Ácaros
Pragas e Doenças

Ácaros

Ácaros são uma praga terrível e eu só fui saber que já lidava com ela em casa quando comecei a cultivar pimentas. Antes disso eu tratava, mas sem saber o que era. Felizmente, mesmo sendo uma praga bem desagradável, já encontrei meios de vencê-la, apesar de às vezes ser difícil, e vou mostrar aqui no blog.

Tipos

Infelizmente há muitos tipos de ácaros, como o ácaro vermelho, o ácaro aranha, o ácaro rajado, o ácaro varíola, entre outros. Se você pesquisar vai encontrar uma infinidade. Alguns tipos são mais comuns do que outros em determinados cultivos, mas vou falar especialmente sobre os sintomas do ácaro branco. Essa espécie de ácaro ataca principalmente pimentas e pimentões.

Para combatê-los é preciso saber que eles gostam de umidade, então se você perceber que estão aparecendo evite regar demais e principalmente evite molhar as folhas. Coloque água somente no substrato e só use adubo foliar em dias mais quentes, sempre no início da noite, e chacoalhe a planta para tirar o excesso de líquido das folhas.

Não necessariamente aparecem todos os sintomas que vou mostrar, mas se você notar um sintoma de ácaros já é suficiente para gerar preocupação. Por isso observe sempre!

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

– Folhas que amarelam e caem;

Folha da minha ipomoea rubra completamente amarela por causa dos ácaros
Folha de uma pimenteira amarelando

– Brotos e botões novos que amarelam e caem;

– Pequenos pontos ou manchas de cor marrom nas folhas;

Folha de uma pimenteira

– Brotos e botões que ficam pretos ou marrom bem escuros como se tivessem secado repentinamente;

Brotos novos de uma pimenteira que nem chegaram a se desenvolver. CLIQUE nas fotos para aumentar as imagens

– Folhas e brotos novos subdesenvolvidos;

– Folhas que se desenvolvem com deformidades. Esse é o principal sintoma do ácaro branco;

Folhas de uma pimenteira que começaram a nascer “enrugadas”, uma deformidade causada pelos ácaros

Infelizmente a Elizabeth, uma leitora do blog, perdeu uma linda muda de morango por causa do ácaro aranha, um outro tipo bem específico de ácaro. Apesar de não ter conseguido tratar a praga a tempo ela cedeu as fotos para serem mostradas no blog e quem sabe ajudarem outras pessoas na identificação:

O moranguinho florido antes da infestação
Percebe-se porque ele é conhecido como ácaro aranha
Essas teias ao redor da planta são para protegê-los

Outro tipo de ácaro que causa muitos estragos e é bastante comum, infelizmente, é o ácaro vermelho e fiz um post específico sobre ele (veja aqui).

Tratamento

– Usar enxofre dimy com intervalo de 2 dias nas primeiras semanas de tratamento. Se for o ácaro aranha você precisa romper as teias retirando o máximo possível. Borrife especialmente embaixo das folhas.

Após notar que estão nascendo brotos saudáveis, sem nenhum sinal de ácaros, diminua as aplicações para uma vez por semana;

– Se a planta estiver muito infestada faça uma poda drástica. Leia-se: corte todas as folhas da planta e a gema apical das ramificações principais. Eu normalmente faço isso na lua crescente e elas crescem bem mais fortes depois. Cuidado ao fazer podas! Se você tem dúvida ou não sabe como fazer não faça porque pode ser pior para a planta;

Poda drástica! Eu sofro muito pra fazer podas, é bobagem eu sei, mas sofro, mesmo assim nesses casos é a melhor opção, acredite

– Se a planta não estiver muito infestada apenas tire as folhas e brotos mais afetados;

– Diminua a rega se for possível;

– Coloque a planta no sol pleno, se já não estiver;

– Faça uma adubação para fortalecer a planta. Eu recomendo húmus de minhoca e esterco (eu uso o bovino) misturados à terra. Use uma camada fina sem exageros;

– Uma semana após a poda faça uma adubação foliar (como já mostrei no blog), depois novamente após 15 dias e mantenha essa rotina.

Resultados

Vou mostrar as minhas pimenteiras que sofreram com ácaros e hoje estão completamente recuperadas e inclusive frutificando.

A evolução foi rápida e elas se recuperaram muito bem! Se eu tivesse tomado as providências que passei aqui no blog antes não teria chegado ao ponto de ter que fazer uma poda radical, mas eu esperei, ignorei os sintomas…

Se você suspeita de ácaros olhe minuciosamente a sua planta depois de ler esse post e não cometa o erro que eu cometi. Em alguns casos não há o que fazer, mas mesmo errando pelo menos há esperança ; )

Pimenta biquinho 100% recuperada e já com botões
Ela foi totalmente podada, não sobrou nada e em pouco tempo já estava assim linda de novo
E a grande recompensa: a linda flor da pimenta biquinho ; )
Muda de pimenta habanero que também sofreu com ácaros
Essa muda também sofreu poda drástica e hoje está linda! Aliás bem mais bonita do que na foto já que entre a foto e a publicação do post algum tempo se passou

119 respostas para “Ácaros”

  1. Muito bom! Ótimas dicas! Comprei o cupro comum, tem cobre e enxofre. Vc já utilizou? Será q fará o mesmo efeito? Minhas pimenta dedo de moça apareceu uns pontinhos pretos com um pozinho branco em volta, na parte de baixo das folhas. Além disso, as pontas e bordas das folhas antigas secaram… Será q esses pontinhos pretos com pó branco são ácaros?

    1. O cupro dimy é fungicida, já o enxofre dimy tem ação acaricida e ambos atuam também como fertilizantes foliares. Se são pontinhos pretos com pó branco provavelmente é oidium. Veja o post Fungos e pesquise por esse nome em imagens no google e veja se identifica. Se não identificar me mande fotos e tento ajudar. Nesse caso use o leite diluído como mostrei no post Fungos uma vez por semana e uma vez por semana, em dias diferentes, use o cupro dimy.
      Abraços Floridos

    1. Eliene veja o post “Por que as flores de pimenta caem?”, lá falo sobre todas as possibilidades, mas se não houver pragas aparentes o doenças deve ser falta de polinização, para resolver basta dar petelecos nas flores. De qualquer maneira leia o post e ele irá te ajudar.
      Abraços Floridos

  2. ola boa tarde gostei de seu site, tenho varias Rosas do Deserto e ja tiveram infestação de ácaros que combati numas 3 primeiras semanas com vinagre álcool e detergente de coco, depois enxofre diluído nas outras 3 semanas seguintes melhorou , agora voltaram de novo posso repetir e tem também algumas formigas andando em volta dos potes das minhas mudas será estão a procura de algo ?/

    1. Nelson pode repetir sim. Ácaros tendem a voltar eventualmente assim como outras pragas. Ao menor sinal já comece o tratamento. As formigas podem ter instalado um formigueiro ou parte dele nos vasos ou pode ser apenas algum produto que você usa nas plantas. Abraços Floridos

  3. Olá
    Depois de muiiiittaaaaa pesquisa cai no seu blog e descobri oq minhaprimavera tem. Parabens pelo blog,amei.
    Sinceramente um blog autentico de experiencias proprias e sem. Blablabla=]

  4. Oi, acabei de ler seu post.. estou passando por essa questão desagradável com o ácaro aranha que tá matando todas as minhas plantas. Gostaria de saber primeiramente onde encontro o enxofre e como utilizá- lo.. se puro, diluído…
    Depois você também fala sobre uma camada de folhagem. O que Seria?

    1. Maria procure enxofre dimy que vem pronto e basta diluir conforme indiquei no post Enxofre. Não use o enxofre puro porque ele não é solúvel em água. O enxofre dimy você encontra em lojas de jardinagem físicas ou on-line. Camada de folhagem eu não menciono nesse post, mas me diga qual a frase completa com essa menção e tento esclarecer. : )
      Abraços Floridos

  5. Oi. Minha amoreira está com ácaro. A ponta das folhas está enrolando e não se desenvolve. Eles ficam inclusive nas amoras.
    O que devo passar? Aqui você diz enxofre. Qual a solução, medida? Fumo em álcool resolve?

    1. Debora nesse próprio post dos ácaros tem o link para o post Enxofre que explica como usar e mostra os resultados. O fumo não é eficaz para ácaros. O único defensivo realmente eficaz para ácaros que já testei é o enxofre dimy.
      Abraços Floridos

  6. Ola , estou tendo um problema com minhas pimenteiras , esta aparecendo umas pulguinhas verdes nos brotos e flores que estao saindo . Com isso elas nao desenvolvem e ficam com aparência de queimadas. Alguem tem algum método caseiro para sanar ?. Desde ja agradeço.

  7. Coisa muito simplis de resolver compre saquinho de fumo cavalinho ou um pedaço de fumo grasso ararapiraca coloque em cinco litro de agua deixa 12 horas de molho copa em um pano poe no borrifador e borrife esta resolvido o problema plantas como laranjeira e limão agua de tanquinho depois de lavar as roupas agrônomo marlos silva …

  8. Minha mini Rosa está enfestada de uns bichinhos tipo aranhas bem pequenininhas.
    Pelo q vi São ácaro aranha . O que Fasso pra recuperar . Os brotos estão amarelando e as folhas estao caindo .

    1. Luciana rompa as teias e use enxofre dimy a cada dois dias. Veja o post Enxofre, também irá te ajudar.
      Abraços Floridos

  9. Eu uso um método 100% natural e para além de natural, ´tem a segunda utilidade. Junto ao pé de pimenta, planto um pé de cidreira e deixo ela se embrenhar pelos ramos da pimenteira, começando embrenhar´se a cidreira, começam as folha a voltar ao normal e a planta a florir normalmente e a dar grande quantidade de pimentas. Para além de ter muita pimenta, também tenho cidreira, que me é muitas vezes útil.

  10. Minha trepadeira ipomeia africana esta com folhas amareladas e tem algumas lagartas que estao furando as folhas o que devo faZer pra resolver os dois problemas

    1. António as folhas amareladas podem ter várias causas, sem saber qual é não há como tratar. Quanto às lagartas use Defensivos que sejam repelentes como o alho curtido no álcool. Veja o post Guia de Defensivos Naturais, irá te ajudar. ; )
      Abraços Floridos

  11. olá preciso muito tirar uma duvida:
    eu coloquei 3 brotos na terra com fibra de coco e humus de minhoca e argila expandida , depois de uma semana surgiu uma especie de piolho branco NA TERRA , formando uma especie de fungos ( teias brancas) , pelo o que ja pesquisei a maioria das pragas dão nas folhas e frutos e não somente na terra como no meu caso , eu cheguei a pensar q poderia ser a terra já que eu nunca tinha usado esse tipo de substrato enfim , me ajude oq pode ser? lembrando que meus brotos tem um caule grande e cheguei a pensar que por esse motivo não poderia dar na folhas

    1. Taila mande fotos para o meu email, [email protected], e tento ajudar. Pela sua descrição parece fungo realmente é a fibra de côco funga com muita facilidade, mas só vendo fotos para tentar entender exatamente qual é o problema.
      Abraços Floridos

  12. Olá, tenho uma roseira ela estava com ácaros. Podei ela toda mas percebo que logo no inicio do caule está começando a ficar marron como se estivesse começando a morrer ou secar, mas a terra está úmida e sempre molho. Será que está apodrecendo por receber muita água

    1. Samara se o caule está ficando marrom é muito provável que as raízes tenham apodrecido por excesso de umidade sim.
      Se for o caso não há o que fazer, infelizmente. : (
      Abraços Floridos

  13. tenho uma pitangueira que está com todos os brotos enrugados, o que é melhor calda de fumo ou de enxofre??? faço uma poda drástica ou superficial.

    1. Valeria depende do problema. Brotos enrugados é sintoma de ácaros, mas pode ser algo causado por outra praga. Dependendo da gravidade a poda é uma alternativa sim. Valeria me mande fotos e tento ajudar, [email protected].
      Abraços Floridos

  14. Bons esclarecimentos…o enxofre combate realmente os ácaros, tambem interrompe a florada, usei calda sulfocálcica(enxofre+cal), com bons resultados. Para identificar a infestação por ácaros basta olhar com uma lente de aumento em baixo das folhas. As pimenteiras agradescem.

  15. Boa tarde!
    Gostei muito da sua explicação, mas faltou uma coisa:
    vc disse que usou enxofre e disse até de quanto em quanto tempo deve ser usado, mas não disse a quantidade de irrigação por planta e nem qual a dosagem de enxofre por litro d’água. Vc pode me esclarecer, por gentileza?
    Outra coisa, tenho óleo de neem puro em casa, já lí que ele tbm serve, o que vc acha dele? Vc pode me indicar a dosagem e o intervalo de dias para nova aplicação.
    Muito obrigado e parabéns pelo seu blog!
    Abraço!

    1. Antonio essas informações estão no post Enxofre, o link está em rosa nesse post mesmo que você comentou. ; )
      Óleo de neem não funciona com ácaros. A única coisa que achei até hoje que realmente funciona bem é o enxofre.
      Abraços Floridos

    1. O fertilizante foliar que uso é ó adubo líquido que mostrei no blog, pesquise por adubo ou entre na categoria adubos e fertilizantes e você irá encontrar. Além disso uso o leite que também funciona como adubo e o próprio enxofre que combate os ácaros também atua como adubo foliar. Se você tiver dúvidas quanto ao uso de algum desses me diga qual é e tento esclarecer : ).
      Abraços Floridos

  16. Muito bom dia pagina, estou iniciando um cultivo de várias pimenteiras e espero encontrar auxílio se problemas aparecwrem. Abraços amigos pimenteiros

  17. Estou desesperada, as minhas pimenteiras estão com as folhas amareladas. O que eu devo fazer para acabar com esses amarelados das folhas, que estão caindo muito.

    Abraços!

  18. Eu estou com esses ácaros horrorosos no meu morangueiro 🙁 Fiquei pensando que era uma infestação de aranhas e eu tenho pavor de aranhas! Hahaha Vou comprar esse enxofre já!!!
    Minha pimenta biquinho também está com algum problema… As folhas estão amareladas e caindo, junto com as flores que murcham e caem… Tinham taaaantas florzinhas, tou chateada! Nunca imaginei que pudessem ser ácaros, mas pela descrição deve ser isso mesmo!
    Muito obrigada pela ajuda! Acabei de encontrar o Blog e vou devorá-lo para aprender ainda mais sobre a minha horta! Ainda estou dando os primeiros passos nesse mundo maravilhoso
    Um beijão

    1. Ácaros são terríveis e chatos de combater, mas com aplicações regulares você consegue bons resultados. : )
      Abraços Floridos

    1. Milton pode usar sim e deve. Depois que a infestação de ácaros se agrava é pior para combater e as folhas deformadas não se recuperam.
      Abraços Floridos

    1. Pode sim Michele. Sugiro acrescentar o álcool no enxofre como mostrei no post Turbinando Defensivos, ajuda bastante.
      Abraços Floridos

  19. Olá, meu nome é Luana. Tudo bem?
    Ganhei de uma amiga, duas mudas de pimenta cumari do pará de de biquinho.
    plantei em vasos e elas começaram a desenvolver bem. a algumas semanas percebi que as folhas começaram a amarelar e a cair, ao observar mais de perto, percebi pontinhos pretos e um pó branco na parte de trás das folhas. me disseram que seria com passar espuma de detergente nas folhas e podar as mais afetadas.
    Como na varanda da minha casa tem varias plantas ornamentais, de minha vó, decidir tirar as pimentas de perto delas e coloca-las em um local mais ensolarado. por mais ou menos duas semanas elas ficaram bem e crescendo, porem percebi que agora as folhas novas estao crescendo enrugadas e os pont9inhos pretos e o pó branco esta reaparecendo, inclusive nas folhas novas.
    Vc poderia me ajudar?
    tenho vontade de fazer outras mudas de outros tipos de pimenta mas tenho medo dessa praga.
    desde já, obrigada.

    1. Luana parece que têm dois problemas, fungos e ácaros. Para os fungos use leite uma vez por semana como mostrei no post Fungos. Siga as instruções do post. Para os ácaros use a cada dois dias o enxofre, tem um post sobre ele no blog com o mesmo nome. Use dessa forma até notar melhora evidente nas folhas novas e no aspecto geral da planta, depois passe a usar uma vez por semana. Estou supondo que sejam esses os problemas, sem ver fotos é difícil ter certeza, mas qualquer dúvida ou se não notar melhoras me escreva novamente.
      Abraços Floridos

      1. Boa tarde.

        Estou com os dois problemas,comprei o anti ácaro ORTEHENE, posso aplicar o anti ácaro e o leite no mesmo dia?

      2. Carlos não recomendo. Sugiro aplicar em dias diferentes, ainda que o leite seja aplicado pela manhã e o defensivo no fim da tarde.
        Abraços Floridps

  20. Olá!! Eu comprei duas roseiras pendente..mas elas ficaram cheias de teias como vc mostrou na foto..agora que soube que era ácaros. Mas elas já estao praticamente mortas..tem poucos galhos verdes. Os galhos e as folhas secaram. Será que ainda consigo salvar?

    1. Joslaine faça uma poda radical, limpe bem a planta com uma escova de dentes macia e aplique enxofre. Mantenha uma boa rotina de adubos e depois da primeira semana após a poda comece aplicações de enxofre a cada dois dias até a planta começar a se recuperar. É um tratamento radical, mas esse ácaro é terrível e difícil de ser combatido. Você pode perder a planta, mas dessa forma tem alguma possibilidade de salvá-la.
      Abraços Floridso

    2. A minha Dália começou amarelar,e os botões não abrem.
      Levei amostras numa loja especializada,eles me indicaram enxofre. Fiz três aplicação parece que melhorou, devo continuar?

      1. Provavelmente eram ácaros. Continue sim até não notar mais nenhum sintoma.
        Abraços Floridos

  21. Li o post e me deu um aperto no coração: talvez seja isso que está incomodando meu Brinco de princesa! Mas eu não tenho certeza se são mesmo ácaros, e há pouco tempo ela teve Cochonilha (elas são plantinhas bastante atacadas,né?) que cuidei com Neem.
    E agora, o que faço? Aplico o enxofre de qualquer forma, mantenho o Neem?

    1. Pérola os sintomas são muito diferentes e as cochonilhas são facilmente notadas. Sugiro o tratamento voltado para o problema que a planta tem, apesar do enxofre também servir como fertilizante foliar.
      Abraços Floridos

  22. Olá Bruna,
    Estava com uma infestação de ácaros nos meus pé de hortelã e orégano, estava tratando com enxofre e a população de ácaros parecia diminuir. Então, choveu durante uma noite, garoa apenas, e os ácaros sumiram! Mas também apareceram manchas escuras, entre cinza e preto, secas. Algumas folhinhas estão completamente tomadas. Já procurei muito, e não tenho ideia do que seja: não parece com as imagens que vi de mofo, bactérias, fungos… Você tem algum palpite?
    Obrigada

    1. Mande fotos para o meu e-mail, mas deve ser algum fungo. Já comece usando o leite, que só irá fazer bem de qualquer forma e veja o post
      Fungos.
      Abraços Floridos

  23. Bom dia, tenho um plantio de pimenta .só que , as folhas estão engrujando e por conta do ácaro n esta produzindo mais . o que eu faco?

    1. Manoel você precisa usar o enxofre dimmy que é o defensivo que combate os ácaros. Se suas pimentas não tem uma boa adubação sugiro que faça também e além dos adubos use aspirina. Para saber como usar a aspirina veja os posts Receitas de Plantio e Cardápio das Plantas.
      Abraços Floridos

      1. Oi Bruna,

        O enxofre Dimmy é só enxofre em pó? Como faço a diluição. Minha pitangueira está com os brotos enrugados …

        Obrigada, adorei seu site.

      2. Eu só conheço enxofre dimunuído em pó sim. A quantidade está na embalagem, não me lembro agora exatamente, mas tem todas as instituições nela, e basta misturar com água que ele dilui facilmente. Acrescente uma ou duas tampinhas de álcool no borrifador.
        Abraços Floridos

  24. Olá, amei seu post, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos… Tenho 2 pés de pimenta biquinho e 1 de pimentão, estavam lindos cheios de flores, começando a dar os primeiros frutos da 3 colheita, quando de repente todas as flores q ainda não tinham dado frutos começaram a amarelar e desprender do pé, os frutos da biquinho cresceram mas não amadurecem e do pimentão não cresceu mais, as folhas novas do pimentão estão enrrugadas,eu não sei o q fazer, nem o q está acontecendo, eu tenho o óleo de neen, será q funciona? O q acha q eh? Desde já agradeço, Thaís

    1. Thais provavelmente são ácaros pela descrição que você deu. Siga as dicas do post e use enxofre dimmy.
      Abraços Floridos

  25. Bruna, boa tarde, preciso de socorro!
    minha pitangueira parou de frutificar há um ano, um ano e pouco, e apareceram vários grãos (pequenininhos) pretos na parte de baixo das folhas, e tb umas bolinhas (tipo uma massinha) na parte superior de algumas folhas. Não consigo ver bichinho nenhum, só há pouco tempo que vi umas lagartas bem peludas brancas (tipo taturana), mas as folhas não estão cortadas ou com furos. dá um help pelamoor!! Obrigada!

    1. Maria Júlia a massinha deve ser cochonilha, os grãos podem ser pulgões ou ácaros. Quanto às lagartas se não estão fazendo mal, deixe-as onde estão. De qualquer forma, além de combater essas pragas é necessário adubar essa planta e de preferência usar aspirina também. Faça uma boa adubação trocando um terço do substrato por uma mistura de 1 parte de esterco bovino curtido para 2 partes de húmus de minhoca e adicione também duas, uma ou meia aspirina de 500mg esmagada na mistura dependendo do tamanho do vaso.
      Abraços Floridos

  26. Estava com um problema de praga em uma Falsa-Mirra, e não sabia o que era, logo agora que esperava que ela desse flores. Descobri agora lendo o seu post que deve ser esse tal de ácaro. As folhas ficam igual a uma peneira, e aparece um pozinho preto pelas folhas. Mesmo sem saber ainda do que se tratava fiz essa poda radical, que vc recomenda aqui. Ainda bem…Já ouvi falar que suco da pimenta resolve pra vários tipos de praga…pretendo usar em outra planta que acabei de ver que foi contaminada também. Abraços e obrigada pelas dicas.

  27. Boa Noite Bruna,

    Tenho um pé de primavera a uns 6 anos, sempre foi saudável e dava muitas flores, resolvi mudar de vaso de plastico para um de barro bem maior, há mais ou menos 4 meses os brotos novos estão nascendo com as folhas enroladas, já adubei, borrifei com Dimy pronto, percebi que estava colocando água demais, agora estou colocando menos, já podei e nada, cada vez mais está nascendo mais brotos muito enrolados, a planta nao se desenvolve direito… Se vc quiser eu te envio uma foto, estou muito triste em não ver mais ela florir, pode ser ácaros? Me ajude por favor…

    1. Márcia me mande fotos sim, mas provavelmente são ácaros. Leia o post e veja os sintomas, observe se são semelhantes aos da sua planta e já comece o tratamento. De qualquer forma me mande as fotos.
      Abraços Floridos

  28. Olá Bruna!

    Tenho aqui em casa, alguns pés de pimentão e, curiosamente, parecem que pararam de crescer porque os brotos estão retorcidos e queimados. Eles estavam sendo atacados por cochonilhas e pulgões. Acha que pode ser essa a causa ou são ácaros que estão causando os danos?

    Obrigado!

    1. Ricardo pode ser que a causa tenham sido pulgões e cochonilhas sim, mas faz quanto tempo que foram atacados? Ainda há sinais das pragas? Se passou um bom tempo desde que você eliminou as pragas e os brotos continuam nascendo danificados então provavelmente são ácaros.
      Abraços Floridos

  29. Olá Bruna, sou novo na idade e na jardinagem, eu tenho uma mini rosa, que as folhas estavam amarelando e caindo, vi na internet sobre pragas e descobri que era os ácaros, vi uma solução de água e sabão que deveria borrifar na planta. Fiz, as folhas pararam de cair, porém, está ficando branca, e, quando olhei mais de perto, descobri que eram os ácaros que ainda estavam ali. Fiquei desesperado, com medo de perder minha mini rosa. Acho que é ácaro aranha, pois identifiquei pequenas teias em minha planta, a infestação está pequena, mas não sei mais o que fazer… Tenho medo de podar, por ela ser muito pequena, e por eu não saber podar. Vou tentar o tratamento que você recomendou, se eu ganhar deles, ou se eles ganharem mando a resposta. Até.

    1. Rafael não precisa podar, apenas use o enxofre como foi recomendado no blog. Espero que você consiga tratar sua mini rosa e ela se recupere completamente ; )
      Abraços Floridos

    1. Washington eu compro na Cobasi aqui em SP, mas em lojas on-line de jardinagem você também encontra, procure por enxofre dimmy. Eu não uso luvas, mas pego sempre com uma colher evitando ter contato e tome também cuidado para não inalar porque é um pó super fino que sobe bastante se não for manuseado com cuidado.
      Abraços FLoridos

  30. Bruna, estou com um pé de amora cujas folhas começaram a amarelar e cair. Isso acontece de um dia para o outro. Identifiquei no caule, próximo a terra um bolor branco. Estou aplicando calda de fumo e o bolor diminuiu. Não sei o que pode ser. Pose ser ácaros nas folhas?

  31. Você está de parabéns! me esclareceu exatamente o que minhas pimenteiras vêm sofrendo, eu batalhando para salvá-las, vou começar hoje mesmo o combate a essa praga.
    Muito obrigado pela dica.
    um grande braço.

  32. Olá, minhas Dálias estão com as folhas com manchas brancas, deixando o verde delas desbotado, algumas novas querem deformar e há pequenos bichinhos vermelhos em cima delas. As dálias ficam ao sol, em vaso. Será que é ácaro? òleo de neem não serve no lugar do enxofre?

    1. Olá Fabiano! Podem ser ácaros por causa das folhas deformadas ou pulgões. As manchas brancas normalmente são sintomas de fungos. O ideal seria você me mandar fotos para ter certeza. Mande para o meu e-mail se for possível. O neem não substitui o enxofre se o problema for ácaros, mas se você demorar para encontrar o enxofre é melhor ir usando o neem pelo menos para tentar evitar que a infestação se agrave.
      Abraços Floridos

  33. Olá Bruna,as minhas pimenteiras estão todas com as folhas enrugadas,faz tempo que não consigo tirar uma pimenta,faço a polda e nasce umas folhas lindas e depois enruga novamente,arranquei um pé para ver as raízes e estava parecendo doente,com umas bolinhas,o que devo fazer pode usar enxofre nelas?

    1. Olá Gloria! Pimentas com folhas enrugadas é sinal de ácaros, mas essas bolhas eu não sei dizer o que pode ser. Se você puder me mandar fotos por e-mail eu tento identificar, mas nunca vi nada desse tipo. De qualquer forma use o enxofre sim porque vai ajudar pelo menos com as folhas.
      Abraços Floridos

  34. Olá! Adorei suas dicas! Estou com o mesmo problema na minha pimenteira biquinho. Folhas amareladas, que caem constantemente e as que nascem já aparecem enrrugadinhas. Li sua dica sobre o enxofre dimmy, porem na minha cidade só encontrei o cuprofix, que associa cobre , enxofre e zinco! Posso usar da mesma forma para eliminar os ácaros?? Aguardo resposta.

    1. Olá Debora! Eu não conheço esse cuprofix. Eu gosto usar apenas defensivos naturais porque costumo consumir as pimentas. Veja se na embalagem fala algo sobre ser natural ou não ou sobre os riscos que oferece à saúde. Você pode tentar comprar o enxofre dimmy on-line, é bem baratinho…o problema é o frete. ; (
      Abraços Floridos

  35. Olá Bruna Pimentel,comecei a pouco tempo a cultivar algumas plantas e a pimenteira como sempre me fascina,tenho umas 20 mudas com aprox… 2 meses,fiquei preocupado com o aparecimento de manchas brancas na parte inferior das plantas,pelo que li no seu blog deve ser cochinilha ou mosca branca,como devo proceder para salvar as minhas pimenteiras…

    1. Olá! As cochonilhas e moscas brancas têm o mesmo tratamento que é com óleo de neem e sabão de côco. Veja o post “Combo Super Top Plus Defensivos”, lá tem toda a explicação de como fazer o defensivo. Use a cada 2 ou 3 dias até conter a infestação.
      Abraços Floridos

  36. Minha pimenta e a biquinho,ela deu alguns frutos so que nem cresceu e nem amadureceu agora esta dando flores e morrendo as folhas estao brancas por baixo e amarelando e caindo sera que posso fazer uma podagen radical? tem jeito de mandar uma foto pra voc?

    1. Olá Williany! Se as folhas estão brancas por baixo provavelmente é cochonilha ou mosca branca. O tratamento é o mesmo para as duas, veja o post sobre o combo super top plus defensivos. Você pode fazer a poda, mas talvez não seja necessário. Depende do estado da planta. Se quiser pode mandar as fotos para o meu e-mail [email protected]
      Abraços Floridso

  37. Olá Bruna, acho que o que as minhas rosas tem é esta praga, eu já podei ela assim que começou o inverno, mas ela já deu novos brotos, já floriu algumas e a praga continua, devo podar ela novamente e fazer este tratamento com enxofre? Obrigada

  38. Gostaria de ajuda, eu tenho uma pimenteira e ela nunca havia tido nenhum problema, mas agora no verão as folhas estão muito deformadas, os brotos nascem e morrem.

    1. Olá Ramon! Provavelmente é um caso de ácaros. Use enxofre como recomendei no post. Se você clicar no link vai ser direcionado para o post sobre enxofre onde tem as informações sobre como usar.
      Abraços Floridos

  39. Boa Noite,

    Estou a fazer um trabalho sobre o aranhiço amarelo , tetranychus urticae. Sabe me dizer o tratamento possível???

    Muito Obrigada

    1. Olá Rita! Não sei se as criaturas malignas que apareceram aqui foram especificamente estas, mas já tive problemas com ácaros que causavam sintomas bem semelhantes aos que esta espécie causa, no entanto achava que eram ácaros vermelhos. Tenho fotos de folhas afetadas porque vou fazer um post sobre eles em breve. Se você quiser posso te mandar as fotos e você pode me dizer se acha que foi esta espécie. Em termos de tratamento o que funciona bem com ácaros é o enxofre. O óleo de neem com sabão de côco ajuda, mas o que realmente elimina é o enxofre.
      Abraços Floridos

  40. Olá Bruna, mas uma vez estou aqui querendo tirar uma dúvida. Queria saber se tem algum problema de usar o combo defensivos plus junto com o enxofre na minha pimenta malagueta? Ela está ficando amarelada e está tão novinha, só tem 37 dias, e ainda por cima tem aparecido muitas moscas brancas aqui. Já estou usando o defensivo plus em todas as outras plantas para essas moscas irem embora, mas na pimenta só usei o enxofre. Ela também está com uma folhinha com uma parte queimada 🙁 Será que vou fazer mal se usar vários defensivos?

    1. Olá Ranny! Eu sugiro tentar identificar antes de usar vários defensivos ao mesmo tempo. Se quiser me mande fotos e eu tento ajudar, mas olhe principalmente embaixo das folhas para ver se tem algum bichinho. Quanto à mosca branca borrife sempre por baixo das folhas que é onde elas ficam. Se estiver muito infestado use dia sim dia não, mas cuidado para o fumo não ficar forte demais porque queima as folhas.
      Abraços Floridos

  41. Ola parabéns pelo empenho em ensinar , também sofro ate pra matar mato ruim kk. olha só, o leite com agua ta fazendo milagres nos pés de tomates aboboras etc . evita e mata fungos que dão a ferrugem que seca as folhas dos mesmos . existem receitas diferenciadas na diluição. mas pelo jeito é um grande aliado. tenho muitas qualidades de pimentas caso alguém queira fazer trocas . Saúde e paz a todos !

    1. Olá Carlos! Que bom que o leite está ajudando. Aqui também ajuda demais. Minhas lantanas estão lindas graças a ele, já que são muito suscetíveis à ferrugem.
      Abraços Floridos

  42. Olá Bruna, seu blog é fantástico. Os brotos de minha macieira estavam nascendo defeituosos e eu não sabia o porquê, mas graças a você consegui salvá-la, e agora todas as minhas plantinhas estão recebendo um tratamento especial. Muito obrigada.

  43. Olá Bruna.
    Como eu diferencio as folhas que ficam amareladas e caem por causa do outono e dos ácaros?
    Bjs e obrigada

    1. Olá Vitoria! Normalmente os ácaros não apresentam como único sintoma as folhas amarelas. Elas podem ser indicio de outras pragas inclusive, você deve estar sempre atenta aos sintomas como um todo. Se sua planta tem folhas amarelas e que caem, mas é época de perda por causa do outono e ela está saudável, não precisa se preocupar. Se sua planta está com aspecto doente, folhas deformadas, então ela provavelmente está com ácaros.
      Abraços Floridos

  44. em função da dica contra fungos nas plantas, fiz a mistura com leite e acabei adicionando também um pouco de álcool … passei a borrifar o morango que estava com muitos ácaros e também o limão . estou acompanhando de perto e já se vão 10 dias sem eu perceber os ácaros no morango e o limão voltou a brotar, não posso garantir que o leite+alcool ajudou contra os ácaros mas de certo , eles não estão ativos como antes. Ah, diminui a rega praticamente deixando o ambiente seco.

  45. Bom dia,
    Adorei o site, arabéns.
    No entanto escrevo para comentar uma discrepância entre sua observaão sobre os ácaros “… Voce diz que os ácaros gostam de umidade, não molhar as folhas …”
    Vários outros sites especializados dizem exatamente o contrário:
    Jardim de Flores: ” Ambientes quentes e secos favorecem o desenvolvimento dessa praga.
    Dicas:
    Uma boa dica é borrifar a planta com água, regularmente, já que este inseto não gosta de umidade…”

    SDS
    Carlos Aguiar

    1. Olá Carlos! Eu já vi em vários sites e blogs essa mesma afirmação (ácaros não gostam de umidade) e antes de escrever o post no blog eu pesquisei bastante, mas eu não poderia colocar essa informação porque não foi o que eu observei na prática. Aqui eu percebo que as plantas que pegam bastante sol e ficam longe da umidade são as que resistem melhor aos ácaros e sofrem menos ataques. Se ficam úmidas com freqüência é certo que vai ter uma infestação.
      Já li em foruns pessoas comentando que borrifar água ajudou a eliminar os ácaros, mas como sempre escrevo baseada nas minhas experiências foi isso que coloquei no post. : )
      Abraços Floridos

  46. Bruna, estou com pimenteiras iguais a essa sua com folhas desenvolvendo-se com deformidades, já pulverizei hj com oleo de neen. Qdo vc tratou as suas, levou qto tempo para elas se recuperarem?

    1. Oi Jessie! Use o óleo de neem com sabão de côco de uma a duas vezes por semana. O resultado é muito melhor! Além do tratamento das pragas use adubo foliar (eu uso na rega) uma vez por semana e coloque a muda no sol. Tratando dessa forma as minhas mudas começaram a dar sinais de melhora e novos brotos entre 15 e 20 dias.
      Abraços Floridos

      1. Bruna ao usar o preparo no borrifador é melhor usá-lo na função spray ou aquele jatinho do liquido? Sempre tive essa dúvida nas aplicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *