Combo Super Top Plus Defensivos
Pragas e Doenças

Combo Super Top Plus Defensivos

Depois de muitos anos usando o óleo de neem e a calda de fumo separados, cada um para combater pragas específicas, descobri outra receita ótima de defensivo e tive a idéia (tardia) de misturar tudo e fazer um combo de defensivos naturais.

A ideia surgiu porque o óleo de neem, que é o que eu usava com mais frequência, é muito bom, mas dependendo da praga nunca acabava realmente com elas, apenas controlava por algum tempo e eu tinha que fazer sempre aplicações periódicas. Mesmo assim em algum momento as pragas voltavam com tudo e eu precisava aumentar a freqüência das aplicações. Por causa disso fui pesquisar outros defensivos e achei comentários muito positivos sobre o uso de água e sabão.

Depois de refletir sobre o assunto, decidi misturar logo tudo de uma vez e testar (puro desespero). E não é que deu certo?! Por enquanto está funcionando muito bem. As plantas estão lindas e felizes, por isso vim falar para vocês sobre esse mega combo de defensivos naturais.

A Receita

Para borrifador de 500mL:

– 1 colher de sobremesa rasa de detergente neutro ou de côco direto no borrifador ou dissolver 10g de uma barra de sabão de côco (meu preferido) na mesma água fervente do preparo do fumo. Para conseguir as 10g (aproximadamente) basta cortar uma barra de 200g de sabão em 4 partes iguais. Depois corte cada parte pela metade e depois corte pela metade novamente e dilua esse último pedacinho. A diluição não precisa ser perfeita. Se sobrarem pedaços do sabão não há necessidade de esperar que todos se dissolvam, basta coar;

Como eu só uso sabão de côco para as plantas, compro essa barra individual
Como eu só uso sabão de côco para as plantas, compro essa barra individual

– 250ml de calda de fumo sendo que nesse preparo use 250ml de água fervente para 1/4 do saquinho de pó de fumo dimmy (o que vem em saquinhos de 50g cada);

Esse pó de fumo é super prático. Já vem em saquinhos individuais
Esse pó de fumo é super prático. Já vem em saquinhos individuais

– 1 tampa (a do próprio frasco) de óleo de neem;

Eu uso a tampa do próprio frasco de 100ml
Eu uso a tampa do próprio frasco de 100ml

Coloque tudo isso no borrifador e o que faltar complete com água.

Como Usar

O uso vai depender da praga que você está combatendo e da gravidade da infestação.

Considerando uma infestação grave, seja qual for a praga, sugiro que as aplicações sejam feitas a cada dois dias na primeira semana. A partir da segunda semana a cada três dias até notar que não há mais sinais de pragas. Desse ponto em diante aplique uma vez por semana por mais três ou quatro semanas para evitar que voltem a infestar a planta.

Isso é uma regra genérica sem avaliar um caso específico que pode necessitar de uma periodicidade diferente.

Para uso preventivo sugiro uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Para esse defensivo serve a mesma regra dos demais, aplicar no fim da tarde sem sol e sem deixar as folhas pingando.

Resultados

Essa receita é realmente bem eficaz. Essa mistura age de forma mais ampla e combate vários tipos de praga como pulgões, cochonilhas, mosca branca, etc e tenho visto ótimos resultados!

Eu estava com uma infestação de ácaros que me deixou bem desanimada em alguns momentos. É frustrante combater uma praga constantemente e mesmo assim ver sempre sintomas, brotos e botões perdidos, pensar que a própria muda já não tem mais salvação. Com esse defensivo eu estou conseguindo controlar a infestação e associado à rotina semanal de adubos aos poucos minhas mudas estão se recuperando e ficando lindas novamente e cheias de botões.

Apesar dos bons resultados com esse combo o melhor defensivo para ácaros é o enxofre. Esse combo é super eficaz contra cochonilhas, pulgões e moscas brancas. É o que recomendo para essas três pragas. Já fiz outros posts no blog com variações dele, entre elas acrescentando álcool, álcool com cravo ou álcool com alho.

É importante avisar que o fumo não deve ser usado em nenhuma planta da família solanaceae, como tomates, pimentas, batata, beringela, etc. O próprio fumo é da família solanaceae e por isso pode transmitir para outras plantas um vírus específico dessa família chamado vírus do mosaico do fumo, por isso a contra-indicação de uso.

75 respostas para “Combo Super Top Plus Defensivos”

  1. Queria saber se as medidas do alho com o álcool são misturados a água e quantas vezes borrifo nas pimenteiras e se molho toda a planta. Obrigada.

    1. Maria já respondi em
      outro comentário sobre as medidas. A quantidade de vezes que você borrifa varia, vai depender do tamanho da planta e até do seu borrifador, mas não deixe acumular líquido na ponta das folhas, se acontecer balance a planta para retirar.
      Abraços Floridos

    1. Thiago o ideal é deixar a planta úmida, mas sem excesso principalmente acúmulo de líquido nas pontas das folhas. Se for o caso sacuda a planta após a aplicação. É a melhor forma de prevenir que fiquei qualquer excesso.
      Abraços Floridos

  2. Oi Bruna, tudo bem? Espero que sim!

    Tenho duas dúvidas: você sabe se o Neem atrapalha no aparecimento de polinizadores naturais? E a segunda seria em relação às formigas. Li que gergelim ajuda. Você já o usou? Se não, já usou alguma outra coisa contra formigas? Estão atacando meu almeirão…

    Desde já agradeço! Seu site é demais. (:

    1. Karel atrapalha sim. Qualquer defensivo, seja natural ou não, tende a atrapalhar. Uma leitora já comentou sobre o gergelim, mas pelo que ela disse deve ser plantado. Eu mesma já usei um pano amarrado ao redor da planta com graxa.
      Abraços Floridos

  3. To super desanimada em tratar as colchonilhas.. Mas só tinha usado fumo. Vou tentar essa mistura. Hoje notei essas colchonilhas brancas que soltam fios… Muito feia … No meu pé de cajá manga. Vou tentar o óleo

  4. Olá Bruna, mto legal seu blog!!! Parabéns…

    Tenho uma dúvida… posso misturar o sabão de coco e o pó de fumo no óleo de neem que já vem diluído e pronto para uso no borrifador?

    Abraços,
    Leonardo

    1. Leonardo acredito que pode sim, mas não posso afirmar, nunca usei pronto, de qualquer forma tome cuidado com o fumo, não use em tomates. Aqui eu nunca uso por causa dos meus tomateiros e costumo evitar usar também nas pimentas.
      Abraços Floridos

      1. Estou passando por um ataque de ácaros e cochonilhas nas minhas pimenteiras.
        pelo que entendi, nas pimenteiras deve-se retirar o fumo da mistura.
        Posso usar o enxofre tb nas pimenteiras?
        como uso essas duas misturas? em dias alternados e com que frequência?
        Obrigada pelas dicas do seu blog.
        Abraços!!!

      2. Luana se for possível “limpar” as cochonilhas com uma escovinha macia embebida na mistura do combo sem o fumo faça isso e use o enxofre a cada 2 dias até notar uma boa melhora. Se forem muitas plantas e não der pra limpar use o enxofre em um dia, espere dois dias, use o combo, depois de mais dois dias o enxofre e assim sucessivamente. Faça uma boa adubação nas plantas incluindo o uso da aspirina misturada ao substrato.
        Abraços Floridos

  5. Olá Bruna, descobri seu blog há algum tempo e amei! Estou cultivando a pimenta bhut jolokia e não imaginava como elas me dariam trabalho! Elas já foram atacadas várias vezes por ácaros e larvas minadoras. Quando começam a crescer e ficarem bonitas vem o ataque de alguma praga. Estou usando esse combo de defensivos, mas estou notando que as folhas estão queimando e quando são muito novas elas caem. Achei que poderia estar muito forte e diluí a mistura, mas ainda continua queimando as folhas. Isso já aconteceu com você? Não sei mais o que fazer, pois se deixo sem os defensivos elas são atacadas e se continuo com o defensivo ela vai perdendo as folhas aos poucos também. No último ataque de larvas minadoras elas estavam para dar flores e com a utilização dos defensivos acabei perdendo todos os botões de flor. Se puder me dar uma luz agradeço!

    1. Andressa sugiro que você tire o fumo e não use jamais em horário que elas possam estar expostas ao sol, isso é que queima as folhas. Aqui uso sempre e nunca tive problema, mas sempre aplico no fim do dia. Além da questão do defensivo sugiro que você use aspirina nas regas como mostrei no post “Receitas para Plantio” e também use no vaso quando for transplantar, além disso sugiro usar leite uma vez por semana borrifando nas folhas, veja a diluição em “Fungicida Natural para Tomateiros” e veja também o post “Cardápio das Plantas”. Também sugiro usar húmus de minhoca e esterco quando transplantar a muda.
      Abraços Floridos

  6. Essa mistura pode ser aplicada em hortaliças como manjericão e alecrim? Pergunto por causa do fumo. Deixa algum resíduo nas folhas?

    1. Marcus pode ser usada sim, só procure usar na proporção correta, porque em excesso o fumo prejudica muito a planta também. Não acrescente o fumo na mistura se for aplicar em tomateiros.
      Abraços Floridos

  7. Olá Bruna! Buscando defensivos naturais para minha hortinha cai aqui no seu Blog. Estou Adorando! Bom, estou com aquele percevejo de tomate, preto e amarelo, chatiiiiinho no meu tomate cereja. Esse combo é bom para eles? O que você indica? PS: Li num outro post que vc é doida pelo seus tomatinhos. Tô contigo!!! Chego do trabalho e vou direto pro quintal “namorar” o meu! Bjos e desde já agradeço seu retorno!

    1. Mirele é tudo de bom apreciar nossos tomatinhos, eu sou apaixonada por eles e pelas minhas pimentas ; ). Eu nunca usei o combo contra esse besouro, mas você pode tentar. Sugiro também que você veja o post sobre a Cartilha de Defensivos Naturais e lá tem outras receitas que servem como repelente.
      Abraços Floridos

  8. Posso usar essa mistura mesmo se minhas plantas não estiverem contaminadas, apenas como preventivo ?
    Pode ser usado também em horta ?

    1. Bruna pode usar sim como preventivo uma vez por semana e pode usar na horta sem problemas, só sugiro não usar o fumo para tomateiros.
      Abraços Floridos

  9. Olá, minha arruda está com umanpraga mas não consigo encontrar uma solução, desconfiou que seja fungo, se for será que tem salvação? , como posso postar uma foto para mostrar detalhes ?

  10. Amei seu blog, pois dei de cara com os tomateiros, estamos na primeira plantação, 3 comuns e 3 cereja e já começou aparecer alguns problemas, e me lancei em pesquisas foi assim que cheguei a este blog com dicas maravilhosas. Amo meus primogênitos e não os quero perde de cara. Abraços e obrigada por compartilhar.

  11. Boa noite!!!
    Tenho um minhocário que está infestado de ácaros brancos. O que posso fazer para matá-los mas sem prejudicar as minhocas?
    Desde já, obrigada!!

    1. Olá Fernanda! O meu já teve, mas sumiram. Acho que talvez o excesso de umidade cause esse problema, então tente controlar mais, evite colocar resíduos úmidos e molhar por uns dias e se for o caso coloque um pouco um pouco de material seco.
      Abraços Floridos

    1. Olá Sonia! Eu nunca coloquei o fumo no minhocário porque acho que pode ser prejudicial às minhocas. O fumo é muito forte e é um defensivo, pode, além de fazer mal às minhocas, prejudicar outros organismos que trabalham em prol do nosso húmus no minhocário.
      Abraços Floridos

  12. Desculpa mas esqueci de perguntar se a mistura do leite para ser aplicada no tomateiro, tanto para a rega quando para borrifar, poderá ser guardado na geladeira e aplicado posteriormente, pois sobrou bastante depois que apliquei. Obrigado!

    1. Olá Juliane! Não guarde, o cheiro é horrível quando o leite estraga. Use a quantidade necessária, se sobrar regue as plantas e depois lave bem o borrifador, inclusive borrifando algumas vezes com água limpa.
      Abraços Floridos

  13. Olá!!! Primeiramente parabéns pelos posts maravilhosos… Bom, eu estou com um tomateiro bem amarelado e fraquinho. Estou começando a aplicar a mistura do leite que você menciona. E estou com problemas de moscas pequeninhas e pretinhas no meu manjericão, que estava lindo! O que fazer para acabar com estas moscas? Li que são moscas minadoras… Poderei fazer este defencivo? Desde já grata!

    1. Olá Juliane! Para a mosca minadora você pode e deve usar o combo. Use a cada dois dias até perceber uma boa melhora, depois mantenha uma vez por semana até não ter mais sinais de praga.
      Abraços Floridos

  14. Bruna, acho que não entendi alguma parte da “receita” rsrs. Achei que essa mistura renderia uns 500ml, já que é a quantidade de calda de fumo.

    1. Oi Fabi! A receita que passei no blog rende 1 litro, porque você vai usar a calda de fumo preparada com 500ml, mas ainda vai completar o borrifador para diluir ainda mais. Você vai usar todos os ingredientes passados (eu não tenho usado o fumo) e depois vai completar com água. Como eu uso borrifador de 300ml eu uso tudo reduzido em relação ao que passei no post.
      Abraços Floridos

  15. No seu óleo de Neem tem escrito quanto rende?
    É que só achei de outra marca e diz que os 15ml devem ser diluídos em 3L de água. Pensei em pegar 5ml para fazer o Combo.

    1. Olá Fabi! O frasco do óleo que eu uso diz que é pra dilui 15ml em 1 litro de água. Eu uso sempre uma tampinha no borrifador de 300ml.
      Abraços Floridos

  16. Primeiramente Parabens !!! muito boa receita

    Acabei de comprar o Óleo de Neem e o fumo.
    Minha pergunta é :

    Para uso em bonsai. Posso usar as mesmas proporções. No caso em um Piracantha de 14 anos.

    1. Olá Cristhian! Eu faria sem o fumo por precaução. Tem plantas que são sensíveis a ele. Ou faça muito diluído. Quanto ao resto da receita pode usar sim, só não deixe pegar sol após a aplicação. Use sempre no fim da tarde.
      Abraços Floridos

  17. Olá! Ainda não tive resposta para minha dúvida mas preciso fazer uma modificação, é que achei sabão de coco em pó, então não cabe mais a fervura na calda de fumo, melhor assim, mas se puder me ajudar com a quantidade de sabão que coloco na mistura da calda com o neem em um litro agradeço muito. Imagino que esses detalhes são importantes, se colocar de mais ou de menos vou achar que ficou ineficiente. Obrigada.

    1. Olá Maria Regina! Em pó eu nunca usei, então acho melhor errar para menos. Como a receita no post é para 1L mesmo você pode usar a medida de uma colher de sobremesa rasa apenas. Eu não arriscaria mais do que isso para começar.
      Abraços Floridos

  18. Olá! Gostei muito das informações! Meu problema é com um hibisco, parece que caiu neve nele de tão branco de praga que ficou… Minha dúvida é que já comprei 500 ml de calda de fumo pronta e 500 ml de óleo de neem os dois em
    frasco spray e preciso saber se posso ferver essa calda pronta para derreter o sabão e quantos ml do óleo devo colocar já que não tenho a tampa medida.
    Obrigada!

    1. Olá Maria Regina! Eu acredito que você possa sim ferver essa calda de fumo pronta. Quanto o neem eu uso como medida a própria tampa do frasco. Coloco aqui uma tampa no borrifador, mas se o problema for cochonilhas o fumo não é necessário, só o neem e o sabão são suficientes.
      Abraços Floridos

  19. Esse combo funcionou para varias plantas sómente meu jardim de manjericão cheio de Mosca minadora. Tentei neem uma vez por semana e após a rega voltam a aparecer. Retirei as folhas com as manchas que parecem uma flor e passei a colocar nas segundas e quintas. Não funcionou. Estou tentando todo dia em um dos pés mas isso custará caro. Na COBASE uma embalagem de 100ml custa quase 14 reais. Por litro 75 reais mais o frete fica caro demais. Será que colocando o combo bem concentrado não vai matar a planta? Ah! O pó de fumo Erva-Santa da Dimy colocado diariamente em um pé funcionou mas além de caro temo ser prejudicial a saude, é tabaco né!

    1. Olá Alvaro! Você não se refere à larva minadora? Se for esse o caso não conheço soluções além de tirar as folhas afetadas. Se o problema for mosca branca o ideal é usar a mistura de neem e sabão de côco. No blog há o post “Cartilha de Defensivos Naturais” e nele você encontrará um arquivo com várias sugestões de defensivos que podem ser feitos com itens mais em conta como alho e cebola por exemplo.
      Abraços Floridos

  20. Bruna, na receita vc fala que a medida da calda de fumo “ainda será diluída”, mas não trata sobre a diluição. Vc pode explicar melhor?

    1. Olá Laerte! No post eu digo que o fumo será preparado em 500ml e o borrifador de 1L, por isso digo que ainda será diluído, porque o resto do borrifador será completado com água.
      Abraços Floridos

  21. Bruna,
    Vi na net que para combate usar infusão de álcool com alho um dia, infusão de pimenta dedo de moça no seguinte e agua com sabão de coco (qualquer marca serve ou tem que ser algum especial tipo esse da foto). Repetir por alguns dias e depois manter uma vez por semana. O sabão é borrifado na planta inteira ou onde? Nas folhas não impediria a fotossíntese? Ainda não sei qual a praga que está aparecendo nas folhas de maracujá e manjericão. (ficam furos nas folhas e nada tem aparente). Na parreira nem na pimenteira nem na hortelã há sinais de praga (ainda). Sua formula me parece ser melhor. Pode der usada em plantas comestíveis?
    Abraço e obrigado pelas dicas.

    1. Olá Alvaro! O sabão é borrifado na planta toda, mas é bem diluído, siga as instruções do post. As minhas plantas nunca ficaram prejudicadas pelo uso desses defensivos, mas sempre tomo cuidado com a diluição. Pode usar em plantas comestíveis sim, mas aguarde 7 dias antes de consumir após a aplicação e lave muito bem.
      Abraços Floridos

  22. Oi oi bruna parabens amo seu blog sempre visito. Tenho 1 dificuldade debsair pbcomprar coisas pois nao dirijo desde q sofri 1avc a 4anos atras e o mardo se sabe nao gosta muito d sair as compras resumindo sera q posso substitui o neem por oleo mineral q ja tenho em casa ha 2 anos. Venho lutando com cochonilhas em 1 gardenia jasminoide q vira e mexe. É vitma dessas pragas nesse periodo nunca deu flor agora comprei 1NPK4 14 08. P ver se consigo ajudala nunca tinha usado adubo qimico mas vou tntar cm suas dicas se florir fotografo e t mostro pr favor me responda aq to cm problemas n email chero d flor p vc gata

    1. Olá Elisabete! Tem pessoas que usam oleo mineral, eu nunca usei, então não saberia a dosagem para te passar, mas sei que pode ser usado. Use com sabão de côco, porque o o sabão faz toda a diferença.
      Abraços Floridos

  23. Olá Bruna. Meus tomateiros estão lindos por enquanto, mas todos os anos a praga ataca e eu os perco por completo. Minha dúvida é: posso borrifar as folhas com Combo Super Top Plus e regar os pés com leite e água ao mesmo tempo para fazer a prevenção? Abraços, Julia Maria.

    1. Olá Júlia! E sugiro só borrifar o leite desde o transplante da muda ainda pequena a cada 15 dias ou uma vez por semana. O combro super top Plus só use se ver necessidade. A rega com leite também pode ser feita, mas o que combate mesmo a praga e previne é borrifar as folhas.
      Abraços Floridos

    1. Olá Antônio! A ferrugem é um fungo. Use o leite para combater. Mesmo depois de controlado continue usando o leite uma vez por semana ou a cada 15 dias e seus gerânios vão ficar sempre verdinhos e bonitos. : )
      Use no borrifador e não rega.
      Abraços Floridos

    1. Olá Valéria! A minha eu faço e vou usando até acabar. Dura uma semana mais ou menos. O que estraga e fica péssimo é o leite que tem que ser descartado caso sobre, mas o sabão e o neem pode deixar sobrar.
      Abraços Floridos

  24. Olá Bruna recentemente eu comecei a me interessar por jardinagem (ainda mais agora que estou na minha casa própria rsrsrs) e há um tempo venho cuidando de umas plantinhas na varanda do meu apartamento. Desde então as plantas estão saudáveis, mas hoje, quando fui regar as kalonchoes, percebi que uma delas estava com um ramo de flores cheias de bichinhos pequeninos de cor verde, além de nas folhas ao redor do ramo ter uns farelinhos branco, bem pequenininhos. Andei pesquisando e parece que as praguinhas são pulgões mesmo e não tenho certeza se os farelinhos branco são cochonilhas, enfim entrei em desespero quando vi, por que essa kalonchoe está florindo pela segunda vez em meu jardim e as flores estão lindíssimas! mas assim do nada esses insetos apareceram lá na floreira e estão atingindo a outra kalonchoe ao lado, eu plantei 3 da mesma espécie numa floreira, com cores diferentes e até então nada de problema, mas hoje vi isso. Eu gostei muito do seu blog e dessa matéria explicativa super ótima que vc deu, gostaria de saber com qual frequência eu aplico essa receita que vc ensinou para acabar de vez com as pragas e se posso aplicar essa mistura em todas as plantas do meu jardim que estão saudáveis, só de maneira preventiva mesmo? Bom qnt a a kalonchoe mais afetada eu removi o lindo galho que estava super florido, mas msm assim tem alguns poucos pulgões na planta fora que andei vendo que estão aparecendo formigas na floreira, o que faço pra afastar as formigas? essa mistura que vc ensinou tb serve?

    1. Olá Jéssica! Esses bichinhos são pulgões mesmo, mas o farelo branco provavelmente é das cochonilhas mesmo. Veja se há pequenas mosquinhas embaixo das folhas. Se tiver são moscas brancas, outra praga, mas você pode usar esse Combo para combater todas elas.
      Use a mistura no caso dessas pragas dia sim dia não.
      Quanto às formigas você pode usar cravos ao redor do vaso e na terra se for vaso pequeno e pode também fazer uma mistura de cravo e álcool, deixar curtir 15 dias e aplicar com seringa no substrato bem rente a borda do vaso para evitar pegar nas raízes da planta. Tem muito cuidado com essa mistura porque ela mancha muito e mancha tudo.
      Abraços Floridos

  25. Bruna, vou tentar a sua receita, estou desesperada pois minhas orquídeas estão com essa praguinha e hoje vi que minha folhagem também está,… vou testar e depois te conto.

    1. Olá querida,
      Estava procurando uma forma de tratar minhas pimenteiras e encontrei o seu blog. fiquei muito feliz pois achei o que estava procurando e muito mais informações. Vou usar o enxofre pois as minhas pimenteiras estão bem parecidas com as fotos que vc postou. Agradeço muito pela ajuda e apos os resultados volto para te informar.
      Grande abraço e muito obrigada

      1. Olá Telma! Espero que você consiga salvar suas pimenteiras ; ). Qualquer dúvida estou à disposição.
        Abraços Floridos

  26. Bruna, boa tarde. A calda combo super é preparada a quente ou apenas a calda de fumo…. Deixar toda mistura esfriar e aplicar na planta…. com que frequencia…. Aguardo respostas. Rubens.

    1. Olá Rubens! Apenas a calda de fumo é preparada com água quente, de resto use a água da torneira mesmo em temperatura ambiente e só aplique quando a mistura estiver completamente fria. A aplicação depende da praga. Se for mosca branca a cada 3 ou 4 dias, se for ácaros ou cochonilhas a cada 3 ou 5 dias dependendo do caso.
      Abraços Floridos

  27. Cara Bruna , passa p/ mim como fazer a calda do fumo, o passo a passo. Obrigada. E o oleo de nem onde encontro p/ comprar. E essa formula, do COMBO combte tambem aquele mofo cinza que dá nas begonias? Por favor me envia um defensivo que acaba com o mofo cinza nas begonias. Obrigada. 

    1. Olá Tania! Tem um post sobre como fazer a calda de fumo no blog. Pesquise fumo e você irá encontrar. O óleo de neem você acha em casas de jardinagem ou lojas de animais. Não conheço esse mofo cinza, mas no caso de fungos a melhor opção é o leite.
      Abraços Floridos

  28. Olá Bruna, tudo bem?
    Li este tópico e fiquei com uma dúvida porque já li que em tomates e pimentões (que é o que planto) não se deve usar fumo (também não sei porque!) e então eu te pergunto se você usou este preparado nessas culturas aí?
    Abraços, Julio.

    1. Olá Júlio! Eu até fui pesquisar porque nunca tinha lido sobre isso, mas achei informações sobre o fato da família dos tomates e pimentões ser suscetível a um vírus que o fumo pode carregar (não necessariamente a safra estaria contaminada) e passar para os pés. Eu usei e não tive problemas, mas diante dessa informação vou passar a evitar e sugiro então só o uso de neem com sabão.
      Júlio sua dúvida trouxe uma descoberta muito útil : )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *