O Dilema das Sementes
Da Semente à Flor

O Dilema das Sementes

“Quantas sementes eu planto?” Eu recebo muitos e-mails com essa pergunta. É uma dúvida bastante recorrente por isso resolvi criar um post para falar sobre esse assunto, explicar quais as vantagens e desvantagens de plantar várias sementes no mesmo vaso, como fazer isso de forma mais controlada e como proceder após a germinação para que todas as mudas possam ter pelo menos a chance de ter um bom desenvolvimento.

Primeiro conselho e mais importante: não semeei no vaso um monte de sementes especialmente se for pra jogar as pobrezinhas de qualquer jeito. Se você tem mais experiência e já conhece a espécie que vai plantar, sabe quantas pode colocar por vaso de forma que depois dê para separar seguramente, mas se você não tem conhecimento não faça isso.

Coloque as sementes no algodão ou no papel toalha dando distância entre elas para separar as germinadas e plantar depois no vaso (acho essa a melhor solução) ou plante vasos com apenas uma semente cada e depois monte vasos maiores já com as mudas crescidas. Se os vasos com uma semente só vão ocupar muito espaço plante em mini vasinhos só para germinar e deixar crescer um pouco, depois transplante.

manj_g_dia_02
Várias sementes plantas no algodão que serão separadas. Basta cortar o algodão.
manj_dia_08
Muda plantada no mini vasinho fofura

Deixando o ideal de lado, supondo que você vá mesmo plantar várias sementes, a distância mínima que se sugere é de 5cm, mas isso é em regra, não quer dizer que serve para qualquer planta. Eu mesma acho 5cm muito pouco, mas você pode usar isso para orégano, rúcula, mosquitinho, camomila, onze horas, etc. Mas para pimentas e tomates por exemplo não dá.

Não ignore a distância mínima, principalmente porque se você for separar as mudas depois vai acabar perdendo alguma ou terá que fazer o desbaste que é tirar as mudas mais fracas e menos desenvolvidas. Eu particularmente acho desnecessário plantar um monte de sementes amontadas para depois fazer isso.

manj_dia_19
Vaso com várias mudas plantadas com certa distância que depois vão para vasos maiores.

Ao plantar várias sementes em um vaso você deve conhecer ou pelo menos pesquisar o tamanho e desenvolvimento da planta para saber quantas pode plantar, qual a distância ideal e mesmo assim será uma situação provisória se o plantio for feito em vasos porque quando as mudas atingirem determinado tamanho vão precisar ser separadas ou somente parte delas poderá ficar no mesmo vaso para que cresçam saudáveis. A questão não é que é impossível plantar várias sementes no mesmo vaso e sim quantas podem ser plantadas e depois separadas, ou não, sem que isso as prejudique.

Algumas pessoas já me disseram que não conseguem plantar as sementes separadas por elas serem muito pequenas e difíceis de enxergar e mais ainda pegar para plantar. Nesses casos eu sugiro que você use uma lapiseira (de preferência 0,5 que tem a ponta mais fina) ou lápis bem apontado (a lapiseira ainda é melhor) para pegar as sementes. Basta molhar a ponta da lapiseira e encostar na semente que ela gruda, aí você encosta no substrato ou no algodão e ela sai.

sem_ (1)
Lápis com semente de morango na ponta

Mesmo que você decida deixar todo mundo junto algumas mudas vão crescer mais do que outras por estarem muito amontoadas e isso prejudica o crescimento de todas elas. Além disso, se você usa a técnica da estufa que ensinei no blog vai ser bem complicado plantar várias sementes no mesmo vaso porque não germinam todas juntas, e enquanto umas já estão no limite do plástico outras nem germinaram ainda e você vai ter que tirar o plástico prejudicando as sementes ainda não germinadas.

Se houver mesmo a decisão de plantar várias sementes juntas que seja feito de forma correta e controlada.

34 respostas para “O Dilema das Sementes”

  1. Ola,

    Estou tentando plantar salsa e coentro em uma jardineira.
    A semente germina bem bonitinha, mas logo ela cresce sem sustentação como se tivesse fracas e cai na terra o morrem antes de nascer a terceira folha.
    já plantei inúmeras vezes e o resultado é sempre o mesmo. Uso terra comum com calcário.

    1. Provavelmente estão estiolando por falta de sol. Tente deixar no sol da manhã as mudas e deve ajudar. : ) Também evite deixar o substrato úmido demais para evitar Fungos.
      Abraços Floridos

  2. Olá, tudo bem? Tenho uma dúvida. Sempre planto 3 sementes por copinho para germinar. Aí germinam todas as 3 bonitas sementes rsrsrsrs posso deixar no mesmo vaso as três, ou tenho que tirar? Aconteceu com a pimenta dedo de moça, tomate Carolina e quiabo. Como devo proceder amiga? Bjs estou amandando seu canal e cada dia apreendendo coisas novas.

