Técnica para Enraizar Ervas
Ervas e Temperos

Técnica para Enraizar Ervas

Eu sempre quis ter uma horta com algumas ervas e temperos, pelo menos os meus preferidos, mas nunca tinha muito sucesso. Começavam bem, mas não iam pra frente e nessa época eu comprava as mudas já em vasos em lojas de jardinagem. Depois de muitas tentativas frustradas, eu resolvi tentar de formas diferentes e hoje em dia não compro mais ervas e temperos em lojas, eu cultivo a maioria a partir da semente. Mas pesquisando sobre o manjericão que plantei recentemente, encontrei técnicas de enraizamento de ervas e resolvi testar uma das que achei mais simples e práticas e apesar de ser óbvia eu nunca tinha tentado: enraizar na água.

As Ervas Usadas:

Depois de ler o post no blog fui no dia seguinte ao mercado comprar ervas, aquelas em saquinho mesmo e queria comprar especificamente manjericão, alecrim, hortelã e orégano, mas das quatro só achei as três primeiras.

Preparo das Mudas:

Selecionei alguns galhos que pareciam estar mais saudáveis e cortei pela metade aproximadamente. Retirei as folhas que estavam ao longo do cabo e deixei somente as da extremidade. Retirei de cada erva 3 galhos que seriam as futuras mudas. Coloquei os galhos cortados na água separados em dois copos de vidro.

Dá para perceber que uma das hortelãs não vai bem (rs) mas ela estava ótima quando eu cortei, dentro de pouco tempo ficou assim tristinha. Eu a mantive na água para ver se mesmo assim enraizava, já que fiz isso com o intuito de testar a técnica para essas ervas, então independente do desenvolvimento de cada uma ficaram todas o mesmo tempo na água e nas mesmas condições.

Os dois copos com água e as mudas ficaram na minha varanda durante sete dias em local de meia sombra com muita luz indireta e a água era trocada diariamente.

Resultado:

Realmente a técnica funciona bem, das 9 mudas 5 enraizaram. A técnica é simples, é prática e permite que você tenha mudas em pouco tempo e já formadas, sem ter a espera do desenvolvimento quando se cultiva a partir das sementes. Mas talvez você esteja cansado de saber que isso funciona e eu só descobri essa maravilha agora. Vivendo e aprendendo (rs).

Para o manjericão realmente foi um sucesso, todas as mudas enraizaram (as três primeiras das fotos) e com apenas 3 dias já dava pra ver as pontas das raízes. A hortelã também teve um ótimo resultado. Tirando a muda que murchou rapidamente logo no primeiro dia, as outras duas enraizaram bem na água e as folhas se mantiveram muito saudáveis, assim como as do manjericão.

Dá pra ver nessa foto acima que as raízes da hortelã cresceram bem em 7 dias. A única decepção foi o alecrim (na foto abaixo). Nenhuma das mudas enraizou, sendo que uma perdeu todas as folhas logo nos primeiros dias, a outra foi pelo mesmo caminho, mas ainda se via algumas folhas verdes quando tirei essas últimas fotos e somente uma se manteve saudável durante todo o período, mas não criou uma raíz sequer. Talvez se eu deixasse mais tempo teria algum resultado, mas acho improvável. Com o alecrim vou tentar depois a técnica da estufa com o pote de vidro e claro, mostro os resultados aqui no blog.

110 respostas para “Técnica para Enraizar Ervas”

  1. Olá, Bruna!
    Sempre acompanho suas postagens e lendo outras vi esta. Então gostaria de colaborar, se é que voce já não fez. Eu faço mudas assim, mas não troco a água, só acrescento quando baixa o nível do copo, pois certas plantas, pra enraizar precisam certas bactérias, para fazerem o processo de enraizamento. Espero ter ajudado. Obrigado pelas dicas

    1. Ótima colaboração Nélio. : ) Eu realmente faço isso também, sempre deixo a água e vou completando. Apenas em alguns casos que a água começa a ficar mais suja eu troco tudo.
      Abraços Floridos

  2. Olá, sem querer arrenquei uma folha de hortelã junto com o caule, estou tentando enraizar essa galho arrancado, assim, coloquei ele na terra ao lado de um caule maior já enraizado e irei cuidar normalmente. Terá chance de enraizar?

    1. Thamyres tem chance sim. Mantenha o substrato levemente úmido e o vaso longe do sol direto, é muito provável que dê certo.
      Abraços Floridos

  3. Esse processo de enraizamento na água funciona melhor para plantas com caule macio (aquele que está verde) já o alecrim que tem o caule lenhoso ou semi-lenhoso funciona melhor o enraizamento direto na terra, mas ótima dica

    1. Ganhei uma mudinha de Vick ontem as 17:50 é só hoje as 10:00 fiz o plantio mais as mesma já estavam com as folhas bem murchas e feia,mais tinha raiz então plantei mesmo assim no adubo com esterco e bem recadinho,será que ela vai viver?

      1. Pode ser que sim, mas o ideal é não fazer o replante da muda que está debilitada, especialmente se está murcha, porque mesmo preservando o torrão a muda pode sentir a mudança de vaso. Mantenha o cultivo normalmente agora, mas evite sol forte para ela por enquanto, apenas sol da manhã por uns 15 dias.
        Abraços Floridos

  4. alecrim demora enraizar o segredo é sempre tentar até enraizar, ja hortelã ja enraizo da seguinte maneira eu tenho um pé de hortelã num vaso e encosto o galho q eu quero enraizar pra terra de outro recepiente e deixo la alguns dias até enraizar aquela parte q esta encostado na terra, depois que enraiza eu corto pra separar o galho da planta mãe sempre da certo.

  5. Estamos sempre a aprender…
    Daquilo que conheço o alecrim só enraiza ao fim meses. Faço muito esta técnica com hortelã e manjericão. Convém ter em conta que o alecrim precisa do inicio da primavera para ter maior sucesso, e o melhor é usar um ramo mais grosso.
    Tenho andado a tentar fazer com absinto que trago de Marrocos, mas até agora só consegui em terra apenas e com pouco sucesso. Trago o absinto em estacas e lá vai disto…
    Já experimentei as hormonas de enraizamento com a água do salgueiro e ajuda!

  6. Obrigada pelo post, muito interessante, pois estava procurando na internet sobre jardim de ervas. rs

    Boa parte dos arbustos que tendem a ficar lenhosos (com aspecto de galho de árvore mesmo) costumam pegar melhor de ponteiros (quando o caule ainda está verdinho), alecrim, lavanda e outras plantas mediterrâneas mais chatinhas com a umidade são assim.
    O problema do alecrim cair as folhas é que ele por seu habitat natural não está acostumado a umidade, as temporadas de chuva nas montanhas gregas de onde ele surgiu são infrequentes e esparsas.

    Se ele tivesse raízes acabaria em podridão radicular na certa.
    O melhor mesmo é usar terra vegetal misturado a areia, pois garante uma textura mais arenosa ao solo, propícia para o alecrim.
    Eu, particularmente, sequer rego os meus porque eles sempre acabam morrendo com o excesso de carinho. rs

    1. Vanessa tem um post sobre estaquia no blog no qual uso uma muda de alecrim. Concordo com você, também acho que no caso do alecrim é melhor enraizar no substrato do que na água.
      Abraços Floridos

    2. Oi gostei muito da sua matéria vou fazer isso com o manjericão pois não encontrei muda para comprar. Eu aprendi outra técnica para o alecrim e comigo deu certo, tem até vídeo no yotube que ensina. Eu comprei no mercado o de saquinho igual vc fez, e cortei retirando a parte lenhosa do galho deixando assim a parte mais molinha, retirei as folha de baixo e plantei direto no vaso de terra, reguei e deixei na varanda para pegar o sol da manhã, regava sempre de manha para enraizar e ela ficou uma muda bonita.

      1. Já testei essa técnica também e é ótima. Tem um post no blog sobre a estaquia e todo o processo que fiz.
        Abraços Floridos

      1. Tente de novo com o Alecrim, pois eu fiz da mesma forma e deu certo a raiz já tá bem bonitinha.
        Sucesso!

      2. Faz estarquia é mais ràpido e pega fàcil. Eu coloquei um galho na terra molhei todos os dias no sol e vingou . Tinha comprado 3 mudas que hoje geraram 10 vasos de alecrim,2 eu doei

  7. Bruna, eu tenho enraizado muitas ervas assim. Eh maravilhoso ne! Mas esta semana uma senhora agricultora me explicou o segredo do alecrim (sao tantos comentarios q nao consegui ver ainda se alguem ja te deu essa dica): o alecrim so enraiza na parte branca/verde do talo. Pela foto, o seu ja tava com todo o talo preto. Acho q isso faz esse ficar muito rigido e nao conseguir romper p criar raiz (deve ser talo velho). Escolha alecrins novos, e corte a parte preta q ele enraizará na verde. Boa sorte!

      1. Para fazer estáquia de alecrim, recomendo que seja de 10 a 15cm, e que deixe mais tempo. O alecrim demora pra enraizar. Eu só rego minhas plantas com água proveniente do filtro de barro, pois o mesmo regula o pH da água (importante fator para saúde das plantas) e imagino que seja importante para que as raízes se desenvolvam.

  8. Bom dia.
    O alecrim e uma planta mediterrânea,ela não gosta de água,sr vc colocar diretamente no solo e molhar uma vez ao dia ja seria o suficiente pra ela,eu consegui fazer várias mudas,mas com agua não funciona.
    Bjs

  9. Boa noite, meu nome é Adélia e durante um ano estou plantando alecrim, manjericão, alfazema, arruda, e poejo, mas só obtive êxito com a arruda e o manjericão. Umas dão certo e outras são muito difíceis quando atingem uma semana murcham vão secando aos poucos.
    Agora vou praticar sua técnica com o poejo, alecrim, hortelão e outros. E assim que tiver alcançado meu objetivo enviarei fotos.
    Obrigada pela dica.
    Um forte abraço.

    1. Se vc plantar o poejo e a hortelã,planta longe uma da outra,pois com o tempo elas viraram apenas uma unica especie,elas podem ser plantadas diretamente no solo umido,tendo pelo menos dois nós,nao gostam de sol diretamente,4 horas diárias são o suficiente.
      O alecrim quanto menos agua melhor,ele demora pra pegar mesmo,so depois de 2 meses comecan a nascer as raízes,e uma planta mediterrânea e por isso não se da com muita água.
      Espero ter ajudado.
      Bjs

  10. Amo plantar, e adorei as dicas do seu blog.
    Já consegui fazer mudas de alecrim e manjericçao, pego o galhinho, e corto, como se fosse fazendo uma raiz, já coloquei direto no solo, e regando todos os dias, tem dado certo.

    1. Olá Gabi! Não testei com orégano, mas pode ser que dê certo sim. Se não der você pode tentar a estaquia, tem um post sobre isso no blog.
      Abraços Floridos

  11. Olá Bruna, o ALECRIM enraiza na água sim…mas tem que escolher o galhinho certo para dar certo. Meu pé estava lindo, mas tive que replantá-lo em outro local, como fiquei com medo dele não vingar um senhor conhecido meu tirou alguns galhos para enraizar na água…mas não me lembro mais da dica. Assim que encontrá-lo pergunto. Abraços

    1. Olá Cláudia! Eu prefiro enraizar o alecrim através de estaquia. Testei (tem um post no blog mostrando todo o processo) e o resultado foi bem melhor.
      Abraços Floridos

    1. Olá Julia! Eu nunca tentei com salsinha, mas já plantei as sementes, tem até o post no blog. A isla e a topseed tem sementes de salsinha, tanto a crespa quanto a lisa. Em lojas on-line de sementes como a Sambalina você também encontra.
      Abraços Floridos

  12. Oi sou nova aqui e tenho uma duvida…vcs conhecem saiao,aquele usado pela vovó pra fazer xaropes, como faço pra enraizar.? Pus um galhinho na agua faz 1 semana e ate agora nada. Aceito sugestões…

    1. Olá Bianca! Não conheço essa plantas, mas talvez algum leitor do blog conheça e possa te ajudar. De qualquer forma se você colocou na água pode ser que demore mais tempo para enraizar. Na dúvida mantenha na água.
      Abraços Floridos

      1. Lygia não lembro mais rs, me perdoe. Se você puder refrescar minha memória eu agradeço.
        Abraços Floridos

    1. Olá Dirceu! Muito bom o video, não conhecia. Bom saber dessa “receita”. Obrigada por compartilhar aqui. Vou tentar achar esse capim tiririca para testar com as próximas estaquias.
      Abraços Floridos

  13. Adorei suas dicas, vou tentar fazer com o manjericão. Bruna, outro dia comprei no mercado um vasinho com orégano, quando cheguei em casa que reparei as letrinhas bem pequenas falando que era ornamental e não comestível, não entendi, nem sabia que existia orégano ornamental, eu queria para consumo mesmo. Você sabe me informar se eu posso consumir este tipo? Muito obrigada! Deise.

    1. Olá Deise! Na verdade eles colocam na embalagem que é ornamental, não comestível, por causa dos agrotóxicos. Para colocarem essa indicação na embalagem é porque usaram muito veneno, então não coma. Tem uma linha de ervas que tem na embalagem escrito “sem defensivos ou sem agrotóxicos” (não lembro exatamente). Essas sim, você pode comer, mas mesmo assim eu desconfio. Por isso planto as sementes das ervas que quero.
      Abraços Floridos

  14. Bruna, seu supercerto seu método para manjericão. O problema é que ele já está virando um monstro e moro em apartamento. Como faço para manter ele menorzinho? É com poda?

    1. Olá Rossana! Que ótima notícia ; ) Fico muito feliz de saber que deu certo em excesso, kkk. Você pode podar sim, mas a poda tem suas particularidades. Prefira podar na lua minguante e de preferência em épocas mais frias, como agora no inverno. Você também pode podar galhos um pouco maiores e criar novos vasos, enraizando novamente. Se não tiver espaço pra todo mundo pode começar a doar para amigos e familiares. ; )
      Abraços Floridos

  15. Oi Bruna, tudo bem? Coloquei meu manjericão na água tem pelo menos duas semanas, as raízes começaram a crescer mas continuam muito pequenas. Na verdade ,diferente dos seus, ele tá com várias pequenas raízes ao longo do ramo. Será que fiz algo errado? Ou já dá pra plantar assim?
    Obrigado!

    1. Olá Arthur! Você não fez nada de errado a princípio, em alguns casos as raízes aparecem mesmo dessa forma. Pode plantar assim sem problemas, só tome cuidado no plantio e procure manter o vaso à meia sombra até a planta enraizar bem no substrato.
      Abraços Floridos

  16. Bruna,fiquei maravilhado com o seu blog,pois adoro plantas,principalmente temperos e folhas de chás,estava pesquisando sobre o plantio de cebolinhas já que tenho um pequeno cultivo e estava achando as folhas muito finas e acabei achando dicas de como plantar as outras ervas… Adorei,venho visitar sempre agora!!!

  17. olá bruna adorei o seu blog é muito bem explicado as dicas que vc posta, por favor coloca no blog como fazer mudas da planta arruda, pois faz tempo que tento fazer uma muda e não consigo já tentei essa tecnica da agua não sei se é porque o galho era muito novo apesar de ter nós nele.Aguardo sua resposta.

  18. Gostei do blog. É importante não trocar a água, pois as auxinas, tão essenciais para o desenvolvimento são geralmente hidrossolúveis. Oxigenar a água periodicamente também é bom.

  19. Todas as mudas citadas acima enraízam melhor em épocas quentes não se deve usar adubo para enraizar o adubo queima as pequenas raízes que surgem manjericão dependendo da especie só com mudas alecrim só na terra ou na bandeja com substrato orégano só com sementes ou mudas apos ter nascido e estar com um mês de plantio ( Valdemar Salvete Jr agricultor)

  20. Oi! Tenho uma horta caseira com vários temperos e verduras. O alecrim pega por galho mesmo. Tenho dois pés enooooooormes! Coloque ele numa terra adubada e espere. É o mais fácil de cuidar.
    O orégano você tem que comprar muda. Muito difícil encontrar planta de orégano pra vender em mercados. O pé é lindo, os galhos ficam pendurados pra baixo.
    Sugiro tentar plantar pimentão. Eles ficam lindos também. Só colocar a semente pra secar e depois plantar numa terra adubada.

  21. Adorei,mas eu quero saber se eu consigo plantar dentro daqueles copos de vidro (seleta de legumes.ervilha,etc) e se pode ser com terra…. minha duvida é porque o vidro esquenta….pode ser qualquer tipo de ervas.
    Obrigada,

    Deborah

    1. Olá Deborah! Eu não aconselho usar copos de vidro porque não tem furos para drenagem. Toda a água que você colocar vai se acumular e isso é muito ruim para a planta. Use apenas copos descartáveis, copos de requeijão de plástico, potes de margarina, potes de iogurte, qualquer coisa que seja de plástico e você possa fazer furos no fundo.
      Abraços Floridos

  22. Gostei de como fazer a muda do manjericão. Faço a muda do alecrim direto na terra, o processo e cortar galho novo e da ponta, limpar as folhas da parte que vai para terra . Galhinhos de 5 a 10 centímetros.

  23. Consegui fazer mudas de alecrim plantando na areia. Se você puder misturar húmus ou esterco curtido, melhor ainda. Tive mais sucesso plantando raminhos menores, de cerca de 7 cm ou menos, e deixando o potinho em um ambiente aberto, porém com outras plantas em volta. Acho que a presença de outras plantas cria um micro-clima que ele gosta. Tem que regar todos os dias, sem encharcar. Bjs

    1. Oi Jaqueline! Sabe que eu também já notei que parece que as plantas em geral gostam de ter outras próximas. Vou ver se no carnaval eu consigo fazer a estaquia do alecrim e registrar tudo para postar no blog.
      Obrigada pela colaboração com o blog.
      Abraços Floridos

    1. Olá Helena! Eu ainda não consegui fazer um post com fotos sobre a dica da Ide, mas para fazer as mudas basta cortar um talo da planta, desfolhar a parte mais baixa (que ficará plantada) e plantar diretamente na terra. Depois disso basta cuidar normalmente para que comece a brotar e se desenvolver.
      Abraços Floridos

    1. Olá Claudia! Eu estou para fazer um post (tem muitos na fila, rs) sobre a dica da Ide de fazer o alecrim pegar através de estaquia, cortando um talo da planta e plantando diretamente na terra. Um dia eu faço o post com fotos explicando todo o processo, rs, mas enquanto isso você pode pesquisar por estaquia e como fazer que dá certo.
      Abraços Floridos

  24. Olá , gostei muito das dicas e lendo alguns dos comentários, gostaria de saber qual o mais recomendado para a muda de alecrim.
    Grato.
    Paulo Cesar

  25. eu descobri isso por acaso. adoro ervas, compro fresquinhas e deixo num copinho na cozinha. Em alguns dias vi q algumas formaram raízes e vupt, plantei em vazinhos. Tentei com o alecrim, e nada! Fui viajar e esqueci de esvaziar o copo, qdo voltei… voilá! Estava enraizado. Fiz um novo teste e percebi q o alecrim precisava de muito mais tempo ‘de molho’ pra soltar os ‘fiapos’!

  26. Sei como plantar alecrim facilmente .mande um email pra mim ou me ligue.abcos. Tambem adoro plantas.Tenho uma chacara e varios canteiros com 1 m de altura para que eu possa mima- los. Sou idosa, por isso eles sao altos. A coluna me impede de agachar como gostaria.

      1. Olá Maria de Lourdes! A estaquia funciona muito bem. Veja o post “Estaquia”que deve te ajudar.
        Abraços Floridos

  27. Amei a dica que me obrigou deixar um recadinho de agradecimento:
    Muito obrigada pela dica, muito fofa!
    Assim que tiver tempo vou tentar fazê-la um beijo e tudo de bom para vocês todos.

    DEUS OS ABENÇOEM!

    Maria Sayão Lobato

  28. Bruna, na hora de passar pra terra as suas mudas resistiram?

    Em alguns casos costumo misturar terra aos poucos na água para elas irem se acostumando, vou aumentando e deixando bem ensopada a terra até elas se adaptarem.

    Beijo

  29. muito legal… vejo que vc curte mesmo cuidar de plantas…. tambem da certo enraizar erva cidreira na agua…
    parabens pelo blog…. nit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *