Microverdes de Repolho Roxo

 

Antes de começar a falar sobre o cultivo desses microverdes de repolho roxo, lindos, saborosos e nutritivos, eu preciso confessar uma coisa: a única motivação que eu tive para começar o cultivo dos microverdes pelo repolho roxo foi o fato dos brotos serem roxos.

Devo citar ainda um agravante, que teve algum peso na minha escolha, que é o fato de eu ter um cachepô de cerâmica em um tom lindo que combinaria perfeitamente com os brotos roxinhos do repolho roxo. Afinal jardinagem, além de saborosa e nutritiva, também pode ser fofa e decorativa.

Mas voltando …

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo

Eu queria muito, pelos motivos já citados, cultivar microverdes de repolho roxo e aguardei ansiosamente minhas sementinhas chegarem. Quando chegaram foram necessários apenas 20 minutos e algumas fotos para elas estarem plantadas.

Além da indiscutível beleza, os brotos de repolho roxo são muito nutritivos. Possuem, principalmente, as vitaminas C, E, K e as do complexo B, além de cálcio, magnésio, manganês, potássio, ácido fólico, riboflavina e tiamina, segundo informações do site da CEAGESP.

Esterco, um dos melhores adubos orgânicos! Clique na imagem se quiser conhecer e comprar!

Essa espécie se mostrou bem fácil de cultivar e com crescimento muito rápido. Fiquei bem impressionada! É uma ótima opção para iniciantes, não só no cultivo de microverdes, como na jardinagem em geral.

Plantio

Eu tenho um cachepô que eu adoro e a cor dele combinaria perfeitamente com os brotos roxinhos do repolho roxo, porém, esse cachepô é mais alto do que deveria ser para o plantio de microverdes.

Eu poderia simplesmente preencher todo o espaço com substrato, mas gastaria bem mais e sem necessidade, então resolvi adaptar.

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo

Coloquei areia no fundo, fazendo uma base mais alta para o substrato.

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo

Por cima da areia coloquei uma manta de drenagem, para que o substrato não se misturasse com a areia no fundo.

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo

Por cima da manta fiz o plantio dos microverdes normalmente, como mostrei em detalhes no post Como Produzir Microverdes (Microgreens). Coloquei 1,5 cm de substrato e por cima espalhei as sementes.

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo

As sementes de repolho roxo não são tão pequenas, então é mais fácil observar onde devemos lançar mais para fazer um plantio uniforme.

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo

Depois de plantadas, recomendo apertar levemente as sementes com uma pá de plantio, colher ou com os dedos para afundá-las um pouco no substrato.

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo

Reguei com borrifador e aguardei a germinação.

Crescimento

As sementes foram plantadas no dia 17/04/21 e no dia seguinte já era possível ver muitas das sementes com os primeiros sinais de germinação.

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo
As sementes germinando dois dias após o plantio

Depois de 3 dias o substrato estava coberto de brotinhos arroxeados.

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo
Os brotinhos apenas quatro dias após o plantio

A germinação completa, com brotinhos bem formados e totalmente erguidos, ocorreu dia 21/04 e em 26/04 os brotos atingiram o tamanho ideal para colheita, que seria entre 6 e 8 cm de altura.

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo
Os brotinhos seis dias após o plantio

Começar pelos microverdes de repolho roxo foi uma ótima decisão, apesar da escolha ter sido por motivos completamente alheios à qualquer questão relacionada à técnica, rapidez na germinação, facilidade de cultivo, etc.

Colheita e Sabor

A primeira colheita foi feita em 26/04, quando os brotos tinham por volta de 8 cm.

Microverdes - Microgreens - Repolho Roxo
Os brotos no ponto para colheita

O sabor é bem suave. Os brotos são macios e o sabor chega a ser levemente adocicado. Não amarga e não é picante.

Esses microverdes são uma delícia! Quando finalizei esse post já tinha provado vários outros e esse continua sendo meu preferido em sabor.

Esses brotinhos cresceram lindos, saudáveis e muito rápido. Foi um processo bastante gratificante e pretendo, sem dúvida alguma, fazer do repolho roxo uma variedade constante na minha mini horta de microverdes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!