    1. Léa nenhuma dessas espécies que você mencionou deve ter mais de uma muda por vaso, exceto se for um vaso muito grande. Veja o post Como Separar Mudas. Ele irá te ajudar. : )
      Abraços Floridos

  3. Olá, Help .
    Fiz as minhas sementeiras em copa descataveis, (alface)..
    Marinheira de primeira viagem, fiz muitas sementes juntas e com 15 dias transplantei para garrafas pets (pois estou fazendo uma horta suspensa).
    Separei um pouco, mais ainda ficou umas 3 ou 4 mudas pertinho da outra. . Enfim uma grande confusão. .
    O que faço, não quero perder minhas bichinhas. ..
    Desde já agradeço.

    1. Adriana sugiro que você separe. Veja o post “Como Separar Mudas”, ele deve te ajudar.
      Abraços Floridos

  4. Plantei algumas sementes de alface ..mas elas ate germinam mas nascem ben fininhas e acabam ficando caidas emcima da terra. Gostaria de saber o que faço pra usso nao acontecer.?

    1. Flávia provavelmente estão estioladas por falta de iluminação adequada. Procure as mudas de local e coloque onde tenha sol da manhã.
      Abraços Floridos

  5. Olá Bruna. Tudo bem? Vou “iniciar” em jardim, rsrsrs… e gostaria de saber se posso plantar sementes de flôr diretamente na grama. Há, comprei uma espécie de adubo para fortalecer a grama…

    Obs: sementes de Clarquia Sortida, Alfazema, Capuchinha, Cosmos de Jardim, Facelia Azul e Margaridinha…

    Abraços,

    Luciana Ribeiro

    1. Luciana até pode, mas nessa época de calor será difícil sobrevierem se for um local quente e que pegue sol. Você precisará ter muita atenção nas regas e mesmo assim será difícil sobreviverem. Só se você escolher um local e colocar um sombrite provisório até estarem mais desenvolvidas. Se não for possível fazer isso o ideal é germinar e aguardar o desenvolvimento em outro local e depois plantar direto na terra.
      Abraços Floridos

  6. Bom dia, Bruna!

    Sou um estudante de 21 anos que ama gastronomia e tenho uma tia que é engenheira florestal. Ela me deu algumas sementes de Physalis (Camapu) de presente, mas não faço idéia de como plantá-las. Dei uma olhada no Google, mas ainda assim fiquei muito confuso em como plantá-las. Deixei as sementes todas agrupadas (Sim, plantei feito um louco kkkk) em um algodão muito úmido durante a noite, mas descobri que elas não gostam de umidade excessiva e tirei do algodão no outro dia logo de manhã cedo, com medo de que pudessem apodrecer.

    Tenho muita vontade de plantá-los, são primos dos tomates. Poderia me dar dicas de como fazer as sementes germinarem no algodão e crescerem em húmus de minhoca? (Não sei se a terra preta de uma plantação de bananeiras cheia de minhocas seja considerada húmus de minhoca, espero que sim rsrs)

    Desde já agradeço e aguardo sua resposta, amei seus posts e espero poder colocá-los em prática logo!

    1. Deivison sugiro usar essa ultima técnica que passei no blog com o pano para acompanhar a germinação ou usar a técnica da estufa com plástico filme como mostrei no vídeo publicado recentemente e também no post associado a ele. Você pode usar metade das sementes para cada método se estiver com receio de perdê-las. Qualquer dúvida ao longo do processo estarei à disposição. Já germinei physalis e se as sementes forem frescas a germinação não é tão difícil. : )
      Abraços Floridos

  7. olá , estou na duvida sempre que planto sementes nascem uns matinhos que não sei se é a planta ou mato , agora vendo a foto do seu vasinho achei bem parecido com oque eu jugava ser mato . como vou saber se é a planta ou esses matinhos ? Já joguei varias sementeiras fora achando que a semente não ia germinar .

    1. Barbara é melhor plantar de forma controlada. Plante as sementes usando alguma das técnicas que mostrei no blog montando o vaso especificamente para isso ou colocando-as no algodão.
      Abraços Floridos

  8. Oi Bruna!!!! Esse ano resolvi de novo fazer minhas estufas, dei uma desanimada, depois a chuva de granizo aqui em Foz, destruiu boa parte das minhas plantas. Então, gosto muito da técnica da estufa do plástico filme, mas por alguma razão, não tem dado certo. Então etou experimentando a do algodão, a dúvida é, tampo o pote em que vão as sementes? .
    Plantei Salsinha, Alface, Manjericão, Petúnia (minha flor preferida), Ficóide, Bela da Manhã, Aster e Zínia .Gosto demais do seu blog e sempre procuro seguir suas dicas. Outra dúvida, deixei o potinho com as sementes em cima da geladeira, é necessário colocar água quente em outro pote como vc fez ? Abraço e obrigada!!!!

    1. Luzia tampe sim, mas abra todos os dias. A água quente só é necessária quando está muito frio, porque sem calor a maioria das sementes não germina, mas nessa época do ano não precisa se preocupar com isso. Espero que as germinações comecem a dar certo. Qualquer dúvida ou se continuar tendo problemas me avise e tentamos descobrir o que está acontecendo.
      Abraços Floridos

  9. Bom dia Bruna. Estou iniciando uma horta caseira com tomates. Só que as mesmas estão queimando a folha. Não seio porque. Eu estou regando com água tratada com Cloro e Sulfato de alumínio. Será que é este o Problema? Ajude-me.

    1. José pode ser por causa do horário das aplicações. Aplique sempre no fim da tarde, sem sol, mas de preferência sem ser à noite para não dar fungos.
      Abraços Floridos

  10. Olá Bruna tudo bem?
    Fiz a minha primeira tentativa de plantar qualquer coisa e resolvi começar com tomates carolina, plantei as sementes em um recipiente de plástico onde vem as uvas que compramos no mercado, achei legal porque já vem furado.
    Plantei todas as sementes neste mesmo recipiente de 2 a 3 em cada cova usando o método de estufa, todas brotaram e agora não sei o que fazer, li em outro site que terei que descartar a maioria e deixar apenas 2 ou 3 mudinhas no máximo, mas tenho mais de 10 germinadas neste mesmo recipiente, existe outra saída?

    1. Olá Franquilin! Não precisa descartar as pobrezinhas. Quando eu planto demais em pouco espaço eu faço o seguinte: dependendo do recipiente, no meu caso quase sempre um mini vasinho, eu tiro com cuidado todo o substrato mantendo as mudas plantadas. Coloco numa superfície qualquer e vou com as mãos espalhando levemente o substrato, assim as mudas vão se soltando aos poucos e as raízes se desprendem umas das outras. À medida que você perceber que as mudas estão com as raízes livres, vá separando e depois plante-as em outros recipientes individualmente. Já tirei até as fotos para fazer um post explicando isso, em breve eu publico. ; ) De qualquer forma se você ainda tiver dúvidas entre em contato.
      Abraços Floridos

  11. Olá Bruna, tudo bem? Estou amando seus posts e aprendendo um bocado – e lendo este, fiquei com uma dúvida, pois como sou “marinheira de 1º viagem” no mundo das plantações fiz bagunça com umas sementes de alface que plantei e que já estão em processo de germinação. Acontece que não pretendo retirá-las da jardineira onde as plantei, mas quando semeei joguei literalmente as pobres das sementinhas umas bem pertinho das outras (como uma louca desvairada e achei que estava arrasando quando vi germinar em apenas 2 dias rsrsrs) e agora posso ver nitidamente que tem um grupinho num canto, outro no outro e algumas poucas ao centro. Será que ainda vai dar para fazer o raleio mesmo assim, ou é melhor começar tudo outra vez? Bjs

    1. Olá Daniele! Faça o raleio sim. Não precisa descartar as pobrezinhas. O porém é que você pode perder algumas mudas mesmo assim, sem contar as que vai tirar, mas é melhor tentar salvar essas que já germinaram. ; )
      Abraços Floridos

    1. Oi Camila! Eu também já fiz isso, mas acaba sendo pior, por isso fiz esse post (faça o que eu digo, não faça o que eu faço, rs). Mas deixei esse passado para trás e agora eu só planto cactos amontoados, mas isso é proposital. Fica mega fofo e eles parece que até gostam da muvuca. : )
      Beijos Floridos

  12. Cara Bruna, obrigada por todos os blogs que você envia p/ mim. Esses dias peguei sementes de verbena,( como você sabe, nunca consegui que germinassem),  coloquei no algodão como você ensinou e deu certo. Já germinou a metade das sementes e já passei p/ outro pote, estão bonitinhas. Uma ou outra que acaba deitando e morre, não sei porque isso acontece. Estou desconfiada que é um sapo que está procurando se refrescar e deitou em cima das  minhas mudas. Encontrei hoje umas deitadas e murchas. O restante das sementes estão meio mole, não sei se vão germinar, vou aguardar.  Já estou sabendo cuidar melhor das minhas plantinhas, estou muito feliz e te agradeço de coração. Plantei também sementes de onze horas, lobélia, e os meus preferidos geranios. Os geranios é meio difícil ainda não deu nenhum sinal. Esses é que quero aprender como fazê-los germinar. É a planta que mais gosto. Tenho ao todo  12 cores diferentes de geranios pendentes, todos comprados. Não consegui fazer sementeiras deles. Mas vou tentando até conseguir. Agradeço a voce por tudo. Que Jesus te abençoe. Olha, dá uma ajudinha p/ mim, tenta semear geranios p/ ver como que faz p dar certo. Aí você passa p/ mim, Ok?

    1. Olá Tania! Fico muito feliz de saber que você conseguiu germinar as sementes que queria ; ). É muito gratificante ver as meninas crescendo. Quanto aos gerânios nunca plantei, mas vou ver se arrumo algumas sementes e planto para saber como é.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *