Varanda Versão 2017
Pouco Espaço Boas Soluções

Varanda Versão 2017

Quem ama plantas como eu e tem pouco espaço em algum momento sofre com o caos ou simplesmente convive com ele. Mas eu detesto caos, gosto de ver minha varanda bonita e bem organizada, além disso o caos acaba favorecendo a negligência, especialmente quando o tempo é escasso.

Quando temos plantas demais espalhadas sem organização acabamos esquecendo de molhar algum vaso ou começa uma infestação de pragas que se alastra porque tinham muitas plantas amontoadas e fica difícil de acompanhar cada uma, entre outros problemas. Eu estava nessa situação e por absoluta falta de tempo associada à falta de um bom planejamento na varanda, eu estava tendo problemas que não deveriam ocorrer.

A falta de tempo eu não consigo resolver por hora, mas pelo menos conseguiria me organizar e aproveitei minhas férias para fazer isso.

Agora com tudo terminado vou mostrar como ficou minha varanda e as modificações que foram feitas. Ainda falta pintar novamente as paredes, mas a decoração e organização estão prontas.

Varanda

A primeira providência foi tirar a antiga mesa, que eu adorava, mas ocupava um bom espaço. Era nela que ficava o berçário de mudas e eu precisava realocar os vasos. Para abrir mais espaço na varanda decidi colocar treliças de madeira na parede, assim aproveitaria o espaço vertical.

Jardim Vertical

Com o espaço que se abriu no chão eu consegui fazer algo que queria há muito tempo, mas era inviável, colocar uma banqueta, para que eu pudesse sentar e admirar minhas plantas.

Varanda

A princípio optei por colocar na treliça vasos de metal. Os que eu usava na mesa eram de plástico e ambos apresentam a mesma desvantagem, retém bastante umidade.

Eu prefiro barro, mas decidi testar os de metal que têm a vantagem de ser leves e acho esteticamente mais bonitos do que os de plásico.

Ainda estou em fase de testes e pretendo analisar muito bem, porque se achar que é preferível barro eu troco tudo depois e vou ter muitos vasos de metal para dar de presente com mudinhas.

Uma questão que deve ser pensada no caso das treliças, e só percebi depois de coloca-las, é que se você tem poucos vasos os dispõe de forma que não fiquem alinhados e na rega não terá problemas. Mas se tem muitos, como é meu caso, rega os de cima e a água às vezes escoa e vai para os que estão logo abaixo. Então regra básica para treliças: comece regando por cima, quando chegar nos mais baixos, se a rega foi mais abundante, eles provavelmente não precisarão de mais água, mas o ideal é regar moderadamente, sem exageros.

Além da treliça que passou a acomodar o berçário, incluí também uma para orquídeas, que comecei a cultivar recentemente.

Nessa treliça eu usei vasos de plástico transparente, mudando apenas a composição do substrato de uma espécie para outra, quando necessário. Esses vasos transparentes são excelentes para que eu possa observar as raízes das orquídeas e isso é fundamental para mim já que ainda não tenho tanta experiência com elas.

Outra mudança foi a troca dos potinhos de água e comida dos pássaros que vem visitar a varanda. Na verdade não compramos potes novos, apenas aproveitamos esses dois que estavam em casa sem uso e deixamos para eles.

Água para Pássaros
Água para pássaros
Frutas para Pássaros
Frutas para pássaros

Demorou alguns dias para eu conseguisse terminar tudo, mas valeu a pena! Com essas mudanças minha varanda ficou mais bonita, agradável e espaçosa.

6 respostas para “Varanda Versão 2017”

  1. Ficou muito lindo!
    Acho que vou tentar por uns vasinhos nas laterais das janelas também, assim dá pra ter mais uns tenperinhos e hortaliças!
    A ideia de deixar um vaso com ferramentas tb é muito legal!

  2. Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber se já comprou sementes pela internet? Se sim, em qual site? Gostaria de saber sites confiáveis para se comprar sementes de flores, árvores . Grato 🙂

  3. Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber se já comprou sementes pela internet? Se sim, em qual site? Gostaria de saber sites confiáveis para se comprar sementes de flores, árvores e coisas de jardinagem. Agradeço !

    1. Oliveer eu compro bastante na Tabutins, mas também já comprei na reino do plantae e recomendo. Há um post no blog chamado “Onde Comprar Sementes Raras” que tem outras indicações , ou não rs, de lojas.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *