Plantas que Crescem Rápido para Pessoas Ansiosas
Da Semente à Flor

Plantas que Crescem Rápido para Pessoas Ansiosas

Quando eu comecei a germinar sementes anos atrás sofri horrores com as primeiras tentativas. Eu ficava ansiosa esperando algo sair da terra, porque não conhecia ainda o processo, a influência da temperatura, entre outros aspectos importantes e também ainda não tinha tantas plantas pra cuidar e sementes para germinar, então ficava aquela meia dúzia de vasinhos só com terra e eu querendo que algo verde surgisse neles.

Um dos meus erros foi que, assim como muitos, escolhi sementes de plantas lindas e exóticas, porém difíceis de germinar. Na época nem pensei em procurar por plantas que germinassem mais rápido e fossem de fácil cultivo, eu simplesmente queria aquelas super diferentes, mas era um processo frustrante porque a maioria sequer germinava. Como eu sou insistente tentei até conseguir, pesquisei e aprendi, mas muitos desistem, por isso esse post é importante e me faria muito bem uns anos atrás.

As variedades que apresento aqui são as melhores para quem quer começar a cultivar a partir de sementes, para quem está sofrendo com plantas que não vingam ou para quem quer começar uma horta e ter logo o prazer de colher. Essa é uma oportunidade de tentar de novo, aprender, observar e ganhar experiência. 

Todas as plantas mencionadas têm posts aqui no blog mostrando o cultivo e o processo de crescimento e os links estão na descrição de cada uma. Então se você escolheu alguma para cultivar já terá todas as informações sobre ela. A maioria também tem sementes disponíveis na loja Sementes do Jardim.

Ipomoea Purpurea

A ipomoea purpurea ganha de todas as outras. É incrível como germina e cresce rápido!

Ipomoeas são ótimas para quem é frustrado com germinações, por não ter dado certo antes, e para quem é ansioso e quer algo que germine, cresça e floresça bem rápido. Pode levar apenas 2 meses para essa planta ir da germinação à floração.

Ipoméia - Ipomoea Purpurea Azul Clara - Trepadeira

Essa trepadeira cobre grandes áreas em pouco tempo, sendo um excelente opção para quem quer uma cobertura com resultados rápidos. Ela é anual e seca após a floração, mas gera muitas sementes.

Minha paixão por sementes começou com elas e já comentei isso no post sobre as ipomoeas. Recomendo a leitura para saber em detalhes como plantar e cultivar essa variedade.

Rabanetes

Rabanetes são uma excelente opção para qualquer horta e o mais interessante é que eles têm um ciclo de crescimento super rápido.

Rabanetes

Independente da variedade as sementes de rabanete devem ser sempre plantadas no local definitivo. A germinação ocorre em poucos dias e após 2 ou 3 meses já é possível fazer a colheita.

Salvia Coccinea

A salvia coccinea é uma planta de germinação e desenvolvimento rápidos, que produz flores lindas. Essa variedade floresce bastante e gera muitas sementes, que caem no próprio vaso ou no solo ao redor da planta, gerando sempre muitas mudas, independente de novos plantios. 

Sálvia Coral - Salvia Coccinea

A salvia é uma planta de porte pequeno e fica linda sozinha em vasos ou plantada com outras maiores, mas nesse caso precisa ser um vaso com espaço suficiente para acomodar as raízes de ambas as espécies.

Cebolinha

Plantar cebolinha é uma experiência que recomendo principalmente para quem quer começar uma horta ou para quem já tem uma, mas gostaria de algo prático, que possa colher regularmente e sem precisar de muito espaço.

A cebolinha pode ser plantada a partir dos talos e cresce muito rápido. Dependendo das condições de cultivo é possível colher a partir de 15 dias após o plantio.

Zinnias

As zinnias são flores super coloridas que trazem muita alegria para qualquer jardim ou vaso.

Zinnia Cactos

Essa variedade é perfeita para quem quer um mix de cores, mas quer algo de germinação e crescimento muito rápidos. As zinnias também são bastante resistentes e de fácil cultivo.

Couve

A couve tem um crescimento rápido e bastante vigoroso. Eu até poderia colocar aqui também a rúcula e o alface no que diz respeito a plantas para hortas, que germinam e crescem rápido, mas elas tendem a ser mais sensíveis ao longo do crescimento, podem estiolar com facilidade e são bastante sujeitas a tombamento, já a couve é mais resistente.

Sem dúvida essa é uma hortaliça que não deve faltar numa horta, não só pelo rápido crescimento como pelos nutrientes que oferece, mas ela vai precisar de espaço já que cresce bastante.

Trevo de 4 Folhas

O trevo de 4 folhas não é plantado a partir de sementes, normalmente plantamos os bulbos, mas dos bulbos que já plantei ele é de longe o mais rápido para brotar, crescer e florescer e o cultivo é muito fácil.

Trevo de 4 Folhas - Bulbos - Oxalis tetraphylla

Essa é uma planta linda e resistente e ainda tem fama de trazer sorte. Um vaso cheio de trevos se destaca bastante e o cultivo é muito gratificante. É difícil não se apaixonar pelos trevinhos.

Citei nesse post plantas que eu cultivei e por isso posso falar por experiência própria que realmente são muito rápidas para germinar e crescer. Claro que há outras plantas que poderiam ser citadas, mas prefiro falar das que eu conheço. Nos comentários fiquem à vontade para mencionar outras, dar sugestões e relatar as próprias experiências. 

6 respostas para “Plantas que Crescem Rápido para Pessoas Ansiosas”

  1. Bom dia!

    Gostaria de uma orientação. estou com uma infestação de larva minadoura nos meus pés de manjericão. Começou em um vaso e agora passou para os outros. Já tem 3 semanas que estou jogando a mistura que você sugeriu no seu site: oleo de nem, alcool com alho e detergente neutro tudo diluido em agua. Faço a pulverização a cada dois dias. como passou para os outros vasos passei a pulverizar dia sim outro não. A infestação deu uma diminuida, principalmente nos vasos onde começou depois. O vaso onde tudo começou não estou conseguindo diminuir.

    Quanto tempo leva para acabar com esta larva?

    Muito Obrigada,
    Soraya

    1. Soraya as larvas que já estão nas folhas você não conseguirá combater com esse defensivo, a única solução nesse caso é remover a folha afetada e jogá-la fora longe das plantas, não arranque e deixe próxima. Além disso você deve continuar aplicando o defensivo para combater os insetos adultos que geram as larvas e os sintomas.
      Tem post sobre a larva minadora no blog com esse mesmo nome, lá tem mais informações e vai te ajudar.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *