As Fases da Lua e as Plantas
Da Semente à Flor

As Fases da Lua e as Plantas

 

Eu sempre fui fã da lua, se é que se pode dizer isso. Digamos que sou uma pessoa mais da lua do que do sol.

Por sempre ter sido fascinada pela lua, costumo pesquisar sobre a influência de cada fase na vida e, claro, no cultivo. Durante as minhas pesquisas encontrei apenas um estudo no site da Embrapa que mostrava claramente um desenvolvimento bem mais expressivo de mudas de coentro provenientes de sementes plantadas na lua nova. No entanto o próprio estudo argumenta que não há explicação plausível para o fato.

No site da Super Interessante encontrei um artigo sobre os mitos envolvendo a influência da lua e a vida das pessoas e tem um trecho que acredito poder dar alguma base para o que foi observado no estudo que encontrei no site da Embrapa:

“Marés são causadas pela gravidade da Lua e do Sol combinada com a rotação da Terra.”

A lua tem influência sobre as águas e isso justificaria sua influência sobre a seiva das plantas, apesar de nos trechos seguintes o texto do site dizer que a influência só pode ser observada no oceano devido a suas proporções gigantescas.

De uma forma ou de outra, eu, particularmente, acredito que a lua influencia sim e já observei fazendo testes no meu cultivo. Além disso os resultados do estudo no site da Embrapa são muito expressivos para serem ignorados. Mas é claro que essa ainda é (enquanto não houver mais nenhuma descoberta ou estudo a respeito) uma questão que vai do coração de cada um.

Na loja Sementes do Jardim tem um planner especial sobre as fases da lua.

Eu já falei sobre a influência das fases da lua na jardinagem em outros posts, mas nesse post vou fazer um resumo bem prático sobre cada fase da lua e o que deve ou não deve ser feito em cada uma para que possa servir de guia a quem quiser usar a lua como referência na jardinagem.

Esse post é antigo, mas estava pesquisando e testando para atualizar, agora com mais conhecimento, mais pesquisas sobre o assunto e melhores fontes de consulta.

Mudei meus métodos, fiz testes e vou tentar dar mais detalhes sobre cada fase e mudar algumas informações que estavam no post antes, baseada nas experiências e pesquisas mais recentes.

Lua Minguante

Nessa fase a lua já não afeta tanto a seiva, que circula com menor intensidade. Na lua minguante a força das plantas está nas raízes.

Boa para:

– Semear e colher o que cresce abaixo da terra (cenoura, batata, rabanetes, beterraba, etc).

– Pode ser uma boa época para podas, mas tenho a sensação de que as plantas podadas nessa fase crescem mais devagar.

Rabanetes

Ruim para:

– Semear tudo que cresce acima da terra;

– Colher frutos, flores, temperos e ervas.

Lua Nova

Passada a redução da circulação da seiva na lua minguante, na lua nova ela começa a fluir novamente pela planta.

Boa para:

– Plantar de sementes que crescem acima da terra. Eu não costumava fazer nada na lua nova, mas devo dizer que com minhas pesquisas e testes recentes descobri que a lua nova é maravilhosa para plantio de sementes;

– Também é ótima para fazer podas drásticas, já que a seiva está começando a fluir e ainda não está tão presente nas extremidades dos ramos da planta.

Jacarandá mimoso

Ruim para:

– Colher frutos, flores, temperos e ervas.

Lua Crescente

Nessa fase a seiva está presente em maior quantidade, fluindo bem por toda a planta.

Boa para:

– Semear o que nasce acima do solo;

– Podar (podas de manutenção) ou aparar forrações, trepadeiras e outras plantas sem caule definido, apenas ramificadas. O que for podado ou aparado nessa fase crescerá mais rápido;

Sementes de Gerânio

Ruim para:

– Semear e colher o que cresce abaixo da terra.

Lua Cheia

Na fase da lua cheia a circulação da seiva pelas plantas atinge seu ápice. Deve-se ter em mente que nessa fase tudo deve ser feito sempre nos primeiros dias. Do meio para o final a lua já está entrando na fase minguante.

Boa para:

– Colher frutos, flores, temperos e ervas;

– Semear o que cresce acima da terra.

Mini Berinjela

Ruim para:

– Podar. Com a seiva circulando intensamente na planta não é uma boa época para podas.

20 respostas para “As Fases da Lua e as Plantas”

    1.  

      Nunca pensei na lua para esse caso, mas acredito que talvez seja melhor a minguante, quando terá menos seiva circulando na planta e maior concentração nas raízes.

    1.  

      Néia infelizmente o aplicativo não existe mais, eu pelo menos não consegui mais encontrar. : ( . Depois vou atualizar o post.
      Abraços Floridos

  1.  

    oi Bruna
    gostei mto de teu blog, tb sou amante de plantas e de plantar…
    Ainda mais agora que estou mudando para uma casa com quintal grande.
    Podes me mandar por email o programa das fases lunares?
    obrigada
    Bea

  2.  

    ola, meu nome e roney sou agricultor no tocantins gostaria muito de reçeber o programa, tenho tentado plantar na lua certa mas nao tenho muita informaçao a respeito. ficarei muito agradeçido se mandar pra mim esse programa. abraço…desde ja obrigado!!!

  3.  

    Ola, parabéns pela sua iniciativa ( que deve tomar um pouco do seu tempo )
    Sou novata nesta área de pesquisa mas gostaria também de receber o programa. Tenho se alguém quiser mudas e sementes da Frutífera Orvalho, interessados, mande email para combinarmos

  4.  

    Querida, amei suas explicações vou seguir bem direitnho depois lhe mando fotos espero conseguir. comprei umas sementes e não germinou nem uma ,agra vou aguardar este programa para por as mãos a obra.
    desde já agradeço.
    Lourdes

  5.  

    na sua pagina menciona que ” Para acompanhar as fases da lua uso um programa no computador que é muito bom e prático. Esse programa tem todas as informações que eu preciso e é o que mais uso. Quem quiser pode me mandar um e-mail e envio o arquivo. ” sera que me pode enviar esse programa ? [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *