Maravilha (Mirabilis jalapa)
Flores

Maravilha (Mirabilis jalapa)

Eu sempre via mirabilis (ou maravilha como alguns conhecem) por São Paulo, achava linda, mas não sabia que planta era. Aqui é muito comum ver mirabilis crescendo em pequenos espaços nas calçadas ao redor de árvores maiores e as mudas são lindas e cheias de flores. Eu sempre admirava a beleza delas quando passava por uma mesmo estando sempre naquela correria típica do dia a dia e queria muito saber que planta era aquela, até que um dia estava na Cobasi comprando sementes e vi um pacotinho que tinha exatamente aquelas flores lindas que eu tanto gostava. Óbvio que comprei, plantei e comecei a pesquisar mais sobre ela.

Minha primeira experiência de plantio deu certo, mas perdi a muda depois. Passou um tempo até que eu plantasse as sementes novamente porque é uma planta que exige espaço e eu não tinha nenhum vaso digno para plantá-la. Quando surgiu uma vaga em um dos vasos maiores eu plantei duas mudas que são as que vou mostrar nesse post.

A mirabilis é uma planta muito resistente, afinal sobrevive em São Paulo sem cuidados.  A folhagem é linda, bastante densa e muito brilhante. As flores podem ser de várias cores, amarelas, vermelhas, rosas, brancas, ou mesclar mais de uma cor, essas são as minhas preferidas.

As minhas mudas de mirabilis pegam sol da manhã até o 12:00hs e estão muito bem, mas elas podem ficar em local de sol pleno. Quando vejo as mudas pela cidade estão sempre em locais em que ficam muito expostas ao sol, mas também já vi mudas lindas em locais em que quase não pegavam sol, então acredito que com os devidos cudiados ela se adapte bem tanto ao sol pleno quanto à meia sombra.

Minhas duas mudas de mirabilis dividem o vaso com mudas de sálvia roxa e rosa e todas elas preferem regas quando o solo está seco, não gostam de umidade. A regra é deixar o substrato secar entre uma rega e outra. Aqui rego duas vezes por semana normalmente e quando está bem quente rego 3 vezes por semana (dia sim, dia não). Uma vez por semana eu uso o adubo líquido nas regas.

As sementes não são difíceis de achar e germinam rápido. As minhas eu plantei em 01/12/13 e germinaram em 07/12/13. O crescimento da muda é muito rápido e vigoroso. Sugiro que não se use sementeiras ou vasinhos muito pequenos para o plantio. Um dos erros que cometi na primeira vez que a plantei foi esse. Prefira um vaso um pouco maior. Aqui uso vasos que são duas vezes maiores que um vaso de violeta. Não são muito grandes, mas são suficientes para acomodá-la até o transplante.

As minhas mudas cresceram muito rápido em tamanho como é possível ver nas fotos, mas só começaram a ficar mais cheias de folhas por volta dos 90 dias. Antes disso eram muito compridas, mas sem tanta folhagem.

Comprar sementes sortidas de determinadas espécies de plantas sempre me deixam muito curiosa para saber qual vai ser a cor das flores. Eu que já adoro ver minhas plantas crescerem fico ainda mais empolgada quando tenho essa expectativa da cor. Por enquanto não sei a cor da outra muda, mas a mais precoce tem lindas flores amarelas.

Clique na primeira foto e passe uma a uma para ver toda a galeria ou clique em cada foto individualmente para ampliar.

8 respostas para “Maravilha (Mirabilis jalapa)”

    1. Olá Ana! Acredito que sim. As mirabilis tem raízes muito fortes, então quanto mais espaço para elas melhor.
      Abraços Floridos

  1. Adoro suas sequencias de fotos! Queria me lembrar de registrar e datar tudo assim!
    A propósito, qual é a forração do seu vaso do manacá de cheiro? Está linda! Me parece “dinheiro em penca”, será?
    Outra pergunta: plantei um vasinho de álisso inspirada por seus lindos álissos roxos (embora só tenha achado o branco), a muda estava toda florida, e há uma semana começaram a murchar as flores todas de uma vez. Não sei se foi do transplante ou da mudança de estação, ou se elas não gostaram do local. As suas sentem o outono?
    bjs!!!
    Paty

    1. Olá Patrícia! A forração é barba de moisés, mais sem vergonha do que dinheiro em penca,rs. Super fácil de cultivar e fica linda mesmo. Pode ter sido a mudança de vaso. Mas só murcharam as flores ou a planta toda? As minhas gostam do outono. Não costumam sentir muito e ficam até bem bonitas, mas florescem menos.
      Abraços Floridos

  2. Oi Bruna! Em Uberaba tem muito dela pelas ruas também. Já tenho delas em casa tem um tempo, de sementes que peguei nas ruas mesmo e vou te contar minha experiência com elas. Aliás, tenho da branca mesclada com rosa e amarela mesclada com rosa, posso lhe enviar sementes! Pois bem, apesar de na rua elas ficarem expostas ao sol, em casa as minhas ficam muito murchas quando o sol está muito quente, então sempre as tenho em meia-sombra. Elas gostam de muita água e o vaso realmente tem que ser grande pra ela ficar bonita, pois as raízes são batatas que ficam enormes. Realmente elas só abrem no cair na tarde e abrem totalmente a noite, quando exalam um perfume delicioso. Ah, a quamoclit que me mandou está linda e cheia de flores! Quando chegar em casa tiro foto! Beijos!

    1. Oi Camila! Adoraria sementes dela, mas estou naquela situação clássica com uma considerável superpopulação de pimentas, rs. Então não dá para plantar ; (. As minhas estão pegando sol da manhã e super bem, florindo horrores, não sei de onde sai tanta flor, rs. Bom saber que elas sentem o sol forte. Vou manter o vaso sempre nesse cantinho que elas gostaram.
      Beijos Floridos

  3. Tenho esta flor no meu quintal, ela é muito linda, mas é preciso cair cedo da cama para vê-las abertas rssss Colhi muitas sementes, e também nasceram sozinhas muitas mudinhas novas. Estou em Curitiba, se alguém quiser sementes é só pedir que posso doar.
    Agora tenho, todas da mesma “mãe”, uma com flores brancas e rosa, outra com rosa e amarela, e uma terceira com branca e amarela… vamos ver as próximas que cores terão … Abraços

    1. Oi Eliane! Já consegui vê-las abertas durante o dia nesses dias nublados em SP e parece que vão dar muitas sementes. ; )
      Essa amarela e rosa é linda. Pra mim é uma das mais bonitas, pena que não tenho espaço aqui e elas precisam de vasos maiores.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *