Mix de Técnicas de Germinação
Da Semente à Flor

Mix de Técnicas de Germinação

No meu universo paralelo de jardineira tem duas coisas que eu não tenho: tempo e espaço. Por isso cheguei a conclusão que o melhor mesmo é usar um mix de técnicas de germinação para economizar tempo, espaço e ainda evitar desperdícios.

Eu costumava usar somente a técnica da estufa com plástico filme que funciona muito bem, mas, independente da técnica que você use, nem todas as sementes germinam. Às vezes eu ficava quase dois meses com aquele vasinho ocupando espaço e a semente não germinava, sem contar o substrato que estava ali desperdiçado. Como eu tenho muitas sementes e sempre compro mais, comecei a pensar em alternativas.

Algum tempo depois de testar e aprovar a técnica do algodão como mostrei aqui no blog, eu comecei a germinar as sementes usando essa técnica antes de transferi-las para os vasos cobertos com plástico filme, assim se a semente não germina, eu descarto e coloco outras no algodão. Foi a melhor solução que encontrei até o momento. É bem mais fácil arrumar espaço para os potes de plástico com pequenos pedaços de algodão do que ocupar a varanda com vasinhos que poderiam estar com mudas já se desenvolvendo ao invés de sementes que não germinaram, nem vão germinar.

Usar essas duas técnicas associadas facilita muito para quem tem pouco espaço, além disso economiza o tempo de ficar refazendo vasos e diminui o gasto de plástico.

Como eu já mostrei as duas técnicas detalhadamente no blog, agora vou mostrar só o básico de cada uma para explicar como tenho feito a germinação das minhas sementes.

Primeiro as sementes vão para o algodão e ficam nesse pote transparente. Como está fazendo bastante calor eu lacro a tampa. Só deixo com fresta se estiver frio, mas no calor eu fecho porque senão ressecam rápido e como saio cedo para tabalhar e só volto à noite se não fechar bem corro o risco de perder as sementes.

Técnica de Germinação

Técnica de Germinação

Depois de germinadas, eu passo as sementes para o vasinho usando a técnica da estufa com plástico filme. Faço o transplante como mostrei no post sobre a técnica do algodão.

Técnica de Germinação - Orégano

Quando as mudas já estão mais desenvolvidas e atingem o limite do plástico, eu o tiro e a partir daí a muda se desenvolve normalmente.

Técnica de Germinação - Manjericão roxo

Mesmo para quem tem mais espaço eu sugiro usar essas duas técnicas associadas porque economiza muito tempo e ainda tem a vantagem de permitir que você deixe as sementes germinando próximas a você. As minhas ficam no escritório ao lado da minha mesa de estudo, então não preciso olhar vaso por vaso na varanda todos os dias como fazia antes para ver se alguém “acordou”.

42 respostas para “Mix de Técnicas de Germinação”

    1. Suculentas demora muito para crescer, algumas são um pouco mais rápidas, mas no geral demoram bastante, de qualquer forma não tem como estimar um prazo para chegarem nesse tamanho porque depende de uma série de fatores.
      Abraços Floridos

    1. Pode sim Berenice, só não recomendo se as sementes forem muito pequenas, porque a retirada para o replante no substrato pode danificar as raízes.
      Abraços Floridos

  1. Gostaria de saber como germina semente de maça goiaba jabotica e uva comprei as sementes mas não vem explicando como plantar me ajude por favor.

    1. Diana tem post no blog sobre a maçã, que precisa de estratificação a frio, já as demais nunca germinei, mas recomendaria o mix de técnicas de germinação. Pesquise por esse post no blog e deve ajudar bastante. Qualquer dúvida estarei à disposição. : )
      Abraços Floridos

      1. Maria eu não recomendo germinar sementes tão pequenas no algodão. Quando elas são minúsculas assim o ideal é germinar direto no substrato.
        Abraços Floridos

  2. Ola!
    Moro na Cidade e sonho com um plantio de lavandas. Recebi sementes difíceis de germinar, pela internet.
    O primeiro envelope, estou testando o método de estratificação… Há uma semana, coloquei as sementes num papel toalha úmido dentro de uma vasilha plástica bem vedada. Ontem abri, estão do mesmo jeito. As umedeci e voltei pra geladeira.
    Vou tentar o método da água morna… Tomara que dê certo. Seu post me ajudou muito, mas, seria maravilhoso que restasse as lavandas. São divinas!!!

    1. Vanda agora é a melhor época para plantas lavandas. Tente plantar direto no substrato ou coloque no paninho ou algodão sem colocar na geladeira antes, mas coloque várias porque a taxa de germinação costuma ser baixa.
      Abraços Floridos

  3. Olá, quero começar uma horta/pomar e tenho dúvidas sobre geminação. Comprei ementes no Aliexpress e embora receosa devo confessar que as poucas sementes que conheço e comprei vieram corretas. Estou querendo fazer a técnica do algodão e tenho algumas dúvidas, você poderia me dar uma luz?

    1- posso colocar a semente para geminar em um algodão dentro de uma bandeja de isopor com plástico filme fechando?
    2- Moro no Nordeste e aqui na minha cidade o normal é 33º, deixo as sementes geminarem fora da geladeira mesmo ou coloco na geladeira?

    Vou deixar aqui a lista das sementes que comprei no Ali, se você puder me indicar a técnica de geminação mais favorável para cada uma delas eu agradeceria.
    Lichia; coentro; espinafre; agrião; abobrinha; quiabo; salsa; manjericão; cebolinha; melão; rúcula; alface; morango; tangerina; tomate; kiwi.

    1. Olá Tabita! Pode colocar numa caixa fechada com plástico sim, mas deve abrir para arejar todos os dias ou dia sim dia não pelo menos. Nem todas as sementes precisam de estratificação a frio, na verdade poucas precisam, então é necessário pesquisar especificamente a espécie que você irá plantar para saber se vai na geladeira ou não. De todas essas apenas kiwi precisa de estratificação a frio antes do plantio, nesse caso sugiro que você veja o post Pêssego. Para as outras você pode usar como referência esse post mesmo. : )
      Abraços Floridos

  4. bom dia.gostaria de saber se existe uma maneira mais eficiente para a germinação da semente do cacau silvestre.comprei as sementes pela internet.mais não sei como fase las germinarem adequada mente. voçe pode me ajudar

    1. Givanilson eu nunca plantei cacau, sinceramente não tenho experiência para te ajudar nesse caso e não posso me arriscar e te dar uma informação errada. : (
      Abraços Floridos

  5. Olá, muito bom suas dicas, uma dúvida no domingo eu fiz uma estufa com algodão e sementes de suculentas, já é segundo ou terceiro dia e nada é assim mesmo demorado
    Bjs

    1. Priscila a maioria das sementes demora bem mais do que isso. Algumas são rápidas, mas não é regra. Suculentas costumam demorar muito para germinar. Cactos nem tanto. Tem um post sobre eles mostrando desde o início da germinação.
      Abraços Floridos

      1. Bom dia !! as estufas vc mantem na geladeira ou fora da geladeira ? plantei sementes de rosas, e no informativo veio falando pra manter na parte de baixo da geladeira por 4 meses para germinar. Entao fiz isso com as minhas sementes de suculentas também, mas ja tem 20 dias e ate momento nao germinaram nada.

      2. Leia ficam fora da geladeira. Elas só vão para a geladeira se for alguma semente que precise de um processo de estratificação a frio. Suculentas não devem ser mantidas na geladeira, precisam de calor para germinar.
        Abraços Floridos

  6. Realmente a técnica do algodão é muito boa, coloquei ontem algumas sementes de lupino no copo e hoje jáestá saindo as raízes, e hoje a tarde coloquei algumas sementes de albizia no copo também e já começaram a soltar raízes. Estou feliz e intrigado,pois achei rápido demais, não sei se minha escrivaniha recebe a iluminação ideal ou pelo fato de estar bem calor tenha contribuído para a rápida germinação. Já aconteceu com você Bruna?
    Adorei suas dicas!Parabéns pelo trabalho.

    1. Lucas depende das sementes, algumas são de germinação muito rápida mesmo, mas o calor ajuda bastante. A partir de agora vai começar a esquentar e é só alegria para germinar, rs. Já aconteceu comigo sim e por isso adoro essa técnica. Você já vê logo o início do processo e coloca no substrato depois sem ocupar espaço às vezes com sementes que não germinaram e não vão germinar.
      Abraços Floridos

    1. Thaylane os meus estão dando as primeiras flores agora. Se tudo der certo e eu conseguir frutos faço um post sobre eles, senão continuo tentando, rs. Mas quanto as sementes elas precisam ser bem frescas para germinarem.
      Abraços Floridos

  7. Boa noite, muito interessante sua tecnica , aqui uso aquela embalagem de torta (reuso) comprada em padarias, mas nunca sao suficientes para o numero de mudas que queremos fazer e sua ideia otimiza e barateira esse processo. Parabens.

    1. Olá Leo! Essas embalagens dão ótimas estufas. ; ) Germinar no algodão ajuda muito, otimiza espaço e é ótimo para os ansiosos, kkk.
      Abraços Floridos

  8. Realmente colocar as sementes primeiro no algodão é muito mais rápido e eficaz. Fiz esse processo com as sementes de Tagetes e tive ótimos resultados. Depois coloquei-as na sementeira com plástico cobrindo e cresceram bem rápido. Foi gratificante ver a vida se desenvolvendo! Já transplantei todas para um vaso maior e agora estou na expectativa de vê-lãs crescer ainda mais e dar flores. Obrigada pela excelente dica!

    1. Olá Michele! Que bom que deu tudo certo! Essa técnica realmente é ótima e depois que comecei a usar não faço de outra forma.
      Abraços Floridos

  9. Olá, estou com um problema. Quero começar um plantio de pimenta malagueta, até consegui uns exemplares para extrair as mentes. Fiz uma mistura de terra + adubo de vaca e plantei algumas sementes em vazos. O problema é que apos germinarem, quando estão com 2 pequenas folhas, as mudinhas definham e morrem. Será que a terra aqui é pobre em algo? Ou é ácida? Se for ácida como faço para corrigir a acidez?
    Alguém me ajuda ai! 🙂

      1. As vezes penso que seja a água pois a que uso é a fornecida pela companhia de água daqui de Fortaleza a “CAGECE”. Não tenho certeza da quantidade de cloro por litro mas sei que tem odor e sabor desagradável de cloro. As vezes penso ser os vasos que estou a usar, são de plástico preto e é sabido que a cor preta absolve muito calor e aqui a temperatura já atinge os 26 graus celcius em plenas 8 horas da manhã. De qualquer forma já estou a desenvolver um destilador solar afim de destilar a água para assim usá-la nas plantas que pretendo cultivar. Ainda bem que aqui o clima ajuda bastante nesse aspecto.
        🙂

    1. Olá Nayana! Tem dois posts que vão te ajudar bastante quanto à germinação de suculentas, o “Cactos”, que mostra o crescimento desde a semente dos cactos que plantei e a forma de plantio, e o post “Propagação de Suculentas” que mostra passo a passo como enraizar folhas de suculentas retiradas de outras mudas. Respondendo sua duvida, eu não usuária algodão. Suculentas são minúsculas quando germinam e difíceis de manipular. Nesse caso eu acho melhor germinar direto no substrato.
      Abraços Floridos e obrigada pelos elogios ao blog ; )

    1. Olá Ranny! Eu adoro o substrato biomix. Misturo com húmus tanto no plantio quanto no transplante. Ultimamente tenho usado apenas o húmus como adubo, além do adubo líquido que também tenho feito só com húmus. Eu compro o biomix sempre na Cobasi, mas talvez você encontre também na C&C ou Leroy Merlim.
      Abraços Floridos

  10. Ola Bruna, moro tbm na regiao norte e faz muito quente realmente mais agora estamos no periodo de chuva sera que eu devo usar essa tecnica do plastico filme???

  11. Bruna,
    Conheci o seu cantinho hj e estou encantada. Parabéns!!!!
    Gostaria de tirar uma dúvida…moro na região norte, onde é sempre muito quente e úmido, vc acha que tb devo usar essa técnica de germinação em estufa?

    1. Olá Marcelle! Se é muito quente o substrato pode secar muito rápido. Não conheço sua região, mas você pode tentar primeiro sem a técnica da estufa e ver se dá certo, mas acho que usando essa técnica o resultado é mais garantido.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *