Salsa Crespa
Ervas e Temperos

Salsa Crespa

Eu adoro salsa e por isso resolvi plantar aqui em casa, mas não que eu precise de motivos relevantes para plantar alguma coisa.

Comprei as sementes na Cobasi e fiz o plantio usando a técnica do vaso com plástico filme como sempre. Como a temperatura estava oscilando na época e mais para frio, eu plantei apenas uma semente sem muita esperança, mas para minha surpresa depois de dois dias ela germinou o que não é comum para as sementes de salsa.

Após a germinação ela evoluiu rápido, mas, como estava esfriando cada vez mais, logo começou a ter uma crescimento um pouco mais lento.

Quando a salsinha tinha aproximadamente 60 dias coloquei no vaso que planto meus tomates onde ela pega sol praticamente o dia todo. Enquanto a temperatura ainda estava amena ela ficou bem, mas nos dias que pegava muito sol mesmo colocando água ela sentia e ficava murcha, mas depois se recuperava. Percebi que as folhas mais velhas estavam amarelando mais rápido e não era por nenhuma doença. Ela estava pegando sol demais diferente dos meus tomates e pimentas não estava feliz com isso.

Transplantei novamente a salsa para outro vaso em local que pega sol da manhã por umas 3 horas. Desde então ela está com uma cor mais bonita, as folhas estão bem vistosas e ela está sempre com broto novos, sendo que as folhas mais velhas demoram bastante para amarelar e secar.

Eu faço as regas quando o substrato seca superficialmente, evito deixar secar muito, mas também evito deixar úmido entre uma rega e outra e uso o adubo líquido uma ou duas vezes por semana.

Ainda não fiz nenhuma colheita porque, como eu disse, plantei só uma semente que me deu a muda que vou mostrar para vocês, e apesar dela ter crescido bem eu não tenho coragem de tirar as folhinhas e mesmo que tirasse, sendo apenas uma muda, ia demorar até que eu pudesse fazer outra colheita. Por isso estou germinando várias outras sementes para aumentar minha plantação de salsinha.

Clique na primeira foto e passe uma a uma para ver toda a galeria ou clique em cada foto individualmente para ampliar.

23 respostas para “Salsa Crespa”

  1. A salsinha que plantei está com as folhas esbranquiçadas como se estivessem usando talco.Elas crescem verdinhas e pouco depois ficam assim.Eu retiro a folha percebo que não tem muito aroma e sabor.O que poderia ser e como tratar.

    1. Debora pode ser algum fungo ou pode ser ácaro vermelho. Dê uma olhada nos posts Ácaro Vermelho e Fungos do blog, devem te ajudar a identificar e a tratar. Caso não seja nenhum dos dois casos me mande fotos por e-mail ([email protected]) e tento ajudar.
      Abraços Floridos

  2. Olá preciso de ajuda, eu transplantes minhas mudinhas de alface de manhã bem cedo, mais qua do o sol saiu murcharam tudo, o que devo fazer, tipo secou quando toco nelas faz um barulho de folha seca ?????

    1. Aline alfaces são bem sensíveis quando jovens e se você fez o transplante sem preservar bem o torrão isso pode ter prejudicado as mudas. Eu recomendo fazer no fim da tarde para evitar que as mudas murchem quando o sol começa a bater ou fazer pela manhã cedo e deixar os vasos fora do sol por algum tempo. Não desista das suas mudas porque, ainda que você tenha perdido algumas, é possível que parte delas rebrote.
      Abraços Floridos

  3. Como é a técnica com pástico film? A salsinha do alho é um cabinho para cada alho? A gente cortando mais prá ponta os cabinhos continuam crescendo? Quero muito cultivar rúcula. Estou com uma que veio do hortifuit com raiz suja de terra mas as folhas já estão passando. Posso plantar em vaso? Como faço, corto as folhas? Com quanto tempo vai brotar ,isso se brotar.?
    Muito obrigado

    1. Cida veja os posts sobre técnicas de germinação e encontrará a técnica do plástico filme. A salsinha do alho dá várias hastes e à medida que você corta crescem novamente. Você pode tentar plantar essa rúcula sim, talvez ela vingue.
      Abraços Floridos

  4. Bom dia.
    Tenho um canteiro de Hortelã no quintal e a minha hortelã está apodrecendo.
    Rego a cada dois dias, e está bem adubada.
    Oque estou fazendo de errado?
    Como te mando a foto?

    1. Olá Ricardo! Se o caule está apodrecendo foi excesso de rega ou pode ser algum fungo, mas se o caule já está escuro e a planta está murchando não tem como recuperar, infelizmente. ; ( A hortelã é bem chata com excesso de rega, só não é pior do que o manjericão. O ideal é regar com frequência (dependendo do clima, claro), porque ela gosta de solo levemente úmido, mas em pequena quantidade. Pode mandar a foto para o meu e-mail.
      Abraços Floridos

  5. olá.
    eu tenho uma pequena horta em casa e seu blog ajuda muito.
    tenho uma duvida.
    a minha salsinha está com umas manchas (bolinhas) brancas e não sei o que pode ser.
    pode me ajudar?

    1. Olá Ricardo! Sem ter uma foto para saber com certeza é difícil dizer o que é, mas pode ser algum fungo ou podem ser cochonilhas. Se forem cochonilhas quando você passa a mão essas bolinhas se desfazem parecendo algodão e tem um miolo amarelado, como se fosse um pó amarelo. Sendo esse o caso o tratamento é o combo super top plus defensivos que passei no blog.
      Abraços Floridos

  6. Eu tambem plantei salsinha mas eu consegui a muda no mercado e depois de desenvolvida eu fiz a divisao por rebentos e agora ta pegando bem.

  7. Olá Bruna!! Adoro o blog!! Queria pedir um post sobre morangos! Queria cultivar em vasinhos aqui em casa mas não sei os cuidados!! Obrigada!!!
    Abraços flor!!

    1. Olá Fernanda! Eu também queria, mas os morangos não estão colaborando, rs. Está difícil germinar minhas sementes porque são antigas, mas tenho muitas sementes de morango e quero acabar com essas antes de comprar outras. Comprar mudas está fora de cogitação porque recebem muito agrotóxico, então vou ter que continuar tentando por sementes, mas eu não vou desistir e assim que eu conseguir eu faço o post. : )
      Abraços Floridos

      1. Obrigada!! As minhas consegui germinar com a técnica do papel filme. A única diferença é que estou obtendo mais sucesso naquelas feitas com o fundo da caixa de leite do que com os potinhos plásticos! Agora vou esperar crescer e tentar cultivar em vasinhos!!! Abraços flor!!

      2. Olá Fernanda! Você não é a primeira pessoa que tem mais sucesso com caixas de leite nas germinações. Deve ser algum resíduo do leite que ajuda. Eu não compro leite de caixinha então não dá da testar, mas é muito interessante ver outras pessoas comentando a mesma coisa. Se você puder continue usando as caixas ao invés dos vasinhos tradicionais.
        Abraços Floridos

      3. Bruna, comecei a fazer uma hortinha com garrafas pet e seu blog me ajuda muito, qualquer duvida que tenho entro aqui pra ver se alguém ja passou por isso. Gostaria de saber o que acontece com minhas plantinhas, elas germinam, ficam muito bonitas mas de repente murcham, ficam caídas e não tem como fazer desbaste ou replantar, ai somem, principalmente as mudinhas de alface. Até fiz desbaste quando estavam com uns 6 cm mais não resistiram. Procuro molhar uma vez por dia, pela manha ou quando começa a escurecer, se tiver muito calor, como elas ficam num coberto ,mas esquenta muito, então molho duas vezes, procurando sempre não deixá-las encharcadas. Que será que acontece com elas heim? Sera que pode me ajudar? Obrigada desde ja e parabéns pelo blog.

      4. Olá Fatima! Pode ser excesso de rega que faz com que o caule apodreça a partir da raiz, pode ser também alguma praga de raiz. Verifique se há pragas visíveis no substrato, se a planta está com raízes mesmo que pequenas por serem mudas jovens. Veja também se o caule delas não está escuro próximo ao substrato o que pode indicar que estejam apodrecendo.
        Além de tentar identificar o problema evite plantar muitas sementes juntas. Isso prejudica o crescimento das mudas. Prefira plantar cada semente em um vasinho ou dependendo do tamanho do vaso e das plantas, duas ou três por vaso.
        Abraços Floridos

  8. Olá…. vc diz de um plantio usando a técnica do vaso com filme . O que vem a ser? como é feito/ sou novata nessa área. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *