Como Secar Sementes de Tomate
Frutíferas

Como Secar Sementes de Tomate

Secar sementes de tomate parece muito simples, afinal secar sementes não costuma ser uma tarefa tão árdua assim ou que exija a observação de muitos detalhes na grande maioria dos casos. Normalmente basta retirar as sementes da fruta ou legume e deixar secar naturalmente. Mas quando se trata de sementes muito pequenas ou que vêm acompanhadas por uma capa gelatinosa, como as dos tomates, é importante fazer de forma prática, caso contrário pode ser muito difícil separar as sementes depois de secas.

Eu mesma já tive muito trabalho separando sementes de tomate depois de secar, porque fiz de forma, eu não diria errada, mas pouco prática. Então vou demonstrar como faço atualmente. Tem dado certo sem me dar tanto trabalho e facilita a separação depois.

Sementes de Tomate
Tomate green zebra

O primeiro passo obviamente é cortar o tomate e sugiro que seja em quatro partes. Depois deve-se retirar a polpa e as sementes e colocá-las em um copo.

Encha o copo com água até um pouco acima da metade.

Sementes de Tomate

Usando uma colher de sopa mexa bem as sementes na água para que a capa gelatinosa que as cobre vá se soltando. Isso não é realmente necessário, mas faz toda a diferença se você for considerar que isso diminui o tempo que teria que ficar mexendo as sementes numa peneira para fazer o mesmo processo. A peneira ainda será necessária, mas o volume de água corrente usado será menor.

Sementes de Tomate

Depois de mexer bem, despeje as sementes numa peneira e com a colher vá mexendo e tirando o resto da capa gelatinosa que ficou.

Após fazer esse processo coloque as sementes dispostas em um pano qualquer ou no paninho limpa-seca-germina que já apresentei aqui e uso muito.

As sementes devem ficar bem espalhadas, não as deixe grudadas.

Sementes de Tomate
Sementes dispostas no pano

Não use papel toalha! As sementes grudam e é um inferno pra tirar (experiência própria). Ao tirar o papel vem junto e para sairem sem problemas e limpas é necessário usar uma pinça. Nada prático!

Após dispor as sementes no pano basta deixá-lo em local fresco e seco até que as sementes sequem completamente.

Sementes de Tomate
Sementes bem secas

Quando as sementes estiverem bem sequinhas basta guardar em um saquinho de plástico ou de papel em local fresco e seco ou já colocar para germinar.

Sementes de Tomate

Esse é o método que uso e considero prático e eficaz, mas fazendo uma busca pelo google normalmente encontra-se a indicação de deixar as sementes por alguns dias na água até fermentarem.

Diz a lenda que deve-se esperar formar o bolor na superfície da água, o que ocorre entre 3 e 5 dias, para então colocar as sementes para secar. Sinceramente nunca fiz isso e minhas sementes germinam normalmente e muito bem, mas para quem quiser testar ambas as técnicas basta esperar a fermentação após colocar as sementes na água e depois seguir com os restante do processo que mostrei no post e no vídeo.

Veja também o vídeo mostrando passo a passo como secar as sementes de tomate e assine o canal do blog no Youtube.

5 respostas para “Como Secar Sementes de Tomate”

  1. Boa noite
    Uso método alternativo.
    Corto o tomate maduro em rodelas, coloca-as no substrato a 1 cm de profundidade. Germina que só!

    1. Joaquim muitos usam esse método, mas eu não recomendo plantar dessa forma porque depois é difícil separar as mudas ou é necessário fazer raleio, tirando várias mudas e deixando apenas as mais fortes. Além disso há casos em que é mesmo necessário guardar as sementes. ; )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *