Projeto Trilhas de São Paulo
Vale a Pena Visitar

Projeto Trilhas de São Paulo

Todo mundo já sabe que eu adoro plantar sementes, mas não sei se já comentei aqui no blog que além de jardineira frustrada eu também sou trilheira e como nesse carnaval eu não pude viajar porque meu gato não estava bem, eu comecei a pesquisar trilhas na capital e foi assim que descobri o Projeto Trilhas de São Paulo.

Eu achei o projeto simplesmente fantástico não só pelas trilhas e pelo contato com a natureza, mas pelo incentivo à conservação. Para participar basta comprar um passaporte com 40 trilhas que variam entre os níveis fácil, médio e difícil e a cada trilha feita você faz por merecer um carimbo. Como incentivo, com determinados números de trilhas feitas você ganha brindes, mas para quem gosta de trilhas o que importa é ter passado por elas : )

passaporte2
Os passaportes
passaporte1
O primeiro carimbo

Pra quem gosta de fazer trilhas sugiro comprar o passaporte que custa apenas R$5,00 (cinco reais mesmo) e fazer todo o roteiro. Cada carimbo é um incentivo para a próxima trilha. Pra quem não curte tanto pode só usar o site como referência para alguns passeios como o horto e o jardim botânico.

P1000705
Trilha da Pedra Grande no Parque Estadual da Cantareira
P1000661
Trilha da Pedra Grande
P1000601
Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga no Jardim Botânico

Durante as minhas trilhas eu tiro muitas fotos, aprecio tudo que vejo, e normalmente recolho algumas sementes por isso aproveitei as trilhas que fiz no feriado e colhi algumas sementes como sempre, mas dessa vez tirei fotos para mostrar para vocês algumas flores lindas e delicadas que costumo encontrar.

Para ver a galeria completa clique na primeira foto e passe uma a uma. Para ver as fotos individualmente basta clicar na foto para ampliar.

Devo dizer que fico muito irritada quando vejo as pessoas arrancando galhos ou plantas inteiras em trilhas. Primeiro que isso pode simplesmente matar a planta, porque essas plantas costumam estar muito bem enraizadas, com raízes fortes e profundas, além de ser muito improvável que a “muda” vingue. É pura estupidez! Então se você for fazer uma trilha e avistar uma planta que goste busque as sementes, não agrida a planta. Basta apenas um pouco de paciência para encontrar sementes na maioria das vezes. Se não achar as sementes tire uma foto e guarde a lembrança para buscar uma muda depois ou volte em outra oportunidade e quem sabe você vai encontrar sementes. A natureza agradece a consideração.

P1000711

6 respostas para “Projeto Trilhas de São Paulo”

  1. Essa flor que você gosta é hibisco. É realmente muito bonita. Parabéns pelo blog, conheci-o hoje e já está nos meus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *