Sementes de Gerânio
Flores

Sementes de Gerânio

Eu adoro gerânios e já falei sobre eles aqui no blog em outro post bem detalhado. Eles são plantas resistentes, dão flores lindas, exigem pouca manutenção e como não tem raízes profundas são ótimos para vasos.

Os meus gerânios além de florescerem bastante, eventualmente dão sementes quando são polinizados por mamangavas que visitam minha varanda.

Gerânio

Eu nunca tentei fazer a polinização manualmente, mas isso pode ser feito com facilidade. Basta usar um pincel pequeno e transferir o pólen de uma flor para outra.

Eu poderia recomendar até usar o dedo como costumo fazer com as minhas pimentas e tomates, mas o geranio, apesar de ter uma flor maior, tem a parte reprodutora mais delicada e por isso sugiro o uso de um pincel.

Depois de polinizadas as flores começam a secar e após pouco tempo as cápsulas com as sementes ficam bem evidentes.

As sementes estão prontas para serem colhidas quando começam a romper a cápsula. Assim que isso ocorre as sementes devem ser retiradas, caso contrário podem ser perdidas já que são muito leves e feitas para voar longe da planta-mãe.

Semente de Gerânio

Minhas sementes germinaram em 7 dias com o uso da técnica da estufa e o paninho limpa-seca-germina, mas para quem nunca plantou sementes ou está começando sugiro ver o vídeo Como Germinar Sementes e também a leitura do post Técnica para Germinar Sementes – I.

Sementes de Gerânio

Depois que as sementes germinaram eu as transferi para um vaso com uma mistura de uma parte de substrato pronto para uma parte de húmus de minhoca.

As mudas cresceram bem mesmo em um vaso que ao longo do tempo foi ficando pequeno para acomodá-las. Gerânios não criam raízes muito profundas nem agressivas, talvez por isso tenham tido um bom desenvolvimento mesmo não tendo tanto espaço disponível.

O crescimento foi vigoroso e as mudinhas foram se desenvolvendo lindas, resistentes e sempre saudáveis, sem sinal de pragas.

Apesar do gerânio ser uma planta que prefere substrato secando entre regas, com mudas jovens, especialmente quando estão recém germinadas, deve-se manter o substrato secando apenas levemente entre as regas, sem secar demais.

Quando as mudas tinham por volta de 30 dias as passei para o sol pleno ao invés do sol da manhã no qual foram mantidas desde a germinação. Nesse momento também acrescentei esterco bovino curtido ao substrato. Sugiro simplesmente cobrir o vaso com uma camada fina de esterco, mas que cubra toda a superfície do vaso. O esterco deve ser misturado ao restante do substrato com cuidado para não danificar as raízes das mudas que ainda são frágeis. Depois deve-se fazer uma camada de substrato pronto puro para finalizar o vaso e evitar drosófilas.

Durante todo o cultivo usei o leite e o adubo líquido juntos no borrifador uma vez por semana, aplicando sempre pela manhã.

Depois de aproximadamente 8 meses de muito amor e adubo vieram os primeiros botões.

Gerânio

Gerânio
A planta com aproximadamente 8 meses já bem crescida e com os primeiros botões

Pouco tempo depois de surgirem os primeiros botões as flores abriram e descobri que essa muda era filha do meu gerânio rosa claro, o que as mamangavas mais visitam.

Gerânio

Apesar de ter plantado algumas sementes apenas uma muda, a mais vigorosa, ficou comigo. As demais foram doadas.

Para os que têm interesse em adquirir sementes de gerânio sugiro que vejam o que há disponível na loja Sementes do Jardim. Todas as sementes disponíveis lá são de plantas que eu cultivei.

Loja Sementes do Jardim

8 respostas para “Sementes de Gerânio”

  1. Ótima informação! Obrigada! Aparte de agora vou plantar minhas sementes de gerânio.
    Gostaria de saber se você tem sementes de flor de maio e como posso fazer para receber?

  2. Ótima informação, obrigada!
    Gostaria de saber se você tem sementes de flor de maio e tendo como faço para adquirir?

    1. Glaucia não tenho sementes de flor de maio. Tenho varias outras na loja do blog (sementesdojardim.com), mas de flor de maio não, infelizmente.
      Abraços Floridos

    1. Marcos é falta de polinização. Tente transferir o pólen de uma flor para outra apenas passando a ponta do dedo mesmo. Cosmos nunca cultivei, mas na capuchinha não vejo sementes com tanta facilidade, já os tagetes são super fáceis pra dar sementes.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *