Livros sobre Plantas, Botânica e Natureza
Meu Jardim Vale a Pena Visitar

Livros sobre Plantas, Botânica e Natureza

Criei esse post porque eu amo ler. Sou daquelas que sempre tem um livro ao lado da cama e lê toda noite antes de dormir. Uma xícara de café ou chá e um bom livro proporcionam bons momentos para mim.

Entre os livros que eu gosto de ler estão aqueles que falam sobre a natureza, sobre as plantas, sobre tudo que me acrescente tanto como jardineira quanto como pessoa. Apesar do meu amor pela leitura, eu nunca comprei livros sobre cultivo. Tenho um universo enorme que é a internet e como minhas pesquisas e dúvidas são sempre bem pontuais não faria sentido comprar livros para saná-las.

Aqui vou apresentar os livros que eu ler e tenham qualquer remota relação com o fantástico mundo das plantas, não sendo necessariamente livros técnicos.

O post será constantemente atualizado e nas resenhas terá sempre a minha opinião pessoal sobre o livro e uma enquete para outras pessoas também dizerem o que acharam, então quanto mais respostas melhor, especialmente daqueles que já leram. Se você ainda não leu algum dos livros, mas decidiu ler, depois volte para dar sua opinião também e quem sabe ajudará quem está indeciso.

Se não Fugir é Planta

Autor(a): Eduardo Gonçalves
Editora: Europa
Ano: 2015
Número de páginas: 256
Opinião: AMEI

Esse livro é simplesmente fantástico! Recomendo muito pela leitura divertida e repleta de informações para os amantes de plantas. Adorei as descobertas que fiz sobre a evolução das plantas e o quanto elas contribuem para a nossa vida e planeta. Uma coisa é saber disso vagamente outra saber com dados e explicações técnicas que envolvem botânica e química.

Se não Fugir é Planta - Livro

“Hoje temos orgulho de andarmos por aí em um mundo atmosférico. Isso provavelmente não seria possível se as plantas não tivessem impregnado a atmosfera de oxigênio, que por sua vez se tornou ozônio e gerou o maior filtro solar do planeta. Por isso, não seja ingrato. Levante-se agora e agradeça à primeira planta que encontrar por tudo que ela já fez por você.”

A forma como o autor escreve deixa a leitura muito agradável e a vontade é de não parar de ler. Foi incrível ler tantas informações valiosas e aprender tanto ao mesmo tempo em que dava risadas, literalmente. Muitas noites ri sozinha enquanto lia esse livro.

O livro traz muitas informações sobre a evolução das plantas e a história delas. No fim da leitura algumas plantas são exploradas em detalhes com informações sobre a história delas, curiosidades, cultivo, etc.

 

Jardim Secreto – O Livro de Colorir

Autor(a): Johanna Basford
Editora: Sextante
Edição: 2014
Número de páginas: 96
Opinião: Não amei, porque amar é um sentimento muito forte para nutrir por esse livro, mas adorei

Muitos já devem ter ouvido falar desse livro que virou uma febre e posso afirmar que toda a atenção que ele recebeu é merecida. O Jardim Secreto não é um livro convencional, não traz texto, apenas desenhos lindos e complexos para colorir com uma proposta de ser antiestresse e sem dúvida ele é!

É muito relaxante pintar o livro, os desenhos são tão bonitos e ricos em detalhes que você se envolve naquele momento e esquece do mundo.

Jardim Secreto - Livro de Colorir

“Dentro deste livro você encontrará um mundo mágico em preto e branco, cheio de flores fantásticas e plantas exóticas”

Para quem, como eu, é apaixonado por plantas, a experiência é ainda mais profunda e gratificante porque você cria jardins maravilhosos pensando nas cores e nas texturas das suas próprias plantas. Eu recomendo esse livro pela beleza, pelo prazer e pelo relaxamento que ele proporciona.

Para quem vai começar agora a pintura do livro ou está pensando em comprar sugiro adquirir também os lápis de cor Happy Time e as canetinhas Color Peps. Não são marcas tão conhecidas, mas são muito boas.

A Sabedoria da Natureza

Autor(a): Roberto Otsu
Editora: Ágora
Ano: 2006 (3 ª edição)
Número de páginas: 238
Opinião: Não amei, porque amar é um sentimento muito forte para nutrir por esse livro, mas adorei

Esse livro não é muito conhecido, mas é maravilhoso! Depois de ler esse livro e durante a leitura dele a percepção da vida muda e a admiração pela natureza aumenta. É muito raro eu ler um livro mais de uma vez, mas esse eu li e talvez ainda leia outras vezes.

Sabedoria da Natureza - Livro

“Sempre a primavera, nunca as mesmas flores.”

O livro fala sobre os ciclos da natureza e como a observação da sua simplicidade e sabedoria podem influenciar a vida e torná-la melhor.  Ao falar sobre os ensinamentos da natureza o livro aborda as lições das estações, da água, da árvore, do bambu e do céu.

 

Minha única ressalva com relação a esse livro é depois de passar um pouco da metade ele fica repetitivo e a leitura se torna mais arrastada. Desse ponto em diante já não senti o mesmo entusiamo para ler, mas mesmo assim acho que é um livro bacana e vale a leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *