Como Plantar Grama de Trigo para Fazer Suco Verde

 

Indo na empolgação do plantio de microverdes, decidi plantar grama de trigo para fazer suco verde, porque eu adoro um suquinho.

Grama de Trigo

Quando comecei a experiência não imaginava que ia gostar tanto desse suco. Além disso o plantio da grama de trigo é extremamente satisfatório. Planta-se facilmente, germina e cresce rápido e colhe-se em pouco tempo. Mas vamos ao passo a passo da experiência, com alguns testes ao longo do caminho, para explicar como preparar os grãos, plantar, colher e consumir.

Os Grãos de Trigo

Eu acabei comprando os grãos pela internet. Talvez em zonas cerealistas seja mais fácil de encontrar, mas em mercados, pelo menos nos que procurei, não achei. No fim a solução foi a Amazon. Achei por um preço bom e, como sempre, chegou super rápido. Você pode buscar e ver as promoções atuais, porque elas estão sempre mudando, mas deixa a recomendação desses grãos, que tem bom preço.

Os grãos são de excelente qualidade e germinaram super bem como vou mostrar adiante no post. Recomendo muito comprá-los se você também tem dificuldade de achar os grãos para vender na sua cidade ou em locais próximos.

Como Preparar os Grãos para o Plantio

Eu pesquisei bastante antes de começar a experiência com a grama de trigo. Uma informação que vi, em quase todo local, é que os grãos devem ficar de molho, mesmo assim decidi fazer o teste, porque eu adoro uma experiência, de plantar parte dos grãos com molho e sem molho, pra ver a diferença.

Vou mostrar o passo a passo e os resultados de ambos os testes, mas o que é ideal e funciona claramente melhor é deixar de molho, de fato.

Material Necessário

  • Substrato (de preferência específico para mudas);

Plantio

Não precisa comprar mini estufa específica para cultivar sua grama de trigo. Caso você prefira comprar uma estufa tudo bem, mas qualquer bandeja de padaria, embalagem de marmita ou potinho de plástico serve.

Também dá pra usar qualquer vasinho, nesse caso sugiro como ideais os mais largos e baixos, tipo de bonsai.

O substrato deve ser leve, bem aerado e com boa retenção de água. Se você encontrar substratos para plantio de mudas, ótimo, esses são os ideais. Costumam ter uma boa composição para evitar que fique compactado e permite um bom crescimento das raízes delicadas dos grãos recém germinados.

Grama de Trigo

Para iniciar o plantio basta preencher a base do recipiente que será usado com 1,5 a 2 cm de substrato (sim, apenas isso). Eu prefiro números, mas para quem não quer ficar medindo, dá por volta de 1 dedo de altura.

Espalhe bem o substrato no recipiente fazendo uma camada nivelada. Por cima do substrato coloque os grãos, espalhando da forma mais uniforme possível. Os grãos podem ficar muito próximos, o que não pode acontecer é ficarem muito sobrepostos.

Após espalhar os grãos no substrato, não os cubra ou cubra com uma camada muito fina substrato. Eu, particularmente, sempre os deixo sem a camada de substrato por cima.

Regue com um borrifador até ter o substrato todo úmido, sem estar encharcado. Jamais encharque o substrato!

Deixe o recipiente em local de meia sombra, sem nenhum sol direto. Eles precisam apenas de ambiente bem iluminado nos primeiros dias.

Todos os dias verifique os grãos pelo menos duas vezes, manhã e noite. Observe o crescimento e a umidade. Se for necessário borrifar mais água prefira fazer isso sempre pela manhã. Regas à noite favorecem o aparecimento de fungos.

Germinação

Teste COM molho

A única diferença, em termos de plantio desses testes, é que nesse caso deixei os grãos de molho na água por aproximadamente 12 horas antes de plantar.

Grama de Trigo
Grãos plantados com molho

Plantei os grãos em 17/04. Os primeiros sinais de germinação eram claros em 20/04, apenas 3 dias depois.

Grama de Trigo

Em 21/04 eu já tinha os primeiros brotinhos.

Grama de Trigo

A germinação foi muito rápida e o crescimento foi tão rápido quanto. Foi impressionante o quanto os brotos cresciam a cada dia.

Teste SEM molho

Nesse caso não deixei os grãos de molho. Plantei os grãos também em 17/04 e claramente deixar de molho fez muita diferença.

Grama de Trigo
Grãos plantados sem molho

Os primeiros sinais de germinação vieram muito tímidos somente em 21/04. Em relação ao plantio com os grãos de molho previamente a diferença é notável pelo tempo que demoraram para apresentar os sinais de germinação e pela quantidade menor de grãos apresentando algum desenvolvimento.

Mesmo que tenha demorado um pouco mais, ainda foi uma germinação e um crescimento rápidos.

Resultado

Sem dúvida o molho ajuda a acelerar o processo de germinação, mas não colocar os grãos de molho não o impede.

Os grãos germinaram mesmo sem o molho, apenas levaram alguns dias a mais. Porém, após a germinação o crescimento foram tão rápidos quanto das que passaram pelo molho.

Grama de Trigo
Grama de Trigo

Uma questão importante sobre o molho é que ele obviamente deixa as sementes muito úmidas, o que diminui consideravelmente a necessidade de regas adicionais com borrifador durante a germinação. Praticamente não reguei mais. Isso pra mim foi mais significativo do que qualquer diferença em termos de tempo de desenvolvimento e colheita.

A baixa manutenção ajuda demais, especialmente para quem passa o dia fora de casa e não é capaz de dar tanta atenção ao cultivo. Mesmo para quem pode dispor de mais tempo, a praticidade é atraente, ao meu ver. Então, no que depender da minha recomendação, deixe as sementes de molho por aproximadamente 12 horas antes de plantar.

Deve-se tomar muito cuidado para não exagerar na água ou os grãos podem começar a apodrecer e isso se espalha rapidamente pelo vaso, caso ocorra.

Os grãos sem molho exigem bastante atenção com regas para o substrato não secar demais e prejudicar a germinação. Qualquer falta de água no meio do processo pode ocasionar a perda de todos os grãos e brotinhos. Então o molho além de acelerar o processo, também o facilita por demandar menos manutenção.

Colheita

A colheita é feita da mesma forma que é feita para os microverdes, basta cortar as folhinhas rente ao substrato quando atingirem por volta de 12 a 15 cm de altura. Com 10 cm já dá pra colher, se assim desejar, mas recomendo esperar um pouco mais para melhor aproveitamento dos brotinhos.

Grama de Trigo
No ponto para colheita

Não é necessário descartar todos os grãos após a primeira colheita, porque os brotos crescem novamente e é possível colher mais vezes.

Grama de Trigo
Após a colheita

Após a colheita basta higienizar e consumir ou congelar.

Preparo do Suco

O preparo também não tem segredo. Eu gosto de usar um mixer e bater com água, mas pode ser usado um liquidificador.

Colheita de Grama de Trigo

Como a grama de trigo tem muita fibra, deve-se tomar cuidado e não consumir em excesso. A indicação é bater dois punhados da grama de trigo, aproximadamente a quantidade da foto acima, com 500 a 600 ml de água ou um copo de água mineral e um copo de água de coco para adicionar mais nutrientes, podendo acrescentar frutas à sua escolha.

Suco de grama de trigo
Suco concentrado de grama de trigo

Eu optei por tomar puro e adorei. Ele tem um sabor muito refrescante e é levemente cítrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!