Programa Meu Minhocário Minha Vida
Adubos e Fertilizantes Pouco Espaço Boas Soluções

Programa Meu Minhocário Minha Vida

Fica criado hoje no blog o Programa Meu Minhocário Minha Vida. Esse post é para mostrar que é possível para qualquer pessoa ter um minhocário, que não é complicado, que dá pra ter até nos menores aPERTAmentos e que traz muitos benefícios.

Primeiro eu devo admitir que eu gosto de minhocas! Isso pode parecer absurdo para algumas pessoas, mas é verdade, eu gosto mesmo delas. Elas são mansinhas (como me disse uma moça que cria minhocas) e muito benéficas para as plantas. Minhocas tem a maravilhosa capacidade de transformar lixo em adubo o que é bom não só para as plantas, mas também para o meio ambiente e muito útil para nós que podemos reciclar parte do nosso lixo e ainda produzir nosso próprio húmus.

Por todos os motivos que eu mencionei eu sempre quis ter um minhocário, mas achava que tinha que comprar pronto e só via tamanhos grandes, que era complicado, que ocupava muito espaço e como eu tenho pouco espaço sobrando (pelo menos longe dos danadinhos dos meus gatos) não poderia ter. Mas, pesquisando sobre adubos, por acaso acabei lendo sobre minhocários e comecei a procurar projetos que fossem simples e coubessem no espaço que tenho na minha varanda.

Depois de me empolgar (óbvio!) e montar meu próprio minhocário no dia seguinte (sorte que vi no sábado e fui comprar as coisas no domingo), vim mostrar para vocês  como fazer seu próprio minhocário caseiro com passo a passo e dar todas as dicas necessárias para fazer o projeto dar certo.

Material

– 3 caixas que encaixem formando uma pilha sem que afundem completamente uma na outra sem a tampa ou 3 caixas iguais que vão ficar empilhadas com a tampa;

– furadeira;

– húmus de minhoca, substrato pronto ou terra comum;

– jornal picado, serragem, folhas secas (opcional);

– pá de jardinagem;

– adesivos super fofos (totalmente opcional);

Minhocario_01 (1)
Comprei uns adesivos para deixar meu minhocário mais fofo

– minhocas;

– torneira (opcional);

– matéria orgânica;

Montagem das Caixas

As caixas devem ser preferencialmente escuras porque as minhocas são sensíveis à claridade,  mas podem ser transparentes. Quando eu fui comprar as minhas até achei caixas escuras, mas não no tamanho que eu precisava, então acabei comprando transparentes mesmo e minhas minhocas vão muito bem.

Minhocario_00 (1)
Caixas compradas na Kalunga

A primeira coisa que se deve fazer são os furos. Caso não tenha encontrado caixas que possam ser empilhadas sem a tampa o único porém é que será necessário casar os furos do fundo de uma caixa com a tampa da que está embaixo.

Você vai furar o fundo de apenas duas caixas, as duas de cima. A caixa que fica na base é a que vai armazenar o chorume, líquido produzido durante a compostagem, então essa você não fura no fundo. Fure apenas o fundo da caixa do meio e da caixa do topo.

Minhocario_02 (1)
Furos feitos no fundo da caixa

Se as suas caixas só ficam empilhadas com a tampa os próximos furos serão feitos na tampa da caixa da base (a do chorume) e na da caixa do meio, não fure a tampa da caixa do topo. Tome o cuidado de casar os furos da tampa com os que já foram feitos na base da caixa que fica logo acima.

Para os furos feitos nas tampas e no fundo das caixas use broca de 5mm. Esse furos são feitos para que o líquido possa passar de uma caixa para outra e também para que as minhocas possam migrar de uma caixa para outra.

Os próximos furos devem ser feitos ao longo parte superior das caixas, logo abaixo da tampa. São furos que devem permitir a entrada de ar, mas devem ser pequenos para evitar entrada de insetos como moscas, por exemplo. Nesse caso eu não tinha uma broca pequena o suficiente então usei um prego pequeno. Fiz os furos nos dois lados mais largos das caixas indo de uma ponta a outra. Esses furos devem ser feitos somente nas caixas do meio e do topo. Não faça furos na caixa do chorume.

Minhocario_03 (1)
Furos para passagem de ar

Algumas pessoas preferem colocar uma torneira na caixa do chorume para facilitar a coleta do líquido, mas isso só funciona se a caixa for ficar apoiada sobre tijolos ou madeiras com uma certa altura do chão, se a caixa for ficar apoiada diretamente no chão como a minha não fará muita diferença ter a torneira.

As caixas depois de montadas vão funcionar da seguinte forma:

Caixa 1 (base) – chorume

Caixa 2 (meio) – onde ficarão as minhocas, matéria seca e matéria orgânica (úmida)

Caixa 3 (topo) – será a reserva, depois que você encher a caixa do meio, vai deixar descansar para terminar de formar húmus e enquanto isso começa a encher a caixa do topo.

Depois de toda essa mega explicação, devo dizer que se não há problemas de espaço é possível simplesmente comprar um minhocário pronto e tem uns muito bonitos.

Sugiro para um casal sem filhos e que cozinha pouco ou nada caixas de 10 a 15 litros e de 200 a 250 minhocas para começar. Aqui em casa de lixo orgânico só tem casca de fruta que eu como e divido com os sanhaços e mesmo assim meu minhocário enche em pouco mais de um mês, mas tudo bem que eu como bastante fruta.

Para casais com filhos ou sem, mas que cozinham em casa, têm uns minhocários bem maiores que são vendidos nos sites que passei ou você pode fazer o seu e nesse caso sugiro que utilize como referência as medidas passadas nos sites, que indicam qual o tamanho ideal das caixas para cada caso.

Cama

Depois de fazer toda a estrutura do minhocário, na caixa do meio será montado o lar das minhocas propriamente dito. O primeiro passo é montar a cama, local onde as minhocas vão se instalar e que servirá de “abrigo” caso ocorra algum desequilíbrio no minhocário.

A cama deve ter de 2 a 3 cm e deve ser composta de matéria seca apenas. Quando montei a primeira caixa do meu minhocário usei uma mistura de substrato, jornal picado e folhas secas.

Minhocario_04 (1)
A primeira camada fiz com jornal picado

Você pode usar apenas terra, substrato ou mesmo húmus puro, mas eu acho melhor misturar mais de um tipo de material na cama e na cobertura seca, mas fica a critério de cada um e também é com o tempo que se vê o que dá certo. Eu particularmente prefiro misturar porque acho que quanto maior a variedade de materiais usados, mais rico o húmus produzido no final.

O jornal eu usei na primeira vez que montei a caixa, mas atualmente tenho usado apenas húmus ou substrato misturado com folhas secas. Outro material que pode ser usado além do húmus, substrato, terra ou jornal é a serragem, mas essa demora mais para decompor.

Minhocario_05 (1)
Por cima do jornal picado coloquei o substrato e as folhas secas

Minhocas

O normal é comprar as minhocas, mas como as minhas plantas são naturebas como eu e só comem orgânicos, meus vasos têm muitas minhocas, então tirei deles as que coloquei no minhocário. No primeiro dia botei algumas, e a cada transplante eu tiro mais minhocas dos vasos e coloco no minhocário. Às vezes tiro de 20 a 30 minhocas de um único vaso, então meu minhocário atualmente tem uma quantidade grande de minhocas, fora as que já nasceram nele.

Minhocario_06 (1)
Algumas das primeiras moradoras do meu minhocário

Se você também pretende “colher” as suas próprias minhocas não se preocupe de começar com poucas. A decomposição vai acontecer, só será mais lenta com poucas delas ou até sem nenhuma. Com uma quantidade maior o processo é mais rápido, mas também não vá colocando horrores de minhocas porque superpopulação não é bom.

Úmidos

Depois de montar  a cama das minhocas é hora de começar a abastecer o minhocário com lixo orgânico. Você pode e deve usar todo resíduo orgânico de frutas, verduras e legumes, desde os estragados até os frescos. Só não coloque no minhocário resíduos com mofo, mas os passados podem ser usados sem problemas. 

Quando for colocar os materiais úmidos no minhocário procure picar antes. Não precisa cortar em pedacinhos minúsculos, mas quanto maiores os pedaços mais difícil de serem decompostos.

Podem ser colocados no minhocário também restos de comida cozida e temperada, mas em quantidade muito pequena porque atrapalham a compostagem. Frutas cítricas em geral também não são muito recomendadas por causa da acidez, mas podem ser usadas em pequena quantidade. O ideal é deixá-las secar antes de colocar no minhocário.

Você só não pode usar em hipótese alguma: fezes de animais, papel higiênico usado, carnes de qualquer tipo e outros derivados de origem animal.

Secos

Os materiais secos que podem ser usados no minhocário para cobrir os materiais úmidos (resíduos orgânicos) são os mesmos que podem ser usados na cama das minhocas. É muito importante cobrir totalmente os resíduos que são colocados no minhocário. Essa cobertura é que evita mal cheiro, moscas e outros insetos que você não quer no seu minhocário.

Use a proporção de 1 parte de úmidos para 2 partes de secos ou simplesmente tome o cuidado de cobrir totalmente os resíduos quando abastecer o minhocário. Fazendo isso seu minhocário não terá cheiro nenhum, nenhum mesmo, acredite.

Minhocario_07 (1)
Substrato cobrindo material úmido que foi colocado no minhocário

Manutenção

É muito provável que o minhocário seja abastecido todos os dias e sempre que for adicionado material úmido, este deve ser totalmente coberto com material seco. Se for  pouca quantidade faça uma cova com cuidado para não machucar as minhocas e enterre o material úmido, mas não o deixe exposto. Basicamente essa é a manutenção que deve ser feita até encher a caixa. Há quem revolva o conteúdo da caixa, mas eu prefiro evitar fazer isso para não machucar as minhocas.  Caso seja feito deve-se ter muito cuidado com elas.

Quando montei a caixa pela primeira vez eu colocava o material úmido muito espalhado e gastava muito material seco para cobrir. Agora tenho colocado no cantinho e fica muito melhor para cobrir, gasto menos material seco e a caixa não enche tão rápido.  Vi essa sugestão em um video do site morada da floresta que vende minhocários (muito bonitos por sinal) e minhocas.

Minhocario_08 (1)
Meu minhocário, versão fofa.

Quando a caixa do meio estiver completamente cheia, coloque a caixa do topo no meio e a do meio já cheia para cima. Recomece todo o processo fazendo a cama na caixa que estava no topo e vá colocando material úmido e seco nela, que aos poucos as minhocas vão migrar da caixa de cima (a que antes ficava no meio) para a caixa debaixo. A caixa que ficava no meio e agora foi para o topo vai ficar descansando para que o húmus fique pronto e a caixa do meio vai sendo preenchida. Quando a caixa do meio (que antes estava vazia) ficar cheia a do topo já ter o húmus completamente pronto para ser usado e começa o rodízio novamente.

Algumas pessoas preferem deixar a caixa do meio já cheia no meio mesmo e começar a encher a do topo, o que facilita na hora de colocar os resíduos porque não há necessidade de tirar a caixa de cima para abrir a debaixo, mas fazendo isso a umidade (chorume) da caixa de cima vai para a debaixo e assim o húmus que está sendo formado na caixa debaixo nunca seca completamente.

No meu caso o minhocário não está produzindo chorume, e eu queria muito que produzisse porque ia usar para substituir as garrafas com adubo líquido, já que o chorume é um ótimo fertilizante (diluído obviamente), mas meu minhocário não produz de jeito nenhum então eu tenho deixado a caixa que está cheia no meio e estou enchendo a do topo, mas só porque não tem chorume ainda.

Resultado

Montei meu minhocário no dia 12/01 e ele está indo muito bem. Nunca teve cheiro ruim, larvas de moscas e sequer as rainhas da chatice, as drosófilas, aparecem. O que tem nele são outros bichinhos comendo os resíduos além das minhocas. Dá para ver uns micro bichinhos, parecem pulgões bem pequenos e branquinhos, que se juntam aos montes nas cascas das frutas, mas pelo visto também ajudam na decomposição.

Na foto abaixo dá para observar a mudança que ocorre com o substrato que é colocado para cobrir os resíduos. O aspecto é úmido e dá para perceber claramente (talvez não pela foto) aquela consistência típica que só os húmus de boa qualidade têm.

minhocario09
Minhocário é vida! Muitas mudinhas nascendo, sabe-se lá de que

Eu estou amando meu minhocário e não só pelos benefícios, mas porque ele me trouxe algumas percepções. Fiquei surpresa por exemplo com a rapidez com que enchi a primeira caixa. E eu que achava que produzia pouco lixo percebi o quanto eu produzo (e comparada à outras pessoas eu produzo bem pouco mesmo) e como desperdicei matéria orgânica que poderia há muito tempo já estar sendo aproveitada para as minhas plantas, ainda mais considerando a quantidade de adubo orgânico que eu uso.

Acho que esse é um dos posts mais importantes que já fiz no blog por todos os benefícios que o minhocário traz. Espero que seja inspiração para muitas outras pessoas.

85 respostas para “Programa Meu Minhocário Minha Vida”

  1. Olá. Tenho um minhocário há quase um ano e estou tendo algumas dificuldades. A primeira tentativa terminou com as minhocas fugindo da caixa. Eu cobria tudo com serragem usadas em gaiolas de roedores. Corrigi o problema usando terra adubada ou substrato para cobrir. Não houve mais fugas. Agora, tenho percebido que a compostagem demora muito tempo. Costumo revirar o conteúdo da caixa de vez em quando levemente. É normal ter dificuldade para ver as minhocas? Comecei com 150 delas e encontro uma ou outra no meio dos resíduos.

    1. Guilherme não é normal ver poucas minhocas se você tinha tudo isso, até porque elas se reproduzem e você acaba tendo mais do que colocou inicialmente. Se você mora em local quente pode ser esse o problema, excesso de calor e muito material úmido e pouco seco podem fazer com que elas fujam ou morram. Também podem estar caindo na caixa do chorume e morrendo afogadas pelo calor, porque além do calor externo o processo de decomposição dos alimentos também gera calor dentro do minhocário.
      Abraços Floridos

  2. Bom dia amigos.
    Adiquiri as minhocas de um vendedor de Petrópolis. Bom preço, retira as dúvidas que possam surgir.
    Seu nome é Adolfo e seu telefone é
    024988573916

  3. Boa noite.
    Gostei do seu blog e tenho algumas dúvidas.
    Comecei minha compostagem, sem minhocas no dia 1° Set, moro em Duque de Caxias, RJ e não encontrei nenhum vendedor aqui por perto.
    Fiz a composteira com 3 baldes de 15kg, segui o esquema de todas as furações, adicionei uma boa camada de terra com humus no fundo do balde 2 e logo depois eu coloquei o material a ser decomposto em 2 camadas. A primeira bem picotada e a segunda triturada. Ambas foram cobertas na proporção de 2 sec / 1 molhada, por enquanto eu usei apenas serragem de madeira.
    Já no primeiro dia, eu notei a presença daqueles mosquitos de frutas, e para isso eu coloquei uma tira de tela de mosquiteiro nos furos laterais dos baldes 1 e 2.
    Na noite de hoje, após chegar de viagem fui olhar a composteira e mesmo sem nenhum orifício de entrada havia esses mosquitos lá dentro do balde 2 e também muita condensação na lateral e fundo da tampa do balde 2.
    -Isso é normal de acontecer?
    -Posso adicionar as minhocas nessa compostagem já iniciada ou fazer isso só quando começar a usar o balde 1?
    -Pode-se usar 2 espécies de minhocas na compostagem, uma que atue na material fresco e outra no material já decomposto? Ou haverá concorrência entre elas?

    Obrigado pela ajuda.

    1. Eduardo as drosófilas podem aparecer sim e mesmo você colocando a tela para não entrarem mais as que já entraram vão continuar e vão se reproduzir. O que eu recomendo nesse caso é diminuir bem a umidade. Adicione mais camada seca e não regue ou acrescente mais material úmido até sumirem as drosófilas. Quanto à condensação também é normal porque esse processo de decomposição da matéria orgânica libera muito calor. Você pode sim adicionar minhocas, eu já fiz com as minhocas direto o meu minhocário, que segue basicamente o mesmo esquema da composteira. Eu desconheço minhocas que atuam no material fresco e no material decomposto separadamente, vou até pesquisar sobre isso depois, rs, mas eu recomendo que você coloque apenas uma espécie de minhoca no seu minhocário.
      Abraços Floridos

  4. Bom dia Bruna,
    Tem duas semanas que comecei minha compostagem, ao meu ver parece que tudo vai indo bem. Contudo apareceu uma “lacraia”, o que devo fazer para tira-la?
    E se ela pode ser prejudicial as minhocas? E no processo de compostagem?
    Grato

    1. Willer eu nunca tive problema com lacraias e não sei dizer se é prejudicial para minhocas. Mas se ela te preocupa você pode retirá-la. Eu tiraria por via das dúvidas rs.
      Abraços Floridos

    1. Horácio coloque terra seca por cima e não acrescente mais material úmido por uma semana. Deve resolver o problema.
      Abraços Floridos

  5. bom dia….. como as minhocas migram da caixa de baixo pra de cima? pelas paredes da caixa ou tenho que encher a caixa de baixo até encostar na de cima?

    Abraço

    1. Luís elas conseguem subir sem problemas, mas eu costumo deixar a caixa que está pronta em cima e a que vai ser abastecida embaixo.
      Abraços Floridos

  6. Olá! Adorei o seu post.. gostaria de tirar uma duvida, eu tenho o meu minhocario ja vai fazer quase um ano, mas não entendo o porque não esta produzindo adubo.. ja retirei muitas garrafas do líquido, mas o adubo em si nenhuma vez.. é normal? O que será que estou fazendo de errado?

    1. Jessica não é normal não. Mas o que ocorre com o conteúdo do minhocário? Não decompõe? Porque mesmo sem minhocas ocorreria o processo de decomposição. Se achar melhor tire fotos e mande para o meu e-mail e tento ajudar, [email protected].
      Abraços Floridos

  7. Olá, adorei sua explicação da compostagem, eu fiz a minha primeira compostagem tem 2 meses e não sei como secar o húmus para poder usa lo pois está muito molhado e não posso peneirar

    1. Karine você está deixando a caixa pronta no meio? Se estiver passe a deixar em cima. Dá mais trabalho para colocar os resíduos, mas as minhocas já vão migrando e o húmus secando naturalmente. Eu nunca precisei secar porque sempre fiz como mencionei, mas acho que o maior problema de usar outros métodos são as minhocas, se você não tem minhocas pode simplesmente despejar certa quantidade numa bandeja, espalhar e deixar secar um pouco.
      Abraços Floridos

  8. Boa Tarde, gostaria de tirar dúvida, se possível me responde, tenho um minhocário, estou com ele a duas semanas, nota-se que na tampa da composteira encima tem alguns óvulos, não sei de que, o que tenho que fazer para acabar com isso, ja lavei a tampa, mais voltaram tudo de novo, isso é normal?

  9. Olá, amo seu blog. Aprendo muito aqui. Gostaria que vc me esclarecesse uma dúvida, se puder ,minha composteira esta ótima , não cheira mal,não tem larvas mas quando comecei ela não produzia chorume ,daí me disseram que eu deveria regar com água, pouca , mas 1x na semana. Agora produz chorume. Pesquisei muito na net mas nada fala sobre colocar água na composteira.

    1. Marcela está correto sim. A composteira deve ser mantida úmida, mas sem excesso. Eu raramente rego meu minhocário, mas isso pode e deve ser feito se ele estiver muito seco. O meu não produz chorume justamente porque não faço regas regulares.
      Abraços Floridos

  10. Bruna, adorei o minhocario q vc fez =D .Eu estudo Técnico em Meio Ambiente e estou vendo tudo sobre os minhocarios e o seu post me fez entender de uma maneira mais fácil e rápida. Obg, me ajudou bastante e sei q outras pessoas tbm conseguiram aprender direitinho. 😉

  11. Oi Bruna, muito linda esta matéria. Estava há algum tempo pensando em aproveitar meu lixo orgânico e sem “coragem” de comprar um minhocário pronto. Qdo vi esta matéria me animei muito. Fiz c caixas plásticas pequenas, só tinha uma minhoca, RSSs. Segui suas instruções, hoje estou bem triste, a minhoquinha morreu, entraram mosquitos (aqueles q ficam nas bananas ) e encontrei larvas. Nem sei o q fazer, pq a decomposição já começou, tenho dó de jogar fora pq vi uma minhoquinha bem pequena e pode ter outras pequeninas. Mas as larvas me desanimaram. Não tem moscas, só mosquitos. O q vc acha?

    1. A questão nesse caso é que o que você fizer para matar as larvas também matará qualquer minhoca que você tenha. 🙁 O que você pode fazer é interromper o processo não colocando mais nenhum resíduo orgânico. Só regue para manter o mínimo de umidade e acrescente bastante matéria seca cobrindo qualquer resíduo orgânico que já esteja na caixa. Aguarde e observe se ainda verá larvas após algum tempo. Quando notar que sumiram volte a abastecer. O excesso de umidade e o os resíduos atraem as drosófilas. Procure equilibrar melhor conteúdo úmido e seco.
      Abraços Floridos

  12. Oi Bruna, estou pensando seriamente em comprar um minhocário pronto, pelo preço das caixas acho que irá ficar até mais barato.
    Minha grande dúvida é o que colocar em cima do lixo úmido? Posso colocar folhas secas, ou terra mesmo ou o que? Eu sou meio desastrada e não tenho muita mão pra planta não sabe, meus amigos que entendem de plantas dizem que eu me excedo nos cuidados, mas como mudei pra uma casa estou tentando plantar algumas coisas e seu blog está me trazendo luz.

