Faça uma Estufa no Inverno
Pouco Espaço Boas Soluções

Faça uma Estufa no Inverno

Se você é como eu e adora semear sabe que no inverno muitas sementes não germinam de jeito nenhum, mas nem por isso você precisa deixar de plantá-las, você pode fazer uma estufa! Eu mesma só descobri o quanto uma estufa pode ser útil recentemente, por isso vou mostrar aqui no blog como montei a minha.

Minha estufa

A idéia em si é bem simples e a montagem também não tem nenhuma complicação. Há várias formas de montar uma estufa, mas nesse caso deve ser um recipiente com um termostato e água para manter a temperatura alta e constante, o que vai permitir que as sementes germinem mesmo no frio.

Como toda boa aquarista sempre tenho equipamentos e aquários sobrando, por isso peguei o maior aquário reserva que eu tinha e um termostato abandonado. O termostato regula a temperatura da água deixando-a estável, então termômetro não serve, nem aquecedor comum, tem que ser termostato mesmo. Em qualquer loja de aquário ou nas Cobasis da vida você encontra.

Termostato

Antes de ligar o termostato e colocar a água eu montei os copinhos, sim copinhos ao invés de vasinhos, porque para usar essa estufa você deve plantar em algo que não tenha furos embaixo e copos descartáveis são uma ótima opção assim como vidros de requeijão, geléia e afins.

Antes de plantar, seja qual for o recipiente que você vai usar como se vaso fosse, coloque cascalho (mais uma vantagem de ser aquarista, sempre tem sobrando), brita ou qualquer outra coisa pesada no fundo para o copo ou vidro não boiar. Não precisa ser muito, um ou dois centímetros no fundo costuma ser suficiente.

Se você for usar caneta para escrever o que está plantando, mesmo que a tinta só saia com álcool escreva numa altura que não fique submerso.

Depois de prestar atenção a esses detalhes plante as sementes normalmente e regue o copinhos sem encharcar, principalmente porque o fundo é fechado e o excesso de água não tem por onde escoar.

Antes de colocar os copos na estufa coloque água numa altura que cubra mais da metade deles. Sugiro que você coloque primeiro a água depois os copos porque se perceber que não estão pesados o suficiente você poderá tirar antes que eles tombem na água junto com a terra e as semente, o que será uma pequena tragédia.

Depois de colocar um copinho na água para teste ajuste a temperatura para 28 graus no termostato então pode colocar todos os copinhos na água e fechar a estufa. A estufa deve ficar tampada e ser aberta todos os dias ou ter uma pequena fresta. Não use um recipiente que não tenha nenhum tipo de tampa.

Escala de temperatura do termostato

Verifique sempre o nível da água e se necessário complete. O termostato deve estar sempre completamente submerso. Não use termostatos que precisam ser presos na vertical.

É bom manter também um termômetro na água para monitorar a temperatura

Feito isso basta esperar as sementes darem o ar da graça.

Depois da germinação tome muito cuidado com as mudinhas porque a estufa as deixa mais frágeis. Perdi várias mudinhas recém saídas da estufa. Elas podem sentir muito quando saem do berço quentinho e confortável que você fez pra elas, então evite transplantes, tome mais cuidado com as regas, sol e vento de jeito nenhum.

Eu sugiro depois de tirá-las da estufa, se for possível, deixá-las dentro de casa em local com luz indireta até estarem maiores e mais resistentes e depois acostumá-las do lado de fora. Se não for possível coloque-as em local protegido do vento e do sol e não transplante. Adubo foliar bem diluído como já postei aqui no blog é uma boa opção para deixá-las mais resistentes além de estimular o crescimento.

10 respostas para “Faça uma Estufa no Inverno”

      1. Obrigada pela sua atenção! Estive olhando os posts de técnicas para germinar sementes, mas não consigo encontrar as características da semente do cipó rosa. Você consegue me dar as dicas (ambiente claro/ escuro, por ex.)…
        Muito obrigado!
        Abraços.
        Neusa

      2. Olá Neusa! Eu nunca plantei cipó rosa então não sei te dizer quais as necessidades dessas sementes. Você pode tentar germinar usando qualquer das técnicas que passei no blog e o ideal é pesquisar sobre essa semente.
        Abraços Floridos

      3. Ola Bruna Pimentel boa noite. Eu venho acompanhando o seu blog já ha algum tempo. Aproveitando o gancho, eu comecei a germinar sementes de tamareira. Perdi muitas sementes. Maz apos ver alguns vídeos, matei a charada. como elas tem uma raiz gigantesca e um cordão umbigal igual igual do coqueiro, usei um pote quadrado e fundo. Enchi com subestrato úmido, ate faltar uma polegada para encher. Forrei com 4 camadas de papel-toalha, coloquei as sementes com 2,5 cm uma das outras, cobri-as com mais 4 camadas de papel-toalha, tampei bem, coloquei-as em estufa a 35 °c, por uns dias, e já estão. Para você uma ideia, eu perdi aproximadamente 40 sementes para germinar 3. Agora com este método germina mais de 90 %.

    1. Olá! Muito interessante essa estufa, mas bem mais complicada para fazer. Quando eu tiver mais tempo nessa vida vou tentar fazer dessa forma ao invés da versão mais simples que mostrei no blog e que é a que ainda uso. Obrigada pela dica ; )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *