Pimentas
Legumes e Verduras

Pimentas

Acho que deu pra perceber que uma das plantas que eu adoro cultivar é a pimenteira. Eu já plantei várias espécies, registrei o crescimento delas e por isso resolvi criar um tópico sobre pimentas, dando dicas, falando sobre o cultivo e também criando um catálogo de fotos de flores e frutos, assim quem quiser cultivá-las já sabe qual é o melhor caminho e também consegue identificar as espécies.

Para os que têm interesse em adquirir sementes de pimentas sugiro que vejam o que há disponível na loja Sementes do Jardim. Todas as sementes disponíveis lá são de plantas que eu cultivei.

Loja Sementes do Jardim

Cultivo

As pimentas germinam com certa facilidade, mas depende da espécie (há muitas espécies), do local e do clima. As que eu plantei levaram de 7 a 24 dias para germinar, mas algumas espécies tiveram uma taxa de germinação menor como a cheiro do norte e outras maior como a jamaican yellow. Algo que ajuda a aumentar a taxa de germinação das sementes de pimenta de uma forma geral é colocá-las num copo com água (da torneira mesmo) por cerca 12 horas antes do plantio.

Um fator muito importante para a germinação das pimentas é o calor, então dependendo do local que você mora vai ser necessário esperar pela primavera ou pelo verão para ter mudas ou então montar uma estufa. As pimentas simplesmente não germinam no frio.

jalap_dia_12
Jalapeno que germinou em formato de coração.

As mudas de pimentas devem ser regadas quando o substrato estiver com a superfície totalmente seca. Mesmo assim coloque o dedo na terra para ver se não está úmida. Para as pimentas é sempre mais para seco. Elas não gostam de umidade excessiva, por isso evite também molhar as folhas ao regar. Por causa da umidade nos meus vasos de pimenta eu não costumo colocar cobertura (seixos, argila, etc), mas isso porque moro em São Paulo e aqui não faz o sol que faz no Rio de Janeiro ou no nordeste. Aliás as pimenteiras adoram sol, mas mesmo colocando água pela manhã se elas pegam muito sol quando chega no fim da tarde ficam tristinhas como os meus tomateiros. Eu prefiro deixá-las no sol da manhã, mas aqui em casa não é em toda época do ano que tem sol direto na varanda, mas mesmo que não peguem sol nenhum, se tem muita luz indireta, e aqui sempre tem, elas florescem e dão frutos.

Para quem nunca cultivou pimentas eu sugiro começar com dedo de moça, jamaican yellow, jalapeno e biquinho que germinam com facilidade e são resistentes. Esses tipos de sementes podem ser encontrados com facilidade em casas de jardinagem.

Pragas

Infelizmente as pimentas são muito suscetíveis aos malditos ácaros e essa praga é bem pior do que cochonilha na minha opinião. Hoje não perco mudas para os ácaros, mas no começo perdi muitas.

Para evitar, ou pelo menos tentar evitar, o surgimento de ácaros, evite molhar as folhas, mantenha a planta no sol e regue todos os dias se estiver fazendo calor, mas sem encharcar.

acaros_08
Biquinho completamente recuperada de um ataque de ácaros.

Caso você veja sintomas trate o mais rápido possível porque se a infestação se espalhar é mais difícil de tratar e você pode acabar perdendo as suas pimenteiras entre outras plantas.

Outra praga que gera muitas reclamações de pimenteiros no fórum pimentas.org é a mosca branca, mas essa felizmente nunca me deu problemas.

Para combater as pragas das pimenteiras eu sugiro o enxofre para os ácaros (já testei vários defensivos e esse realmente funciona) e o combo de defensivos com óleo de neem e sabão de côco para as moscas brancas.

Adubo

As pimentas são bem exigentes com adubo. Elas precisam receber adubações bem regulares, caso contrário ficam frágeis (suscetíveis a pragas) e produzem poucos frutos ou nem produzem.

varg_dia_132_frutos
Variegata produzindo muitas flores e frutos

Para as minhas mudas eu uso adubo líquido nas regas e o leite diluído borrifando as plantas uma vez por semana. Além disso uso húmus de minhoca e esterco bovino misturados ao substrato, mas admito que esse tipo de adubação eu não faço regularmente, faço apenas quando vejo que a quantidade de substrato do vaso diminuiu ou quando a planta apresenta problemas. Eu só mantenho uma regularidade com o uso do adubo líquido e do leite, mas se tivesse que sugerir uma frequência para o uso do húmus seria a cada 45 ou 60 dias.

Também uso nas minhas pimentas uma aspirina de 500mg esmagada e misturada ao substrato no plantio das mudas, quando faço transplantes ou quando a planta está debilitada por algum motivo. A aspirina também pode ser usada nas regas e falei em detalhes sobre ela nos post Receitas para Plantio e O Cardápio das Plantas.

Uma questão muito importante é não usar adubos químicos durante a floração, mesmo os orgânicos sugiro usar apenas nas regas ou borrifando nesse período porque pode fazer com que as flores caiam sem formar frutos.

Polinização

Quem cultiva pimentas em vasos pode ter problemas com a formação dos frutos, por isso há um post no blog sobre a polinização manual das pimentas e outro sobre os possíveis motivos para a queda das flores.

Ardência

Algumas pimentas trazem no saquinho de sementes o nível de ardência, mas nem sempre conseguimos as sementes de saquinhos, então se você quiser saber qual é a “potência” da sua pimenta pode consultar a tabela Scoville. Essa tabela foi criada em 1912 por Wilbur Scoville e mede a pungência das pimentas. Não vou explicar muito porque no próprio site tem um texto ótimo falando sobre a tabela e como se chega aos valores medidos em scoville.

Nível de ardência que vem nos saquinhos de sementes da topseed
Nível de ardência que vem nos saquinhos de sementes da topseed

Consumo

A maioria das pimentas pode ser consumida verde ou madura, mas como são muitas as espécies de pimenta, para descobrir se a que você cultiva deve ser colhida e consumida verde ou madura, o melhor é pesquisar especificamente pela sua espécie na internet ou fazer o teste na prática mesmo colhendo um fruto verde e outro maduro e vendo qual você acha mais saboroso.

As jalapenos e as cambucis por exemplo são consumidas ainda verdes normalmente, mas as pimentas biquinho e jamaican yellow devem, preferencialmente, ser consumidas maduras.

doce_ita_dia_200
Doce italiana que foi consumida ainda verde.

Nessa história do verde ou maduro tem um detalhe: a grande maioria das pimentas que eu já cultivei demoram horrores para amadurecer, então não se abale com a demora.

Catálogo de Espécies

Antes o catálogo de espécies ficava aqui mesmo, mas depois foi criado um outro post só para mostrar as variedades que eu já cultivei e as que eu venha a cultivar e suas características. O post Catálogo de Pimentas é atualizado sempre que eu tenho uma nova variedade para mostrar.

138 respostas para “Pimentas”

  1. Olá. Plantei algumas pimenteiras e todas cresciam muito bem. Mas há 3 dias elas apareceram com manchas nas folhas, algumas caindo e algumas folhas retorcidas, sem crescimento. Apenas 2 pimenteiras não ficaram assim. O que será isso? Já pensei ter sido uma rega maior que fiz, já que antes estava usando um borrifador e troquei para um regador que cai mais água. Queria mandar uma foto pra que avaliasse melhor

    1. Rosineide mande fotos para o e-mail [email protected] e tento ajudar. As folhas retorcidas e sem crescimento indicam ácaros, mas as manchas indicam outro problema então preciso ver a planta para analisar.
      Abraços Floridos

  2. Boa noite.

    Plantei uma pimenta de cheiro em junho… Há uns dois meses as flores apareceram, mas ressecam no pedúnculo e caem. Elas abrem e ficam no máximo 2 dias aberto.

    Elas pegam sol das 9 as 14 horas, uso substrato de compostagem. Ela está bem visçosa e grande. Folhas grades e aspectos fitossanitários aparentemente bom.

    Não sei mais o que fazer…

    1. Samuel pode ser apenas falta de polinização, mas veja o post “Por que as flores de pimenta caem”, ele provavelmente irá te ajudar, mas caso você ainda tenha dúvidas entre em contato novamente e tentamos descobrir o problema.
      Abraços Floridos

  3. olá, plantei vários pés de pimenta biquinho, agora que estão com três e quatro folhas. o problema que do dia para noite algumas das mudas amanheceram só o talo, sem nem uma folha. e o pior é que de uma hora para outra comeram mais três mudinhas. já verifiquei e não é formiga e nem lesmas ou caracóis, pois elas estão em vasos suspensos.

    1. Podem ser lagartas, mas nesse caso, como ficou só o talo das mudas e elas são muito jovens é melhor descartar, infelizmente : (. Você pode tentar encontrar lagartas na planta, mas elas se camuflam muito bem, então é difícil. Recomendo já plantar outras sementes e tentar descobrir o responsável por isso. Tente verificar as plantas à noite para ver se encontra algo.
      Abraços Floridos

  4. Olá, tenho 5 mudas de pimenta com uns 10 cm de altura e eu notei q elas estavam com ferrugem. Bati enxofre nas folhas e molhei a terra com o Forth Plantas (tudo na mesma hra), e a partir do dia seguinte já começou a cair as folhas. No primeiro dia, cairam umas 3, agora está caindo de 1 em 1, mas tenho notado algumas folhas murchas. ME AJUDAAA! Acho q fiz besteira

    1. Juh a ferrugem é um fungo e deve ser combatida com leite diluído ou cupro dimy, se você preferir. O enxofre atua contra ácaros e ele deve ser usado bem diluído, caso contrário pode danificar a planta, especialmente se for usado em horário que elas pegam sol ou esteja quente.
      Quanto ao forth não sei dizer porque nunca usei, mas sendo químico a probabilidade dele ter sido o causador da queda das folhas se você usou muito concentrado é grande.
      Nesse caso você pode fazer uma poda e esperar para ver se surgem novas brotações.
      Abraços Floridos

  5. Em janeiro plantei umas sementes de pimenta mas não lembro o tipo, os pezinhos variam entre 10 e 40 cm mas nenhum broto. Isso é normal?

    1. Algumas variedades podem crescer mais verticalmente desenvolvendo folhas e depois frutos sem brotação lateral (se foi a isso que você se referiu), mas normalmente, depois desse tempo do plantio deveriam estar com brotos sim, para estarem desse tamanho sem brotos provavelmente estão estioladas, mas seria necessário avaliar a planta como um todo. Recomendo seguir as orientações do post pimentas e ver outros posts do blog sobre adubos, que são muito importantes para elas, irão te ajudar.
      Abraços Floridos

  6. Eu tenho uma muda, faz menos de um mês, antes, eu regava ela todos os dias, no sol, e ás vezes encharcava um pouco, agora, o caule está preto, o que devo fazer para recuperá-la?

  7. Bom dia Sra do aPERTAmento… Tenho plantado em minha residência alguns pés de Dedo de Moça, mas estou com um problema de as pimentas apodrecerem antes mesmo de amadurecer… Alguma dica para evitar esse problema?

    1. Bruno se elas apodrecem a partir das pontas pode ser podridão apical, esse problema é causado pela falta de cálcio e excesso de nitrogênio. Pesquise por esse problema em pimenteiras e veja imagens para tentar identificar. Caso seja esse mesmo o caso use leite diluído borrifando a planta ou ou duas vezes por semana e reduza o uso de adubos ricos em nitrogênio.
      Abraços Floridos

  8. Ola plantei algumas sementes chegou germina só que logo elas começou a cair sera quê é porquê estou água no muito elas?

    1. Andre pelo que você descreve é tombamento e ocorre por um fungo no substrato. Normalmente isso é causado por excesso de umidade mesmo. Troque todo o substrato usado e regule bem as regas.
      Abraços Floridos

  9. Olá Bruna!
    Tenho um pé de pimenta dedo de moça, porem as pimentas não crescem, das flores da fruto eles nao caem mas ficam bem miudinhos. Poderia me dar alguma ajuda?
    Obrigada ; )

  10. Ola, tenho alguns pes de pimenta biquinho e era amanheceu com alguns caminhinhos nas folhas acompanhados de pontinhos pretos e sem furar completamente elas, e algumas tem uma especie de alguma gosma em cima que ta seca e brilhosa

    1. Aldo isso parece ser sintoma de larva minadora. Veja o post sobre elas aqui no blog para ver se te ajuda na identificação. Qualquer dúvida estarei à disposição. ; )
      Abraços Floridos

  11. Boa tarde, gostaria de saber se a pimenta murcha do pé pode ter alguma utilidade. Ela serve somente para semente ou pode ser consumida de alguma maneira?
    Obrigada.

    1. Glaucia a pimenta murcha às vezes nem para semente pode ser aproveitada, em alguns casos se o fruto resseca demais as sementes ficam inviáveis. O que você pode fazer é desidratar e transformar em tempero, como se fosse pimenta calabresa.
      Abraços Floridos

  12. Bom dia! Tenho um pé de pimenta dedo de moça que está produzindo, porém as folhas estão caindo ainda verdes. Não há vestígios de insetos, as folhas estão verdes bem vivas porém estão caindo Muito! O que posso fazer para recuperar a pimenta?

    1. Thaís me mande fotos da sua planta e tento ajudar, [email protected]. Mas pode ser alguma praga, uso de adubos ou defensivos de forma incorreta, mudança de ambiente, correntes fortes de ar, vento, etc.
      Abraços Floridos

      1. Bruna Pimentel meu pé de pimentas bode amarela estão do mesmo geito caído as folhas verdes sem sinal de fungos apenas as folhas menores estão enrrugando mais já comeseei usar o enxofre o que eu fasso estou morrendo de medo de perder meu pé de pimentas.
        obrigado qualquer manda a resposta pelo meu e-mail
        [email protected]

      2. Folhas enrugando normalmente é sinal de ácaros, mas podem ser pulgões também. Observe se não há pulgões visíveis e de qualquer forma mantenha o uso do enxofre. Use também um adubo líquido para ajudá-la a se recuperar.
        Abraços Floridos

  13. Oii, ganhei do meu marido um vaso de pimenteira. As folhas estão todas murchas, as pimentas estão maduras e lindas, porém as folhas estão TODAS murchas. Ele comprou no mercado, por isso acho que estão assim, por falta de sol, mas não sei se é mesmo. O que devo fazer?

    1. Camila ela pode ter sentido a troca de ambiente, entre outros fatores. A primeira coisa que recomendo é colher os frutos maduros que tiram muita energia da planta. Regue essa pimenteira e veja se ela se recupera. Caso não se recupere pode todas as folhas murchas e algumas gemas apicais. Veja o post Revitalização de Pimenteiras, que irá te ajudar. Além disso veja se o substrato está muito úmido e se a base do caule está bem escura, preta. Se for o caso as raízes apodreceram e infelizmente não há como salvar a planta. : (
      Abraços Floridos

  14. Tenho uma plantação da pimenta dedo de moça, e todas elas estão murchando durante o amadurecimendo, estou perdendo todas! Oq pode ser???

  15. Bom dia eu tenho um pé de pimenta (malagueta) em vaso está carregada de pimentinhas, rego todos os dias e borrifo nas folhas mas elas estão murchando o qie pode ser ?

    Obrigada desde já seu blog é excelente !!

  16. Tenho um pé de pimenta acho que a 1 ano, sempre foi muito bonito meu pé, mas nunca deu nenhuma pimenta, de ontem pra hoje qdo fui olhar todas as folhas caíram, o que será que aconteceu?

    1. Suely pode não ter dado nenhuma pimenta por falta de polinização, mas seria difícil porque o próprio vento faz esse trabalho. Quanto às folhas terem caído, é raro, mas pode acontecer com pimenteiras quando sofrem algum estresse como mudança brusca de temperatura ou ventos muito fortes e gelados. Também pode ocorrer por uso indevido de algum adubo ou podridão das raízes.
      Abraços Floridos

  17. Boa tarde. Plantei alumas sementes de biquinho e todas foram muito bem. Ja fiz a primeira colheita, só que uma delas começou a secar nas pontas e cairam todas as folhas. Ja troquei de vaso a uma semana e meia, ja coloquei 10x10x10 e nada, o máximo que apareceu foram algumas folhinhas bem pequenas novas. Precisando de ajuda. Obrigado

  18. Olá!

    Sou iniciante com pimenteira…
    Plantei algumas sementes, e a muda já está com mais ou menos 25 cm.
    Porém, as folhas dela estão caindo, isso é normal? Me parece que ela está “trocando” de folhas, pq onde a folha cai, está brotando novas folinhas, bem miúdas, mas não sei se devo me preocupar

    1. Rebecca não é normal as folhas da pimenteira caírem ainda que tenham brotações novas. Pode ter sido alguma mudança brusca de temperatura, uso de adubos ou outra causa. Se preferir me mande fotos e tento ajudar, [email protected].
      Abraços Floridos

  19. Ola boa noite,
    Tudo bem..
    Tenho uma pes de pimenta,
    Que já começou a dá pimentinha.
    Só que tem umas que parou de crescer,
    E as folhas estao enrolando e caído,
    Oq pode ser por gentileza?

    1. Clayton podem ser ácaros ou outra praga. Veja o post ácaros, ele deve te ajudar a identificar o problema. Caso ainda tenha dúvidas me mande fotos por e-mail, [email protected].
      Abraços Floridos

  20. Olá, Boa tarde…
    Tenho uma pimenteira (não faço nem ideia da especie), nela tem bastante pimenta, até com pimentas prontas para o consumo, porém as folhas estão um pouco murchas, achei que o pé estava morrendo, mas como tem umas pimentas que ainda não estavam.maduras, estou notando que embora as folhas estejam murchas e não tenham nascidos novas folhas, as pimentas que antes estavam sem coloração, aos poucos estão ficando avermelhadas …. O que pode ser?

    1. Catieli, conforme conversamos pelo face troque de vaso e coloque em local que ela pegue mais sol. : )
      Abraços Floridos

    1. Caroline depende muito da espécie e das condições de cultivo, mas normalmente frutificam pelo menos duas vezes.
      Abraços Floridos

  21. Olá,tudo bom? Eu aqui de novo…
    Então meu pé de pimenta estaava muito lindo e forte, mais foi eu mudar de terra que ela murcho, depois ficou bonita de novo durante o dia e agora de tarde murcho de novo,acabei de ver ela está bem mais da pra ver que está meio fraquinha…
    Oque posso fazer,foi meu pai q me deu não quero perder o pé…
    Obrigada

    1. Tatiane normalmente esse sintoma ocorre quando a planta é transplantada sem que o torrão seja bem preservado, ou quando é logo colocada no sol ou quando é transplantada em horário muito quente e com sol. Sugiro que se ela estiver no sol você retire. Não comece a regar demais, mantenha as regras regulares acompanhando o substrato. Se achar que realmente o que ocorreu foi umas das alternativas que mencionei procure colocar um saco transparente cobrindo a planta para fazer uma estufa, mas a retire do sol
      Para fazer isso. Se não resolver me avise e talvez seja o caso tentar uma poda. : (
      Abraços Floridos

    1. Vera apenas colha à medida que forem amadurecendo e continue cuidando da muda normalmente. : )
      Abraços Floridos

  22. Tenho um pé da dedo de moça , estava cheio de pimenta e bem bonita so que as folhas estão enrolando e caindo e os galhos secando as pimentas então caindo com facilidade o que devo fazer? Não quero perde las

  23. Olá,boa tarde, meu pai me deu umas sementes de pimenta (ainda não sei qual é) mas até semana passada ela estava bonita,agora começou a cair as folhas, oque pode ser,obrigada

    1. Tatiane podem ser várias as causas. Me mande fotos, mas observe o caule, pode ser que a raiz tenha apodrecido. Nesse caso não há o que fazer, infelizmente. : (
      Abraços Floridos

  24. Quero saber o porque as pimentas que planto, quando começam a dar flores as folhas vão enrolando e as que vem nascendo, são pequenas demais e não dá pimenta e vai até os pés morrerem
    E o que posso fazer pra acabar com isso e elas ficarem lindas e com belas pimentas.

    1. Maria pode ser que sejam ácaros ou outro tipo de praga ou alguma deficiência nutricional. Me mande fotos e tento identificar o problema.
      Abraços Floridos

      1. Hérica veja os posts no blog sobre ácaros para tentar identificar e use o enxofre se for o caso.
        Abraços Floridos

  25. Olá meu chamo Jennifer a alguns meses atrás minha tia me deu algumas pimentas bodinha vermelha pra eu tirar muda, eu plantei, até aí tudo bem, mas alguns dos pé de pimenta bodinha vermelha que eu plantei não estão dando pimenta vermelha, elas ficam com uma coloração quase que amarelada, daí murcha e morre… O que pode ser? O que eu devo fazer?

  26. Bruna, bom dia,

    tenho um pé de pimenta biquinho já grande, mas as folhas começaram a amarelar e cair, começou nas folhas de baixo e estão subindo, já está chegando quase a totalidade, ela estava perto de florescer, mas com esse problema parou. sabe o que pode estar causando isso?

  27. Olá!!
    Adorei seu blog.
    Adoro cultivar pimentas tambem.
    Mas venho enfrentando um problema com pragas.
    Fiz o plantio de uma jaalapeno purple, já da pequenas flores e pequenas pimentas, porem, enfreitei problemas com formigas no começo. Me livre com água e canela.
    Mas agora não sei bem certo o que é, na parta de baixo das folhas aparecem pequenas gotinhas transparentes, bem mosmentinhas. No começo deu em uma folha, fiquei com medo e tirei a folha. Hoje fui olhar e tinha em várias folhas. Tanto nas grandes quanto nas pequenas. Não sei se são benignas ou não. Vc já enfrentou algo assim?

    Beijinhos.

  28. Olá, Bruna. Tenho duas pimenteiras dedo de moça que têm poucos meses. Ainda não floresceu, estão bem saudáveis, com o mesmo tamanho, mas percebo que as folhas nascem grandes demais, bem desproporcional ao tamanho das mudas. Até tirei algumas folhas da parte de baixo do pé. É normal ou pode ser algum problema?

    1. Roberta isso não é um problema, só se a planta apresenta algum sintoma de falta de nutrientes ou parece estar debilitada de alguma forma. Se ela está saudável não se preocupe, porque só o fato de ter folhas grandes não é, a princípio, algo preocupante. ; )
      Abraços Floridos

  29. ola td bem plantei varias pimentas e ja nasceram estao com 16 dias na minha casa tem um pe de laranja e um uva entao tem muitos passaros pardal principalmente sabe me dizer se eles oferecem algum riscos as mudas tipo se eles come elas e tal

    1. Júlio eles não costumam comer, que eu saiba, mas podem revirar as sementes plantadas. Para as plantas adultas acredito que não ofereçam perigo.
      Abraços Floridos

  30. Olá, Bruna! Adorei as dicas! Comprei há 2 dias uma pimenteira biquinho carregada e no vaso em uma floricultura. Estou regando todos os dias, mas estou preocupada porque as folhas estão murchando. Moro em apartamento e a deixo próxima a janela, perti de outras plantas. Não pega sol direto, só no final da tarde. O que será que está acontecendo?

    1. Luciana provavelmente falta de rega por estar em vaso pequeno e com muitas raízes e por isso pede mais regas do que você tem feito ou o oposto, que também dá esse sintoma, ela foi regada demais e a raiz apodreceu. Se for o primeiro caso basta fazer um transplante, mas se for o segundo não há o que fazer, infelizmente.
      Abraços Floridos

  31. oi boa tarde! tenho 4000 pés de pimenta entre cajá dedo de moça vermelha e amarela. mas estáo morrendo muitos pés ou elas estão maduras e murchas? vc sabe com que frequencia devo molhar elas?

  32. Boa tarde, tenho uma pimenteira, biquinho, aquela que não arde. Já deve ter uns 4 ou 5 meses e está bem grandinha, porém não da flores, ela está dando umas bolinhas que parece que ia sair flor, bem pequenas, mas fica pretinha e cai. Qual será o motivo, tem como eu te mandar fotos? Obrigado

      1. Rs acabei de responder o comentário anterior dizendo que eram ácaros. O adubo foliar está no post Adubo Prático – II. Abraços Floridos

    1. Layce pode mandar fotos sim, [email protected], mas pela descrição me parece o início de um ataque de ácaros. Veja os posts sobre ácaros no blog e observe sua planta para ver se reconhece os sintomas. Abraços Floridos

    1. Luciana basta colher uma pimenta bem madura e retirar as sementes. Se for uma pimenta de alto grau de ardência use luvas ou tenha o cuidado de evitar ao máximo contato da pele com o interior do fruto e sementes.
      Abraços Floridos

  33. Bom dia, Bruna! Apliquei o adubo foliar CUPRO DIMY (sulfato de cobre) e minha pimenteira TRINIDAD SCORPION MORUGA começou a murchar as folhas. Já lavei as folhas e melhorou, só que voltou a murchar. O que faço agora?

    1. Rodrigo eu nunca usei cupro dimmy, mas me fale o horário, se estava sol… Se possível me mande fotos da planta, [email protected]. Faça uma boa adubação nessa planta, isso se já não usou nenhum adubo, especialmente químico, recente. Se não houver melhora no estado das folhas espere a lua certa e faça uma poda radical, veja o post Revitalização de Pimenteiras.
      Abraços Floridos

  34. Ola bruna….minha pimenta ten apenas 1 mês de vida rs ta pequena ainda…minha dúvida é o seguinte….como ela esta novinha posso regar ela quando ela estiver no sol? Ou deixo pra regar quando ela estiver dentro de casa protegida? Porque eu ouvi dizer que se regar ela no sol pode cozinhar a raiz por ser muito novinha

    1. Rafael o ideal é regar quando não há sol sobre a planta, mas se já estiver sol e for pela manhã tudo bem. O problema é o sol forte da tarde.
      Abraços Floridos

  35. Parabéns pelo blog Bruna. As matérias sobre pimenta são muito boas. Estou iniciando minha horta doméstica e como fã de pimenta, aguardando ansiosamente a germinação das minhas preferidas.
    Por enquanto, a Jalapeno já deu as caras. Plantei ainda as espécies: Caiena, Malagueta, Habanero Vermelha, Habanero Chocolate e Dedo de moça .
    As Jalapenos da Isla germinaram em 6 dias. Achei bem rápido.
    Valeu pelas dicas!!! Estou lendo os outros posts.

    1. Fernando jalapeno é a variedade que cultivei que germinou mais rápido. Boa sorte no cultivo e qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraços Floridos

  36. Tenho um pé de pimenta que deu frutos, inclusive alguns ja estão bem vermelhinhos mas agora as flores cairam e ele ta bem murchinho… O que eu faço?

    1. Mayara pode ter várias causas, desde pragas até uma simples falta de água mesmo. Se tiver fotos dela mande para o meu e-mail.
      Abraços Floridos

  37. Olá, Bom dia. Essa postagem está sendo muito esclarecedora para mim. Tenho um pé de pimenta e ele já tem 7 meses, começou a dar flores, porém suas folhas estavam caindo com frequência e de uma semana pra cá caíram todas. O caule ainda está verde, porém as extremidades dela começaram a ter um aspecto de seca. Será que tem algo que ainda posso fazer?
    Obrigada!

    1. Vivia talvez tenha salvação, mas você terá que ter muita paciência se chegou nesse ponto. Provavelmente é alguma praga, mas sem as folhas será difícil identificar. Faça uma poda da parte seca , troque de vaso e adube bem com húmus e esterco. Use aspirina misturada ao substrato e leite e adubo líquido uma vez por semana. Talvez ela se recupere.
      Abraços Floridos

      1. Olá Bruna!!
        Levei meu pé de pimenta (Joana) para o horto e o rapaz me falou que ela já tinha morrido. Mesmo assim não desisti dela, fiz a poda , tirei toda a parte seca e a plantei no chão.
        Com poucas semanas percebi o nascimento de novas folhas! E agora dois meses depois ela já está com várias flores brancas! Porém está com o porte pequeno.
        Eu coloco adubo natural feito com cascas de verduras, frutas, ovo e pó de café. Mas vou seguir essas dicas!
        Estou muito feliz!! Plantei essa semana sementes de pimenta malagueta!

  38. Olá Bruna!
    As folhas das minhas pimentas crescem fortes e verdinhas, mas quando chega na ponta dos talos e parece que irá nascer flores ou frutos, as pontas ressecam formando umas bolinhas duras e secas.
    Você sabe o motivo?
    Obrigada!
    Renata

  39. Olá! Uma das minhas pimeteiras dedo de moça está soltando as folhas e parecem estar ficando desidratadas. Elas não pegam sol direto durante esas época do ano, não bate muito sol no meu apartamento. Coloquei um adubo indicado pelo rapaz da loja de plantas, que ele usava para as pimenteiras dele. Só que depois que usei, começou a acontecer esse problema apenas em uma delas. Elas ainda não deram fruto, apenas flores. O que posso fazer pra reverter a situação?

    1. Fernanda pode ser excesso de adubo, folhas caindo são um grande indicativo. Qual adubo você usou? Dependendo do adubo, se ainda está no substrato você pode tentar trocar boa parte para retirar o que ainda está intoxicando a planta, mas é difícil a recuperação. ; (
      Abraços Floridos

    1. Erick acabei de publicar um post sobre as causas para as flores de pimenta caírem sem formar frutos, veja se nele encontra a resposta. Se ainda tiver dúvidas me mande fotos da planta e das flores por e-mail.
      Abraços Floridos

  40. Ola.. Tenho um pé de pimenta dedo de moça, ele ainda é novo eu mesmo fiz a muda atraves de pimenta que ganhei.. Mas ele esta dando frutos mas agr esta derrubando todas as folhas e os frutos tambem, os frutos estao verdes ainda.. Qual o problema dele e que devo fazer.. Gostaria que mandasem resposta no meu email tbm por favor..
    Obrigado

    1. Marcio se está perdendo folhas e frutos pode ser por causa de algum adubo que você usou, excesso de água que apodreceu o caule, algum produto que foi aplicado e prejudicou a planta ou alguma praga. Essas são as causas mais prováveis.
      Abraços Floridos

  41. Olá gostaria se puder me orientar, por favor me ajude! Tenho vários pés de pimentas no quintal, bem adubado, lugar parcialmente ensolarado. Minhas pimenteiras estão lindas, só que há uma coisa muito estranha florescem bastante mas não frutifica, e as vezes chega a parecer q irá vingar mas depois de uns 3cm elas amarela o talo e caem. Não tenho somente uma espécie, são várias.

    1. Maria eu ainda estou testando teorias para descobrir porque isso ocorre. Infelizmente ainda não cheguei a uma conclusão, mas sugiro que primeiramente você descarte qualquer motivo relacionado às pragas.
      Abraços Floridos

  42. O meu pé de dedo e moça está lindo, uns 5 meses com muitas pimentas verdes e grande… Mais a pimenta antes de avermelhar ela cai do pé… Alguém pode me ajudar?

  43. Olá, Bruna. Seu blog é muito bacana! Me auxilia muito na minha horta. Obrigada pelas postagens. Gostaria de tirar uma dúvida: O leite de magnésia que você usa na adubação é específico? Onde posso encontrar e qual dosagem você usa? Obrigada!

    1. Raissa veja o post “Fungicida natural para tomateiros”, nele tem todas as explicações sobre a dosagem do leite. : )
      Abraços Floridos

    1. Nilson teria que avaliar uma série de coisas, o fruto, a flor, a ardência, mas mesmo assim há muitas espécies de pimenta e seria difícil ter certeza.
      Abraços Floridos

  44. Olá Bruna, bem estou com um problema com a minha pimenteira, ela está carregada mas tem aparecido umas folhas amarelas que estão despencando. Você teria uma ideia de qual poderia ser o problema dela, ela está morrendo?
    Aguardo a sua resposta, dede já obrigada.

    1. Cátia podem ser ácaros ou alguma outra praga por baixo das folhas se não há nada visível. Observe bem a planta e procure com cuidado por pragas. Análise os sintomas e se não achar nada visível veja os dois postos sobre ácaros no blog. Há outras possibilidades como algum problema nutricional, excesso de adubo, etc, mas eu precisaria ver fotos para tentar te ajudar.
      Abraços Floridos

  45. Bruna, minha cambuci está muito grande para o vaso em que está e gostaria de podar pois os frutos estão ficando pequenos e amadurecendo sem crescer. Adubo com regularidade. Como faço a poda sem matar a pimenta?

    1. Rossana veja o post “Revitalização de Pimenteiras”, deve te ajudar, mas acho que se está grande para o vaso é melhor não podar e sim trocar para um vaso maior preservando a planta ; )
      Abraços Floridos

  46. Boa noite… Tenho 300 pés de pimenta de cheiro ( Lupita ) só que estou enfrentando um grande problema. As pimentas ultimamente estão amadurecendo rápido demais, muitas delas estão tipo que queimadas do sol, meio amarelas e rapidamente elas ficam maduras em questão de 1 semana, contando que nem chegaram a ficar grandes suficientes. Que pode estar acontecendo? Não é por causa de sol não, pois irrigo de 3 em 3 dias de manha e a tarde.

    1. Nilton pode ser falta de nutrientes ou alguma praga ou problema nos frutos. Se os frutos estiverem com alguma parte preta pode ser alguma doença, mas se não tiver nenhum sintoma eu apostaria na falta de nutrientes, mas é difícil dizer algo com certeza.
      Abraços Floridos

  47. Olá, tenho um pé de pimenta lindo, no vaso. Já floriu duas vezes, só consegui uma pimentinha. As flores caem, tentei a técnica de polinização manual, mas não deu certo.
    Aqui na california estamos no outono. A temperatura cai bastante à noite, chegando aos 3°-10°, durante o dia tem muito sol.
    Estou regando dia sim, dia não. O solo parece estar secando rápido, fiz o teste do dedo. Mesmo assim, as folhas amanhecem murchas. Só melhoram quando eu rego, mesmo o solo estando úmido. O que eu faço? Levo pra dentro de casa?
    Tenho a foto, mas aqui não tem como postar…

    1. A variação de temperatura pode ser o problema sim, provavelmente é. Pimentas não gostam de temperaturas baixas dessa forma, nem de variações tão bruscas. Além disso você pode estar colocando água para elas se recuperarem, mas isso pode causar apodrecimento dos caules. Eu as colocaria em local mais protegido do frio se fosse possível, seja dentro de casa ou numa estufa.
      Abraços Floridos

  48. Poderia me informar onde comprar sementes 100% naturais ? Hoje só encontro sementes transgênicos. Pesquisei sobre a matéria e cientistas afirmam que, a longo prazo, o ser humano contraíra doenças irreversíveis. Por esse motivo comecei a prática da horta orgânica. Mas penso que não seja suficiente apenas serem orgânicas se as sementes não forem naturais 100%!

    1. Então Julio, eu sempre compro orgânicas quando são sementes de plantas para consumo, mas quanto a serem 100% naturais eu não sei dizer porque normalmente não indicam nos sites. As únicas que posso indicar são as da loja Tabutins que são sementes crioulas. Eu já comprei várias vezes nessa loja e indico.
      Abraços Floridos

  49. Ola gostaria de saber por que meu pé de pimenta carrega de flores mas elas não vingam,elas sempre caem,principalmente se encostar nelas ou ventar muito.

    1. Se isso acontece é porque não foram polinizadas. Tente polinizar você mesma, nem sempre todas vingam, mas melhora muito esse problema. Além disso é bom verificar se a planta não está com nenhum tipo de praga.
      Abraços Floridos

  50. Olá, estava procurando orientação sobre o que está acontecendo com minha pimentinha, ela é pequena e me parece ser do tipo bonsai (acho!é minha primeira), então, hoje percebi que um pequeno broto da planta estava com o caule e suas pequenas folhas com pequenas bolinhas cor de abóbora, tentei tirar delicadamente, mas vi que não saía pois era como houvesse uma deformidade nas folhas e caule; então as cortei, como era a parte doente bem pequena, como se estivesse começando…não sei se é ácaros ou algo interno. Interessante que as folhas não estavam murchas ou escuras demonstrando uma possível queda, mas estavam verdes crescendo normais; só consegui ver olhando de forma bem próxima, metendo a mão! isto p vc ver que realmente estas bolinhas são bem pequenas… o que pode ser? Ela andou pegando certa humidade neste período, já que ficamos quase 2 semanas nublado com garoa…no RJ; AH! uma pequena informação, tive que tirá-la da sacada já que estavm comendo os brotinhos todos os dias, coloquei-a numa espécie de tela e não mais sofreu ataque. Ela pega sol tds os dias, qnd tem sol! Agora sim,
    abraços!
    forte abraço!

    1. Olá Fabiana! Pode ser ferrugem ou outro tipo de fungo, mas é difícil dizer sem ver a planta. O importante é verificar se não há pragas e se a planta está crescendo de forma saudável. Observe se esse sintoma não vai voltar a aparecer, mas caso você chegue à conclusão que eram fungos use o leite para combater. Tem um post no blog chamado Fungicida Natural para Tomateiros que pode te ajudar.
      Abraços Floridos

  51. marc eu plantei no meu jardim ums pe de pimentas dedo de moça os pes de pimentas estao lendos mas so soltam flores e depois as flores caim e pimenta que e bom nada o que eu posso fazer ja coloquei adubo orgono ja coloquei o atubo comun e nada de pimenta

    1. Olá Aparecida! No próprio post sobre pimentas tem um link para outro post que ensina como fazer a polinização manual das flores. Veja esse post porque provavelmente essa é a causa da falta de frutos.
      Abraços Floridos

  52. Olá Bruna, estou aqui de novo para te pedir uma ajuda, a minha pimenteira Cambuci estava se desenvolvendo bem, florindo e frutificando, até que seus novos brotos e flores começaram a murchar, as flores caem e fica escuro o talinho, e as novas folhas nascem pequenas e atrofiadas, gostaria de mandar uma foto para você, é possível?
    Obrigada pela atenção Bruna, uma feliz semana.

    1. Olá Dil! Pela descrição parece que são ácaros. Sugiro que você leia o post sobre ácaros e sobre o enxofre (defensivo) no blog. Pode me mandar uma foto por e-mail ([email protected]), mas é quase certeza que o problema são os ácaros ; ( A única solução natural que conheço é o enxofre, mas funciona. Na pior das hipóteses será necessário fazer uma poda drástica.
      Abraços Floridos

  53. oi Bruna… minha pimenteira ja esta bem carregadinha.. como devo colher as pimentas? basta arranca-las, ou tem algum jeito especial?

  54. Bom dia! Seu artigo é muito bom .Seu nome é bem sugestivo para ele ..rs.
    Por favor, qual é o adubo líquido que você usa?Adoro essa planta,tenho algumas e quero dar um carinho especial para elas.
    Obrigado pelo post!

    1. Olá Richard! Depende de como vou usar o vasinho. Se for plantar semente não coloco drenagem nenhuma, apenas substrato e húmus. Se for transplantar ou plantar alguma muda coloco uma camada de argila no fundo do vaso.
      Abraços Floridos

  55. Olá Bruna!
    Consegui recuperar minha pimenteira, pq ela estava com a ponta das folhas marrom e segui os conselhos aqui do blog. Deu certo! Obrigada.
    Agora o que me preocupa são uns mosquitinhos pretos que estão aparecendo na minha hortinha (moro em apto 14º andar). Ele ficam andando e voando perto da terra. Percebi que gostam mais do quiabo, manjericão, coentro… andei verificando na internet e vejo que muitas pessoas relatam o mesmo problema, mas todos como eu: sem saber o que fazer ainda! Vc sabe o que pode ser? E o que posso colocar na terra para evita-los?
    Obrigadão!!

    1. Olá Ana! Fico feliz que o blog tenha ajudado : )
      Esses mosquitinhos normalmente aparecem por excesso de umidade. Não precisa colocar nada na terra nem usar nenhum tipo de defensivo, só diminua as regas e eles devem sumir. Deixe a terra secar um pouco entre uma rega e outra.
      Abraços Floridos

  56. Bruna,
    Na horta temos a pimenta malagueta e a de cheiro. A malagueta estava linda e produziu muito, mas agora esta enrolando as folhas, acho que encriquilhando as folhas. Você falou que não gostam de folhas molhadas e usamos muito os aspersores. Vou evitar usá-los, fiz regos e a mangueira molha só o substrato.Preciso saber que tipo de doença ou praga que está atacando as malaguetas.

    1. Olá Adeita! Me mande fotos da malagueta e vejo que praga pode ser. De qualquer forma sugiro que você veja o post sobre ácaros porque pode ser que seja o caso. Olhe também embaixo das folhas e veja se encontra pulgões ou moscas brancas.
      Abraços Floridos

  57. Isla sementes tem uma boa variedade de pimentas, com ótima germinação.
    Pra quem tiver acesso, recomendo o uso de Superthrive na água da rega. Não é fertilizante e é um pouco caro, más com rende muito, vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *