Fosfato Moído de Rocha – Alternativa Vegetariana para Farinha de Osso
Adubos e Fertilizantes

Fosfato Moído de Rocha – Alternativa Vegetariana para Farinha de Osso

 

Talvez o título desse post pareça estranho para quem não é vegetariano ou vegano, mas nós não usamos farinha de osso e demorou, mas finalmente eu achei um excelente substituto, o fosfato moído de rocha.

Sei que muitos vegetarianos tem dificuldade de substituir a farinha de osso, que é muito citada em sites de jardinagem e também já falei sobre ela aqui no blog em Adubos Orgânicos. Pensando nessa dificuldade decidi fazer um post especialmente sobre o fosfato moído de rocha. Acredito que a maioria das pessoas não o conheça ou não saiba que ele substitui, e muito bem, a farinha de osso.

Fosfato Moído de Rocha - Rico em Fósforo

Mesmo para quem não é vegetariano ou vegano eu recomendo testar esse adubo, os resultados são excelentes.

Os Nutrientes

O fosfato moído de rocha é um adubo rico em fósforo e cálcio e por isso uma excelente alternativa para a farinha de osso.

Esse adubo é uma ótima opção, principalmente para flores e frutíferas. O alto teor de fósforo e cálcio, associado também a outros micronutrientes do fosfato moído de rocha, fazem com que ele estimule novas brotações e também contribua para a formação de mais flores e frutos.

Como ele também ajuda a corrigir a acidez do solo, é ótimo para ser usado com outros adubos, como húmus, esterco e compostagem, que tendem a acidificar o solo.

Como Usar

Eu uso sempre no plantio e replantes das flores e frutíferas. Além disso também acrescento aos vasos quando faço manutenção, seja porque vou completar o substrato ou trocar parte dele, colocando adubos para fortalecer e nutrir as plantas.

Fosfato Moído de Rocha - Rico em Fósforo

Para o adubo de manutenção (seja mensal, bimestral, trimestral, etc) sugiro 1 colher de café para vasos pequenos, 1 colher de sopa para vasos médios e de 2 a 4 colheres de sopa para vasos grandes. Isso é apenas para se ter uma ideia da quantidade e pode variar para mais ou menos. 

Para usá-lo nos plantios e replantes recomendo fazer uma mistura com húmus de minhoca e substrato pronto para colocar em vasos vazios que estão sendo preparados para o plantio. Nesse caso recomendo 1 parte de fosfato moído de rocha para cada 6 partes de uma mistura de húmus e substrato pronto em partes iguais.

Uso o fosfato de rocha moído apenas nas mudas jovens ou plantas adultas. Não uso esse adubo no plantio das sementes e não recomendo o uso nessa fase.

Adubos para Vegetarianos e Veganos

Existem diversos ótimos adubos que podem ser usados por vegetarianos e veganos e me refiro aos adubos orgânicos. Como não uso adubos químicos não posso falar com propriedade sobre eles.

Recomendo a leitura do post Adubos Orgânicos do blog, no qual já reuni informações sobre vários adubos e suas respectivas funções e nutrientes, sendo a grande maioria deles adequados para vegetarianos e veganos usarem. Esse post é atualizado sempre que testo ou descubro mais algum adubo orgânico, para que ele seja um bom catálogo e fonte de consulta.

4 respostas para “Fosfato Moído de Rocha – Alternativa Vegetariana para Farinha de Osso”

  1.  

    Olá, o fosfato moído de rocha é a mesma coisa que pó de rocha? E, já q vc disse q ele corrige a acidez do solo, eu não posso usá-lo em plantas que gostam de solo ácido (como gerânios, por ex)?

    1.  

      Taciana eu nunca vi como pó de rocha para ser vendido, mas acredito que possa ser similar sim, se não for de fato a mesma coisa, porém não posso afirmar. Você pode usar sim nessas plantas, mas em pequena quantidade e com pouca frequência para evitar alcalinizar o solo.

      1.  

        Olá, obrigada. Eu tb nunca vi o pó de rocha para ser vendido, só o fosfato moído de rocha, mas vi em um canal uma moça q dá uma receita para adubo orgânico onde um dos ingredientes é o pó de rocha. Só q não encontrei o pó de rocha p vender. Fiz algumas pesquisas na net e acho q não são a mesma coisa … não sei, mas acho q não. Mas, muito obrigada, amo o seu site, aprendi muito com ele. bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *