Expoflora
Vale a Pena Visitar

Expoflora

Contagem regressiva para a Expoflora 2017 em Holambra/SP! A Expoflora é um evento super conhecido e amantes da jardinagem e da natureza de todo o Brasil vão prestigiar a Festa das Flores.

Todos os anos a Expoflora ocorre ao longo do mês de setembro. Nesse ano de 2017 irá de 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta à domingo, das 09:00hs às 19:00hs.

Vou abordar tudo que é relevante, mas não vou falar de valores porque podem variar muito de um ano para outro e o objetivo desse post é ajudar qualquer pessoa que queira ir para a expo seja nesse ano ou em próximos. Porém descobrir valores é bem rápido, basta conferir no site oficial da Expoflora, que se encontra facilmente fazendo uma pesquisa no Google. Não vou colocar o link direto porque pode mudar de um ano para outro.

Expoflora - Holambra
As típicas casinhas de Holambra

Ainda que não se fale de valores, preciso falar sobre as filas, e sim, lá tem filas para tudo, começando pelo estacionamento para quem vai de carro e depois na bilheteria. Não adianta falar sobre horários no que diz respeito ao trânsito e às filas porque eu já fui à Expoflora em vários anos, entrei e saí em horários diferentes e estava sempre cheio, da abertura até o fim do dia. Mas isso não é motivo para desanimar porque todo grande evento é cheio e a expo é linda! Vale a pena reservar uma cota de paciência para esse dia.
O estacionamento é todo aberto, sem áreas cobertas, e você pode parar próximo da entrada ou muito longe, mas fato é que em Holambra é muito quente nessa época e o sol é forte. Recomendo um boné ou chapéu para quem tem preocupação com a pele, inclusive para andar pela expo que tem muitas áreas abertas, algo que eu particularmente acho ótimo e deixa o ambiente mais agradável e bonito.

Expoflora - Holambra
Lindo arranjo com petúnias na Expoflora

Como eu já disse na bilheteria também tem filas e há descontos para idosos e estudantes, ou pelo menos nos anos que fui sempre teve. A organização dos setores da expo pode mudar a cada ano, mas normalmente a exposição de carros antigos fica logo na entrada. Desconfio que isso é uma estratégia para entreter os maridos, namorados e afins.

Na exposição há também uma feirinha, que vende artesanato, roupas e comida, e vale a pena perder um tempo passeando por ali porque tem muita coisa interessante.

Outro setor que se encontra lá é o de venda de mudas, sementes e flores para corte. Eu recomendo que não se compre nada. Quem vende dentro da Expoflora são as lojas da própria cidade, que são maravilhosas, mas fora da exposição tudo é mais barato. Então se você não estiver em uma excursão e puder passear pela cidade depois não compre nada nesse setor.

Expoflora - Holambra
Canteiro só de pimentas na Expoflora

Outra coisa que não recomendo é almoçar lá dentro da expo. Têm muitas filas e não vale a pena o estresse. Caso seja possível sair e comer fora tem restaurantes maravilhosos na cidade, que têm menos filas e são muito agradáveis.

Falando de comida… dentro da expoflora recomendo o suco de uva (o branco é meu preferido), que sempre está à venda lá; os típicos biscoitos holandeses chamados stroopwafel, que são feitos na hora e o cheiro do caramelo vai longe; e também o sorvete, que fica lotadíssimo, mas normalmente tem de rosas, violeta e flor de laranjeira e já que está em Holambra vale a pena provar esses sabores exóticos que não se encontra em outros lugares.

Tudo isso que mencionei são os detalhes, os grandes atrativos da festa das flores são a exposição propriamente dita e a chuva de pétalas de rosas, que é linda!

São muitos ônibus e carros chegando na cidade, que é minúscula, só para curtir a festa. A grande maioria chega e vai embora no mesmo dia, o famoso bate e volta. Porém muitos ficam hospedados em Holambra, e, se for possível, é o que recomendo.

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar saiba que Holambra é a Cidade das Flores e faz jus ao nome. Aqui mesmo em SP praticamente tudo vem de Holambra para abastecer o Ceagesp.

A cidade é super pequena, mas muito agradável. Tem um passeio que leva os turistas às fazendas para conhecer os campos de flores (rosas, gérberas, orquídeas, etc) e mostra também a cidade e seus pontos turísticos. Esse passeio pode ser contratado na própria Expoflora também.

Há várias opções de lojas de jardinagem imensas, que comercializam plantas, flores e até artigos de decoração. Além disso a culinária holandesa é uma delícia, sem contar os doces e sorvetes feitos de rosas, flor de laranjeira e violeta. Dá para se divertir (e comer) muito por lá.

Expoflora - Holambra
Jasmim no jardim da doceria Zoet en Zout em Holambra

Recomendo sair da expo, se for possível, e almoçar na Casa Bela na calmaria tradicional que Holambra oferece e comer um doce no Zoet en Zout, que tem um gramado lindo com vista para o lago.

Expoflora - Holambra
Alguns dos vários gansos que moram no lago de Holambra em frente ao Zoet en Zout

Para quem vai ter mais tempo na cidade também não deixe de ir às lojas A Orquídea e Pronta Flora, que ficam praticamente uma ao lado da outra. Também gosto bastante do Garden Center, que fica um pouco antes do portal de entrada da cidade.

Estamos no começo de agosto, mas é provável que já não tenham mais vagas ou que tenham poucas disponíveis para todo o período do mês de setembro nos hotéis e pousadas de Holambra.

Para facilitar a vida de quem vai à Expoflora vou deixar aqui uma lista das pousadas e hotéis locais, que são poucos e lotam rápido.

Villa de Holanda Hotel

http://www.villadeholanda.com.br/

Holambra Garden Hotel

http://www.holambragardenhotel.com

Shellter Hotel

http://www.shellterhotel.com.br/

Villa de Holanda Parque Hotel (é diferente do hotel, fica em outro local da cidade):

http://www.villadeholanda.com.br/parquehotel/

Parque Hotel Holambra

http://www.hotelholambra.net

Hotel Jataí (fica em Artur Nogueira, cidade próxima)

http://www.jataihotel.com.br/

Pousada Europa (fica em Artur Nogueira, cidade próxima)

http://www.pousadaeuropa.com.br/

6 respostas para “Expoflora”

  1. Eu prometi para eu mesma, que compraria um vaso e iria plantar flores nesta primavera….
    Eu vou sim…depois entra lá no Fb para vc ver as flores que nasceram debaixo da neve…coisa louca de linda.
    Qto as flores….assim que eu comprar eu te falo….
    Eu preciso fazer uma hortinha para essa primavera.
    :))

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *