perguntas, mas o mofo nos meus lindos tomateiros foi um balde de água fria num cultivo que ia tão bem. Você poderia por gentileza me ajudar?

    1.  

      Camila primeiro retire esses vasos do tempo se for possível e caso estejam em vasos. Deixe em local com muito sol, quanto mais sol melhor, e onde não peguem chuva. O leite você deve continuar usando sim, duas vezes por semana, aplicando sempre pela manhã com sol, isso faz toda a diferença. Mantenha essa periodicidade ainda por algum tempo mesmo após a melhora dos sintomas. Não retire mais as folhas afetadas, apenas trate com o leite na diluição que mostrei no blog. As folhas já afetadas não irão se recuperar. Os fungos não somem delas, apenas as folhas novas passam a surgir sem sintomas, mas se a infestação for grave isso pode levar algum tempo. Não desista dos seus tomateiros por causa desses sintomas, leve o cultivo até o fim porque os frutos são viáveis já que o fungo está nas folhas. Ao final você poderá colher os frutos e guardar sementes para começar novamente.
      Outra atitude que ajuda em casos agressivos como o seu é trocar um pouco de substrato. Não mexa muito, retire apenas dois dedos de terra e complete com substrato pronto de boa qualidade e húmus de minhoca em partes iguais. Acrescente também, caso não tenha feito no plantio, uma aspirina esmagada bem misturada, ajuda na imunidade da planta. Não coloque outros adubos mais fortes nesse momento, apenas húmus, porque as plantas estão com frutos e qualquer erro pode prejudicá-los.
      Qualquer dúvida estarei à disposição.
      Abraços Floridos

      1.  

        Cara Bruna, muito obrigada pela ajuda!
        Os tomateiros ficam em jardineiras nos parapeitos das janelas, do lado de fora. Pegam bastante sol e geralmente a chuva não os atinge, mas no dia ao qual me referi houve uma tempestade imensa, com vento, que encharcou completamente as folhas.
        O mofo ainda está se espalhando por novas folhas, fico bem aflita mas vou ser paciente e parar de arrancar as folhas atingidas. Continuo regando e pulverizando leite com água a cada dois dias. Já usei aspirina no plantio, como você explicou no blog, mas vou misturar mais uma à nova camada de substrato.
        Devo regar também com adubo líquido (aquele que você ensina, de humus com torta de algodão) para fortalecer os tomateiros?
        Não vou desistir do cultivo, esses tomateiros na janela me dão a maior alegria.
        Muito obrigada pela ajuda.
        Abraços, Camila.

      2.  

        Sei bem como são essas chuvas, já perdi uma pimenteira assim : (. Faça o seguinte, quando houver folhas novas , se as mais antigas estiverem muito comprometidas retire, mas aguarde a nova brotação para retirá-las. Use o leite somente quando houver sol e pela
        Manhã caso contrário pode piorar a situação. O mais eficaz é utilizar o adubo líquido junto com o leite ao borrifar, ajuda muito na recuperação. Utilize bem diluído. Caso esteja um tempo chuvoso ou fechado que impossibilite o uso do leite use o adubo líquido e o leite nas regas, mas sem fazer regas extras, regue somente quando necessário. Qualquer excesso de umidade agora só vai piorar.
        Qualquer dúvida entre em contato novamente. ; )
        Abraços Floridos

  8.  

    Boa noite!Fui pega de surpresa quando vi em meu quintal muitos pezinhos de tomate rsrs e agora todos com tomates lindos e grandes,mas demoram a madurar?tenho medo de bicho comer antes de amadurecer.Nunca reguei nem usei nenhum fungicida.Quero aprender como cuidar para ter uma boa colheita. Bjs

    1.  

      Grace eles amadurecem mais rápido se tiver mais sol e temperaturas mais altas, agora nessa época demoram mais mesmo. Mas observe a planta e ao menor sinal de pragas use o defensivo adequado. : )
      Abraços Floridos

  9.  

    oi bruna bom dia !

    Sempre planto tomates mas a maioria dos pés acabam morrendo por conta de um acara vermelho acho que chama aranchiços e já tentei de varias formas elimina-los mas sem sucesso acabo até matando com os dedos mesmo mas sempre eles voltam oque devo fazer pode me ajudar?

    1.  

      Cristiano recomendo o uso do enxofre dimy. É o único defensivo natural que uso que combate ácaros, mesmo assim é um tratamento persistente e em casos mais graves exige uma poda drástica, o que seria péssimo no caso dos tomates, que não gostam de podas. Se você tem esse problema de forma recorrente recomendo a leitura do post Pragas – Antes, Durante e Depois, para ver como limpar o vaso no qual estava o tomate, se estava em vaso, e não aproveite a terra em hipótese alguma. Além disso use o enxofre preventivamente quando a muda tiver aproximadamente 20 cm tendo em vista a recorrência. Abraços Floridos

  10.  

    Bom dia! Plantei um tomate italiano num galão de 20L e os primeiros frutos vieram, mas estão com o fundo preto. Pq estão com esse problema e como faço pra resolver?

    1.  

      Samara isso provavelmente é um fungo que causa podridão apical nos tomates. Use o leite como fungicida, veja o post Fungos, mas talvez você ainda veja sintomas. De qualquer forma guarde sementes e plante novamente, já que tomates são anuais. ; )
      Abraços Floridos

      1.  

        Brunna

        Tenho dois tomateiros, com 3 meses…ainda estão na adolescência (RS)…mas às vezes percebo algumas folhas ficarem mais fechadinhas, tem dias q elas voltam ao normal. Devo me preocupar?

      2.  

        Armando não necessariamente. Isso pode ocorrer pelo calor ou tempo seco e eles se recuperam ao fim do dia ou à noite, mas se houver sintomas de pragas ou doenças pode ser um problema sim.
        Abraços Floridos

  11.  

    Tenho um pé de tomate que já está dando flor, o problema é que elas se abrem e depois de uns dias murcham (tentei fazer a polinização manualmente).
    Elas ficam ao sol pleno, está bem adubada e o jarro dela é grande e as regas são regulares.
    Hoje deu uma chuva e quando fui ver derrubou as flores do pé de tomate. O que devo fazer? Me ajude, estou fazendo o que posso pra ele dá fruto.

  12.  

    bom dia, estou cultivando tomates organicos, procuro tirar as sementes das melhores mudas, aquelas que sobreviveram a murchadeira e outras pragas, será que fazendo desta maneira vou conseguir mudas com mais resistênicia a doenças?

    1.  

      João essa é a melhor técnica, escolher as plantas mais resistentes. No meu caso, que cultivo uma ou duas plantas, isso não se aplica, mas se você tem várias faça isso sim. Não é garantia de nada, as pragas também se adaptam e a natureza faz sua própria seleção, mas acho que é um método válido sim. : )
      Abraços Floridos

      1.  

        Bruna eu mim chamo Shirley. Moro em Manaus eu tenho um pé se tomateiro que cresceu no meu quintal ele esta dando muito tomate ele não. São. Redondo como o normal. Ser não for pede muito tem como você posta as fotos do tomateiro com os tomates eu eu já colhi 11tomate ele ainda tem mas de 15 ainda esta nascendo mas

      2.  

        Shirley você quer que eu poste fotos dos meus Tomateiros? Se for isso nas redes sociais de blog tem varias fotos : )
        Abraços Floridos

  13.  

    Bruna, amei teu post! Se não for abusar da tua boa vontade, gostaria de te enviar um e-mail com foto dos meus tomateiros!
    Estão altos, sem fungos, pegam sol, estão adubados …mas acho que devo estar errando em algo, porque até agora não floresceram e algumas folhas estão murchas, principalmente as do alto deles!
    Posso enviar um e-mail pra ti?

    1.  

      Boa noite Bruna, gostaria de saber quando devo transplantar as mudinhas do vaso menor para outro maior e se existe algum problema de transplantá-lo diretamente no solo adubado. Obrigado.

      1.  

        Marcos transplante no fim do dia ou em dias nublados e chuvosos, faça isso quando as mudas estiverem com 30 dias, talvez antes se estiverem bem desenvolvidas, por volta de 10cm de altura. Pode transplantar diretamente no solo adubado sim, aliás deve,rs.
        Abraços Floridos

  14.  

    Ola bruna,tenho uma duvida,meu esposo achou um pé de tomate no mato já grande,com tomates verdes e maduros,ele arrancou na raiz e trouxe pra casa,plantei ele no vaso,será q morre?

    1.  

      Estafane tomates costumam ser bastante sensíveis a transplantes, mas pode ser que sobreviva sim. É importante nesse momento manter regas regulares para evitar que ele sinta mais a mudança.
      Abraços Floridos

  15.  

    Fiquei apaixonada por uma espécie de tomate e não consigo encontrar pelo nome dado num vídeo. Ele cresce e fica pequeno no vaso. Chama-se tomate cereja red americano, mas não o encontro. Acredito que tenha outro nome. Pode me ajudar?

    1.  

      Izabel existem muitas variedades de tomate e essa especificamente eu não conheço. Já cultivei cereja, cereja amarelo e sweet grape que são semelhantes, mas esse não, porém todos crescem mais no vaso, não ficam pequenos.
      Abraços Floridos

  16.  

    Bom dia, tudo bem?
    Não sei se já fizeram esta pergunta por aqui, mas vamos lá: eu plantei tomate cereja comprando no mercado e tirando a semente, dizia que era o “docinho”. Mas, não sei que espécie é, porque meu pai disse que tem os que nascem como samambaia e outros que precisa colocar um pauzinho pra ele enrolar. Como identifico qual é? Desde já, muito obrigado.

    1.  

      Breno realmente existem tomates que são tipo samambaia mesmo e outros que crescem verticalmente e precisam de suporte. Esse que você comprou no mercado muito provavelmente é do segundo tipo, mas para ter certeza só vendo a planta mais desenvolvida.
      Abraços Floridos

  17.  

    Melhor explicação ever de como aproveitar as sementes de tomates naturais. Salvei uns aqui – de tomate cereja – e vou tentar! Não tenho “mão verde”! Quase tudo que eu planto morre depois… 🙁 Mas ainda não desisti! 🙂
    Obrigada pela dica! 😉

  18.  

    Olá, bom dia. Primeiro quero dizer que amo seus posts. Eles tem me ajudado muito! Tenho alguns pés de tomate cereja em casa e toda vez que faço a adubação (agora tentei seu adubo líquido) as folhas do tomateiro ficam dobradas, como se estivesse faltando água e duras. O que devo estar fazendo de errado? Mais uma dúvida…apareceram também umas mosquinhas pretinhas, bem pequenas, que ficam paradas ou sobrevoando o solo. Por duas vezes acordei e o chão estava repleto de filhotinhos mortos. O que podem ser e como me livrar delas? Obrigada!

    1.  

      Obrigada pelo carinho Michele! Que adubo você usava antes? As mosquinhas podem ser drosófilas ou Fungus gnats. Drosófilas aparecem quando há matéria orgânica em decomposição, pode ser algum adubo que vc usou no vaso. Elas são chateada, mas não fazem mal. Se for fungus gnats as moscas não fazem mal, mas as larvas sim. Caso você identifique como fungus gnats veja o post Guia De Defensivos Naturais, lá tem uma receita para tratar. : )
      Abraços Floridos

  19.  

    Meu pé de tomate está do meu tamanho, 175m e crescendo! Plantei em um balde velho de construção. Está começando a colocar frutos agora pela primeira vez. Qual é a média de crescimento do pé de tomate? Não achei q ficasse tão grande assim.
    Geralmente o pé dá quantas vezes antes de morrer?

    1.  

      Paty ele pode ficar enorme ou bem pequeno, depende da variedade. Quanto à frutificação também depende, vai de uma a 3 vezes normalmente.
      Abraços Floridos

  20.  

    Olá Bruna ! Meus tomateiros estavam indo bem até o momento porém começou a ter ataques da maldita larva minadora e as folhas não estão mais tão bonitas, cheguei a perder um pé de manjericão por causa dela. =/
    Usei uma vez esse sulfato de magnésia, comprei na farmácia como você disse e fiz o seguinte diluí uma colher de sopa em 1 litro e reguei a terra, fiz certo ?. Para usar o leite de magnésia na rega, qual a proporção que você faz ?

    1.  

      Rafael as folhas atacadas pela larva minadora precisam ser retiradas. Tem um post no blog que publiquei recentemente sobre elas. Quanto ao leite de magnésia você pode usar mais concentrado, cerca de 10%, 100ml para 1 litro de água. Eu costumo usar apenas o leite de vaca e prefiro borrifar. Aplico semanalmente nessa mesma proporção ou um pouco mais concentrado, mas nada além de 7 partes de água para um de leite. Veja o post Fungos, porque além da questão da diluição o horário de uso é importante e lá tem bastante informação. : )
      Abraços Floridos

  21.  

    Eu plantei várias sementinhas de tomate cereja no mesmo vasinho, duas delas cresceram super rápido e cheias de vigor. Como cresceram desde sempre juntas, as raízes entrelaçaram e ficaram duas plantas, uma bem ao lado da outra, como irmãs. Porém, da noite pro dia, uma delas amanheceu com as folhas amareladas e murchinha. Troquei de vaso, porque pensei que o problema pudesse ser que elas estavam grande de mais, mas apenas essa continua murchando, a outra, bem ao lado, ainda está grande e vigorosa. Porque será?
    Será que uma está matando a outra ou sugando os nutrientes todos?

    1.  

      Marcela se o vaso é pequeno uma delas vai se desenvolver mais e absorver os nutrientes disponíveis, que já serão escassos, prejudicando a outra. Como a outra muda já está debilitada, retire-a do vaso e deixe apenas a que se desenvolveu melhor.
      Abraços Floridos

  22.  

    oi, eu plantei um pe de tomate, numa garrafa pet, quando foi crescendo achei pequena troquei por um vaso maior, apos essa troca um pe de tomate cereja ja morreu e outro que é tomate grande esta quase morrendo, como poderia salva-la? desde ja obg!

  23.  

    Olá tudo bem? Então, plantamos tomates cereja em setembro do ano passado e lá por outubro/novembro os pés começaram a dar. Porém com uma peculiaridade, sementes do mesmo tomate deram pés com frutos diferentes, um pé saiu o sweet que acabou morrendo e o outro tomate cereja porém um pouco maior, esse ultimo tem 4 tomates que ainda não amadureceram, detalhe, foram os 4 primeiros tomates do pé (outubro/novembro). Por que essa demora? Abraços

    1.  

      Manuele estranho não terem amadurecido. Já notei que o sol influencia muito, quando mais sol e calor mais rápido amadurecem mesmo estando ainda no pé, mas de novembro pra cá é muito tempo, mesmo que estejam na meia sombra. Será que não pode ter acontecido de ter caído um fruto do outro pé e nasceu essa muda depois?
      Abraços Floridos

  24.  

    A minha tentativa não foi boa, nem uma florzinha nasceu, que dirá de fruto. Está no vaso há muito tempo, no sol, mas está minguando, acho que estou regando muito. Hoje nem reguei. Como preparar as sementes dos tomates que com para germinar? É só colocar na tera?

  25.  

    Bruna bom dia, parabéns pelo seu post, segui sua orientação para obtenção da semente (tirar do próprio tomate) e deu muito certo, a unica coisa que acho que fiz mal foi que joguei um monte de semente em um só vaso e brotaram todas as sementes ( red grape), resultado estou com um vaso de 20cm de altura com mais de 10 sementes germinando, mas minha minha curiosidade é: quanto tempo vive dando fruto um pé de tomate (o italiano e o red grape)? Quantas colheitas por ano? e quantos frutos por colheita? se o clima for importante, moro no Rio de Janeiro, e além disso meu tomateiro irá pegar muito sol da tarde (só pegará sol das 13 as 18hs), desde já agradeço e mais uma vez parabém, pelo magnifico trabalho.

    1.  

      Jorge essas perguntas são todas difíceis de responder , rs, varia muito. O tomateiro pode frutificar algumas vezes , mas normalmente não passa de 3. Depois de frutificar ele seca a partir da base e morre.
      Abraços Floridos

    2.  

      Eu comprei tomate e quando abri eles tinham sementes germinadas.Tenho 67 anos e nunca havia visto isso.Posso plantar essas sementes?Obrigada.
      Seu blog é muito bom.

      1.  

        Gostei as experiencias apresentadas, contudo, gostaria de partilhar a minha experiencia que sem sido boa, apesar de levar muito tempo para germinar, assim como o desenvolvimento. Desta feita gostaria de saber como ultrapassar esta dificuldade.

      2.  

        Júlio tomates não costumam demorar para germinar. Me fale sobre o método que usa para germinar e como cultiva as mudas, sol, vaso, rega e etc.
        Abraços Floridos

  26.  

    Bom dia, Bruna!

    Acho que plantei meus tomateiros em vasos pequenos demais (menos de 15 cm de altura). Eles cresceram bastante, deram muitas flores e estão com 4/5 tomatinhos em cada pé. Mas de um tempo pra cá percebi que os tomates estão parando de crescer, talvez pelo vaso ser pequeno demais. Já estão maiores que os tomates-cereja mas ainda bem menores que um tomate “normal”.

    Isso já aconteceu com você?? Existe algo que eu possa fazer? Será que eles pelo menos vão amadurecer, ainda que fiquem pequenos?

    Obrigada desde já!
    Abraços!

    1.  

      Isa um vaso tão pequeno não é o ideal. Se você conseguir retirar o torrão inteiro desse vaso transplante para outro maior, caso não consiga deixe como está e use adubos regularmente, duas vezes por semana, sugiro o adubo líquido que mostrei no blog. Seus tomates vai amadurecer sim, mas é normal terem um tamanho menor em função do tamanho do vaso, nem sempre acontece, mas é comum.
      Abraços Floridos

    1.  

      Gilbeto pode ser sim, eles gostam de bastante sol. Também precisam de muito adubo. Outro aspecto que pode influenciar é o tamanho do vaso (caso os seus estejam em vaso). Tomateiros criam muitas raízes e precisam de espaço.
      Abraços Floridos

    1.  

      Michelle vou tentar fazer um vídeo sobre isso para ajudar. Uso nylon então é difícil visualizar. Vou tentar comprar outro material para fazer um vídeo ou fotos e postar no blog.
      Abraços Floridos

    1.  

      Leticia eu apenas seco as sementes, retiro a polpa, lavo e deixo secando em um pano seco de um dia para o outro. Se os frutos estiverem maduros você pode retirar as sementes e fazer esse processo.
      Abraços Floridos

  27.  

    O Leite de Magnésia, a colher de sopa que você coloca a cada 30 dias envolta da planta deve ser diluída em água ???Obrigada por compartilhar o seu grande conhecimento pelo assunto!! Muito sucesso!!!

    1.  

      Eliana o leite de magnésia é diluído em água sim e aplicado na rega. O que uso ao redor da planta é o sulfato de magnésio, esse é sólido mesmo e deve ser misturado ao substrato, eu não uso água nesse caso.
      Abraços Floridos

  28.  

    ola bruna , meu tomateiro esta enorme tem mais de um metro ,mas de uns tempos pra cá as folhas da parte de baixo do caule ficam amarelas e secam ,e os frutos pararam de se desenvolver ,t eve um q amadureceu sem crescer. Esse fungicida de leite sera q resolveria e qual melhor tipo de estaca é melhor para se colocar. Desde ja obrigada,adoro suas dicas beijos

    1.  

      Pamela ele pode estar no fim do ciclo de vida. Se ele já produziu mais de uma vez é natural que comece a secar debaixo para cima. Você pode usar o leite sim, aliás deve, mesmo que não sejam fungos, mas se ele está mesmo no fim do ciclo não há o que fazer. Já comece a plantar novas mudinhas.
      Abraços Floridos

  29.  

    Olá, plantei sementes de saquinho de tomate cereja e rapidamente elas germinaram… Os pés chegaram a quase 1m de altura. Quando começaram a dar flores as filhas começaram a secar e a cair…. Agora começaram a surgir os frutos e já não tem quase folha nenhuma mais… Pq isso está acontecendo? Não é falta de água , porque eu rego todos os dias

    1.  

      Kelly pode ser alguma praga ou o fim do ciclo de vida do tomateiro. Olhe com atenção e veja se encontra sintomas de pragas.
      Abraços Floridos

      1.  

        Ana era um fungo mesmo no caso do meu. Tem um post bem completo no blog, Fungos. Obrigada pela dica do vídeo.
        Abraços Floridos

  30.  

    Oi Bruna. Parabéns pelo BLOG!!!
    Gostaria de saber se voce pode tirar uma dúvida que tenho: apareceu aqui na frente do meu quintal, na grama mesmo um pezinho de tomate. No começo ache que era mato e ia arrancar mas minha amiga me alertou dizendo que se tratava de tomate.Ele cresce muito rapidamente e já tem flores e frutos.Ele apareceu fazem 50 dias mais ou menos.A minha duvida é que uma pessoas mandam tirar uns caules que aparecem entre os galhos dizem que são brotos que atrapalham o crescimento da planta.O fato é que eu só tirei dois deles e quero saber se devo tirar mesmo, pois o pé está crescendo muito. Já passa de um metro. Já coloquei estacas e cadeiras em volta pois aqui venta muito e bate muito sol.E o que devo colocar na grama pra ajudar a adubar.Também tenho notado que as vezes aparecem uns insetos pretinhos que tiro com a mão.Parece lacerdinha já ouviu falar?desde já agradeço.
    Gisele Niteroi Rj

    1.  

      Gisele eu não tiro esses brotos laterais , mas tem quem tire alegando que dessa forma o tomateiro produz mais. Fica a seu critério. Proteja bem mesmo a muda porque eles são super sensíveis aos ventos e quebram com facilidade. Use húmus de minhoca e esterco bovino para adubar, três partes de húmus e uma de esterco. Se for o que estou pensando é tripes, uma praga. Retire sim é aplique o combo do blog sem o fumo e no fim da tarde.
      Abraços Floridos

  31.  

    Eu tenho um tomateiro em casa e depois do primeiro pezinho ele começou a se multiplicar sozinho, agora o chão está cheio de mini tomateiros. Isso é normal ou eu posso desistir de ter tomates infinitos?

  32.  

    Olá Bruna, plantei tomates cereja em 3 pequenos vasos (22 cm de circunferência x 15 cm de altura) e eles estão se desenvolvendo bem. Em cada vaso tenho 3 pézinhos; as plantas estão com 25 cm, em média… Fiquei um pouco preocupado se haverá espaço suficiente para eles depois de ler o seu texto… Pode me orientar?
    Tb não sei qual o momento, nem o tamanho das estacas que devo colocar para sustentá-los. Pode me ajudar nisso tb?
    Moro em apertamento tb, e os plantei para que a minha filha de 2 anos tenha contato com esse mundo, mas não sei se vingarão…
    Já agradeço!

    1.  

      Não haverá Fernando. Esses casos seriam pequenos até pra uma. Enquanto estiverem se desenvolvendo você pode manter, mas em algum momento, quando estiverem um pouco maiores e resistentes você deve transplantar. Aqui uso palito de churrasco quando as mudas são pequenas e depois bambu. Mesmo que não vinguem plante novamente. Jardinagem é um aprendizado. : )
      Abraços Floridos

    1.  

      Sandra os tomateiros são anuais, frutificam e depois secam aos poucos. Faz parte do ciclo de vida deles e é normal.
      Abraços Floridos

      1.  

        Fátima retire o tomateiro seco. Eles morrem quando secam e você deve começar outro plantio.
        Abraços Floridos

    1.  

      Denise depende das condições em que eles estão e da variedade. Me mande fotos por e-mail, diga qual variedade você cultiva e como os cultiva.
      Abraços Floridos

  33.  

    Oi Bruna, como vai?
    Seguinte, tenho um tomateiro que está crescendo linda e rapidamente, mas o bichinho não dá flores! Logo, nem frutos! Está com 1 metro de altura (+ou-) e nada. O que pode ser?
    Beijos

    1.  

      Aline nessa época tendem a frutificar menos ou nem frutificar, mas pode ser que o vaso esteja pequeno demais , além disso o tomateiro é muito exigente com adubo. Ainda que o vaso não esteja pequeno use adubo líquido duas vezes por semana e se não fez no plantio faça agora uma boa adubação com húmus de minhoca e esterco bovino.
      Abraços Floridos

      1.  

        Estou com o mesmo problema aqui em casa . Um tomateiro enorme porém sem flores e frutos . Ele já está assim há mais de 6 meses.

      2.  

        Claudia provavelmente o problema é falta de sol ou adubo. Talvez alguma praga. Me fale sobre as condições de cultivo do seu tomateiro.
        Abraços Floridos

    1.  

      Gustavo cresce muito lentamente, devagar quase parando. A germinação pode demorar bem mais para ocorrer ou nem ocorrer se estiver muito frio. Sugiro deixar germinando em local que pegue um pouco de sol da manhã, assim terá mais chances de conseguir mudas, mas cuidado para manter o substrato levemente úmido ou manter o algodão úmido se germinar usando essa técnica.
      Abraços Floridos

  34.  

    Olá Bruna!

    Plantei umas sementes de tomate italiano orgânico e, pra minha surpresa, praticamente todas as sementes acabaram vingando e meu vasinho de uns 50 cm ficou cheio de mudas. COm as mudas já com uns 40 cm, decidi retirar algumas para dar de presente e deixar apenas 5 mudas, com maior distância entre elas, no meu vaso. O problema é que desde então (há 3 dias) elas estão murchando bastante ao tomar sol. A noite se recuperam um pouco, mas no dia seguinte voltam a murchar ainda mais. Estou regando bem durante a manhã, mas estou na dúvida: o que pode estar acontecendo e o que fazer para salva-los?

    Ps: as folhas estão bem verdinhas e sem fungos.

    1.  

      Renan plantas recém transplantadas devem ficar fora do sol até estarem mais resistentes. Nem sempre isso é possível, mas se for tire o vaso desse local e deixe onde tenha muita luz indireta ou apenas sol da manhã.
      Abraços Floridos

      1.  

        Bom dia Meu tomateiro fica assim, com as folhas murchas, não tem fungos, nem falta água, e não fica muito tempo esposto ao sol, o que pode está acontecendo? Bom dia
        ,

      2.  

        Eberton ele murcha depois se recupera? Ou fica parcialmente murcho de forma constante? Pode ser que mesmo sem tanto sol e com boa regas, sem pragas, ele esteja em um vaso pequeno para a quantidade de raízes que tem. Cave um pouco o substrato e veja se encontra o vaso muito cheio de raízes. Se for o caso transplante, mas preservando o torrão para a planta não sentir.
        Abraços Floridos

  35.  

    gostei do seu post, vou plantar tomate , mais como aqui ta muiito frio vou deixr para agosto , tenho um vaso de alecrim, mais ele secou de um dia para o outro, será que é o frio?? e tbem meu pe de hortelã, nunca vai para frente sempre vai queimando as folhas e acaba morrendo, oque fazer??

    1.  

      Roberta quanto ao alecrim é difícil saber, mas a hortelã se está com folhas queimadas pode ser excesso de sol ou pode ser ferrugem, que é fungo muito comum nas hortelãs.
      Abraços Floridos

  36.  

    Boa noite! Estou com vontade de me aventurar plantando tomates cereja, porém moro em um apartamento não muito grande, eu gostaria de saber qual a altura máxima de um pé de tomate? Eu posso controlar sua altura podando? Ou devo deixar o caule principal crescer livremente?

    1.  

      Victor eu também moro em apartamento, já cultivei muitas variedades e nunca precisei fazer podas. O que você pode fazer é pesquisar variedades que não cresçam tanto ou o samambaia que é rasteiro. Indico os sites Sambalina e Tabutins para comprar sementes de tomates. ; )
      Abraços Floridos

  37.  

    Olá, qero parabenizar o seu trabalho e gentileza de compartilhar seu conhecimento cm a gnt,eu qeria saber pq os meus tomateiros depois de germinar crescem bastante, mas cm o caule bem fino? E se eu n apoiar o msm ele quebra ,posso mandar uma foto?

    1.  

      Os caules estão caindo? Se for o caso você pode usar varetas próprias para jardinagem ou bambus para dar suporte à planta.
      Abraços Floridos

  38.  

    Adorei o texto, ja estou a uns 2 anos no cultivo, ainda e sempre em fase de aprendizado, acabei de sacrificar um pé de tomate e vim pesquisar, nao sei que houve ao certo, encheu de bichinhos morrons que formaram uma teia em volta do.tomateiro, ele estava crescendo.bonitao e ja estava com mais ou menos 3 kg de tomatess verdes ainda, comecou com.fungo naa.folhas, consegui controlar mas de um.dia pr outro encheu daquele tipo d ácaro e antes de contominas outras plantas e outro tomateiro, decidi arrancar ele, doeu mas creio q seja melhor, agora to atras de um.modo de neutralizar e esterelizar a terra p vir a posterior continuar plantação sem pragas… nao desistirei… gratidão pelo post

    1.  

      Rafael esse bichinho provavelmente é ácaro aranha. Na minha opinião o pior tipo. É terrível : (((. Use enxofre para controlar, veja os posts sobre ácaros, mas no caso do ácaro aranha você precisa romper as teias e eu sugiro que você passe o enxofre na planta com um cotonete ou pincel retirando as teias e os ácaros. Use o enxofre a cada dois dias fazendo esse processo, dá trabalho, mas é a forma mais efetiva de lidar com esse tipo de praga. O ruim é que às vezes demora para percebermos o problema porque as teias são pequenas e muito finas e quando vemos a planta já está quase perdida. ; (
      Abraços Floridos

  39.  

    Mesmo que você consiga manter o tomateiro saudável, bem nutrido, sem pragas e doenças, ele precisa de sol pleno para que os frutos atinjam seu tamanho máximo. Quanto menos sol, menor o fruto.

    1.  

      Yuri realmente o sol faz toda a diferença, isso é fato, mas é possível manter em local sem sol direto, desde que com muita luz, mas não é a melhor condição para eles.
      Abraços Floridos

  40.  

    Olá!!
    Tenho 4 tomateiros Cherry ainda jovens em vaso, é a primeira vez que estou a cultivar este legume.
    Tudo a correr bem até que desde há 2 dias as folhas de 2 deles mais em baixo estão a murchar!!! Pânico!! Tirei essas folhas murchas,e agora estou com receio que se prolongue para toda a planta.
    Li aqui que pode ser um fungo e que o leite ajuda.
    Como o faço? Podem me ajudar’?

    Muito obrigada

    1.  

      Ana as folhas murcharem pode ter vários motivos, mas o mais comum é falta de água. Me mande fotos para que eu possa ver se há fungos. De qualquer forma sugiro o uso do leite porque faz muito bem para os tomateiros.
      Abraços Floridos

      1.  

        Olá tenho 5 tomateiros no meu jardim eles tem 5 meses estão com 1 metrô e vinte lindos carregados de tomates e flores o problema é q a estão no jardim expostos a sol e chuva vento, e o vento derrubou 3 dos 5 alguns galhos dobraram e n sei oq fazer

      2.  

        Wesley eu uso bambu para dar suporte aos galhos. Isso é fundamental para tomateiros especialmente se estão em local que venta muito.
        Abraços Floridos

  41.  

    Boa tarde,
    Estou começando o cultivo de tomates na minha horta caseira, me deparei com lagartas crescendo nos tomates ainda verdes e pequenos, não os deixando crescerem. Existe algo que possa ser feito para eliminar esta praga?
    Grato.

  42.  

    eu plantei alguns tomateiros e estão dando flores mas por falta de polinizar muitas flores morreram(primeira vez plantando 🙂 ) bom já aprendi a lição agora vou poliniza-lo rsrsrs

  43.  

    Muito bom o post! Hj a primeira florzinha do meu tomateiro apareceu e eu fiquei imensamente feliz! Vou acompanhar no seu blog tudo o que vc postar sobre o assunto!! Quero comer muitos tomates orgânicos!
    Feliz Natal e próspero ano novo pra vc é sua família!

  44.  

    Olá, tenho 20 mudinhas de tomates em um local apertado para todas as 20 fora um tomateiro com tomates. Gostaria de saber como replantar todas mudas em outro local da minha orta? Desde já, agradeço.

    1.  

      Júnior se estiverem em vasos veja o post “Como Separar Mudas”, senão não sei exatamente como te orientar porque moro em apartamento e não tenho experiência em separar mudas plantadas diretamente no solo. ; ( Talvez seja o caso deixar como está já que tomateiros tem uma vida limitada, e no próximo plantio você separa as mudas em locais distintos.
      Abraços Floridos

  45.  

    Olá!
    Quero uma ajuda.
    Tem uma joaninha grande amarela com um detalhe preto grande no cento da asa que está acabando com os meus tomates.
    Além de cortar o caule ao meio (principalmente os brotos novos), ele fura o caule e deposita um verme que come o caule por dentro apodrecendo a planta.
    Tenho algumas fotos.
    Você já viu essa praga e sabe como repelir? Já cortei o bicho no meio e ele continua vivo!!!

    1.  

      Uma joaninha?! Elas são tão fofas e inofensivas, rs. Deve ser um besouro ou percevejo. Mande as fotos para o meu e-mail, [email protected]. Posso sugerir que você vejo a cartilha de defensivos naturais que tem no blog, o post tem esse mesmo nome e você pode fazer o download dela. Só evite usar fumo nos tomates, mesmo que tenha na receita tire esse ingrediente.
      Abraços Floridos

      1.  

        Olá, parabéns pelo post. Vou deixar uma dica que não vi aqui, faço e fico feliz com os resultados. Tenho um pé de tomate cereja, um de Rio Grande, dois de italiano e um de tamarillo. É uma luta injusta (com as pragas) mas não perdida. Coloco saquinhos de tnt brancos, bem amarradinhos nos tomates quando começam a nascer. Ahhh que colheita feliz. Tem saquinhos de papéis tb, mas prefiro tnt.

  46.  

    Olá,
    Tenho três pés de tomate cereja numa jardineira. Cresceram bonitos, um floriu e três tomatinhos apareceram. Ao mesmo tempo, as folhas começaram a amarelar e secar. Usei a dica do site do leite diluído mas não adiantou…os três tomatinhos amadureceram e estavam deliciosos mas os pés ficaram quase carecas. Fiquei na dúvida se deveria podá-los ou deixar os brotos tornarem a aparecer…alguns até estão mas você acha que tem jeito?
    Tirei algumas fotos
    Obrigada!

    1.  

      Cristine é melhor me mandar as fotos por email, [email protected], mas as folhas podem estar amarelando por ele estar no fim do ciclo. Já aconteceu comigo das mudas frutificarem muito pouco e já morrerem ou pode ser fungo ou outra praga. De uma maneira geral a melhor recomendação que posso dar é usar muito adubo no plantio e o adubo líquido na rega (eu uso duas vezes por semana), borrifar o leite uma ou duas vezes por semana e usar aspirina na rega uma vez por semana. Consegui os melhores resultados com tomateiros seguindo essa rotina.
      Abraços Floridos

  47.  

    Olá, estive lendo seu blog e gostei muito, Bruna, eu queria uma ajuda de vcs, eu comecei a plantar uns pés de tomate em minha casa, um dos pés de tomates começou a dar frutos, mais apenas cresceu 4 frutos, e as flores que nasce estão secando e morrendo….vcs podem mim dar alguma dica de como resolver esse problema?

    1.  

      Eddy pode ser alguma praga se os brotos estão secando, mas se as flores apenas caem sem formar frutos pode ser falta de polinização. Veja o post sobre Polinização Manual dos Tomateiros, mas de qualquer forma verifique se não há nenhuma praga.
      Abraços Floridos

  48.  

    Bruna, necessito de ajuda com meus tomateiros, pois eles estão lindos, vistosos, já começaram a florir há bastante tempo, inclusive as flores recebem visita de abelhinhas…tudo em ordem. Acontece que nada de frutos! E um ou outro que nasceu está há um tempão pequenino e verde. O que pode estar acontecendo? Não já seria tempo de ter aqueles cachos de tomates? Ah, uso sua técnica de adubo líquido toda semana.
    Obrigada pela resposta!

    1.  

      Karol tente polinizar manualmente, tem um post sobre isso no blog, mas também verifique se não há nenhum tipo de praga na planta. Se mesmo polinizando e se sinal de pragas ele não der frutos me mande uma foto por email.
      Abraços Floridos

  49.  

    Oi Bruna tenho mania de Tomate isso deve ter até um nome, rs, Parabéns pela paixão.
    Moro em Foz e tenho um quintal bacana e plantei o cereja e o grape.
    Tem dado muiiiito tipo quase ou 2kg a cada 2 dias.
    Já dei para amigos e vizinhos, não pretendo vender, já estou selecionando as melhores semente, pois fiz 4 anos de agronomia e estagiei com sementes.
    Massss como tenho comido tomate o ano inteiro queria saber como posso fazer conserva ou molho para guardar pois vou descansar o solo por uns 4 meses, fiz um molho, no forno, (azeite alho e manjericão daqui de casa e um pouco de açúcar crista) mas ficou ácido de mais….Tô com uns 3 Gk na geladeira e hj colhi mais um kg pela manha o que dá mais é o cereja (LINDOS) rs Grato

    1.  

      Oi Giu! Nossa que inveja que fiquei aqui, rs. Meu sonho é ter tomates assim o ano todo. Eu sugiro que você faça geléia de tomate. Já comi algumas vezes e é muito gostosa. Não tenho nenhuma receita aqui, mas é o que te dou como sugestão.
      Abraços Floridos

      1.  

        Oi Bruna valeu pela resposta, agora estão no fim do ciclo mas ainda estou colhendo alguns e já brotando as próximas gerações. Procurarei receitas de geleia.
        Se quiser te mando sementes orgânicas de rúculas que sequei um monte e de tomates cereja bem resistentes e lindos, TOMATEMO NOS.

      2.  

        Gui podemos fazer uma troca. Me mande um e-mail com as sementes que tem disponíveis, caso tenha outras além dessas e te mando minha lista ; )
        Abraços Floridos

  50.  

    estou desesperada pq meus tomateiros , depois que estavam lindos , começou a secar as folhas mais novas , aquela lá de cima , eu a vejo cm brtos , poxa fiquei tão triste , pq os fungos das folhas eu consegui reverter usando leite , mais a secamento das folahas brotos eu não sei oque fazer , me ajuda?

  51.  

    Olá! Adorei seu blog! E gostaria de saber se vc poderia me dar sua opinião a respeito do meu tomateiro 🙂 Tenho um jardim de flores e o tomate nasceu sozinho, sem eu plantar. Mas amei colher tomates e são deliciosos, muito melhores que os do mercado! Mas como não tinha conhecimentos, acabei molhando as flores e frutos, molhava tudo na rega e agora as folhas e caules estão amarelando e secando. Estou perdendo meu tomateiro. Ainda tem salvação ou terei que arrancar o pé doente e recomeçar? E ainda, meu jardim pega sol o dia todo e minha cidade está enfrentando calor de 37 graus. Pelo que entendi, é melhor plantar num local com uma sombrinha para tentar amenizar o calor excessivo que ele sofre? Certo? Desde já agradeço e de agora em diante seguirei seu blog sempre! Bjssss

    1.  

      Como seu tomateiro já frutificou ele pode estar apenas encerrando seu ciclo de vida ou pode estar com fungos. Procure sintomas de fungos nas folhas, se encontrar use o leite como mostrei no post Fungicida Natural para Tomateiros, se não encontrar provavelmente ele está secando porque está no fim do ciclo de vida mesmo.
      Abraços Floridos

    1.  

      Nossa Ricardo é difícil isso acontecer. Me mande fotos do tomateiro e dos frutos que caíram se possível que eu tento te ajudar a descobrir o motivo disso acontecer.
      Abraços Floridos

  52.  

    Conheci seu blog hoje e gostaria de sua ajuda. Sou inexperiente em plantar tomates, tenho alguns tomateiros plantados em vasos que estão aparentemente saudáveis, cresceram e deram flores mas suas flores estão secando e caindo. Moro em uma cidade quente e a unidade estava muito baixa, eu estava deixando eles no sol direto mas como estava muito quente no final do dia eles ficavam muito murchos então resolvi colocar todos na área coberta só que agora as flores estão caindo e tem algumas flores novas, estou com medo de cair todas. Tem alguma coisa que posso fazer? Ahhh acredito que deve ter molhado muito. Ainda dá tempo pra salvar as flores restantes se eu colocar no sol novamente e evitar molhar muito?

    1.  

      Marcia provavelmente é falta de polinização, isso claro se não há pragas ou doenças.Veja o post “Polinização e Poda de Tomateiros” que deve te ajudar, mas adianto que dar uns petelecos nas flores possa ser a solução, rs.
      Abraços Floridos

  53.  

    Boa tarde,
    Estou plantando um tomate, acredito que a especie é tomata (nāo tenho certeza do nome), sāo umas sementes que trouxe da Italia, estes tomates sāo muito grandes cada um pesa de 800 a 1100kg, mas na minha casa nāo passa de 300 a 400kg, é um tomate que for gomos como o chuchu só que gomos grandes, acredito que deve ser a terra porque moro no litoral de SP bem perto da praia e meu terreno foi aterrado com uma terra muito ruim, aparte que passando de 50 a 80cm já tem agua.
    Alguma ideia para isso?
    Em caso que alquem queira semete poderia enviar.
    Gracias

    1.  

      Olá Arismar! Sinceramente não sei dizer o que pode ser, mas concordo com você que o fato de estar próximo a praia e a qualidade do solo influenciam. Procure adubar bem a terra antes do plantio e mantenha uma boa rotina de adubos depois, tomates são muito exigentes em relação a isso.
      Abraços Floridos

      1.  

        Vou dar meu palpite. Acho que tomates orgânicos não se desenvolvem como os outros, talvez vc tenha consumido esse tomate cultivado com defensivos. Se for isso é normal.

    2.  

      Oi Arismar, eu queria trocar com vc algumas sementes, estou morando no Parana e a terra é boa para tomates e não para outros cultivares, o que eu tento é plantio em caixas elevadas, faz uns caixotes ou vasos grandes mistura terra grama adubo segue as dicas da Bruna, tenho sementes orgânicas tomates cerejas pra te enviar são resistentes saborosos rápidos . Podemos trocar sementes e te mando sementes de rúcula que pegam fácil. [email protected]
      Bruna se quiser envio pra vc tb estou com bastante semente fui estagiário na UFRRJ analise e dispersão de sementes mas nunca trabalhei na área. ABRAÇOS

  54.  

    Ola bruna estou começando com um plantio de tomate, é minha primeira vez mas é em uma quantidade maior de uns mil pés, é em um terreno bem preparado tive muito cuidado com adubo estrumes para fortificar a terra correu tudo bem mas agora ele começou a dar seu primeiros frutos, e a maioria esta furando o q devo fazer tem sugestões de quais procedimentos posso fazer? Tenho medo de perder todo o plantio por conta desse furo e quando tentei parti-lo em duas bandas pude ver tipo uma lagartinha pequena como faço pra combate-la para q nos proximos cachos nao venha a ocorrer o mesmo??

    1.  

      Olá Elaine! Pode ser lagarta do tomate ou broca do tipo que dá em frutos dependendo do tipo de lagarta, as da broca são menores e mais claras. Eu nunca tive esse problema, mas na cartilha de defensivos (o post tem esse nome) que postei no blog tem algumas opções para tratar, no entanto é importante tirar os frutos e folhas afetados. Tirando as opções dessa cartilha só restam os defensivos químicos. : (
      Abraços Floridos

    2.  

      Elaine, boa tarde. Já faz um tempo que vc escreveu esse post. Estou aqui porque estou estudando, pesquisando para melhorar o meu cultivo. Nessa minha pequena experiência tenho lido muito de cultivo consorciado. Já faço em pequena escala. Vc deve plantar seu tomate com culturas que o defendam e repelem suas pragas. Se vc resolveu de outra maneira, poderia dividir conosco? Obrigada.

      1.  

        Já plantei tagetes junto com outras plantas, mas não vi diferença em relação a pragas e realmente não me aprofundei no assunto, mas é algo bastante interessante.
        Abraços Floridos

  55.  

    Oi, Bruna!
    Me ajuda?

    Tô montando uma horta na janela. Penso em dividir (dividir mesmo, vou colocar um plástico na metado do vaso), uma floreria de 50 cm entre temperos (alho poro, salsinha e cebolinha) e tomate cereja. Já plantei tomate antes, mas em quintal e nunca tive problemas com pragas, então nao sei como agir, minha dúvida é se devo começar, pois não quero perder a produção de temperos. Moro no centro de sp, não imagino como uma lagarta ou joaninha iria parar aqui!
    Me arrisco?

    Obrigada!

    1.  

      Olá Denise! Eu arriscaria sim, apesar de tomates terem muitas pragas, só te aconselho a cultivar em vaso separado dos demais temperos.
      Abraços Floridos

      1.  

        Ok! Chegaram hoje as sementes de tomate red robin, que escolhi. Reza a lenda que é um tomate anão e que tem bom sabor. Veremos!
        Mas aí pensei em plantar algo junto com ele… o que você sugere? Salsinha, cebolinha, manjericão e manjerona já tenho em outros vasos. Será que morango silvestre vai bem? ou capuchinha? Estou pesquisando, mas ainda não achei algo compatível. AJUDA, BRUNA! 😉

      2.  

        Olá Denise! Eu prefiro não plantar nada com os tomates e sugiro que você só faça isso se o vaso for grande. Se for plantar algo plante espécies mais resistentes à pragas, evite morango, manjericão, hortelã, etc. Alho (enterrando os bulbos) ou cebolinhas podem ser boas opções.
        Abraços Floridos

    2.  

      estou plantando tomates em media a 300 pes gostaria de saber fumo diluido na agua e alcool sao bom para pragas e quais . o leite qual a quantidade de agua e o leite pois nao explica , obrigado espero ter uma resposta.

      1.  

        José eu não aconselho usar fumo para os tomates. Use apenas óleo de neem, sabão de côco e outros defensivos. Fumo não! José tem um post falando só sobre o uso do leite para tomateiros que explica tudo em detalhes, procure “Fungicida Natural para Tomateiros”.
        Abraços Floridos

  56.  

    Oi Bruna! Não canso de dizer que adoro seu blog. Meus tomates estao fofos mas alguns pezinhos estao aparecendo algumas manchas brancas, pelo que li parece que é agua porque quando rego, rego tambem as folhas. mas o estranho que os outros nao estao assim, so esse. Te mandei a foto por e-mail, pra vc ver.
    Li uma vez que a vermiculita é excelente para manter o solo bem arejado e quando transplantei meus tomatinhos ( devo ter uns 15 pés!!! ) misturei essa substancia na terra. Espero que eles crescam bem e deem frutos! hmmmm

    1.  

      Olá! Se não me engano já respondi seu e-mail. Se eu não respondi ainda vou responder em breve. ; ) Quanto à vermiculita é ótima sim, mas tome cuidado porque retém muita água. Se o substrato ficar úmido demais os tomateiros podem começar a dar sinais de fungos.
      Abraços Floridos

  57.  

    Olá!
    Plantei 4 sementes de tomate já no proprio local definitivo, agora elas cresceram vigorosamente mas estão todas juntas. Pergunto: há a possibilidade de transplantar 3 delas sem que haja dano irreversível ou melhor cortar 3 para garantir 1?
    Obrigado!

    1.  

      Olá Sergio! Eu não cortaria não. Se as mudas estão bem e há espaço suficiente para todas deixe-as onde estão. Se você achar que está muito apertado tente colocar as mudas em vasos ou locais separados, mas tome muito cuidado no transplante e faça no fim da tarde sem sol e de preferência em horário que esteja mais fresco.
      Abraços Floridos

  58.  

    Olá Bruna! Sou nova por aqui… vejo que você ajuda muita gente nesta empreitada de plantar orgânicos em casa. Estou começando minha plantação de tomates, será que você me ajuda também?

    Minhas mudas estão com quase 4 semanas. Muito fofas. Mas preciso transplanta-las para um vaso maior. Você disse que não devo tirar a terra toda das raízes, é isso mesmo? Tiro a maior parte, mas deixo um pouco? Qual o tamanho ideal do vaso para estes tomates, que são dos grandes?

    Aqui em casa tem muita terra no jardim, terra cheia de bichos, o que deve ser sinal de terra boa. Você acha que deveria incluir algum adubo ao preparar a terra dos novos vasos?

    Bem, agradeço qualquer ajuda. Estou lendo seu blog “de cabo a rabo” rsrs

    Beijos

    1.  

      Olá Marina! Nunca deixe apenas as raízes soltas. Sempre faça o possível para preservar todo o torrão. O vaso deve ter um tamanho razoável, eu sugiro um vaso de 10 litros. Quanto à terra acrescente adubo sim, pelo menos húmus de minhoca e se possível regue com o adubo líquido uma vez por semana e borrife leite uma vez por semana sem encharcar, pela manhã bem cedo.
      Abraços Floridos

  59.  

    Oi Bruna. Estou plantando tomates cereja pela primeira vez e as duvidas são muitas. Eu plantei-os em garrafões de agua transparente. Eles germinaram e estao com uns 4 cm mais ou menos. Como sao transparentes, comecei perceber nas laterais algo que acreditei ser as raizes, mas apareceram uns desses coisinhos brancos por cima da terra, peguei um na mao e vi que nao era raiz. Dá a impressão de ser uma flor e ela desmancha com o contato das maos. Isso é normal ou é fungo ou outra coisa qualquer?

    1.  

      Olá Ana! Há algumas possibilidades, mas o mais provável é que sejam fungos. O ideal é trocar parte do substrato e evitar regas excessivas. Mas se possível me mande uma foto porque pode ser que tenha outra causa.
      Abraços Floridos

  60.  

    Olá Bruna, tenho alguns pés de tomates que crescem bonitos depois de algum tempo começão a murcha, coloco leite e melhoram dois dias depois começão a murcha novamente

    1.  

      Olá Isaura! Acho que o leite não tem relação com o fato do tomateiro murchar, ele apenas combate os fungos. Se a planta está murchando provavelmente é por causa de calor excessivo ou alguma praga. Pode ser também excesso de água, mas nesse caso ela não volta a ficar viçosa, apenas murcha de uma vez e morre.
      Abraços Floridos

  61.  

    oi meu nome e marina gostei muito do [blog] e ja preparei a primeira dose de leite e coloquei nos tomates ,algumas folhas estavao enferrujando, aqui choveu uma semana direto eu acho que seja isto a causa, mais usei,adubo propio para tomate, por achar eles feio coloquei ureia , e nas folhas , e nas folhs passei fertilizante, mais fiquei feliz , com esta receita do leitevai dar certo ja fiz hoje

    1.  

      Olá Raquel! Tomates adoram sol, mas precisam de água para aguentar o calor. Regue todos os dias pela manhã se os dias forem de sol, mas tente não exagerar. Se perceber que no fim do dia ele precisa de mais água regue novamente, mas sem exageros também.
      Abraços Floridos

  62.  

    Boa tarde, bruna, quero uma ajuda, plantei meu tomateiro em um vaso muito pequeno, ele começou a crescer muito, então decidir trocá-lo de vaso, porém ao trocar eu preparei outra terra com adubo, só que no dia seguinte ele começou a murchar e ficar amarelo, e está cada dia piorando debaixo para cima, não quero perdê-lo, tem alguma coisa que eu possa fazer? não há sinal de fungos.

    1.  

      Olá Vitor! Infelizmente nesses casos é difícil salvar a planta ; ((( O que pode ter acontecido é que no transplante você não tirou o torrão adequadamente (deve ser tirado todo o torrão envolvendo as raízes, sem deixá-las expostas) ou fez o transplante em horário de muito calor ou o adubo que você usou afetou a planta. De qualquer forma quando elas murcham logo após o transplante é quase impossível salvar. ; (
      Abraços Floridos

  63.  

    Oi Bruna, tudo bem?
    O meu tomateiro deu uns botões de flores mas alguns caíram, o que poderia ser? Eu coloquei farinha de osso nele ontem.
    Hoje eu diluí o leite de magnésio na água para aplicar no tomate mas sobrou muito, será que pode guardar a mistura para usar depois?
    Obrigada!!

    1.  

      Olá Ana! Pode ser que simplesmente as flores não tenham sido polinizadas. Experimente dar petelecos nas flores e veja o post “Polinização e Poda de Tomateiros”. Caso os botões tenham caído antes de abrir pode ser sinal de alguma doença, fique atenta a qualquer sintoma que aparecer.
      Abraços Floridos

  64.  

    Bruna obrigada pelas dicas!
    Você já escreveu um artigo sobre morangos? Eu queria saber que tipo de adubo orgânico devo utilizar neles, eu penso que o húmus é o suficiente.
    Grande abraço!

    1.  

      Olá Ana Paula! Eu ainda não escrevei um artigo sobre morangos, mas acredito que só o húmus é suficiente sim, desde que usado regularmente para fornecer a nutrição necessária para a planta. Aqui só tenho usado húmus há algum tempo e não acho acho minhas plantas estejam precisando de outros adubos.
      Abraços Floridos

  65.  

    Olá, gostei muito do seu blog! Parabéns!
    Eu queria saber se as sementinhas do tomate deve ser plantadas todas juntas. Tem que ser bem fundo?
    Obrigada!

    1.  

      Olá Ana Paula! Plante uma muda em cada vaso (dependendo do tamanho), mas mesmo que você tenha um vaso com espaço suficiente para mais de uma muda, não plante as sementes muito próximas. Você pode plantar a semente a 0,5cm ou no máximo 1 cm de profundidade, não mais do que isso.
      Abraços Floridos

  66.  

    Oi Bruna
    Estou aqui para ver se vc pode me ajudar.
    Plantei uns pezinhos de tomates chuchu ( pequenos) em garrafas pets. Eles ficam pendurados de cabeça para baixo e se desenvolveram sem problemas mas as ramas ao invés de crescerem para baixo, subiram e como estão muito bem, pesaram caíram e torceram o caule. Não sei o q fazer, estou com medo de perdê-los… estão lindos e cheios de flores…
    Será que vc tem alguma dica???
    Obgda
    Marilanda

    1.  

      Olá Marilanda! Você precisa colocar algum suporte. Não consigo especificar algo porque como os vasos estão pendurados fica mais difícil saber quais pontos de apoio poderiam ser usados, só você pode analisar, mas pode usar bambu, varetas de jardinagem, arame, o que achar melhor. Depois de escolher o suporte talvez seja necessário amarrar os galhos ao suporte deixando o nó frouxo para não machucar a planta.
      Abraços Floridos

  67.  

    gostei muito das esplicações sobre os tomateiros; mas peço ajuda ! os primeiros tomates que colhi amaduraram mais os ultimos ficaram amarelos porque?

    1.  

      Olá Doracy! Não são dois tipos de tomates diferentes? São do mesmo pé? Pode ser alguma doença. Se você acha que não podem ser dois pés diferentes me mande fotos para eu ver os frutos e a planta.
      Abraços Floridos

  68.  

    Na verdade vou te deixar uma pergunta. Gostei muito do teu blog e separei mais tempo para lê-lo com calma pois o que te perguntarei talvez já tenha sido respondido.
    Eu tenho um tomateiro (creio que é o cereja porque ele dá tomates pequenos) que começou a secar depois que frutificou. Não noto nenhum sinal de pragas visto que tenho outro ao lado (esse tem tomates maiores, mas não sei o nome da espécie) que está normal (ou seja, não está secando). No começo pensei que fosse o calor excessivo, visto que por estes dias tem feito muito calor, e tentei regá-lo mais vezes, porém sem resultados. Lendo a tua postagem, notei que ele está na faixa mínima de exposição ao sol (das 10 às 14 horas). O que será que está acontecendo com ele? Ele está destinando suas energias para os frutos (que permanecem) sacrificando as folhas? Agradeço se puder responder.

    1.  

      Olá Rodrigo! Os tomateiros secam mesmo depois de frutificar porque são anuais. Por mais cuidado que você tenha não adianta, eles vão secando até morrer completamente. Em alguns casos podem ser pragas, mas se você não encontrou sintomas de praga e ele já frutificou provavelmente está mesmo no fim do ciclo de vida.
      Abraços Floridos

  69.  

    Olá Bruna,
    Parabéns pelo seu blog e obrigada pelas dicas valiosas.]
    Sou iniciante com tomates, meu primeiro estava com o fungo, utilizei o leite e hoje ele está totalmente recuperado e lotado de tomates cerejas.
    Muitíssimo obrigada e parabéns!

  70.  

    Estou desesperado,tenho dois pés de tomates na minha horta,só que um deles esta murcho,mais as folhas estão normais,bem verdes.Sendo que eles tomaram um dia inteiro de chuva,o que eu faço? sera que foi água demais ?

  71.  

    Plantei tomate maçã e fiquei feliz de ver os pés crescerem mas fiquei triste porque nem começou a dar tomates e eles começam a murchar uma folha e depois passa para as outra e estão morrendo. a terra é adubada e fofinha. o que eu faço? molho todos dias a tarde e bate sol um bom período do dia.

    1.  

      Olá Madalena! Veja se não há sinais de fungos nas folhas, normalmente você percebe que há um pó branco bem fino sobre as folhas ou manchas arredondadas brancas ou mais escuras. Veja o post Fungicida Natural para Tomateiros e veja se é esse o problema. Se não for podem ser outras pragas.
      Abraços Floridos

      1.  

        Primeiro parabens pelo blog e pelas informações nele, são bem claras. Aproveitando queria saber sobre a altura dos tomateiro e como posso fazelos parar em certa altura. Como os do Nelson os meus tbem estão grandes e gostaria de podalos quando tiverem 1,80 metros. Obrigado

      2.  

        Olá Eduardo! Você pode podar a gema apical que é basicamente o topo da planta, mas eu não sei se isso seria vantajoso porque os tomates costumam dar mais frutos exatamente nessa parte da planta. Se você tiver mais de um tomateiro faça com um só e observe ou tente optar por espécies de porte menor ou de crescimento rasteiro.
        Abraços Floridos

  72.  

    olá… estou começando uma horta e tenho umas dúvidas.. costumo cobrir o lixo orgânico com folhas varridas do quintal e deixo até virar só terra. Isso basta para ser usado?. Estou tentando tomates, porém os frutos parece que brotam bichados.Tem um besourinho amarelo e preto que creio ser o responsável por isso. sabe algo sobre ele? obrigada. claudete

    1.  

      Olá Claudete! Basta sim, o que você está fazendo chama-se compostagem e também é uma forma de produzir adubo orgânico caseiro. Quando aos tomates normalmente besouros não causam grandes problemas. Aqui em casa aparecem sempre e costumam até ajudar com as pragas porque as comem, mas para saber o que pode estar prejudicando seus tomates preciso saber exatamente quais são os sintomas. Se possível mande fotos para o meu e-mail.
      Abraços Floridos

  73.  

    Olá Bruna,
    Em primeiro lugar, quero dizer que seu blog tem me ajudado bastante!
    Ganhei 5 mudinhas de tomate cereja, mas nunca cultivei nada antes. Infelizmente, das cinco, uma cresceu menos e acabou amarelando, vindo a morrer. Agora estou com medo, porque tem outra que começou a amarelar também.
    Já estou utilizando o leite como vc falou em um post anterior. Mas, minha dúvida é a seguinte:

    Moro em SBC – SP e, onde bate sol diretamente venta bastante também. Tem algum problema nisso? Outra coisa, posso regar todo dia (um como de 200 ml)?

    1.  

      Olá Mateus! Que bom que o blog tem ajudado! : )
      O vento pode ser um problema porque o pé pode quebrar. O ideal é colocar um suporte como um bambu e amarrar o tomateiro. Quanto ao sol não há problema, mas regue todos os dias que estiver quente e com sol.
      Abraços Floridos

  74.  

    Olá, preciso de sua ajuda,nos meus tomates estão aparecendo uma pinta preta no final do tomate, tem em tomates verdes e também em tomates maduros, não sei o que fazer os tomateiros estão carregados de tomates, porém alguns com essa mancha, espero notícias, por favor.

    1.  

      Olá Betânia! Pode ser fungo se for mancha ou uma praga que fura o tomate e o come por dentro se for um furo preto ao redor. Acredito que também possa ser alguma bactéria, mas nesse ultimo caso não sei o que te indicar.
      Sendo fungo use leite, se for outra praga use o combro super top Plus.
      Abraços Floridos

  75.  

    Oi Bruna.
    Estou iniciando hoje uma nova experiência na plantação do tomate cereja e uva. Como não tenho terra e sim entulhos de resto de construção, resolvi fazer a minha plantação em vasilhas pet de água mineral (indaiá) de 10 litros, onde cavo o chão e enterro deixando uns 10 centímetros para fora e encho com terra vegetal com adubo orgânico, que, como você já sabe deu muito certo por eu ter colocado a cal na terra.
    A nova experiência consiste em colocar no interior dessa vasilha de 10 litros, o fundo de garrafas pet de refrigerante de 2 litros com uma telinha para evitar que caia terra dentro, coloco ainda além da telinha e uma tampinha plástica e perfurada para melhor sustentação; sendo assim, toda água que cair no vaso, uma percentagem ficará retida dentro desse “copo” e que a planta poderá se beneficiar num período mais seco ou até que ela fique constantemente fresquinha sem ficar encharcada. Estou me baseando na hidroponia e se der resultado informarei. Sobre as garrafas para espantar morcego, esta não deu certo uma vez que não acredito que tenha sido os morcegos os meus vilões.
    othon

  76.  

    Fiz uma sementeira de tomate ontem, mas estou em dúvida quanto ao local que devo colocá-la. Li que deve ser conservada a 20º, mas fiquei com muita dúvida, se deixo do lado de fora de casa, se deixo dentro ou em uma área coberta.
    Obrigada.

  77.  

    Olá,estou tentando plantar tomate,mas nunca consigo,elas germinam,rego com o borrifador,mais elas só crescem ate uns 7 cm e depois param,e outro problema,eu rego sempre a tarde,quando é no outro dia quase meio dia,a terra já esta seca e o tomate morre de sede,e quando eu rego a tarde e de manha ela morre afogada,não ponho ela no sol direto,o substrato é bom.O tomate é muito sensível assim ? me ajude ?

    1.  

      Olá Richard! Você continua regando com borrifador ou com esses 7cm você passa a regar normalmente? Eu uso borrifador só em mudas muito pequenas e sensíveis. As minhas mudas de tomate eu rego normalmente desde que tiro o plástico do vaso porque a rega com borrifador é muito superficial e insuficiente.
      Se elas só estiverem com o crescimento lento pode ser normal sim dependendo do clima de onde você mora e do local onde estão. Aqui eu rego os tomates sempre pela manhã e em maior quantidade quando vai fazer sol forte. Às vezes no fim da tarde elas parecem triste, aí rego novamente muito pouco, mas bem pouco mesmo. Se o tempo está mais fechado eu rego muito pouco ou nem rego se está nublado e a temperatura está amena.
      O tomate é sensível, mas gosta de sol pleno. Aqui eu tenho algumas mudas com muita luz, mas sem sol direto que estão crescendo, só que as que estão no sol crescem mais rápido.
      Abraços Floridos

  78.  

    Olá, Bruna, boa tarde!
    Tmbm estou plantando uma hortinha e dentre algumas coisas, tmbm plantei tomate, q assim como o Othon falou do dele, está acontecendo c/ os meus, estão crescendo demais! Como foi a primeira vez q plantei, não estava preparada, mas como estão encostados num paredão, a cada dia estou pregando pregos e amarrando as ramas, q estão cada vez mais altas. já ultrapassaram a mt tmpo os dois metros!
    Vou ter pena a arrancá-los, então vou esperar q frutifiquem mais vezes até morrerem, p/ q eu possa plantar outros, porém c/ mais estrutura!

    1.  

      Olá Fátima! Que maravilha esses seus tomates. Tem variedades que crescem muito mesmo. Você pode da próxima vez colocar uma treliça de bambu e ir amarrando os tomates nela para dar suporte, fica muito bonito.
      Abraços Floridos

  79.  

    Bruna, adorei o blog. Eu queria muito que você me orientasse melhor sobre a fixação do pé de tomate em casa. Ja entendi bem a polinização e poda, mas minhas experiencias foram uma catástrofe com pés se enroscado todo (agora já sei que tem que deixar apenas um por espaço) mas mesmo assim eles crescem muito alto e mesmo eu prendendo em um guia eles acabam passando acima e quebram…aí vira um tapete de tomate, as folhas começam a secar. Vou tentar de novo. Tenho uma hortinha de temperos em casa.
    abraços.

    1.  

      Olá Andrea! Você tem várias opções, a que eu acho mais interessante é colocar o vaso ou jardineira com os tomates próximo à parede e colocar atrás do vaso uma treliça de bambu ou outro material e ir amarrando os ramos para dar sustentação à medida que crescem. Você também pode usar bambus bem altos e finos para dar suporte ou arame mais grosso. Eu amarro com fios de lã acrílica já que faço tricô e eles são macios, mas amarre sempre sem apertar a planta. É só para dar suporte.
      Abraços Floridos

  80.  

    Olá Bruna, Parabéns pelo seu blog.. tudo lindo e bem especial… Bom, sou professora e estamos com um projeto de iniciarmos uma horta escola, canteiros cosntruidos e estufas , tudo muito bem organizado… no seu blog encontrei informações sobre o Tomate que é uma das verduras que irei cultivar, agora gostaria que me enviasse algo sobre o repolho, já irei iniciar o processo de germinação pela sementeira, mas não encontrei nada no seu blog sobre o repolho, será que poderia me dizer como seria o plantio? processo de crescimento? quando germinar como faço para colocar na terra? tiro do vasinho de plástico? aiiiii estou cheia de dúvidas…
    desde já agradeço,
    beijos e que Deus te abençoe a cada dia mais!!

    1.  

      Olá Fernanda! Obrigada pelos elogios ; )
      Eu não tenho nada mesmo sobre repolho e vou ficar te devendo porque nunca plantei, então não tenho conhecimento sobre o cultivo. O que posso te indicar é um site que tem bastante informação e pode te ajudar.
      http://www.hortas.info/como-plantar-repolho
      Quanto ao processo de germinação o ideal é que você espere que a muda tenha um certo crescimento antes de ser transplantada (por volta de 30 dias), ou, plante diretamente no local definitivo.
      Abraços Floridos

  81.  

    Olá Bruna Pimentel.
    Estou desenvolvendo um trabalho com resíduo de tomate, eu gostaria de saber se você tem uma idéia, ou o que já fez com ramas e caules do tomate?

    Muito obrigada!

    1.  

      Olá Lidiane! Nunca fiz nada na verdade. Eles secam completamente depois que a planta termina o seu ciclo de vida. Mas acredito que poderiam ser usados na compostagem sem problemas ou mesmo misturados ao substrato para decompor e servir como adubo.
      Abraços Floridos

  82.  

    Gostaria de saber qual é a medida por litro que devo adicionar o Leite de Magnésio no adubo liquido para regar os tomateiros ?? E se poço usar toda a vez que for regar ?? .

    1.  

      Olá Sidenei! A medida é a passada no post. Se você quiser utilizar 10% coloque 100ml em 1 litro de água. Você pode usar sim toda vez que for regar. Eu não vejo necessidade, aqui utilizo duas vezes por semana, mas se preferir usar mais vezes não tem problema.
      Abraços Floridos

  83.  

    Olá, Bruna!
    Sou Raniere, e num dos comentários, vc falou sobre produção, floração, morte da muda(?). Pergunto: de maneira simples, quantas vezes cada tomateiro produz? Por exemplo: um tomateiro floresce e dá aproximadamente quantos quilos ou unidades de tomates (da espécie italiano ou debora, exemplo), e depois dessa floração, é preciso fazer algo com a planta ou apenas deixá-la quieta e esperar outra floração? Qual intervalo de dias ou meses de uma floração para outra? Você falou que depois da produção a muda morre. Pergunto: vc refere-se a produção falando do ciclo de duas ou três florações, é isto? E quando você fala de muda (que morre após produção), refere-se à própria planta, o tomateiro, é isto? Muito grato pela atenção, se puder responder a todas (puxa, quantas) questões eu agradeço muitíssimo. Parabéns pelo sítio e pelo texto muito interessante!

    1.  

      Olá Raniere! A produção do tomateiro varia muito da espécie e de como você cultiva. Os meus costumam produzir três vezes ou até quatro antes de secar, mas alguns produzem 2 vezes apenas. Não há um número exato. Não precisa fazer nada com a planta, só use as dicas do blog sobre polinização, poda e adubo ao longo de todo o desenvolvimento.
      Sim, quando digo que após a produção a muda (o próprio tomateiro) morre após a produção é considerando todas as florações.
      Abraços Floridos

  84.  

    FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VI O COMENTARIO SOBRE COMO CULTIVAR TOMATE E ADOREI POIS TENHO UM PE QUE ESTA COM ALQUNS TOMATINHOS E ESTOU MUITO FELIZ COM ELES VOU APRENDER MAIS USANDO SUAS DICAS VÇ SO CULTIVA TOMATES OU TEM OUTRAS HOTALIÇIAS VÇ SABE CULTIVAR MORANGOS TB ME ESSINA POIS GOSTARIA DE APRENDER MAIS SOBRE HORTAS

  85.  

    Felipe, ( com permissão de Bruna)
    coloque um pouco de cal, ( um punhado ) em cada vaso, espalhando por sobre a terra para os fungos e para a massinha branca que também deu em meus quiabeiros, fiz uma pulverização com fumo de corda com água ( uma colher de sopa de fumo picado para meio litro d’agua) e deu certo também.
    O Cal elimina as bactérias, fungos e ainda eliminou/sumiram algumas formiguinhas que atacavam as raízes de outras plantas
    othon

  86.  

    Oi Bruna Pimentel.
    após notar que , apesar das lampadas acesas, os morcegos continuam a furar alguns tomates e hoje fiz uma nova experiencia colocando garrafas de vidro com a boca para baixo, dizem que o som que reflete espanta os animais. Aguardemos aos resultados.
    othon

  87.  

    Bruna .
    após a colocação de cal nos pés e no chão entre as colunas dos tomateiros, eles resolveram invadir o espaço aéreo onde fui obrigado a fazer uma plantação tipo parreira. Tenho o tomate cereja e o tomate uva e somente assim fiquei sabendo o porque do nome “uva”, é que eles gostaram de ramar em parreiras como chuchu, uva e outras plantas trepadeiras. Depois que eles ultrapassaram a altura determinadas de dois metros, coloquei fios e eles avançam por todos os lados. Apareceu alguns tomates furados ou roidos e acreditando que fosse por pássaros, coloquei duas cobras artificiais feitas com aspirais de cadernos forrados com pano colorido e como o ataque continuaram, resolvi colocar lampadas acesas às noites para espantar morcegos e que está dando certo.
    volto a afirmar que nunca vi e nem as pessoas que mostro a plantação uma igual.

  88.  

    olá Bruna.
    Tenho ótimas notícias sobre tomates. Depois de algumas experiências com leites de magnesia e desnatado, informo que resolvi colocar cal nos pés e nos intervalos entre os tomateiros espalhando e jogando no chão. Acredite que estou com uma floresta de tomateiros e somente mandando uma foto para que vc veja. Peço mandar seu email e mandarei uma foto.
    Não estou preocupado com doenças e a produção está uma maravilha. Acredito que aquele que fizer uso da cal com certeza poderá entender o que estou dizendo.

  89.  

    Oi Bruna, parabéns pelo blog… Todos os posts muito bem escritos e bem ilustrados, o que ajuda muito aos iniciantes na horticultura, como eu…
    Tenho um monte de duvidas e espero que você possa me ajudar.
    Comecei a plantar num jarrinho de concreto de mais ou menos 100×25 cm na minha varanda em meu apartamento. O jarro tem uma altura de uns 15 a 20 cm. Pega sol aproximadamente 3 horas por dia, por volta de 9hs da manhã. Coloquei um substrato já pronto e misturei com humus de minhoca. Tentei plantar um monte de coisa (cebolinha, manjericão, pimentinha, oregano etc…) mas nada pegou, apenas o tomate cereja…
    Minha primeira duvida é: O que pode ter acontecido? rsssss…. Será que o tomate é tãããão mais facil de cuidar do que os outros?
    Plantei tudo junto, com espaços de 10 cm um do outro.
    Outra coisa que queria a sua ajuda é que hoje vi que apareceram umas massinhas brancas aderidas a base do caule e também em algumas manchas claras em algumas folhas. Dei uma pesquisada na internet e vi que as manchas brancas provavelmente são devido a um fungo chamado Oídio… Já peguei a sua dica do leite e já vou começar a aplicar hoje mesmo. Porém essa massinha na base do caule, não encontrei em canto nenhum…
    Tenho algumas fotos da evolução do meu tomateiro e coloquei também as fotos dessa tal massinha que apareceu… se você pudesse me ajudar e dar uma olhada, eu ficaria realmente muito grato…
    O link é esse: http://db.tt/sSpobuMH

    Aguardo ansiosamente sua resposta… Se algum outro leitor quiser ajudar, também agradeço…

    Um abraço

    Felipe

    1.  

      Olá Felipe! Como eu sempre digo: os tomates nunca decepcionam, rs. Germinam que é uma beleza, o que não quer dizer que são fáceis de cuidar. São bem sensíveis a certos tipos de doenças, mas em termos de germinação poucas plantas ganham deles.
      Verifique a umidade do substrato que tem que ser mantido constantemente úmido (não é encharcado) para as sementes germinarem. As sementes não devem ser plantadas muito fundas. Apenas uma fina camada de substrato é suficiente. Pode ser também que elas demorem mais para germinar. Quanto tempo tem que você fez esse plantio?
      Quanto à tal massinha no caule do tomateiro me parece uma cochonilha. Óleo de neem resolve ou você pode tirar manualmente se for só essa. Mas eu faria pelo menos uma aplicação de neem para garantir. No blog tem as instruções de uso no post combo super top plus defensivos.
      Parece que há um início de fungos mesmo em algumas folhas. Comece as aplicações do leite e faça a cada 3 dias para tratar e depois mantenha uma vez por semana. Faça a aplicação do neem em um dia diferente do leite.
      Seus tomateiros estão lindos! 🙂
      Abraços Floridos

  90.  

    Ola Bruna, antes de mais Parabens pelo blog e artigo.
    Eu estou tentando comecar a plantar tomate, mas tenho muitas duvidas. Encontro a venda sacos de substrato e outros de solo, e nao sei o que tenho que comprar, se os dois ou so 1 deles. Nem que fertilizantes , tem umas garrafinhas com fertilizante liquido mas nao sei quando se usa, ou de quanto em quanto tempo.
    Pelo que li do seu artigo para a rega e so ter atencao como esta a humidade da terra . Mas o fertilizante quando se aplica?
    E depois de 1 mes do inicio da plantacao ja posso comecar a colher, e vem tomate toda a semana por exemplo, ou so uma vez por mes?
    Tambem li que o vaso tem que ter um furo, numas informacoes o furo tem que se no fundo do vaso e noutras dizem que tem que ser no lado do vaso quase em baixo, para ir saindo a humidade.
    Obrigado.

    1.  

      Olá! Eu sugiro o substrato pronto que é mais prático, mas verifique se é realmente completo para usar no plantio. Na própria embalagem costuma ter essa informação.
      Eu não uso adubos químicos nas minhas plantas, apenas orgânicos. Você pode usar esses químicos se preferir, basta seguir as instruções do fabricante ou pode fazer seu próprio adubo liquido, veja os posts sobre adubos orgânicos que além de dar receitas traz toda informação sobre como e quando usar.
      Um mês é muito pouco. A planta nem se desenvolveu ainda. Tomates levam de 3 a 4 meses para produzir dependendo da época do ano. Normalmente os tomates vem em duas ou três florações, mas após a produção a muda morre.
      Os furos normalmente são no fundo mesmo, os vasos com furos laterais são mais usados para orquídeas.
      Abraços Floridos

  91.  

    Olá Bruna! Qual a melhor época do ano para plantar o tomate? Moro em Mato Grosso, aqui faz calor o ano inteiro, dificilmente as temperatura ficam menos de 20º. Outra pergunta: Quando for época de chuvas e tempestades, devo proteger o tomateiro de algum jeito? Ou é melhor plantá-lo em um local que o vento e a chuva em excesso não o prejudiquem? E por último (rs) é possível cultivá-lo em vasos para poder mudá-lo de lugar nessas mudanças de clima? Obrigada! O seu blog é o melhor sobre jardim que já encontrei!

    1.  

      Olá Ariane! Os tomates gostam de calor então aí você pode plantar o ano todo. É melhor plantas em local protegido, mas eles gostam de bastante sol. É possível sim cultivar em vasos. Os meus sempre foram em vasos já que moro em apartamento e eles crescem e frutificam bem.
      Fico feliz que você tenha gostado do blog ; )
      Abraços Floridos

  92.  

    boa noite sou IRAN, tem uns pes de tomates ja fazem mais de tres meses, eu observo que saem as flores para vir o tomate mas as flores abrem ficam amarelas e murcum logo em seguida o que acontec?
    no tomateiro tem um bichinhos brancos que quando eu tiro parece um pó, o que é isso

    1.  

      Olá Iran! Se não tem nenhum bichinho tipo umas mosquinhas junto com o pó provavelmente são fungos. Se tiver mosquinhas é mosca branca. Pode ser cochonilha também, veja o post sobre elas aqui no blog.
      Além de tratar a praga, qualquer que seja, você pode também fazer a polinização manual para garantir que virão os frutos e usar adubo sempre ajuda.
      Abraços Floridos

  93.  

    olá Bruna ,tenho apenas 13 anos , os meus pés de tomates estão cheio de flores, mas com um tempo elas amarelecem e caem.O que eu faço? obrigado,e obrigado pelas dicas!

    1.  

      Olá Gustavo! Pode ser que planta não dê conta da quantidade de botões e aborte alguns, pode ser falta de polinização ou alguma praga. Leia o post sobre polinização e poda de tomateiros que publiquei recentemente, faça a poda de limpeza, polinize manualmente se for necessário e verifique se o tomateiro não tem fungos ou indício de alguma outra praga.
      Abraços Floridos

  94.  

    Olá Bruna, tudo bom?
    Eu não consigo ter sucesso ao cultivar tomates. Uma vez consegui umas 20 mudas, distribuí para várias pessoas, mas as que ficaram comigo não cresceram porque naquela época não pegava sol na minha varanda. As mudas que foram pra minha mãe, as quais ela cultivou em sol pleno, cresceram e ficaram maravilhosos pés de tomates cereja!
    Agora que está pegando sol na minha varanda, resolvi plantar de novo. As mudinhas nasceram, ficaram com seus 6 ou 7 cm e eu resolvi replantar 3 mudas para um vaso de barro de 30cm. Menina! Essas mudas ficaram feias demais :/. Resolvi deixar umas sem replantar, num vasinho de 5 cm, e estas mudas estão lindas e crescendo, já com folhas novas. Mas as mudas que replantei para o vaso maior não estão indo pra frente. Uma coisa eu percebi: mesmo regando com um canecão de água todas as tardes, a terra do vaso maior sempre está seca. O que será que ocorre pra água evaporar tão rápido assim? E o que será que acontece pra mudas definharem tanto?

    Abraços.

    1.  

      Olá Maria! Seus tomates podem não estar se desenvolvendo por falta de nutrientes ou pode ser alguma praga. As mudas saudáveis ficam bonitas mesmo sem sol.
      Quando você fez o transplante já colocou as mudas no sol? Depois de transplantar elas devem permanecer a meia-sombra e se não tiver jeito e tiverem que ficar no sol elas pedem muita água mesmo porque estão mais frágeis e por isso murcham com facilidade.
      Abraços Floridos

  95.  

    Olá Bruna! Li várias perguntas e muitas respostas, porém não li a respeito de fungos marrons ( não li todas as perguntas) e como em minha plantação de uns 60 tomateiros apresentaram esses, vou fazer o teste com leite desnatado.
    Estive preocupado com muitas flores caindo e sem a formação do fruto e resolvi, com um algodão na ponta dos dedos fazer a polinização e por surpresa apareceu na hora algumas abelhas verdes metálicas e como se eles tivessem conversando comigo dizendo que esse trabalha seria delas. Parei e sempre em dias de sol fotografo e filmo, são lindas.
    othon

    1.  

      Olá Othon! Pode usar o leite para qualquer tipo de fungo. Imagino que esse fungo marrom ao qual você se refere seja o conhecido como ferrugem.
      Sem dúvida os melhores polinizadores são os naturais e espero que essas abelhas continuem aparecendo na sua plantação. Aqui na falta de insetos eu uso o método que passei no post sobre polinização de tomateiros que acabei de publicar.
      Abraços Floridos

      1.  

        Sucesso total.
        Usei em 20% em minha plantação de tomates o leite desnatado líquido misturado 1/3 de leite com água e o resultado foi bom. o restante usei leite de magnésia e que também uso como desodorante e o resultado foi melhor ainda. O caule desses tomateiros ficaram quase com a tonalidade natural ( tem poucos dias) e muito vigoroso onde os brotos saíram com maior saúde e já temos várias flores.
        Testei o leite de magnésia em decorrência de uma dermatologista orientar a minha filha que usasse uma vez que ela estava com a pela das axilas irritadas e com 5 dias estava melhor, daí em diante passei a usar como desodorante por ser natural o que foi um sucesso e posso indicar a todos, agora nas axilas e nos tomateiros.

      2.  

        Olá Othon! Excelente dica! Eu nunca tentei o leite de magnésio como te disse por e-mail. Vou editar o post e acrescentar essa informação. Muito obrigada pela colaboração com o blog 😉
        Abraços Floridos

  96.  

    Olá Bruna! Sou Magno Torres. É uma satisfação conhece-la. Plantei tomates cerejas no meu quintal. Ia tudo bem, começaram a produzir, quando as folhas das extremidades começaram a enrrugar. O que sabe sobre o fato? abraço

  97.  

    Olá Bruna, parabéns pelo blog, suas dicas sao otimas principalmente para quem está começando pela primeira vez uma hortinha.
    Bem, eu plantei sementes de tomates cereja em um espaço de terra nao mt grande e parece que todas as sementes germinaram, pois os brotos estao bem pertinho uns dos outros e a mudinha já esta com uns 10cm de altura.
    Gostaria de saber se tem algum problema em deixa-las assim, ou tenho que separa-los um pouco e também é necessario colocar uma varetinha para sustenta-los? em média, quanto tempo começam a aparecer os tomatinhos? minha filha esta pra morrer de ansiedade.
    Obrigada….bjsss

    1.  

      Oi Roberta! Se for um bom espaço pode deixar. O transplante costuma ser traumático para os tomates.
      Eu sempre coloco algo sim para sustentar os pés de tomates porque eles são super sensíveis e podem quebrar com ventos um pouco mais fortes. Aliás além de colocar a sustentação amarre um pouco frouxo (eu uso os fios dos meus novelos de tricô) porque dependendo do vento só a vareta não resolve.
      Dependendo dos seus cuidados e adubação podem frutificar com 3 ou 4 meses.
      Abraços Floridos

    1.  

      Olá Carol! Ele pode estar já no fim do ciclo de vida ou pode ser que tenha havido algum erro no transplante. Dependendo do que ocorreu, se foi um problema no transplante, dificilmente será possível salvar a planta. : (
      Abraços Floridos

  98.  

    Olá Bruna, comprei um saquinho de sementes e coloquei algumas num vaso…
    Germinaram maravilhosamente e já estão com uns 4 dedos de altura, 10 dias hoje. Gostaria de replantá-las, num vaso pouco maior e gostaria de saber quantas mudinhas posso colocar? O tamanho do vaso? Estou cuidando da rega, o problema está em achar o Sol aqui em Sampa!!
    Ah sim, no saquinho indica “TOMATE cereja pendente yuri”
    Abraços e saúde!!

      1.  

        Bruna, eu aqui incomodando de novo.. rs
        Consegui um espaço na minha sacada em que o sol bate diretamente somente por 1 hora (às 14horas) assim não estou mais colocando eles para dentro de casa… porem percebi que algumas folhas estão com pontinhos meio amarelados. Ontem comprei mais humus e farinha de osso, no local que fui estava em falta a torta de algodão. Tu achas que fertilizando com esses produtos mais um NPK 10, 10, 10 e leite resolve ou pode ser alguma outra coisa mais seria? queria te mandar uma foto, mas não vi seu email. Agradeço!!

      2.  

        Olá Marina! Eu usaria só os adubos orgânicos, não vejo necessidade de usar químicos além dos orgânicos. Além dos adubos sugiro os uso do leite, porque os pontos amarelos podem ser fungos.
        Se puder me mandar uma foto posso ver se é realmente um caso de fungos: [email protected]

        Abraços Floridos

  99.  

    Olá Bruna, tenho pé de tomate cereja carregado de frutos, porém as folhas estão amareladas e estou preocupada de perdê-los. Me explique a dica do leite?!!!

  100.  

    Oi Bruna,

    Plantei sementes de tomatinhos em vaso, todas as mudas cresceram. Estão enormes, com vários galhos sem pulgões. Só que os galhos com flores várias amarelas caem antes de nascerem os tomatinhos!!! São vários galhos com flores e nada de tomates. Você pode me ajudar, por favor?

    grata,
    Magaly

    1.  

      Olá Magaly! Se os tomates estão saudáveis, sem pragas, provavelmente é só falta de polinização. Faça a polinização manual dando petelecos nas flores e sacudindo a planta porque isso faz o pólen se espalhar. Depois me conte se deu certo : )
      Abraços Floridos

      1.  

        Oi Bruna,

        Sua dica deu certo! Os tomates aparecerão. Só que estou com outro problema, eles estão amadurecendo, mais estão muito pequenos, menos que 1 cm. Tenho colhido tomatinhos vermelhos com menos de 1 cm. Vc sabe me dizer o que fazer para eles ficarem maiores?

        grata
        Magaly

      2.  

        Oi Magaly! Que ótimo que deu certo! Publiquei um post hoje que fala sobre a poda ou limpeza dos tomateiros para que frutifiquem mais e frutos de melhor qualidade. Veja esse post e tente o método dos vídeos para ver se ajuda nessa questão.
        Abraços Floridos

  101.  

    Meu pé de tomate está maior que eu, e eu tenho 1,86 m. Como eu não tenho muito tempo, ao invés de regar eu preferir colocar uma garrafa Pet com agua com o gargalo enfiado na terra e o tomate puxa de acordo com a necessidade dele. Gostei muito da dica do leite e usei o mesmo sistema da garrafa Pet e esta dando certo. Estava em dúvida quanto ao Sol, pois ele estava caidinho, coloquei-o na sombra e as folhas reagiram, mas acredito que deve ter ocorrido chuvas fora de hora, pois tinha fungo nas folhas. Estou muito feliz com minha hortinha e adorei suas dicas. Tenho também Maxixe, quiabo, pimentão, pimenta, alface, beterraba, outras especies não vigaram, mas vou pesquisar direitinho a questão da época, rega e sol.

    1.  

      Olá Elisangela! Já tinha lido sobre colocar garrafas nos vasos especialmente para quem viaja e não quer correr o risco de perder mudas. Nunca tentei, mas é bom saber que dá certo.
      Boa sorte com a sua hortinha e qualquer dúvida estou à disposição. : )
      Abraços Floridos

  102.  

    Adorei tudo isso……..já tentei cultivar mas quando vem as flores ficam murchinhos e morrem.Já vi tomateiros no mato e até dentro de bueiros lindos! Enquanto eu paparico os meus e morrem. Adorei também essa expressão “abraços floridos”

    1.  

      Olá Valdéa! Fico feliz que você tenha gostado do blog : )
      Os tomates exigem mais água quando estão floridos, até porque normalmente florescem quando o tempo está quente e há sol, então tome cuidado com as regas. Mas caso você regue e mesmo assim eles murchem talvez seja o caso de mudar de local ou talvez seja alguma praga : (
      Abraços Floridos

  103.  

    Oi Bruna!
    Me tire uma dúvida, por favor: no caso do plantio do tomate, em vaso definitivo, semente retirada do meu próprio tomate, vou precisar colocar o papel filme para a germinação?

    Obrigada!

    1.  

      Olá Ana! Eu sempre planto em vaso menor depois transplanto os tomates, mas nas poucas vezes que plantei sementes direto no vaso definitivo eu não coloquei o plástico filme porque não tinha como já que os vasos eram muito grandes. Se você plantar sem usar o plástico tome muito cuidado com as regas que precisam ser diárias ou feitas até duas vezes ao dia dependendo do calor.
      Abraços Floridos

  104.  

    Olá! Adorei a dica do leite! Mas minha questão é que meus pés de tomate não suportam sol, se eles ficam na sombra ficam bem, as 15 horas tenho que recolher para dentro de casa pois se deixar no sol ficam murchos…. é assim mesmo? Podem não suportam o sol?? Eles ficam sempre na sacada do meu apartamento.

    1.  

      Olá Marina! Dependendo de onde você mora, se faz muito sol, eles sentem mesmo. Os meus ficam num vaso grande e não tenho como tirar do lugar, mas se faz muito sol, mesmo colocando água pela manhã, à tarde eles ficam um pouco murchos e tenho que colocar mais um pouco de água. Experimente ao invés de recolher os tomateiros só colocar um pouco de água que eles devem voltar ao normal.
      Abraços Floridos

  105.  

    boa tarde, tenho tomate cereja plantado no quintal, e os tomatinhos estão com manchas esbranquiçadas/amareladas. Não sei se posso comê-los, se é alguma doença. Alguem tem alguma dica de como acabar com essas manchas? e quanto a consumir os tomates, posso?? obrigada

    1.  

      Olá Sonia! Essas manchas estão nos tomates ou nas folhas do tomateiro? Eu nunca vi os frutos com manchas brancas então não posso afirmar que são fungos apesar de parecer pela sua descrição, mas caso as manchas sejam mesmo nos tomates mande um e-mail com fotos para [email protected] e eu tento identificar a causa e te sugerir um tratamento se for alguma doença.
      Abraços Floridos

  106.  

    Olá! Desde já felicito o seu trabalho. Há alguns sites que afirmam que para usar sementes de tomate, estas devem primeiramente fermentar antes de peneirar e secar. No entanto como pude ver, não faz este processo de fermentação. Estou um pouco confusa. Basta apenas peneirar e secar? Obrigada desde já pela atenção.

    1.  

      Olá Ana. Eu só peneiro e seco mesmo. Não faço nada além disso e nunca tive problemas com a germinação dessas sementes. Faça um teste usando os dois métodos se preferir e depois me conte o resultado. : )
      Abraços Floridos

  107.  

    Oi Antônio! Ótima informação, como sempre ; )

    Eu já usei o bicarbonato de sódio (baking soda) e realmente meus tomates ficaram mais gostosos, mas não achei uma imensa diferença. Mas não dá trabalho algum então vale a pena fazer.
    Quem pesquisa e se dedica ao cultivo de tomate como é meu caso e pelo visto o seu também, percebe que isso vai se tornando quase uma arte. São tantos detalhes e tantas coisas pra aprender, pra fazer, pra experimentar,rs.

    Quanto ao site eu conheço faz tempo, mas nunca troquei sementes nele. Vou tentar colocar em prática em breve. ; )
    Aliás meu sonho é ter um site como o trocando livros, só que de sementes. Quem sabe um dia eu acho tempo e me dedico à isso.

    Abraços Floridos

  108.  

    Bruna

    Veja só o que eu encontrei em um site dos Estados Unidos:

    Sweeten your tomatoes by sprinkling baking soda on the soil around your tomato plants.

    Não custa tentar….

    Antonio

    PS – Site onde é possível troca internacional de sementes. Eu mesmo já recebi inúmeras sementes de diversos países.

    http://davesgarden.com

  109.  

    Olá Bruna

    A informação de que falava era aquela sobre fazer compost tea.
    E relativamente à farinha de osso…como se prepara ou onde se compra?

    Obrigada

  110.  

    A única função da aeração da água é para eliminar o cloro e outros agentes químicos que poderiam destruir os bacilos. Se você ferver uma quantidade suficiente de água, já poderá eliminar esta fase.
    Tenho usado o alquifish mel, que é certificado como orgânico, e o efeito tem sido muito interessante, pois trata-se de um composto de extratos de peixe e algas. Adicionando-se na mistura o húmus obtém-se algo muito próximo do compost tea.
    Aguardo o resultado de suas experiências.
    Abraços
    Antonio

    1.  

      Que interessante esse alquifish! Nunca tinha ouvido falar nesse tipo de fertilizante.
      Com as minhas plantas eu vejo melhores resultados aplicando o adubo na terra do que usando na rega. Talvez a diferença esteja na frequência, já que no vídeo que fala sobre o experimento com o compost tea ele menciona que usava 2 vezes por mês na rega e eu usava apenas 1 vez por mês.
      Vou fazer a experiência e vamos ver o resultado. : )
      Abraços Floridos

  111.  

    Bruna, você tem algum conhecimento sobre o uso de probióticos no cultivo de tomates ?
    Já ouviram falar das experiências com Compost Tea ?
    Eu via alguns vídeos no YouTube e fiquei muito impressionado.

    1.  

      Olá Antonio! Eu nunca tinha ouvido falar, já estava pensando em pôr yakult no tomate, rs, mas depois do seu comentário fui pesquisar e não achei nada. Depois que me toquei que devia ter links sobre o assunto somente em inglês, então achei o experimento que foi feito e outros links sobre isso e achei muito interessante.
      Os probióticos pelo que pesquisei, são multiplicados no compost tea, que é um chá de compostagem ou esterco literalmente, usando aeração e melado de açúcar.
      Eu já costumo usar um chá de húmus de minhoca nas minhas forrações como as azulzinhas que são impossíveis de adubar revolvendo a terra, mas vou fazer a experiência do chá de húmus com aeração e talvez açúcar mascavo, já que nunca vi melado pra vender.
      Antonio e quem mais quiser me mande um e-mail e passo o que achei sobre os métodos de preparo para vocês testarem também. Depois vocês me falam como foi a experiência.
      Obrigada por compartilhar a dica Antonio. ; )
      Abraços Floridos

  112.  

    Oi Bruna, obrigada por responder. Não é só nas pontas, ficam amarelas em seu todo, secam e cai o galho seco. vou te mandar uma foto. Eu rego de manhã sedo e a noite e eles tomam sol da 16h as 18:30 em um vaso na janela. Os tomates estão lindos mas realmente acho que é fundo. Te envio as fotos e depois me orientas em como aplicar o leite. obrigada, abs

  113.  

    Oi Bruna. Tenho um pé de tomate perinha cultivado em vaso. Já é a segunda colheita e comprei o pé no supermercado já com uns 20cm. Desta vez estou ate agora com 15 tomatinhos crescendo mas tenho dúvidas. Os tomatinhos estão grandes e lindos, sem problema mas noto que folhas dos galhos que não tem tomate amarelam e caem com o galho. Não sei se é fungo ou doença ou se é normal. Nos galhos que tem tomates esta tudo bem. Outro detalhe é o caule com umas manchas brancas meio amarelada que quando passo a unha aparece o verde do caule.Não sei o que fazer podes me ajudar, se preciso te envio fotos pelo email. Como control o isso.
    O vaso fica na janela e paga sol das 16:30 as 18 horas e rego pela manhã e a noite após 21 h quando a terra esta seca em cima. Aguardo e obrigada pelo site, muito bom.

    1.  

      Oi Maria! As folhas ficam amareladas e secas nas pontas? Isso pode ser excesso de rega. Os meus tomates tomam bastante sol e eu rego uma vez ao dia. Procure colocar o dedo na terra e afundar aproximadamente 1cm para ver se a terra não está seca somente na superfície. Quanto ao pó branco pode ser fungo. Veja esse post: http://saberesdojardim.wordpress.com/2011/10/01/fungicida-natural-tomateiros/ Caso você ache que pode ser fungo use o leite para combater. Funciona muito bem. Caso você ainda tenha dúvidas me mande uma foto por e-mail e vamos conversando sobre a saúde desses tomates, rs

      Abraços Floridos

  114.  

    Parabéns pelos seus artigos sobre tomates. Os meus estão com mildew (fungps) e lateblight. Nunca consegui sucesso completo com os tomateiros. Mas eu não desisto. Vou tentar as suas sugestões e depois relato os resultados, embora ache que os meus tomateiros já estejam bem atacados.
    Obrigado por manter este ótimo blog.

    1.  

      Olá Antônio. Tente as sugestões do blog e não desista. Eu levei muito tempo para conseguir sucesso com meus tomateiros também, mas valeu a pena. Ainda tenho muito para aprender, mas pelo menos já consigo colher tomates maravilhosos e manter o pé saudável. Qualquer duvida me escreva por email ou aqui no blog.
      Abraços Floridos

  115.  

    Olá tudo bem? Adorei sua dicas .Cultivo tomates no apartamento .Alguns já estão com frutos.Faço horta em pequenos espaços ,só uso húmus de minhoca.Obrigada pelas dicas.Meu nome Ercilia erciliasg7@hotmail

      1.  

        Olá Bruna, curto demais seu blog, queria fazer uma pergunta, plantei uns pezinhos de tomate no quintal da minha casa, estava indo tudo bem até que apareceu nessa semana umas bolinhas pretas nas folhas do tomateiro,desde então venho arrancando os galhos contaminados na tentativa de acabar com essa doença e também tenho borrifado leite nele,mas parece que não acaba totalmente.Tem problema se eu podar todas as folhas do tomateiro e esperar nascer folhinhas novas?o que faço pra salvar meus tomateiros?Um beijo e obrigada por compartilhar seus conhecimentos..

      2.  

        Olá Viviane! Fico feliz que você goste do blog : )
        Pode ser que as bolinhas pretas sejam um tipo de ácaro, fungo ou ataque bacteriano. Se fosse fungo já deveria ter melhorado bem com o leite, se não melhorou sugiro que você já comece a usar o óleo de neem (falo como usar no post sobre ácaros). Não pode as folhas exceto as que estiverem mais infectadas. Os tomateiros não aceitam bem podas.
        De qualquer forma, se for possível, mande uma foto para o meu e-mail e vejo se consigo descobrir o que é.
        Abraços Floridos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!