Planner 2024 – Tentando Voltar à Rotina do Blog!

 

A vontade de voltar a publicar com frequência no blog é enorme, mas não consigo parar para escrever os textos, editar fotos e acompanhar minuciosamente cada plantinha por meses, até anos. O planejamento atual é publicar uma vez por mês e uma ferramenta importante para alcançar isso será meu novo planner de 2024.

Planner - Cicero - 2024

Algo muito evidente pra mim é que a maior dificuldade é conseguir escrever. As fotos eu dou jeito de arrumar tempo pra tirar e editar depois, dá pra espremer na rotina tranquilamente, mas escrever não. A escrita ou flui naturalmente num momento de pura inspiração ou eu sento e falo “vou escrever” e escrevo. A questão é que os momentos para parar e escrever, seja por inspiração ou disciplina, estão quase nulos e quando os tenho não estou na frente do computador, o que considerando minha rotina de trabalho formal é algo muito bom, inclusive.

Algo que poderia ser uma saída é escrever no celular e eu adoraria que funcionasse pra mim, facilitaria horrores a minha vida. Já tentei várias vezes, mas não flui, mesmo tendo um celular sempre próximo, eu simplesmente não escrevo nele.

O celular é péssimo para voltar, apagar e editar e o teclado de qualquer aparelho que seja é zero adequado para uma escrita mais longa (meus textos são sempre enormes, sou uma pessoa prolixa). Além disso a minha inspiração me abandona e o mesmo acontece com minha disposição e vontade de escrever. Por outro lado, se eu ver um papel e um lápis ou caneta (prefiro lápis) é praticamente um convite à escrita, seja onde for.

Pensando nas dificuldades de deixar fluir minha escrita, decidi que precisava escrever de próprio punho e não digitar. Escrever sempre funcionou melhor pra mim. Escrever e depois digitar toma mais tempo (que não tenho) e dá mais trabalho, mas ainda é o método que faz fluir a publicação, a exemplo dessa, que escrevi em vários post-its, porque era o que tinha de papel no momento. Coloquei os post-its na ordem correta, depois digitei tudo, revisei e aperfeiçoei o texto, que quase dobrou de tamanho, mas eu já tinha a estrutura pronta.

Talvez você esteja se perguntando onde entra um planner nesse contexto, mas a questão é que a solução veio junto com ele. Estava pesquisando meu planner de 2024, com toda essa reflexão sobre a escrita e o blog em mente, e achei uma ótima solução que vou detalhar nesse post. Vou aproveitar para indicar planners para quem também utiliza como eu ou quem quer experimentar em 2024.

O Planner Que Eu Escolhi

Uso planner todos os anos e para 2024 queria o da Cícero ao invés da Tilibra, que eu comprava sempre até então. Pesquisando planners, vi que o da Cícero sairia mais caro que o da Tilibra, por outro lado eu tinha mais opções de formato e tamanho. Além de muitas opções de capa e até organização interna.

Planner - Cicero - Tilibra

Planner - Cicero - Tilibra
Diferença de tamanho entre os planners da Tilibra e Cícero

Eu já tinha decidido pelo planner da Cícero, formato A5, quando vi que tinha não só opção com argola (compro sempre argolado, pra deixar eternamente aberto na página da semana atual), mas também tinha opção fichário.

Fichários são perfeitos porque você acrescenta e tira folhas com facilidade, o que pra mim é maravilhoso. Além das divisórias que facilitam a organização. Amo fichários pela facilidade e flexibilidade que eles proporcionam e também pela permanência, já que cadernos acabam, e se você quiser algum conteúdo já escrito ali ou arranca a folha ou preserva o caderno inteiro.

Planner - Cicero - Refil - 2024

O planner no formato caderno é incrível na diagramação pelo que vi e você também pode ver pelo link abaixo. O fato de ser A5 e portanto mais compacto também me agradou muito, mas optei pelo fichário.

Planner A5 – Cícero

O fichário planner também tem variações de formato. Pode ser A6, A5 ou 17×24. O formato que usei nos anos anteriores, da Tilibra, foi o 17×24, da coleção Naturalis, que eu adoro.

Preferi agora o A5 formato fichário da Cícero, porque é menor e melhor pra carregar na bolsa. As medidas dele são 22,5 cm x 18 cm na parte externa e as folhas com medidas de 21 cm x 14,8 cm.

Planner Fichário A5 – Cícero

Pesquisando os modelos e capas do fichário, conheci também o caderno criativo da Cícero e eu já tinha ouvido a Thais Godinho, do Vida Organizada, falando sobre ele. Aliás, convido a conhecer o meu perfil no instagram @sementesdojardim e da Thais Godinho @vidaorganizadaoficial.

Sobre Thais Godinho e Vida Organizada

Fazendo um enorme parênteses nesse post, a Thais é uma autora incrível. O livro dela, Vida Organizada, foi o que me fez optar por utilizar planner ao invés de agenda, hábito que nunca mais abandonei. Esse livro é um dos poucos, talvez o único livro de auto-ajuda, que li e realmente aproveitei muita coisa.

Livros da Thais Godinho

O que de fato me fez usar planner foi a reflexão que ela faz no livro sobre visualizar a semana como um todo e poder então fazer um planejamento mais abrangente, além de poder ver as coisas que preciso fazer com mais frequência. Ela exemplifica casos em que uma agenda diária é melhor opção, mas no meu caso sem dúvida se encaixa melhor um planner.

O livro como um todo, e não só pela questão do planner, me ajudou a rever minha rotina e conseguir dar conta do que preciso fazer de forma mais organizada.

Voltando aos Planners …

No fim eu olhei os cadernos critativos, que tem divisórias, 4 no modelo A5 e 12 no modelo 17×24, e achei ótimo, mas não faria sentido pra mim um caderno. Porém, a Cícero tem refil para planner 2024 no formato A5 e com 12 divisórias, uma para cada mês. Então pensei que no fim minha melhor opção era ter caderno criativo, para escrever os posts do blog, e colocar nele o refil do planner.

Refil Planner Semanal A5 – Cícero

No fundo essa opção teve seu apelo estético, porque eu poderia comprar o planner fichário 2024 e colocar um refil qualquer de A5 dentro. Além disso poderia usar pelos anos seguintes, só trocando o refil de planner. Essa ideia, no entanto, não me agradava, porque eu teria sempre uma capa com um 2024 nela. Frescura?! Possivelmente, mas eu queria algo mais permanente e a diferença de preço seria pouca ou nenhuma. Então ficou decidido o caderno criativo A5 com o refil de planner 2024 semanal.

Fichário Caderno Criativo A5 – Cícero

Por sorte eu encontrei um caderno com uma capa que adorei por R$ 60,00 reais na black friday. Esperei alguns dias para entrar em promoção e comprei também o refil por R$ 75,12.

O caderno criativo que eu comprei, na versão A5, vem com uma bolsa na frente para colocar papéis e coisas aleatórias, mas é bem frágil, é literalmente um bolsinho recortado no papel mesmo. Ele tem 4 divisórias com abas, 40 folhas pautadas e 40 folhas pontadas. As folhas são em papel pólen e de excelente qualidade.

O refil do planner vem com 80 folhas e 12 divisórias. Nessas folhas tem calendário funcional com todos os meses e dias do ano para anotação de datas importantes; objetivos do ano, separados por área da vida; planejamento anual; planejamento financeiro e no fim tem ainda calendário funcional para 2025 com todos os meses e dias.

Para cada mês do refil do planner tem uma divisória colorida, uma página de anotação, planejamento do mês com todos os dias, como se fosse uma página de calendário e uma página com cada semana, com espaço para anotação em cada um dos dias, sendo sempre uma página com a semana toda e outra de anotações. No fim ainda tem objetivos conquistados, playlist do mês, descobertas (livros, filmes, séries) e o que ficou para o próximo mês.

Planner - Cicero - Refil - 2024

Desde a compra do caderno criativo eu já tenho dois posts em andamento. Esse aqui, sobre o planner e toda a questão sobre a escrita eu não escrevi no caderno criativo, mas sem dúvida a ideia já estava incorporada. Então, por hora, saldo muito positivo, além dos materiais em si serem lindíssimos e de muita qualidade.

Outras Opções de Planner

Apesar de estar amando meu caderno criativo e achar que foi uma excelente aquisição, há outras opções de planners.

A primeira a mencionar é o da Tilibra, que usei por muitos anos e recomendo bastante.

Clicando no link dá pra ver fotos do modelo desse ano e parte interna.

Planner Tilibra 2024

Existem várias coleções de capas, das mais sóbrias às fofinhas e até opções mais adolescentes, para quem quer comprar para os filhos. Minha coleção preferida sempre foi a naturalis.

Além da Tilibra, também conheço a Desagenda, mas essa eu nunca usei. Devo dizer que tenho curiosidade, já vi unboxing dela e achei muito interessante.

Desagenda

Com certeza tem outras que não mencionei aqui e toda indicação nos comentários será bem-vinda para que outras pessoas vejam.

Deixei todos os links possíveis dos produtos que mencionei, a maioria da Amazon porque de lá consigo colocar miniatura com valor, das demais só tirando print. Espero que algumas dessas opções ajude na sua escolha e caso a compra seja feita na Amazon use o link do blog. Não vai custar nada a mais, apenas nos ajuda. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!