Técnica para Germinar Sementes no Papel Toalha
Da Semente à Flor

Técnica para Germinar Sementes no Papel Toalha

Vou passar para vocês uma técnica bem simples de germinação. Vou mostrar um passo a passo com fotos da forma como eu uso essa técnica e que considero a mais prática e vou também falar sobre outras formas de utilizá-la, mas antes há algumas considerações importantes:

Você deve adaptar a técnica às necessidades da semente que você vai plantar. Se precisa de luz como as camomilas deixe o recipiente em local com muita luz indireta, mas sem sol direto, se precisa de escuridão total para germinar como o amor-perfeito deixe dentro de um armário ou outro local totalmente escuro. Sempre pesquise as necessidades da semente que você pretende plantar;

Leia o tópico Como Plantar Sementes. Nesse caso você só vai plantar a semente depois que ela germinar, mas deve levar em consideração as observações desse post, principalmente: a fase da lua, quais sementes deve plantar dependendo da estação do ano e o local ideal para deixar as sementes germinando (isso vai depender da semente que você quer germinar como foi dito no primeiro item).

Materiais

– sementes;

– vasilha plástica ou de vidro ou qualquer pote que você tenha em casa. É preferível um com as laterais transparentes, seja de plástico ou vidro;

– plástico filme;

– papel toalha;

– borrifador;

Como fazer

Dobre o papel toalha ao meio e coloque sobre ele as sementes com alguma distância entre elas. Evite amontoar.

Procure colocar todas as sementes a mesma metade do papel e dobre ao meio novamente.

Borrife água no papel toalha de forma que fique úmido porém sem ser encharcado. De preferência deixe a água descansar por 24 horas para sair todo o cloro que pode ser prejudicial para as sementes.

Coloque o papel toalha no fundo da vasilha, cubra com plástico filme e coloque em local adequado de acordo com as necessidades das sementes que irão germinar.

Verifique periodicamente suas sementes para ver se germinaram e o papel toalha para ver se está úmido. O papel toalha não pode ressecar.

Se for uma semente de rápida germinação, como as de tomate cereja que eu usei nessa demonstração, em 3 dias você já verá esse resultado:

Eu sei que estou exigindo muito de vocês com essa foto, mas foi a melhor que eu consegui tirar, rs

Outras alternativas:

Ao invés da vasilha você pode utilizar saquinhos do tipo ziploc.

O procedimento é bem semelhante, as diferenças são que você vai utilizar uma folha dobrada duas ou três vezes para facilitar o manuseio quando colocar e tirar do saquinho, e você vai precisar fazer isso para umedecer a folha quando ela começar a secar e também para tirar as sementes e ver se germinaram ou não. Se a folha tiver apenas duas dobras pode rasgar com muita facilidade.

Eu prefiro fazer com a vasilha porque não há necessidade de abrir, basta deixar em local adequado até germinar, só verificando todos os dias se o papel toalha está úmido e se as sementes germinaram.

Erros mais comuns que você pode cometer:

– ensopar o papel toalha ao invés de deixar apenas úmido. Nunca faça isso. Você provavelmente vai perder as sementes. Se ficam ensopadas começam a soltar um líquido, parecido com um óleo. Se isso acontecer descarte a semente;

– deixar o papel toalha secar. Isso pode matar a semente por desidratação.

– não abrir o saquinho também pode comprometer a germinação ou até matar a semente, mas isso é mais importante no caso de sementes que demoram a germinar, para as que germinam bem rápido não há necessidade de abrir.

Técnica I x Tecnica II

Particularmente eu prefiro a primeira e nunca uso essa do papel toalha, mas é uma opção e fica a critério de cada um usar a que acha melhor ou a que percebe que dá mais resultados.

Eu não gosto tanto dessa técnica do papel toalha porque é menos prática e mais passível de erros que acabam prejudicando a germinação. Eu não costumo ter tanto sucesso com ela. Inicialmente é mais fácil e prática porque basta molhar o papel toalha e colocar na vasilha, mas a manutenção desse método é mais exigente e vem o plantio depois, enquanto a outra permite que você já plante direto e a umidade se mantém na terra por muito tempo. Você basicamente só vai molhar quando tirar o plástico filme para transplantar ou se a muda estiver grande e passando da altura do vasinho ou da sementeira, o que exigirá regas diárias porque sem o plástico a terra seca bem rápido, especialmente no calor. Já o papel toalha deve ser molhado a cada 3 dias aproximadamente e depois é necessário transplantar assim que a semente germina. Eu não vejo vantagem, mas tem quem goste dessa técnica por isso postei para vocês conhecerem.

47 respostas para “Técnica para Germinar Sementes no Papel Toalha”

  1. quando eu sei que está pront para tirar do papel toalha? Fiz com semente de girassol e de camomila, ambas germinaram quase tudo, a camomila ja esta com duas micros folhas verdes, mas está muito pequena, a do girassol está saindo as raizes. Quando posso tira-las sem matar?

    1. Laís a camomila é muito pequena então sugiro que corte o papel toalha na parte que estão essas sementes e plante com o papel junto para evitar danos às raízes. Já o girassol como tem raízes maiores você retira e planta assim que a semente começar a germinar. Não espere abrir a folha. Quanto antes você retirar melhor para a planta começar a se desenvolver tendo os nutrientes do substrato.
      Abraços Floridos

  2. Sou nova nesse “Ramo”, venho tentando plantar couve, salsa e coentro com sementes sem sucesso, planto as sementes direto no vaso definitivo e elas germinam, ficam com haste comprida e morrem, lendo suas postagens acho que descobri onde estou errando…Tenho que germinar e depois replantar, certo? Obrigada pelas orientações.

    1. Haste comprida é porque estão estiolando, isso ocorre por falta de luminosidade suficiente. Sugiro que você as mude de local onde peguem sol da manhã. Se for o caso use cobertura morta nos vasos para proteger do calor e manter a umidade, faz muita diferença com mudas jovens. Quanto à germinar e depois replantar não é necessário, eu prefiro fazer dessa forma porque tenho pouco espaço e assim o utilizo melhor, mas você pode plantar no vaso definitivo sim, sem problemas.
      Abraços Floridos

  3. Bom dia !
    Ótima matéria parabéns
    Estou pra adquirir sementes de prunus yedoensis (Cerejeira do Japão) gostaria de dicas para germinar as mesmas,e após mantelas,pois já adquiri uma muda,ao plantar ela deu belas folhas mas logo depois morreu,talvez pq estava na varanda sem receber luz solar diretamente

    1. Ualace eu nunca cultivei essa variedade, nem geminei as sementes. O ideal é você pesquisar especificamente sobre ela. Infelizmente não tenho experiência para te passar nesse caso, mas fique atento principalmente para a necessidade de quebra de dormência.
      Abraços Floridos

  4. Bruna, você sabe algum modo de plantar rosas a partir de sementes retiradas da própria roseira? Gostaria muito de conseguir plantar. Obrigada! Beijos :*

    1. Thaylane recebo vários e-mails e comentários perguntando sobre a germinação da roseira, mas nunca tive experiência com elas. Sei que tem um processo de quebra de dormência, mas como nunca plantei não posso te dizer exatamente como fazer. ; (
      Abraços Floridos

    1. Marcio eu nunca germinei essa espécie, mas se for usar a semente fresca sugiro que deixe secar de um dia para o outro e então plante. Não sei se tem alguma particularidade no plantio ou quebra de dormência, mas acredito que não pelo pouco que sei sobre essa espécie.
      Abraços Floridos

    1. Olá Rossana! Eu tenho sementes de shiso aqui e já germinei várias. Elas demoram um pouco, entre 7 e 15 dias dependendo da temperatura. Não tem nenhuma técnica específica. Eu uso o mis de técnicas que mostrei no blog, germino primeiro no algodão e depois coloco no substrato usando a técnica da estufa com plástico filme. A taxa de germinação não é muito alta e à medida que a semente fica mais velha diminui cada vez mais. AS minhas sementes devem ter um ano ou um pouco mais e já quase não germinam ; (
      Abraços Floridos

      1. Estou tentando uma leva de 4 sementes diretamente no substrato e 4 sementes no papel toalha molhado. Estão desde o dia 04 deste mês e até agora nada. Li que pode demorar até 4 semanas para germinar. Devo esperar completar um mês ou tento outras levas de sementes?

      2. Olá Rossana! Você mora em local frio? Pode ser que a temperatura não esteja ajudando por isso estão demorando mais para germinar e pode ser também que as sementes sejam mais velhas. Eu não descartaria essas sementes, mas plantaria mais sim. Caso você veja que o problema é a temperatura pode montar uma estufa pequena como eu fiz. No blog tem um post com o passo a passo da montagem. Aqui em SP ainda não coloquei a estufa para funcionar, mas em breve ela deve entrar em ação, rs.
        Abraços Floridos

      3. Moro em Campinas. Não chega a ficar muito frio, pelo menos por enquanto. Tenho mais 12 sementes. Vou tentar.. Pelo menos uma tem que germinar. Obrigada

      4. Olá Rossana! Use a técnica do plástico filme se estiver plantando direto nos vaso. Ajuda muito!
        Abraços Floridos

    1. Olá! Eu nunca plantei rosas do deserto, então não tenho experiência com elas, mas acredito que você possa plantar de forma semelhante a que plantei os cactos. Veja o post sobre eles.
      Abraços Floridos

  5. como faço para plantar rosas raras? comprei sementes mais não sei como planta, se precisa de um cuidado especial, procurei muito na net, mais não tem nem uma resposta esclarecedora, e você mim parece que entende muito bem de plantas! em um dos site que pesquisei diz, que devo coloca em saco plastico na geladeira até germinar, isto é verdade preciso muito da sua ajuda.
    obrigado att:lidinalva ferreira

    1. Olá Lidinalva! Infelizmente não posso te ajudar muito nesse caso porque nunca germinei sementes de rosas. ; ( O que posso te passar é que já ouvi dizer que elas devem ser colocadas na geladeira como você mencionou, mas não posso afirmar que seja realmente a melhor técnica. O jeito nesse caso é pesquisar, mas eu entendo perfeitamente o quanto é difícil às vezes achar boas informações, eu também sofro com isso. Talvez alguém que tenha experiência com rosas veja o comentário e te oriente melhor.
      Abraços Floridos

  6. Boa noite Bruna! Gostei da técnica do papel toalha e considero que todas são válidas e aproveito para parabeniza-la pela iniciativa! Gostaria de saber se poderia utiliza-la para germinar o coentro ou se posso planta-lo diretamente em jardineira!

    Obs. Meu teclado não digita o ponto de interrogação, por isso que utilizei a exclamação!

    1. Olá Rita! Você pode tanto usar a técnica quanto plantar direto na jardineira, só precisa tomar o cuidado de manter a umidade no substrato da jardineira, se possível cubra com plástico filme depois do plantio.
      Abraços Floridos

    1. Olá Liginaldo! Não tenho experiência com o plantio dessas sementes e infelizmente não posso te ajudar nesse caso, mas quem sabe algum leitor do blog possa te dar boas dicas.
      Abraços Floridos

  7. Olá Bruna,

    Tenho algumas sementes de gabiroba (caroços de aprox. 2 cm) ou algo do gênero (não me recordo…rs), como devo proceder para germiná-los.
    Planto direto na terra ou coloco no algodão primeiro?
    Deixe exposto ao sol ou não?

    Abs,
    Carlos

    1. Olá Carlos! Nunca plantei gabiroba (mas sei que existe, rs), então não sei como te orientar nesse caso em relação ao substrato ou algodão, mas deixar no sol nem pensar. Sementes devem ficar à meia sombra, seja qual for o método de plantio.
      Abraços Floridos

  8. Primeira visita e adorei o blog!! Moro em apartamento e para o meu primeiro cultivo, escolhi mudas prontas de alface, rúcula, cebolinha e salsinha… Estou com muita vontade de plantar sementes, parece tãão gratificante!! Vou seguir seu blog!!

    1. Olá Fabiane! Você fez boas escolhas, plantas fáceis de cultivar. A única que demora mais a germinar é a salsinha, as outras são de germinação rápida e crescem super bem em vasos. Eu recomendo o plantio de sementes. Depois que você plantar a primeira não vai parar mais ; )
      Abraços Floridos

  9. Boa tarde
    Meu nome é Vera Beatriz, moro em Porto Alegre, RS. No pátio do predio onde moro tem um pé de cerejas que todo o ano enche de frutos. Gostaria de saber se é possivel , atravéz das frutas caídas no chão, fazer uma muda com as sementes para ter essa planta ( como adorno) dentro de casa. Se for possivel, poderia fazer a gentileza de me explicar como se faz para germinar as sementes e depois como planta-las e qual o local apropriado. Sem mais, agradeço e fico esperando sua gentil resposta. Atenciosamente
    Vera Beatriz Delacoste

    1. Olá Vera! Você pode fazer uma muda sim das sementes, mas elas precisam de sol, não são plantas para manter dentro de casa. Mesmo que você coloque próximo a uma janela ensolarada ainda assim não seria adequado para uma cerejeira. Nunca germinei sementes de cerejeira então não sei s delas tem alguma particularidade, mas você pode utilizar a técnica da estufa com plástico filme. Veja o post técnica para germinar sementes I.
      Abraços Floridos

    1. Olá Dourisete! Você pode utilizar as dicas do blog para qualquer semente. Quanto às sementes de rosa especificamente eu não tenho experiência. O ideal é pesquisar em fóruns ou sites especializados em rosas que vão passar informações mais precisas.
      Abraços Floridos

  10. ola bruna! eu vi a sua materia e fiz do jeito que você faz
    plantei as sementes de amoras e da fruta goji, as sementes da goji ja germinaram agora aguardo a germinação das outras sementes, espero que
    germinem tambem, um abraço.

    1. Olá Helio! Fico feliz que tenha dado certo. Algumas sementes demoram mais para germinar, mas se você usou a técnica da mini estufa devem germinar sem problemas, mesmo que leve mais alguns dias 😉

      Abraços Floridos

  11. gostei muito da materia, eu também estou tentando fazer mudas de cereja americana mas estou tendo dificuldade, gostaria que vocẽs me desse uma dica como posso fazer para obter exito no meu plantio dessas sementes,pois ainda não consegui fazer as mesmas germinarem.

    1. Olá Helio! Eu não conheço a espécie e nunca plantei, mas dependendo do tipo de cereja pode ser que precise de temperaturas mais baixas para germinar. Você já pesquisou sobre a temperatura na qual essa planta vive?
      De qualquer forma você pode usar qualquer uma das duas técnicas que passei no blog. Eu só uso a primeira (técnica I) e funciona muito bem, mas é muito importante observar a época do plantio de cada espécie.
      Pode ser também que suas sementes estejam velhas e por isso não germinam.
      Abraços Floridos

  12. Achei o post excelente. No entanto, acho o procedimento um pouco demorado e de manuseio delicado. Venho criando flores e vegetais a partir de sementes já faz algum tempo. O que tem dado muito certo para mim é o uso de sementeiras e turfa de sphagnum (facilmente encontrada na internet). O plantio da semente já é direto e tenho tido uma excelente taxa de germinação. O grande cuidado deve ser na rega, que deve ser feita colocando-se a sementeira sobre um recipiente com água, evitando-se com isso que a muda seja molhada por cima. Como já dito no post, a iluminação é fundamental para que se evite mudas “pernaltas”. As sementeiras transparentes também são facilmene encontradas. Depois da muda germinada, recomenda-se também a adição leve de fertilizantes próprios para o desenvolvimento de raízes.
    Parabéns pela sua abordagem.
    Em tempo: existem vários clubes de troca de sementes no exterior. É uma ótima oportunidade para a obtenção de sementes que não estão disponíveis no Brasil.

    1. Olá Antonio! Concordo plenamente com você no que diz respeito a essa técnica do papel toalha. Eu já ouvi falar sobre essa turfa, mas nunca usei. Quanto ao procedimento eu uso o mesmo que você, plantando direto em sementeiras ou vasinhos e molho as sementes colocando em recipientes com água, só que coloco plástico filme por cima para criar um efeito de estufa. Não sei se você já leu, mas expliquei como uso essa técnica nesse post:
      http://saberesdojardim.wordpress.com/2011/10/28/tecnica-para-germinar-sementes-i/
      Eu estou preparando um post sobre como cuidar das mudas depois da germinação e mantê-las saudáveis ao longo do desenvolvimento. Vou falar sobre essa questão da adubação que você mencionou e que é muito importante.
      Quanto à troca de sementes costumo comprar no ebay com meu vendedor preferido, rs, mas ficaria muito feliz de receber alguns links que você tenha de clubes de troca se não for muito trabalho me enviar. Aliás seria ótimo fazer um post sobre isso ; )
      Abraços Floridos e obrigada pela participação e ótimas dicas para o blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *