O Mito do Tomate Cereja Samambaia

 

Eu sempre quis comprar sementes de tomate samambaia, justamente por ser, em tese, um tomateiro de menor porte, com ramos pendentes e perfeito para vasos. Porém, para meu desgosto, eu já tinha visto imagens das plantas de outras pessoas e os tomateiros cresciam eretos como qualquer outro.

Os relatos me desanimavam bastante, mas decidi eu mesma plantar e fazer a experiência. Queria ver com meus próprios olhos e, se fosse o caso, reclamar com propriedade.

Infelizmente entrei para a estatística das pessoas que pensaram que iam plantar um tomate que cresceria todo lindo, pendente e cheio de cachos e se frustraram.

Tomate Cereja Samambaia
Uma das minhas mudas de tomate cereja samambaia

Diante da minha decepção resolvi fazer esse post para mostrar o resultado e comentar sobre a questão. Aqui não vou falar sobre o cultivo do tomate em si, fazendo explicações passo a passo do plantio das sementes até a colheita dos frutos, porque o objetivo é falar especificamente sobre o tomate samambaia e o fato dele em nada lembrar a planta da foto que vem na embalagem.

O defensivo Forth Defende trata inúmeras pragas! Clique na imagem se quiser conhecer e comprar!

Para saber mais sobre o cultivo de tomateiros em geral recomendo o post Tomates.

Sobre o tomate cereja samambaia vamos do começo…

As sementes germinaram rápido e com excelente taxa de germinação, como é comum entre as sementes de tomate.

Tomate Cereja Samambaia
Folhas bonitas e plantas super saudáveis

As mudas que plantei cresceram bonitas e saudáveis, mas à medida que foram crescendo observei que estavam eretas e continuavam crescendo dessa forma. Continuei observando e isso não mudou. Nenhum sinal de que ficariam pendentes, mesmo deixando as mudas sem suporte até os primeiros botões aparecerem.

Tomate Cereja Samambaia
A maior muda já com bambu ao lado, mas ainda sem amarração

Por volta de 4 meses após o plantio, os primeiros botões surgiram e logo em seguida abriram as primeiras flores. Nesse momento eu coloquei os meus tradicionais bambus para dar suporte às plantas, já que com o peso dos frutos e o vento (aquele que vem com as chuvas torrenciais de fim de tarde em SP) os galhos poderiam quebrar.

Tomate Cereja Samambaia
Tomate cereja samambaia que de samambaia não tem nada

Mais botões surgindo, flores abrindo, frutos se formando e a planta continuou com seu crescimento vertical. Minha maior muda tem no momento mais de 1 metro de altura.

A questão com esse tomate não é que as sementes sejam de má qualidade, que a taxa de germinação seja baixa, os frutos sejam ruins, nada do tipo, mas sim a expectativa que ele gera pela propaganda.

Tomate Cereja Samambaia
A muda um pouco maior e quando começaram a surgir os primeiros botões

Não é só o nome, tomate cereja samambaia, que gera expectativa, mas especialmente a imagem da embalagem, que sugere que você cultivará uma variedade pendente ou que gera ramos que se propagam mais horizontalmente, ao invés do tradicional crescimento vertical dos tomates.

Tomate Cereja Samambaia
As primeiras flores, quando a muda já tinha mais de 1 metro de altura

Ao cultivar percebe-se que na realidade temos um tomate crescendo como outro qualquer e isso é muito frustrante. Para ter tomates pequenos, redondos e vermelhos eu poderia plantar outras variedades. Há inúmeras com esse formato e cor. A questão de cultivar essa variedade é justamente o diferencial que a propaganda transmite e que a planta não tem de fato.

Pesquisando sobre a questão encontrei um vídeo da Agristar, produtora e fornecedora dessa variedade, falando sobre o produto. No vídeo observa-se que é um tomate normal. A planta cresce, conforme demonstrado pelo próprio produtor, como qualquer outro tomateiro.

O que fez eu me sentir ainda mais enganada pela propaganda foram as respostas dadas pela empresa nos comentários do vídeo. Uma delas segue abaixo:

“Andreia, tudo bem? Agradecemos desde já o contato com nossa empresa e a preferência por nossos produtos.

Dúvidas e sugestões são sempre bem-vindas.

Neste caso “samambaia” se refere a penca do tomate como pendente e não ao aspecto da planta.

Sim, ele precisa ser tutorado!”

Agristar do Brasil

Tomando por base essa explicação do produtor, então não faz sentido a foto da planta na embalagem ser de um tomate pendente parecendo uma planta rasteira. A propaganda não condiz com uma planta apenas com pencas de frutos pendentes e sim com uma planta inteiramente pendente.

Tomate Cereja Samambaia
A foto na embalagem das sementes de tomate cereja samambaia

Segue outra resposta do produtor a mais um comentário questionando a diferença entra a foto da embalagem e a planta cultivada:

A planta é de crescimento determinado,ou seja, tem um limite de crescimento geneticamente programado, crescendo até uma altura definida e depois colocando suas flores e formando frutas de uma só vez. Quando isto acontece, os galhos da variedade cereja samambaia pendem, devido a quantidade e peso de frutos (conforme pode ser visto no 1:22 min do vídeo).

Agristar do Brasil

Sobre a justificativa acima dada pelo produtor só posso dizer que o galho de praticamente qualquer tomateiro pende pelo peso dos frutos (se pesarem o suficiente). Em muitos casos, se os frutos forem grandes e pesados e os galhos não tiverem suporte, há uma grande probabilidade de quebrarem.

Sinto muito de fazer um post dizendo isso, sinto mesmo. Não costumo fazer críticas e não gosto. Prefiro sempre ter coisas boas para relatar, fazer elogios ou simplesmente mostrar minhas experiências de forma que possam ajudar outras pessoas. Além disso já comprei inúmeras sementes desse produtor, ainda compro e pretendo continuar comprando, mas o que é ofertado no caso específico do tomate cereja samambaia não condiz com o resultado final.

A foto na embalagem mostra uma planta rasteira, pendente, algo que essa variedade não é de forma alguma! O vídeo do próprio produtor comprova isso.

Para quem simplesmente quer um tomate vermelho, redondo e saboroso essa variedade é uma boa opção. Mas se você busca o resultado da foto dificilmente terá, eu não tive e muitas outras pessoas também não.

Eu pesquisei e não achei ninguém que tenha tido o resultado mostrado na foto, nem sequer a própria produtora como fica claro no vídeo. Link do vídeo segue abaixo:

Fica aqui a minha experiência, mas convido outras pessoas a fazerem também e contarem como foi. Se você já plantou tomate cereja samambaia me diga se conseguiu o resultado da embalagem do produto.

7 comentários em “O Mito do Tomate Cereja Samambaia

  1.  

    Eu creio que isso acontece com todos produtos é o que chamam de marketing. Então eu para não me frustrar depois, sempre pego o nome da espécie e procuro na internet outras fotos sem ser do vendedor de sementes. É igual o Chocotone vem bem claro escrito que a imagem é ilustrativa e realmente quando você abre é muito diferente da foto. Estava pesquisando sobre tomate cereja e sabendo disso se eu decidir comprar não vou me decepcionar pq já sei que esse é o esperado. É perigoso comprar só pela foto da embalagem vc pode fazer um erro de cálculo, eu quase comprei sementes de couve de Bruxelas pq assumi que era pequeno o pé, quando fui pesquisar na internet me assustei com o tamanho do pé 😂

    1.  

      Olá Sandro! A intenção era justamente ver o comportamento natural da planta, então não faria sentido podá-la.
      Abraços Floridos

  2.  

    Acabei de plantar o tomate cereja em uma cuia grande, pra ficar pendente como na foto do envelope! Já me decepcionei, pois a imagem é clara: um tomateiro com ramas pendendes carregado de tomates também pendentes! Agora vou começar a pensar em como mudar minha planta de lugar, pra poder tutorar ela e não perder os frutos!

  3.  

    Já me aconteceu de adquirir um envelope de sementes de tomate cereja, e nascerem pimentas, isso mesmo! As sementes são semelhantes, e o envelope que deveria ser tomates, nasceu pimentas. Acontece, mas pontuação negativa no quesito qualidade da empresa que comercializa essasa sementes.

    1.  

      Já tive outros leitores do blog que me mandaram e-mail dizendo a mesma coisa e teve um caso que plantou uma pimenta e nasceu outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!