    1. Raquel pode colocar folhas secas, mas teria que ser uma boa quantidade, terra, serragem… tem uma série de opções. Use o que for mais prático e acessível para você ; )
      Abraços FLoridos

  13. Bom dia

    Depois de muito ler e tentar meu minhocário está lindinho. Sem cheiro ruim, sem mosquitos, colhendo o chorume de vez em quando e estou muito feliz. Uma dúvida, é claro, meu minhocário fica em um só recipiente ( meio galão grande), com furos onde tiro o chorume (deixo ele um pouco inclinado e tenho uma vasilha pra colher o chorume na parte mais baixo), tudo lindo, coloco lixo orgânico, um pouquinho de serragem e um pouquinho de água (ainda não sei se esta parte está correta. O húmus será sempre o mesmo, a terra será sempre a mesma? As minhoquinhas não está no cocozinho delas já que não troco a terra? De vez em quando eu tiro um pouco da terrinha adubada e coloco nas plantas e coloco terra renovada. Está certo? As minhocas estão lá, felizes da vida. Estou no caminho correto né? Preciso trocar toda a terra ou não? Se for trocar as minhoquinhas bebês podem ir embora… Lindo demais! Quero postar fotos, tem jeito? Abraços floridos.

    1. Soráia haverá renovação sempre que você usar o húmus e preencher com mais resíduos e serragem ou terra. Não precisa trocar toda a terra, exceto se você preferir assim, retirar tudo e começar novamente. Eu prefiro o minhocário como fiz o meu para usar um enquanto completo outro, tendo dois recipientes, além de um terceiro para o chorume. Mas pelo visto você está no caminho certo e seu minhocário funcionando em perfeito equilíbrio, que é o importante ; )
      Abraços Floridos

  14. bom dia… Tenho uma dúvida e gostaria de sua ajuda…
    Fiz meu minhocário em 3 baldes de plastico de 20L. Fiz os furos com uma broca grande no fundo e nas laterais encima do balde furos menores. Coloquei nos baldes terra, minhoca, folhas, palha de madeira e restos de frutas, verduras e legumes… Não coloquei nada acido…Elas estão de baixo de uma arvore na sombra…
    Minhas minhocas com 20 dias desapareceram, não vi nenhuma morte e nem vi sairem do balde….
    O que eu fiz de errado?

    1. Daniel você fez furos no fundo do balde da base também? Se fez elas podem ter fugido direto para a terra ou podem ter saído pelos furos laterais dependendo do tamanho. Eventualmente eu acho alguma fugitiva aqui na varanda, mas no meu caso normalmente a pobrezinha está morta, no seu caso, por elas terem acesso direto à terra, não morreriam.
      Abraços Floridos

  15. Ola. Comecei a fazer uma horta em casa em setembro. Estou preparando um chorume de esterco carneiro. Hj eu tomei conhecimento do minhocario e achei fantstico. Principalmente por causa do humus. Meu novo desafio sera lidar com as minhocas, porque eu realmente nao gosto delas. Mais enfim tudo pelo ecologicamente correto. Grande abraço e muito grata pela dica. Espero brevemente fazer minha primeira colheita.

    1. Cecília o minhocário foi uma das melhores coisas que já fiz em termos de jardinagem. Realmente recomendo e desejo boa sorte com as minhocas, rs.
      Abraços Floridos

  16. Olá Bruna.

    Nem dá pra acreditar que você faz tudo isso em apartamento. Muito inspirador o seu blog. Vim aqui deixar meus agradecimentos pois foi minha referência para começar o “Meu minhocário, minha vida”. Foi muito emocionante. Já fazia compostagem e comecei a cultivar jardim. O minhocário vai resolver vários problemas: 1 – Começa o tempo de chuva e o minhocário é fechado; 2 – Ao fazê-lo pintou a ideia de continuar a compostagem com resíduos grosseiros e excesso de cascas cítricas (que não vai no minhocário) em pneus velhos (também fechado). Com todo o sistema fehcado, pulo para o item 3; 3 – Elimino de vez as drosófilas; 4 – Vou gerar adubo líquido e sólido (eeeeeee \o/), para fortalecer meus tomates (que ainda é meu grande desafio) e para as demais hortaliças e jardim. Enfim, acho que a historia da minha horta-jardim se dividira em antes e depois do minhocario. rsrs Obrigado Bruna.

    1. Eu que agradeço o carinho! Fico muito feliz de saber que você vai começar o seu minhocário. Você vai ver a qualidade do adubo que vai produzir e o quanto faz bem para as plantas. Boa sorte para você e suas minhocas, rs, e se qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraços Floridos

  17. Oi Bruna, gostei do seu comentário sobre o minhocário. Moro em Sergipe e comprei há 2 meses, pela internet, um minhocário na Morada da floresta. Montei o minhocário e segui as instruções do vendedor. Acontece que eu estava pensando sobre isso que você falou. A caixa do meio fica sempre muito úmida porque eu coloco as cascas de frutas e verduras na caixa de cima. Daí, a do meio fica aquela melação. A minha composteira demorou mais de um mês para aparecer o chorume, mas agora, toda semana eu tiro ele da caixa de baixo. Percebo que o chorume se forma quando eu coloco casca de melancia. Vou fazer como você disse. Colocar a comida na caixa do meio para que a de cima fique sequinha. Vai dar mais trabalho porque vou ter que tirar a caixa de cima para colocar a comida e esse minhocário fica bem na minha sala porque eu não tenho espaço no apertamento que resido. Valeu as dicas. Obrigada.

    1. Eu acho bem melhor assim, apesar de dar mais trabalho, mas pelo menos a umidade fica sob controle.
      Abraços Floridos

  18. Bom dia, fica bom criar as minhocas direto nos meus vasos de hortaliças? E ir aos poucos colocando os resíduos de frutas , verduras, casca de ovo e café para alimentar a terra e as minhocas???

    Abracao

    1. Só recomendo se você tiver um vaso vazio, sem planta alguma e montar um minhocário nele. Se for um vaso já com plantas sugiro que não coloque resíduos frescos porque eles fermentam e enquanto não são decompostos podem prejudicar as plantas.
      Abraços Floridos

  19. Olá turma, meu minhocário ficou um pouquinho esquecido, o tempo está corrido. Mas sempre olho, coloco lixo orgânico e água. O chorume que estava dando era de ótima qualidade, as plantas estavam ficando lindas, eu diluia ele em um regador com mais água. Aí meu marido resolveu furar o galão e o chorume foi por terra adentro… tá bom, estercou onde caiu rsrs, mas o chorume me deixava feliz kkkkk, é até engraçado. Vamos voltar a ativá-lo mais, tampar o furo e renová-lo. Acho estranho que quando reviro a terra não encontro muitas minhocas, será que elas morreram? O importante é não desistir né, ajudar o meio ambiente, meu lixo todo separadinho: recicláveis, resíduos e comida das minhocas. É maravilhoso, fico parecendo boba olhando e cuidando das minhocas. É gratificante. Qualquer dia vou postar uma foto aqui. Abraços.

    1. Olá Soráia! Eu também curto muito meu minhocário. Realmente é muito gratificante ; )
      Abraços Floridos

  20. Engraçado Bruna. Sempre tive vontade de fazer. E quando digo sempre desde muito criança eu pensava em fazer. Tenho casa de campo e sempre pensei em fazer la mesmo, mas nada assim desse jeito! Só criar minhocas para produzirem o humus! Nunca pensei nesse liquido drenado!
    E tambem tinha ideia de que era algo que demandava um bom espaço para poder produzir!
    Vou tentar fazer esse minhocario que você fez.
    AMEI!

    Voce, sempre 10

    Bjs

    1. Olá Andrea! Você vai amar fazer o minhocário! Eu adoro o meu, adoro ter meu próprio húmus de ótima qualidade, adoro minhas minhocas e adoro saber que posso reciclar quase todo o meu lixo orgânico. O minhocário é muito eficiente e não dá trabalho, exceto colocar sempre a camada seca cobrindo os resíduos úmidos. Se você tomar os cuidados que passei no post e seguir o passo a passo não tem erro. : )
      Abraços Floridos

  21. Bruna e demais pessoas:
    Meu minhocário só gerou chorume quando parei de picotar os resíduos e passei a colocá-los inteiros ou grosseiramente partidos no minhocário. Acho que quanto maiores os pedaços há mais condensação e menos evaporação dos líquidos. A compostagem também acaba se tornando mais demorada. Quanto a colocar minhocas depois da matéria orgânica, sem fazer a cama, acho que é possível, desde que a matéria orgânica não fermente mais e esquente, o que faria acontecer um minhoquicídio.( Já aconteceu comigo).
    Saudações a todos

    1. Olá Fernando! Eu já coloco os resíduos inteiros ; ( Já desisti do chorume aqui. Quanto à cama concordo com você, mas acho que o melhor é fazer. Eu sempre faço apesar do meu minhocário nunca ter tido desequilíbrios e morte das minhocas.
      Abraços Floridos

  22. Olá, uma dúvida, eu fiz minha composteira primeiro, sem minhocas, ja estava bem cheia quando consegui as minhocas para colocar, então não pude fazer essa tal cama de minhocas, o que fiz foi um buraco no meio do composto e coloquei elas lá com a terra em que elas estavam, será que tem algum problema delas morrerem por isso?

    1. Olá Juh! Depende… Se você misturava na composteira adubos muito fortes como estercos em geral elas podem morrer, mas se usava apenas substrato e matéria orgânica provavelmente não haverá problema. De qualquer forma observe e evite colocar mais minhocas enquanto não tiver certeza de que elas não estão morrendo.
      Abraços Floridos

  23. Estou começando o meu minhocário, temos terreiro em casa e fizemos (eu e meu marido) com a metade de um galão grande. Coloquei muitas minhocas que encontrei, mas parece mais uma composteira do que um minhocário. Hoje, depois de dois meses, me deparei com minhocas e grandes. Vou continuar a monitorar e a cuidar. Gostei muito da postagem.

    1. Olá Soráia! Ter um minhocário vale muito a pena. O ideal é fazer a montagem com as 3 caixas ou pelo menos com duas (uma para coletar o chorume e outra para as minhocas), mas o que importa é que dê certo. ; )
      Abraços Floridos

      1. Olá Bruna, tenho o minhocario de duas caixas da Hummis A de cima tem minhocas, comidas, serragem. a dei baixo, apenas uma cama fina de serragem. estou com elas há aprox. 1mes e meio. mas realmente, nao produz chorume, Acredito que quando mudar as caixas de cima para baixo, talvez role chorume ne? Não tem cheiro, muitas bbs minhocas e as vezes borrifo algo de água. algumas mosquinhas de fruta, mas me parece que o equilibrio ta rolando. posso mandar fotos tbm? beijos Paloma

      2. Paloma você deve estar mantendo um bom equilíbrio entre matéria seca e úmida, sendo mais seca, por isso não produz chorume. O meu também não produz e vai super bem, retiro dele húmus de excelente qualidade. Se você quiser o chorume basta colocar mais umidade, apenas regando o minhocário ou mudando a proporção de materiais, deixando mais úmidos, porém se ver que está havendo desequilíbrio e começar a ter problemas com odores, drosófilas, etc, volte a acrescentar mais material seco. Mande fotos sim, [email protected], e aliás seu blog é ótimo, apesar de não cozinhar (rs) adorei, muito bem feito. : )
        Abraços Floridos

    2. E o legal é que não dá mal cheiro como eu pensava, aproveita-se o lixo orgânico e temos húmus pras plantinhas de casa. Amei mesmo. Gostaria de mais sugestões ambientais, ajudamos o planeta e consequentemente a nós mesmos. Abraços floridos.

      1. Olá Soráia! Que bom saber que você fez um minhocário também. Tudo que eu aprendo e coloco em prática eu posto aqui no blog. Com certeza muitas outras sugestões e idéias virão ; )
        Abraços Floridos

  24. Oi boa noite, adorei o seu blog. Estou querendo fazer um minhocário aqui em casa também, mas não estou encontrando recipientes escuros que possam receber as ilustres minhocas. Então andei pensando em usar aqueles gaveteiros de plásticos. Será que funcionaria? Obrigada

    1. Olá Renata! Meu minhocário também não é escuro e não tenho problemas. Para o minhocário dar certo siga os passos que passei no post e tome cuidado com o encaixe das caixas, elas devem ficar encostadas para as minhocas poderem mudar de uma caixa para outra.
      Abraços Floridos

  25. Boa tarde Bruna.
    Parabéns pelo blog. Todos os posts que vi estão muito bem explicados e bem detalhados. Estou começando a plantar algumas temperos para usar na comida. 🙂 E fiquei com vontade de fazer o minhocário. Só não entendi uma coisa: Após quanto tempo mais ou menos o húmus está pronto? Ele fica parecendo o húmus comprado?
    Obrigado! 😀

    1. Olá Arthur! Obrigada. Fico feliz de saber que o blog tem ajudado ; ) O húmus fica pronto aproximadamente 30 dias após a caixa estar completa. Eu acho que o húmus produzido no minhocário fica até melhor do que muito húmus comprado em loja de jardinagem.
      Abraços Floridos

  26. Bruna, AMEI o seu blog!!! O seu carinho com as plantinhas é contagiante!
    Moro em um apertamento, com uma pequena área, mas estou montando uma horta vertical e comprei algumas mudas de frutíferas – jabuticaba, figo, laranja lima, limão e ponkan. Espero que tudo caiba direitinho… Mas o que falta em espaço, sobra em sol. E, principalmente, em vontade…
    A maior dificuldade mesmo é a minha hérnia de disco. Peso? Nem pensar…
    Vou começar a fotografar todo o processo para divulgar.
    Suas dicas sobre sementeiras me ajudaram muito. Minhas mudinhas não estavam resistindo. Vou replantar algumas.
    Abraços animados.

  27. Ola Bruna, muito obrigada pelo programa. Tive um minhocario que funcionou bem mas minhas minhocas nao conseguiam migrar entre as caixas. Alem disso, parei pois faltava tempo para picar os residuos, e, sem picá-los as minhocas não os decompunham suficientemente rápido e larvas (nao sei de que) se reproduziam ali, criando um cheiro ruim. Você teria alguma dica para triturar o lixo rápido? A produção de lixo orgânico da casa é grande de mais para cortar tudo à mão e trituradores são muito caros… Obrigada! Katia

    1. Olá Katia! Será que não faltaram furos ou será que os furos não estavam pequenos demais? As minhas migraram entre as caixas só que demoraram por volta de uma semana para migrar totalmente (ou quase) para a outra caixa. Aqui eu não pico nada também, porque não tenho tempo. Coloco cascas das fatias que corto de melões inteiras na caixa e elas decompõe sem problemas. Acho que a questão no seu caso não deve ter sido o fato de não picar, mas sim o excesso de matéria úmida em relação à seca. Sempre que você colocar matéria úmida na caixa deve cobrir totalmente com matéria seca, assim não dá bichinho nenhum no minhocário.
      Abraços Floridos

  28. Parabéns pelo blog.
    O chorume tem um cheiro desagradável mesmo ou é só o meu que tem?
    Com que frequência posso regar as minhas plantas com o chorume?
    E posso fazer o foliar com chorume também? Isso vale pra minha hortinha tenho alface, rucula, tomate cereja, hortelã e etc. Desde já agradeço.

    1. Olá Daniel! Eu não sei dizer porque meu minhocário, por mais que queira, não produz nem uma gota de chorume. O húmus fica um luxo, mas chorume que é bom, nada. Eu sugiro que você use o chorume da mesma forma como indiquei o uso do adubo líquido, na mesma diluição. Pode usar na rega ou como adubo foliar borrifando nas plantas.
      Abraços Floridos

    2. Boa noite Bruna, gostei de conhecer o seu blog. Vc explica muito bem, com detalhes pertinentes e escrevendo com as pontuações que facilitam muito o entendimento. Muito bom mesmo.
      Queria lhe dizer que realmente não entendo porque o seu minhocário não produz chorume. Comecei o meu há 5 meses e não dou conta de usar tanto chorume que produz. Fiz dois minhocarios com baldes de 20L desses de gordura vegetal ou coisa assim, facilmente encontrados em ferro-velho ou em padarias. Tá certo que aqui em casa nós consumimos bastante verduras, legumes e frutas, eu e meu marido. Jamais coloquei agua no minhocario. As minhocas, que são as californianas, se reproduzem e até tenho que tirar um pouco delas as vezes. Eu coloquei aquela torneirinha na caixa coletora e não há um dia que eu abra essa torneirinha e não saia chorume. Fiquei muito intrigada e com peninha de você por não ter o seu chorume hehehe, que é maravilhoso. Por isso queria te perguntar: Será que é porque vc não usa as minhocas californianas. Te juro que nunca ouvi falar de um minhocário que não produzisse chorume, Bruna. Nunca pensou em trocar de minhocas? Bom, mas também queria te perguntar uma coisa. O húmus que meu minhocario produziu, depois que ficou pronto, usei na horta mas para os vasos de plantas ornamentais, realmente não sei se o húmus é usado apenas como adubo ou se ele pode ser usado para encher o vaso, sem misturar com terra. Não ficaria muito forte para as plantas em vaso? Desde já te agradeço e grande abraço

      1. Catalina já me acostumei rs. Seria bom ter o chorume, mas adoro minhas minhocas de estimação e meu maior interesse é mesmo o húmus que é de ótima qualidade. : ) Quanto à sua dúvida eu prefiro usar o húmus e substrato pronto em partes iguais. Nunca usei húmus puro, mas acho que nao faria mal às plantas, porem, como não tenho experiência, não posso afirmar. Fato é que o húmus pode e deve ser usado em boa quantidade, as plantas amam.
        Abraços Floridos

  29. Parabens pelo minhocário. Aqui em porto alegre forneço as minhocas californianas por um custo baixo e assim consigo investir comprando caixas plásticas para montar mais minhocários. Faz muito tempo que nosso lixo orgânico vira humus de ótima qualidade! Sucesso a todos!!

    1. Olá engpanerai, tudo bem? Vi aqui neste site que tu tens minhocas californianas para fornecer? Comprei uma composteira e selecionei por engano a opção “sem minhocas”. Como faço para consegui-las?

      1. Alexandre pesquise por Sítio dos Herdeiros e tente contato com eles. Acredito que tenham. Abraços Floridos

  30. essa caixas da Sanremo elas casam direiro uma na outra,pode ser que elas escorreguem? andei pesquisando e sai mais barato mesmo comprar essa caixas ao invés do minhocário,
    mas fico pensando se dá certo.Abraços PS seu blogue é muito bom,fico na espectativa de vc colocar as coisa.

    1. Olá Dulci! Não escorregam não. Ficam muito bem encaixadas, mas eu não tirei a tampa das caixas. Futuramente, com mais espaço, eu quero comprar o minhocário pronto ou fazer um bem maior, mas por hora, esse está funcionando muito bem pra mim. Meu húmus está quase pronto. ; )
      Abraços Floridos

  31. Olá Bruna, faço meus minhocários em vasos vazios mesmo e coloco um pratinho em baixo para recolher o chorume, é realmente muito legal ver a matéria orgânica sendo rapidamente decomposta. Até onde eu sei o minhocário não produz chorume se estiver bem eficiente, se você colocar mais matéria orgânica que as minhocas conseguem digerir ele irá produzí-lo, ou se houver poucas minhocas (como é o meu caso). Mas gostei muito da sua ideia das caixas e acho que vou fazer um também.

    1. Olá Fernanda! Que ótima idéia, nunca pensei nisso de usar os vasos! Que dizer que tenho que causar um leve desequilíbrio ambiental no meu minhocário para ter chorume?! Fico tensa de pensar que podem aparecer vários seres não identificados no meu minhocário que vai tão bem. Acho que vou ficar sem chorume mesmo, rs.
      Abraços Floridos

  32. Bruna!! Maravilhosos seu post, eu já estive lendo a esse respeito mas meio que fiquei com preguiça de fazer, mas vc me deu a resposta! minha preocupação era justamente que a caixa ia encher muito rápido, vou tentar como vc disse por nos cantinhos e não espalhar o material úmido. Tenho muitas cascas por aqui, jogo tudo em um lugar do quintal, fica longe então não tem problema com o cheiro, rsssss Li posts de gente que fez com galões de água cortados, parece que se encaixam bem. Seu minhocário é lindo! eu acho que vc escolheu as caixas transparentes de propósito para pode ver as minhocas sassaricando kkkkk ….Talvez o chorume se produza quando a umidade do material é bem alta ?
    Um abraço!
    Eliane

    1. Olá Eliane! Não fique com preguiça porque vale muito a pena, você vai adorar ; ) Você viu o vídeo que coloquei no post da Morada da Floresta? É muito explicativo. Pior que nem vejo as minhas minhocas de estimação, elas ficam se escondendo de mim, e ainda me deixam preocupada de mexer no húmus e machucar alguma delas, kkk. Pior que até agora nada de chorume, apesar do húmus estar com um aspecto ótimo. Fico receosa de deixar muito úmido e dar bichinho, as irritantes drosófilas, entre outros. Por enquanto estou fazendo o bom e velho adubo líquido de garrafa, fazer o quê, rs.
      Abraços Floridos

  33. Muito legal, estou doida para fazer o meu! Como tenho quintal, todos os dias cato sacos e sacos de folhas e fico pensando que podiam estar lá no minhocário… Meus vasos tb tem mta minhoca, o meu canteiro que fica na garagem então… ontem fui cavar pra plantar uma muda lá e fiquei até com dó, pq machuquei mtas! Talvez mês que vem eu faça um tb… =) Mas pq será que o seu não está produzindo chorume? Já pesquisou? Bjos!

    1. Oi Camila! Faça sim. Você vai amar! O meu húmus está ficando um luxo, rs. Quanto ao chorume já pesquisei e só vi uma pessoa comentando que o dela também não produziu por um bom tempo, disse que demorou muito, mas o meu já está montado há mais de um mês e nada ; (
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *