Flor de Maio
Flores

Flor de Maio

A flor de maio (schlumbergera truncata) é uma planta epífita, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas, como orquídeas e bromélias. É perene e se propaga por estaquia ou sementes.

Por ser um tipo de cacto a flor de maio não gosta de muita água, deve ser regada uma ou duas vezes por semana dependendo do clima e da estação do ano e não deve pegar sol direto, especialmente nos períodos mais quentes do dia. Quando a flor de maio pega sol direto as folhas ficam verdes mais claras, quase acinzentadas e avermelhadas nas pontas. O ideal é que seja mantida à meia-sombra com muita luz indireta, preferencialmente pegando sol da manhã no período do outono e inverno,mas não no verão, e deve ser plantada em substrato para epífitas misturado com terra vegetal.

Essas plantas florescem sempre no outono, iniciando a floração no mês de maio, que se mantém até o inverno. As flores são grandes, brilhantes e de cores fortes, podem ser vermelhas, rosas, brancas e alaranjadas. Depois da floração podem se formar cápsulas no local onde antes estavam as flores que parecem um pequeno fruto e dentro dessas cápsulas estão as sementes da flor de maio. Se as minhas derem sementes esse ano depois eu posto as fotos no blog.

Como eu disse, logo no começo do post, a flor de maio se propaga por estaquia ou sementes. As sementes não são tão fáceis de conseguir pelo visto. Eu tenho flor de maio há anos e nunca consegui sementes delas. A Lea Weiss, uma leitora aqui do blog, me contou que foi até a faculdade de agronomia da cidade em que mora e lá os alunos a informaram que a flor de maio só dá frutos quando há duas plantas próximas de matrizes diferentes. Pelo que disseram à Lea elas são hermafroditas, mas as flores não se reproduzem com outras da mesma planta, são necessárias duas plantas para que ocorra a reprodução. Interessante não!? Então se você pretende tentar tirar sementes da sua flor de maio, ao comprá-las não leve duas plantas da mesma loja porque podem ser da mesma matriz. Prefira comprar em locais diferentes e de produtores diferentes.

Outra forma de reproduzir a flor de maio, e bem mais fácil, é por estaquia. As folhas da flor de maio são como se fossem gominhos, então basta tirar de 3 a 5 desses gominhos de uma planta adulta e bem desenvolvida e plantar em vaso com terra apropriada para epífitas. Escolha os ramos mais compridos e desenvolvidos da planta e retire os gominhos com a mão mesmo porque eles se separam com alguma facilidade. Faça isso fora da época de floração, na primavera e verão ou após o término da floração. Os cuidados com a nova mudinha são os mesmos que você deve ter com a planta adulta.

51 respostas para “Flor de Maio”

  1. boa tarde meus amigos,são lindas as flores de maio,eu fis umas 90 mudas delas, cores variadas,mas olhando no site vi que tem uma empresa que vende ela na cor azul,existe esta cor?fiquei com vontade de comprar,mas tenho medo de ser falsificada,voces poderia me dar uma dica por favor se é ou não verdadeira?muito obrigada pela a atenção de voces.

    1. Cesar eu não posso afirmar porque realmente nunca vi ao vivo, rs, mas diz a lenda que existe sim apesar de ser muito rara e não seria como o caso da orquídea azul, que é criada com tinta, a flor de maio azul teoricamente é natural. Infelizmente também não sei dizer onde encontrar.
      Abraços Floridos

  2. tenho flores de maio imensas que agora estão atacadas pela broca que come as folhas por dentre. E uma largata verde de 1,5 cm que quando faz a comilança gruda as folhas uma nas outras, os galhos caem, e depois se transforma em casula amarelo/marrom . O ataque está violento não sei o que fazer, todo dia tenho uma pá de folhas para recolher. O que faço?

    1. Verena não tenho experiência com broca nem com lagartas, mas você pode ver no post guia de defensivos naturais inseticidas e repelentes que vão ajudar. Recomendo usar o óleo de neem associado com o sabão de côco e álcool (no post tem as receitas), mas para lagartas pode não ser tão eficaz. O ideal é usar o defensivo e catar as que você encontrar.
      Abraços Floridos

  3. Bruna, estou com uma flor de maio com as partes aéreas murchando e vermelhas. Ela não está no sol direto. retirei-a do vaso em um ïnsigth” e constatei que as raízes estão pequenas, finas e poucas. Há um mês utilizei o NPK. Gostaria de salvá-la, mas não sei o que fazer. Vc tem alguma sugestão? Agradecida.

    1. Se a planta está saudável não, mas se estiver sufocada no vaso, cheia de raízes e praticamente sem substrato o ideal é transplantar, mas tome cuidado porque elas são sensíveis a transplantes.
      Abraços Floridos

  4. Boa tarde!
    Os frutinhos da flor de maio é comestível?
    São doces como jabuticaba ou … Pitaya…
    Experimentei por curiosidade kkk…

    1. Adriano eu nunca encontrei nada sobre a consumo dos frutos da Flor de maio, mas já li sobre eles e até onde sei não são tóxicos. Não posso afirmar que são comestíveis, mas não acho que sua curiosidade fará mal rs.
      Abraços Floridos

  5. Olá,bom dia a todos.Gostaria de obter os variados tons de rosa e a cor amarela ou palha.sou de João Monlevade,como faço,caso alguém vende pra mim ir buscar a muda?

  6. Gostaria de ajuda para transplantar minha flor de maio. Sempre floriu anualmente, mas percebi que o substrato do vaso esta muito compactado. Devo realmente transplantar? Outro ponto, qual substrato usar.. Minha planta esta em terra vegetal sem nenhum outro material.

    Quais componentes usar, e qual proporção ideal cada um dos elementos… Um grande Abraço, Alexandre

    1. Olá Alexandre! O ideal é um substrato com boa drenagem já que a flor de maio não tolera excesso de umidade. Você pode usar pedriscos, areia grossa ou perlita misturados ao substrato. Você pode seguir as recomendações e proporções que indiquei no post sobre propagação de suculentas.
      Abraços Floridos

  7. este ano a minha flor de maio não deu flores eu gostaria de saber se foi excesso de agua ou falta de adubo, pois a um ano que eu ganhei e nunca adubei, qual adubo posso usar e também qual o procedimento utilizar para mudar ela de vaso.

    1. Olá Kelly! Não tem como saber porque ela não deu flores. Há várias possibilidades. O adubo que uso na minha é o mesmo que uso em todas as plantas, o adubo líquido orgânico que uso na rega a cada 15 dias. Veja o post “Adubo Prático II”. Quanto à trocar de vaso basta fazer o transplante preservando o torrão da planta e fazer no fim da tarde sem que bata sol na planta após a troca de vaso.
      Abraços Floridos

    1. Olá Edma! Procure em lojas de jardinagem. Normalmente a laranja e a amarela não são tão difíceis de achar. Já roxa e azul (essa nunca vi) são raras de se ver para vender. Veja também o post sobre sementes raras que tem indicação de várias lojas on-line.
      Abraços Floridos

  8. Nossa, que legal a parte da semente! Eu tenho três flores de maio que dão semente todo ano! Duas estão, inclusive, no mesmo vaso! Achava natural, mas pelo jeito não é. Eu ganhei todas as mudas, por isso vieram mesmo de lugares diferentes, rsrs.

  9. olá bruna eu adoro flor de maio,gostaria muito de ter todas as cores mas não sei onde comprar,tenho vários vasos da branca,laranja,pink,rosa e amarela,como moro na zona rural uso muito esterco de gado e isso faz com que permaneçam sempre verdes e florescem até 2 vezes no ano,gostaria de saber se existem alguns sites pra eu comprar mudas de outras cores.abraços

      1. Olá Diana! Depende de onde você mora. Em Holambra vejo todos os anos, mas em São Paulo vejo eventualmente na Cobasi e no Tatuapé Garden, mas não é sempre que tem dessa cor.
        Abraços Floridos

  10. Olá, minha flor de maio estava bem verde com as folhas firmes, porem agora estão murchas, mas percebo que a planta está viva devido alguns galhos ainda estarem bonitos ( a minoria). O que pode ser ? Abraço Alessandro

    1. Olá Alessandro! Pode ser excesso de água ou falta. A flor de maio se recebe água demais e a raiz apodrece pode ficar murcha ou, em alguns casos, os galhos começam a cair. Se for falta de água ela também fica murcha.
      Abraços Floridos

    2. sua planta pode estar com o “pequeno tronco” comprometido.. podem ser desde uma doença fungica (excesso de rega ou terra que retem muita umidade por causa de água retida [vaso sem furo]) ou mesmo uma “broca” que come a planta de dentro para fora…. tente localizar com exatidão os galhos comprometidos.. eles murcharam por que perderam a circulação da seiva.. então tente replantá-los em outro vaso, evidentemente seguindo as dicas de multiplicação por estacas… três ou quatro gomos de folha no máximo para mudas… mas tem que cortá-los….. depois retire uns três dedos de terra do vaso e jogue fora, substitua por uma terra nova que tenha pelo menos 1/3 de areia, se possível perfure mais dois ou três buracos no fundo do vaso, coloque a planta a meia sombra e nunca ao sol pleno e nem em sombra plena, retire-a da proximidade de outras, pois, circulação de ar entre plantas melhora o combate de doenças fúngicas. compre um adubo chamado torta de mamona, leia as indicações e utilize dele no seu vaso, pois assim garantirá novas brotações… mas não use de mais.. no máximo uma vez a cada 45 dias… e suspenda durante o frio…compre também 4-14-8 em embalagem “líquida”, é muito baratinho e é excelente para dar vigor, algumas gostas num copo d’água e pode fazer milagres… se o vaso for velho recomendo replantio em novo vaso, de preferência de barro pois as flores-de-maio são de uma família de plantas bem suculentas e umidade não será problema em vasos desse tipo.. sua planta ficará revigorada com novas brotações, e você terá novas mudas para cultivar ou doar para amigos , tenho a minha já fazem uns 22 anos.. a replantei umas cinco ou seis vezes, sempre rebrotando e renovando.. a minha é uma shumberguera amarelo palha.. linda.. pena que só florem uma vez e no máximo duas por ano….. como ocorreu no ano passado devido as quedas bruscas de temperatura no frio de belo horizonte….kkkk, que é o gatilho para as florações acontecerem… lhe desejo boa sorte…

  11. Oi, Bruna! Sabe a praga de raiz que você citou lá em cima? As minhas Flores de Maio pegaram e o mais engraçado é que vieram de locais diferentes! Acho que foi azar, não é possível! Uma eu ganhei de uma vizinha e a outra comprei no mercado. Você sabe o que posso fazer para curá-las?
    Obrigada desde já!

    1. Olá! Se você as replantou pode ser que estivessem no substrato que você usou ou no próprio vaso se você já tinha. Ou, o mais provável, a planta já veio doente. Eu já pesquisei bastante sobre isso, mas só vi indicações de produtos químicos, nada natural.
      Abraços Floridos

  12. Oi Bruna, tudo bem com você?
    Aqui em casa tem um vasinho de flor de maio que ano passado tava bonitão que nem o seu, mas esse ano se recusou a dar flores… pode ser falta de adubo?
    Abraços Floríficos!

  13. é possível que se envie muda pelo correio sim.. pasta colocar uma muda pronta dentro de uma garrafinha pet de coca (pequenina) cortando a pet colocando a muda e vedando com fita isolante… daí manda pelo sedex mais rápido… e pronto .. chega belezinha… hehehehhehehehhe
    Mudas de flor de maio são fáceis de pegar… já fiz muitas.. estou aprendendo a germinar as sementes agora.. minha amarela me dará minha primeira experiência.. ehheh depois farei enxerto em cactos com ela… fica uma beleza..

  14. A amarela eu tenho! é um tom pro lado do palha.. linda.. único vaso que até hoje cultivo.. já tenho esse vaso a cerca de 15 anos.. sempre replantando..

  15. Boa noite Bruna,por acaso pesquisando sobre plantas te encontrei,amo flores de maio,mas as minhasultimamente tem caído durante a noite,e parece que tem alguma coisa comendo na raiz pois as folhas caem inteiras,peço te ajuda já perdi dois vasos,não sei oque fazer. desde já obrigada

    1. Olá Maria Aparecida! Já tive o mesmo problema e não consegui identificar o que era. : (
      Tentei descobrir quando a minha teve esse problema, mas nada do que eu fiz resolveu. Tive uma vez um problema em que elas murchavam, como se estivessem secando por mais que eu colocasse água e era uma praga de raiz. Mas esse problema das folhas caírem eu não solucionei.
      Abraços Floridos

      1. Obrigada Bruna pela atenção,infelizmente dois vasos meus cairam todas as folhas,mas não vou desistir das flores de maio,com certeza comprarei outras.bjs

      2. Olá Maria Aparecida! Não desista. Eu já perdi muitas plantas até aprender a cultivá-las e ainda perco. Jardinagem é um aprendizado constante.
        Abraços Floridos

  16. Oi,todas as flores de maio que tenho,tem as sementinhas,gostaria de saber se depois q plantar as sementes,como e quando devo rega-las?obrigada

    1. Oi Renata! Eu nunca plantei sementes de flores de maio, não sei muito bem como te orientar nesse caso. Mas considerando a regra geral as sementes precisam de umidade constante. As regas das sementes devem ser feitas preferencialmente com um borrifador.
      Abraços Floridos

  17. gostaria de saber quem tem flor de maio amarela nao e champanhe…quero dar de presente a uma pessoa que esta doente e coleciona so falta essa cor. é o passatempo dela…

    1. Olha eu tenho dois vasos de flor de maio marela mais não sei como posso te mandar uma muda delas, eu queria mto a lilas , No meu facebook tem fotos de todas que eu tenho

    1. Oi Rosimar! É possível sim, já vi para vender, mas as mais comuns são a rosa, a vermelha e a branca. Procurando em lojas de jardinagem você deve encontrar a amarela. ; )

      Abraços Floridos

      1. procura agora .. floriculturas de porte médio que possuam “quintal”, tem mais probabilidade de encontrar.. se for de belo horizonte quando reproduzir a minha lhe sedo uma muda..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *