Ano Novo e Muitas Sementes Novas
Meu Jardim

Ano Novo e Muitas Sementes Novas

Esse ano, como sempre, viajei no ano novo e como eu tinha sementes para germinar, levei todo mundo pra viajar comigo, uma das vantagens de colocar as sementes no algodão. Durante a viagem várias delas começaram a germinar e uma das sementes que me trazia mais expectativa era a lichia.

anovo_01
Semente de lichia germinada

Eu trouxe as sementes de lichia da casa da minha mãe. Ela sabe que adoro lichias e comprou pra mim. Das frutas que eu comi, separei por volta de uma dúzia de sementes e trouxe para plantar, mas coloquei apenas duas para germinar, porque comprei várias sementes e não ia ter espaço para todas.

anovo_00
Sementes que comprei na Sambalina, mais sementes de romã e de anis estrelado

Logo antes das viagens de fim de ano eu comprei várias sementes novas na Sambalina Sementes, minha loja preferida para compras on-line. Eu queria ampliar as variedades da minha horta em vasos, então comprei sementes de alface mostarda, pepino branco, ashwagandha, manjericão canela, segurelha e duas variedades de tomates. Apesar de ter comprado várias sementes novas ainda há outras que eu quero cultivar como as que coloquei no cartaz “procura-se” do blog.

Além de incluir algumas variedades no cultivo, eu decidi voltar a focar nas pimentas. Percebi que tinha poucas espécies, somente duas estavam em vasos dignos e eu sentia falta de ter mais. Pelo menos tenho uma sweet banana e duas lemon drop produzindo bem, mas vou voltar a buscar novas espécies e mais sementes.

No fim do ano, pensando em tudo que eu queria mudar na varanda e nas espécies que queria cultivar, eu troquei diversas plantas de lugar, entre elas várias pimentas, que ganharam vasos maiores,  plantei as sementes que recebi da Sambalina (várias já germinaram) e finalmente encontrei as sementes de anis estrelado que eu queria tanto (assunto para outro post).

anovo_02
Sementes germinadas de pepino branco
anovo_03
Sementes germinadas de alface mostarda

Depois das mudanças, transplantes e plantios tudo que eu posso fazer é cuidar das minhas plantas com o prazer de sempre e exercer (ou pelo menos tentar) a virtude da paciência, esperando as mudas crescerem. Enquanto isso continuo procurando mais sementes de anis estrelado e variedades de pimenta para aumentar minha coleção.

6 respostas para “Ano Novo e Muitas Sementes Novas”

  1. A lichia deu certo? Você plantou em vaso? Amo lichia… Mas não tenho espaço :'(

    Faz um post contando pra gente sobre as plantas que você mais gosta/gostou de cultivar?! =D

    1. Michelle ótima idéia de post. Adorei! Já coloquei na lista e vou começar a rascunhar. ; )
      Quanto à lichia eu doei porque achei que era pouco espaço aqui para ela. Realmente em vaso acho que precisa ser um vaso muito grande e o meu não era tanto assim. Eu também amo lichia e foi triste doar, mas não adianta manter a planta sofrendo. ; (
      Abraços Floridos

  2. Oi, Bruna!! Adorei seu site!
    Esse site Sambalina é demais mesmo! Já encomendei uns tomatinhos. ^^
    Queria te perguntar uma coisa…. Quais marcas de sementes você indicaria para uma horta caseira? Tenho procurado sementes sem defensivos e dessas marcas mais populares só encontrei informação no site da Isla…
    Beijo

    1. Olá Camila! A Isla tem uma linha sem defensivos, mas para horta eu prefiro sementes de lojas como a sambalina e a tabutins. São ótimas lojas, têm sementes de qualidade e variedades difíceis de encontrar.
      Abraços Floridos

  3. Qria sabr seu email para le mandar uma foto da minha pimenta capsicum annum, ela e pqna e logo mais vai dar flores…. Qria sabr se deixo dar flores e frutos ou arranco desde ja?????? Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *