Feng Shui no Jardim
Pouco Espaço Boas Soluções

Feng Shui no Jardim

Há alguns anos atrás eu fui consultora de Feng Shui e até hoje aplico a técnica na minha casa. Recentemente muita coisa mudou na minha vida e comecei a rever o Feng Shui, o que me levou a rever também esse post.

Eu (obviamente) adoro plantas! O meu apartamento tem plantas em praticamente todos os cômodos e como eu já fui consultora de Feng Shui, as uso muito nas aplicações da técnica, dependendo do gosto e desejo do cliente. Na aplicação do Feng Shui as plantas são muito importantes porque são uma das nove curas e enriquecem o CH’I do ambiente, quando estão saudáveis. Só não gosto de usar e evito plantas em dormitórios, porque quando as pessoas dormem ficam mais suscetíveis às energias ao redor e da mesma maneira que as plantas trazem vida para o local, trazem também uma energia bastante negativa quando estão definhando se não são bem cuidadas.

No Feng Shui o ideal é associar as plantas com as áreas do Ba-Guá, porque dessa forma as plantas exercem função de cura e também ativam a área. Para que se possa fazer essa associação vou falar de cada área do Ba-Guá e das plantas mais adequadas para elas.

É bom pontuar que nas áreas regidas pelo elemento terra que são Espiritualidade, Relacionamentos e Saúde, o ideal é utilizar plantas que sejam mais rasteiras ou que não tenham um tronco tão forte e evidente para minimizar o conflito entre os elementos, já que no ciclo destrutivo a madeira consome a terra. Além disso deve-se reforçar o elemento terra de outras formas fazendo a ativação da área normalmente.

O mesmo que foi sugerido para áreas de elemento terra deve ser aplicado em áreas regidas pelo elemento metal, Amigos e Criatividade, sendo que nesse caso é o metal que corta a madeira, elemento representado pelas plantas. De qualquer forma e em ambos os casos de conflito entre os elementos as plantas são uma cura, são vida, enriquecem o CH’I do ambiente, trazem bem estar e são, pelo menos na minha opinião, bem vindas em quase qualquer local e situação.

Trabalho: Plantas de folhagem bastante escura, como as alocacias, plantas aquáticas como os aguapés, ou que gostam de muita água e vivem bem em lagos como os lindos e elegantes papiros.

Espiritualidade: Para ativar a Espiritualidade prefira plantas de floração violeta, como as próprias violetas ou vasos de sete ervas. No caso dessa área podem também ser utilizadas plantas que remetem à crença do indivíduo e que tenham um simbolismo especial para ele nesse sentido.

Família: Plantas com troncos fortes de variadas alturas são o ideal pela representação da família. Nessa área o ideal são as árvores e arvoretas ao invés de plantas rasteiras ou pequenos arbustos. As dracenas, especialmente a yuca, são perfeitas nessa área por causa dos seus troncos de diferentes alturas. As palmeiras raphis também são bem vindas na área da Família e normalmente é possível comprá-las por haste, o que facilita que se adquira um número de hastes que seja o mesmo do número de membros da família. Os bambus, como o bambu mossô, que tem um tronco bem bonito e forte também pode ser usado nessa área, assim como o ficus.

Prosperidade: Plantas de floração vermelha ou púrpura e amarelo ou laranja intensos, como as dálias ou as gérberas. Também são bem vindos os bambus, especialmente o bambuzinho de jardim ou o bambu da sorte e os girassóis.

Sucesso: As bromélias são muito bem vindas nessa área, pelo formato da planta como um todo, as cores das flores e o formato das folhas. Além das bromélias podem ser usadas plantas de floração vermelha intensa.

Relacionamentos: A planta mais adequada para essa área, pelo seu simbolismo, é a arvore da felicidade, mas deve-se ter sempre macho e fêmea juntos no mesmo vaso. Além desse arbusto, as plantas de floração rosa, vermelha e branca também são bem vindas, como os beijos-pintados e as vincas. Procure ter os vasos nessa área sempre aos pares.

Criatividade: Flores brancas ou jardineiras e canteiros montados com flores de múltiplas cores e cores vivas como a maria sem vergonha.

Amigos: Para a área dos Amigos o ideal são as trepadeiras, pelo seu claro simbolismo de precisarem sempre do suporte de outras plantas para se desenvolverem. O ideal é utilizar as trepadeiras de floração branca ou nuances de rosa bem clarinhas ou outras plantas com floração nessa cor como os lírios da paz.

Saúde: Na área da saúde o ideal são as flores amarelas, como os lírios amarelos. Se for usar vasos ou cachepôs prefira os de tons terrosos ou feitos de cerâmica.

4 respostas para “Feng Shui no Jardim”

    1. Vera se for de acordo com o Feng Shui depende da área do ba-guá na qual era a varanda. Independente do Feng shui, para uma área pequena, posso citar ipomoea purpúrea (tem post sobre ela na blog) e ervilha de cheiro como exemplos de boas opções caso tenha sol.
      Abraços Floridos

  1. Tenho uma varanda onde coloquei 8 jardineiras, e nela estão plantas que caem e planta barante, dizem que não é bom ter em casa, plantas que crescem para baixo. Gostaria de saber se e verdade.

    1. Olá Siumara! Não necessariamente é ruim ter plantas que caem, tudo depende da área em que estão e de uma análise detalhada do local. A princípio é melhor ter plantas que crescem para cima, mas não é uma regra absoluta. Se estiverem saudáveis já é um bom começo.: )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *