Pragas

Pragas

Conheça as principais pragas e doenças das plantas. Nessa página você encontrará posts com informações detalhadas sobre cochonilhas, fungos, pulgões, ácaros e larva minadora.

Em cada post mostro como identificar, como combater e como evitar que essas pragas e doenças voltem a ser um problema. Indico sempre os defensivos que podem ser usados em cada caso e só faço indicações de defensivos orgânicos, que são os que uso no meu cultivo.

Cochonilhas

Essa praga é certamente uma das mais comuns em qualquer jardim ou horta. Elas causam grandes danos às plantas e se a infestação não for controlada certamente a muda será perdida.

Apesar do prejuízo que trazem para o cultivo, não é tão difícil assim controlá-las, mas dependendo da gravidade da infestação pode levar mais tempo e dar mais trabalho. De qualquer forma é possível eliminar as cochonilhas com defensivos naturais ou pelo menos manter a infestação em um nível tão mínimo que não são notados danos à planta, suas flores ou frutos.

Infelizmente algumas pragas estão sempre presentes depois que surgem pela primeira vez, a cochonilha costuma ser uma delas.

Fungos

Essa é uma doença que pode ser difícil de identificar. Eles surgem de formas muito distintas dependendo do agente causador. Como os sintomas variam muito de um tipo de fungo para outro eles podem acabar não sendo tratados de forma adequada e com isso a planta definha cada vez mais.

Nesse post é possível encontrar imagens de várias doenças causadas por fungos e seus respectivos sintomas. Também indico o defensivo adequado e explico como tratar.

Pulgões

Pulgões são pragas muito comuns e podem infestar rapidamente uma planta. Se a planta não for tratada eles podem prejudicar muito o crescimento e especialmente a floração e frutificação, causando a queda dos botões e frutos.

Felizmente, se o tratamento for feito da forma adequada, e bem feito, eles não causam grandes problemas e são combatidos com certa facilidade.

Ácaros

Ácaros são pragas que podem ser de difícil identificação, porque há diversos tipos e eles causam sintomas muito diferentes. O grande problema dos ácaros é que as infestações evoluem rápido e eles causam muitos danos à planta. Em alguns casos os danos são tão severos que só uma poda drástica associada ao tratamento com defensivos adequados é capaz de resolver o problema.

Nesse post falo principalmente sobre o ácaro branco, mas menciono também o ácaro aranha e tem um link para o post específico sobre o ácaro vermelho.

Larva Minadora

A larva minadora é uma praga que pode ser difícil de lidar quando não se sabe combater. Porém, em geral, considerando os pequenos cultivos, ela não causa tantos danos quanto outras pragas, que prejudicam consideravelmente o desenvolvimento das plantas.

Apesar de não causar danos tão graves e evidentes às plantas, ela traz prejuízos e é importante estar sempre atento. Nesse post mostro como lidar com as folhas já afetadas e como combater o inseto que dá origem às larvas.

2 respostas para “Pragas”

  1. Eu não consegui indentificar o problema que estou tendo, pq ele não tá na folha, tenho visito na terra uns pontinhos branco. E tá na maioria das minhas plantas, mas até então só vi na terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *