Como Cuidar de Mudas
Da Semente à Flor

Como Cuidar de Mudas

Eu já postei no blog técnicas de plantio e germinação de sementes que eu testei, mas agora vou mostrar como cuido das minhas mudas para que elas se desenvolvam e cresçam fortes. Outras dicas além das que vou passar no post são sempre bem-vindas ; )

O que vou passar nesse post serve para aquelas mudas que plantamos a partir da semente e não para mudas já compradas “prontas”. O período de crescimento da muda logo após a germinação exige atenção porque elas são frágeis e podem morrer com muita facilidade. Além disso é necessário adubar corretamente e transplantar no período adequado  para que elas possam crescer vigorosamente.

Como esse post é dedicado às mudinhas das quais cuidamos com carinho desde que eram só uma sementinha, leia o post Como Plantar Sementes e também o post Técnica para Germinar Sementes I e II se você ainda não plantou suas sementes. Caso já tenha plantado a semente veja ao longo do post em que estágio está sua muda e siga a partir daí.

1º Estágio – Plantio e Germinação

Obviamente esse deve ser o primeiro estágio da muda, para isso leia os posts que já passei acima sobre plantio e germinação de sementes que tem muita informação e qualquer dúvida me mande um e-mail ou deixe um comentário e vou responder o mais rápido possível.

Plantio em vasinhos
Plantio em sementeiras
Plantio em sementeiras

2º Estágio – Crescimento

Depois de germinar a muda quer crescer e para isso precisa de luz, água e nutrientes. O ideal é que o vaso ou sementeira esteja em local sem luz solar direta e que as regas sejam diárias dependendo do clima e da época do ano. Normalmente, mesmo as plantas que gostam de pouca água, nesse estágio precisam de regas diárias ou quase diárias. A falta de rega por um único dia ou mesmo algumas horas, dependendo do local, pode levar a perda da muda, especialmente no verão e na primavera.

Tomate cereja amarelo germinando
Mosquitinho germinando

Nesse momento, logo após a germinação, eu só rego as mudinhas com borrifador, da mesma forma como faço com as sementes e acrescento na água da rega o composto Aconchego das Filhas de Gaia. Normalmente leva algum tempo até que eu precise efetivamente borrifar as mudas, porque cubro os vasos e sementeiras com plástico filme e as mudas crescem por muitos dias após a germinação sem necessidade de rega. Só passo a borrifar quando elas chegam no limite da altura do vaso e retiro o plástico filme.

Mudas de ipomoea purpurea

3º Estágio –  Transplante

Depois da muda germinar e ter um desenvolvimento inicial é hora de fazer o transplante para um vaso maior ou para o local definitivo para que ela possa continuar crescendo. Eu uso a regra dos 30 dias: só transplanto após 30 dias da data da germinação. Também é possível se basear apenas no desenvolvimento da muda, partindo desse princípio o ideal é fazer o transplante apenas quando a muda tiver pelo menos 2 pares de folhas, as duas iniciais e mais duas já bem desenvolvidas.

Antes de transplantar prepare a terra com húmus, farinha de osso e torta de algodão. É o que sempre uso nos transplantes e funciona muito bem. Eu uso normalmente vasos específicos para mudas, que são mais estreitos e altos e feitos de um plástico bem maleável. Coloco 4 ou 5 colheres de sopa de húmus, 2 colheres de sopa de torta de algodão e 1 colher de sopa de farinha de osso.

Vasos de mudas que eu uso. Custam R$0,70 na Cobasi

No momento da retirada da muda do vaso ou sementeira é melhor que a terra esteja úmida, pois isso facilita a retirada sem agredir as raízes.

Se você usou uma sementeira pequena no plantio a melhor opção para retirar a muda é usar uma colher de sobremesa (separe uma só pra jardinagem, acredite, é útil), ela se encaixa perfeitamente no espaço da muda e retira toda a terra e raízes de uma vez.

Se usou um vasinho pode usar uma pequena pá de jardinagem ou mesmo a colher, sempre tomando cuidado para não danificar as poucas e frágeis raízes da muda.

4º Estágio –  Manutenção

Após o transplante eu costumo esperar por volta de 20 a 30 dias para colocar a muda no sol se for uma planta que precisa de luz solar direta. Faço isso na primavera e no verão quando o sol está mais forte, no inverno e outono 15 dias normalmente são suficientes, mas isso em SP, avalie o clima do local onde você mora.

Depois que a muda nasceu, cresceu e você transplantou, salvo no caso de você fazer um novo transplante depois, você só precisa manter os cuidados básicos para que ela mantenha um bom ritmo de crescimento. Por cuidados básicos entenda: iluminação adequada, rega, adubação e poda (se necessário).

Eu faço a adubação a cada 30 só com húmus (especialmente para as frutíferas que precisam de adubação periódica para frutificar em vasos) e a cada 60 dias com húmus, farinha de osso e torta de algodão. Além disso uso 1 ou 2 vezes por semana o adubo líquido nas regas.

As ipoméias foram as primeiras sementes que tentei plantar e elas me deram flores lindas logo na primeira tentativa

Tendo os cuidados necessários sua muda vai crescer e florescer lindamente depois de algum tempo. Eu normalmente as agradeço por me proporcionarem esse momento  : )

Depois de muitas tentativas tive sucesso plantando tomateiros e essa foi minha saborosa recompensa

109 respostas para “Como Cuidar de Mudas”

  1. ola BRUNA……..plantei 3 bandejas de ipe,sendo amarelo,branco e rosa no substrato…….só q as mudinhas do amarelo e branco estao morrendo quase todas……….de 576 mudinhas de branco e amarelo so sobrou a metade…….agora a bandeija do rosa estao todas bem………..oq pode ser……me ajuda Bruna….RSRS

  2. percebi que a maioria tem dificuldades com água. Vc tem alguma experiência com moringa oleífera? elas crescem e ficam altas e finas e eu coloco escoras para não tombarem… percebo que estão fracas e que com o tempo as folhas ficam amarelas, isso sei que é excesso de água. Mas não compreendo porque razão todas ficaram finas, todas! elas crescem muito rápido. Plantei dia 14, germinaram e já estão com 13 dias e com média de 13 cm. Plantei 45 moringas.

    1. Cristina eu tenho uma muda adulta de moringa e elas realmente não gostam de muita água. Procure regar apenas quando o substrato seca levemente. O fato de estarem ficando compridas e finas significa que estão estiolando e isso ocorre por falta de luz suficiente. Coloque-as para pegar sol, mas se não pegavam sol nenhum antes, apenas claridade, coloque primeiro no sol da manhã por uns 15 dias, depois passe para o sol pleno.
      Abraços Floridos

  3. oi gostaria de algumas informações, fiz uma hortinha de garrafas pet, e plantei algumas hortaliças só que ela não estão se desenvolvendo, elas nascem mas depois seca e morre, tem umas manchinhas brancas bem no pezinhos delas o que ser e eu não queria usar veneno, por isso queria que vcs me ajudasse se possivel.

    1. Eliezer as manchas brancas podem ser fungos e elas podem estar secando e morrendo por causa de um problema chamado tombamento, também causado por um fungo. É difícil opinar sem ver fotos, mas pode ser mesmo excesso de umidade, que é um problema bem comum. Diminua as regas e veja como as mudas reagem, mas não desista. ; )
      Abraços Floridos

  4. Bom Dia Bruna,
    Bacana seus post.
    Fiz um canteiro estilo caixotes, estamos adorando ver as verduras e legumes crescerem a cada dia.
    Tem sido uma terapia e uma ótima atividade com meu filho de 3,5 anos mexer com a Terra, Plantar, Aguar ver Germinar e depois se desenvolverem.
    Pois bem, as mudas que comprei e plantei estão ótimas, crescendo vigorosas e bonitas, o problema esta na plantação.
    Plantamos sementes de Cenoura e Rabanete na lua Crescente, as sementes de cenoura germinaram todas coisa mais linda, começaram a crescer soltaram as 2 primeiras folhas logo depois soltaram mais 2 folhas ai já se percebia as folhas características da cenoura, muito bem estamos falando de aproximadamente 10 a 15 dias e ai vem a tristeza começaram a tombar todas e praticamente todas morreram.
    as raízes ficam perfeitas branquinhas e crescidas o caule é que fica escuro no ponto entre o final da terra e o ar, e ai as plantas tombam.

    Os Rabanetes germinaram parcialmente algumas mudinhas do rabanete também fizeram isso.

    Detalhe as regas são feitas todos os dias pela terra não pelas folhas o sol é parcial no período da manhã ficando total entre as 10:00 e 12:00 hrs, o canteiro tem uma ótima drenagem, no canteiro estou utilizando terra vegetal com parte de humos de minhoca.

    Poderia me ajudar?
    Obrigado.

    1. Junior parece sintoma de tombamento, que é causado por um fungo. Cenouras e rabanetes precisam de muito sol, só duas horas de sol direto é muito pouco.
      Tente novamente, cenouras e rabanetes podem ser mais difíceis inicialmente, mas depois de encontrar as condições ideais são de fácil
      Cultivo.
      Sugiro plantar o que cresce abaixo da terra na lua minguante. ; )
      Abraços Floridos

    1. Cosme me mande mensagem pela página do blog no facebook, basta procurar por Saberes do Jardim e curtir e posso te orientar por lá de forma mais rápida.
      Abraços Floridos

  5. Olá tudo bem?
    Acabei de plantar alface crespa, mas estão murchando, é claro onde fica o vaso mas não pega sol direto. Estou molhando uma vez por dia. Não ssei o que fazer me ajuda.
    Grata
    Katia

  6. Tenho pimenta dedo de moça e biquinho…as plantei ontem…estavam apenas como mudinhas…mas as folhas inferiores estão amareladas e caindo….o que pode ser…coloquei no fundo do vaso argila “expandida” manta e terra vegetal…..to preocupada

    1. Alda pode ter várias causas, uma delas é o excesso de água, mas é difícil dizer exatamente o que causou esse problema.
      Abraços Floridos

  7. Olá Bruna!! Estou com um probleminha. Plantei coentros e depois de uns 15 dias algumas mudas começaram a morrer. Plantei num vaso definitivo, com espaço e de acordo com o que vI em alguns vídeos. Até nascerem tudo ótimo mas quando chegam nas mudas, algumas começam a morrer. Coloco-as para tomar sol pela manhã e rego uma vez ao dia. Qual poderia ser meu erro? Abç

    1. Hugo pode ser pragas, tombamento, entre outras coisas. Se possível mande fotos para o meu e-mail, mas considerando o que você relatou e por ser muito comum aposto em tombamento.
      Abraços Floridos

  8. Bom dia!! sou principiante em horta para apartamento. Tenho aqui apenas plantas resistentes e a terra que uso é aquelas que compramos em lojas de jardins e insumo bovino. Agora comprei no mercado muda de Mangericão, hortelã, erva-doce, daí preparei a terra preta que eu tinha em casa das outras plantas o dia estava nublado e friosinho. Transferir as mudas para um vaso maior e deixei tomando sereno, alguns dias chovia outros não…resultado, acho que estão morrendo. Será que vão ficar bonitas é uma só uma fase?

    1. Podem ter sentido o plantio ou podem ter pego chuva demais e estar apodrecendo a partir da raiz. Veja as a base da raiz está bem escura. Se estiver as raízes apodreceram. : (
      Abraços Floridos

  9. Boa Tarde Bruna, plantei ixoras e alpineas purpuratas com o mesmo substrato (rico em materia organica) usei: 1 terra comum, 2 e meio terra de terra adubada e meio de composto (usei humus e pó de xanxin) não sei se fiz correto. As ixoras está com uns 25 cm de comprimento e já brotando para dar flor, as alpineas já estão com uns 60 cm, gostaria de saber como posso regar, se tem uma medida especifica para cada muda e com que frequencia devo regar ? E gostaria de saber tambem com quanto tempo após devo nutri-la e com qual adubo organico ? Os NPK são adubos organicos ?

    Plantei tambem buchinhos de 40 cm e tambem gostaria de saber quanto de medida rega-lo e com que frequencia e depois de quanto tempo devo nutri-la e com qual adubo organico ?
    Obrigada.

    1. Essa mistura de substrato que você fez esta ótima e pelos resultados elas também acham, rs. A rega não tem medida específica, você deve avaliar a necessidade da planta, mas se elas estão bem e saudáveis mantenha como vem fazendo até agora. Aqui uso adubo líquido na rega uma vez por semana e adubo sólido 3 ou 4 vezes por ano, retiro um pouco do substrato do vaso e substituo por adubo. Para o buchinho valem as mesmas sugestões : )
      Abraços Floridos

  10. Oi, Bruna.
    Estou tentando fazer mudas de Flamboyant.
    Inicialmente coloquei as sementes na minha janela (com luz indireta), mas elas começaram a mofar e perdi a maioria. Então coloquei do lado de fora da casa, com sol o dia todo e regando sempre no fim da tarde. Inicialmente as duas que sobreviveram estavam mt bonitas e já se preparavam para o segundo par de folhas, mas de uns dias pra cá, elas começaram a apodrecer aquelas laterais que ainda vêm da semente e as folhas ficaram caídas, hoje o caule cedeu e eu perdi as duas que restavam.
    Retirei elas do vaso e observei que a aparência de podre estava apenas na parte em contato com a superfície da terra, a parte mais profunda estava normal e já estava enraizando. As folhas também estavam, apesar de moles, com um verde bonito.
    Com tanto sol direto, não esperava apodrecimento (esperava até que ressecassem, mas isso não ocorreu).
    O que você sugere para as próximas tentativas?
    Hoje plantei mais quatro sementes e deixei em outra varanda com sol moderado e luz indireta abundante.

    1. Romulo os sintomas que você descreveu são de tombamento, que é causado por um fungo que fica no substrato. Os vasos que você usou eram de plástico? Se eram eles são traiçoeiros. O substrato parece levemente seco na superfície , mas está encharcado por baixo. Tome mais cuidado com as regras da próxima vez.
      Abraços Floridos

  11. Boa noite,

    Sou novo na arte de hortas em apartamento e comecei semana passada 03/06. Estou plantando, rúcula, alface e manjericão roxo

    1) Como ainda estou na fase de germinação e crescimento das mudas, gostaria de saber qual o horario que você costuma deixar suas mudas recebendo sol? Fico na duvida se posiciono elas no sol da manhã ou do fim de tarde.

    2) Você posiciona as mudas no sol direto ou indiretamente?

    Obrigado

    1. Eu sugiro sol da manhã como deixo as minhas. Elas pegam sol direto na parte da manhã apenas e o resto do dia muita luminosidade. Considero e recomendo como ideal para mudas recém germinadas.
      Abraços Floridos

      1. Bom dia

        Bruna, obrigado pekos conselhos, volto aqui por que continuo sem evoluir no plantio, nao sei onde estou errando.

        Minha mudas crescem, germinam, e após 2 semanas começam a ficar fracas, caem pro lado e morrem

        Eu planto 3 sementes por copinho de café, percebi que o caule cresce bastante, fica de uma cor bem mais clara, as mudas caem pro lado devido a altura, elas produzem duas folinhas e nada mais.

        Costumo deixar elas pela manhã levando um sol direto 5 até 9 da manhã e depois levo ela pra um lugar menos quente, visto que pela tarde a frente do meu apt esquenta muito.

        Obrigado

      2. Julio me mande fotos das suas mudas, me diga como prepara o substrato e como cuida delas, rega, etc. Pelo seu relato parece que é tombamento , causado por um fungo e isso pode estar acontecendo por excesso de umidade, especialmente se os copinhos de café não são furados no fundo. Mas me mande um e-mail e confirmo se é isso mesmo e tento te ajudar.
        Abraços Floridos

      3. Oi Bruna! Sou iniciante e venho lendo frequentemente suas dicas. Gosto muito da forma como aborda os temas, mostra domínio e explica muito bem os procedimentos!

        Gostaria de pedir uma ajuda.. Estou com o mesmo problema descrito pelo Júlio. Sábado passado plantei algumas sementes e durante esta semana elas cresceram bem! Contudo, apos atingirem aproximadamente 3cm, elas ficam com as folhas murchas e no outro dia tombam. Eu usei duas porções de terra vegetal para uma de húmus de minhoca nas células da sementeira, não sei se fiz corretamente (vi essa “receita” em outra página). Moro em uma região onde faz bastante calor, deixo a sementeira na varanda e só temos luz direta do sol a partir das 12h.

        Pode me ajudar a ter sucesso com meu projeto de ter minha própria hortinha? Muito obrigada!


      4. Maruscia pode ter sido tombamento, apodrecimento das raízes ou até falta de água. Isso ocorreu com alguma variedade específica ou com várias?
        Abraços Floridos

  12. Eu plantei sementes de tomate cereja samambaia em um vaso grande com espaçamento. Nasceram as mudinhas. Mas e agora como devo proceder? Estão com 10 dias.

    1. Fabíola com 10 dias as mudas ainda devem estar bem pequenas, então por enquanto não faça nada. Quando estiverem com aproximadamente 30 dias ou por volta de 10cm de altura você separa as mudas. Para isso veja o post Como Separar Mudas.
      Abraços Floridos

  13. Olá Bruna, estou com o mesmo problema relatado pelo Ozyel,

    Minhas sementes germinam e não param de crescer até ficarem com mais ou menos 5 a 6 centímetros, mas o caule fica fino e comprido e nunca passa de duas folhas, igual a imagem 2 do post, daí ficam assim por mais uma semana sem se desenvolver e morrem, Assim sendo não consigo uma muda para plantar . saberias dizer me o porque isto acontece? qual será o meu erro ?
    Ja plantei, tomates variados, pepinos e pimentas e o resultado é sempre o mesmo.

    1. Vander se o caule fica muito comprido é falta de sol ou pouca luminosidade. Procure colocar as mudas em local que pegue sol da manhã. e veja se obtém melhores resultados.
      Abraços Floridos

  14. Oii, tudo bem? Conheci o site a pouco tempo e já amo! <3
    Plantei dia 06/05 minhas primeiras sementes de orégano em um vasinho pequeno, no preparo da terra usei humos, tombamento e terra vegeral misturada com terra já preparada (usei tudo que tinha) hahah
    As sementinhas germinarão e estão micro folhinhas. Estou borrifando e deixo na sacada, mas a dúvida é: preciso jogar humos no vasinho? Não é muito forte pra micro mudinha?
    Bjooos e obrigada por todas as informações 🙂

    1. Daia você pode usar o adubo líquido da rega uma vez por semana. Húmus puro não precisa se já usou na mistura do substrato. Agora você só vai usar húmus novamente quando transplantar essas mudas.
      Abraços Floridos

  15. Oi Bruna!

    Muito bom o seu blog, me ajudou bastante. Moro em apartamento e minhas janelas tem jardineiras e acho lindo flores nas janelas. Desde Nov/2015 estou usando sementes de flores, comecei a plantar petúnias pendentes e lobélias. As sementes germinaram (usei como sementeira potinhos de Danone), mas qdo chegaram a ter 6 e 7 folhas transplantei algumas p/ vasos maiores, pois estavam crescendo rápido e fiquei receosa das raizes ficarem sufocadas … não deu certo… as raízes e o caule ainda estavam frágeis e morreram. As que não transplantei, tombaram e morreram. Acho q/ ficaram estressadas por terem sido mexidas, acho tb q/ errei nas regas e fertilização após a germinação, e a época do plantio não foi ideal o verão aqui no Rio é de matar. Como tenho ainda algumas sementes, estou plantando novamente. A minha dúvida ainda continua nas regas e fertilização após a geminação. Quanto devo regar após germinar? A terra tem que ficar úmida todo dia após a germinação? Estou pensando em usar o fertilizando floral que vc comentou, mas enquanto não tenho o produto, vou usar outro fertilizante líquido. As sementes já estão com 2 folhas. Já é hora de usar fertilizante? De quanto em quanto tempo? Ah estou experimento fazer a germinação de sementes em potes com algodão conforme vc ensinou, comecei o plantio dia 11/04, nenhuma ainda germinou, mas percebi que o algodão seca muito rápido. Espero que dê certo ! E obrigada por suas dicas! Obs.: Tenho muita inveja do pessoal que mora em clima que consegue ter flores lindas. Aqui no Rio, pra ter um jardim externo, tenho que ficar procurando flores resistentes a seca e mesmo assim não dá pra descuidar um dia! Abraços!!!

    1. Denise o ideal é manter o substrato levemente úmido logo após a germinação, evitando deixar secar demais pois isso provavelmente matará as mudas. Quanto ao fertilizante eu sugiro usar húmus de minhoca quando as mudas ainda estão pequenas e o adubo líquido que mostrei no blog, feito com húmus, esterco, torta de algodão entre outros adubos orgânicos que você queira usar. Ao transplantar para o local definitivo sugiro o uso do esterco bovino curtido e húmus, aspirina, e outros adubos que você queira acrescentar nas suas devidas proporções. O adubo líquido você pode usar uma ou duas vezes por semana. Denise tente plantar onze horas, ixóras, entre outras que são resistentes ao sol pleno.
      Abraços Floridos

  16. Compre varias sementes de suculentas , mas estou desconfiada que são de outra planta , poderia me enviar fotos de uma semente germinada de suculenta ? obrigada .

    1. Barbara eu nunca germinei suculentas, apenas cactos. Veja o post “Cactos e lá mostro todo o crescimento desde a germinação. Talvez te ajude.
      Abraços Floridos

  17. Ola!! Tudo bem? Ja nao é a primeira vez que venho ao seu blog e to aprendendo bastante! Estou começando a me aventurar no plantio de sementes, mesmo gostando de plantas, tendo jardim, mas nunca tinha plantado sementes. As minhas primeiras foram amor perfeito mas fiz errado e elas nao brotaram (apenas uma, mas ainda esta muito pequena pra eu saber se vai vingar) mas é errando q se aprende ne? Agora, ja com mais experiencia e lendo mais o assunto, to germinando margaridas 🙂 espero que dê certo! As proximas sementes que eu vou germinar ja estao compradas (alface, rúcula, salsa e cebolinha)!!! Obrigada pelas dicas! Seu jardim deve ser o máximo!!!

    1. Raquel é errando que se aprende mesmo, e tentando sempre, não desista. Qualquer dúvida estou à disposição : )
      Abraços Floridos

  18. Olá estou plantando várias espécies de árvores pata de vaca,chorão,aturar pimenteira,ipê de vários tipos bom já tenho 270 mudas é que eu fasso elas pro meu pai ele faz reflorestamentos e queria saber como fasso pra plantar chapel de praia,fhicheira e cupuaçu não consigo plantar essa sementes de jeito algum como posso fazer?????

    1. Gabriel eu nunca plantei essas variedades então não consigo te ajudar muito, mas o ideal é pesquisar especificamente sobre cada uma, talvez tenham particularidades para germinar como alguma quebra de dormência.
      Abraços Floridos

  19. Olá .tenho tentado por várias vezes sem sucesso.minhas sementes germinan e não param de crescer até ficarem com um caule fino e comprido e fraco,Assim sendo não consigo uma muda para plantar . saberias dizer me o porque disto acontecer ?qual será o meu erro ?cumprimentos.

    1. Ozyel o que você planta especificamente? Falando de forma genérica… Se isso ocorre e em seguida elas morrem é sintoma de tombamento, é causado por um fungo e provavelmente está relacionado ao excesso de umidade. Diminua as regas, e não reutilize o substrato do vaso dessas plantas que morreram. Se elas não morrem, simplesmente ficam assim parecendo fracas provavelmente é falta de sol o que faz com que fiquem estioladas. Coloque-as em local que peguem sol da manhã.
      Abraços Floridos

  20. Oi Bruna, venho cultivando vários tipos de tomates. Mas gostaria de cultivar tomates naturais sem alteração genética. Poderia me informar onde poderia obter sementes naturais ? Obrigado pelas orientações

    Araços

    1. Eu recomendo procurar nas lojas sambalina e tabutins. Aliás se você encontrar outras que vendam sementes desse tipo avise aqui no blog : )
      Abraços Floridos

  21. Parabéns, gostei muito do post, tenho uma dúvida sobre a germinação, as minhas adenium começaram a germinar, e instantaneamente começou a crescer fungos no local que a raiz começou a sair, como controlar esses fungos ?? Li em algum lugar que posso borrifar hipoclorito dissolvido em água, isso pode ajudar ?? Ou coloco logo essa parte que está começando a desenvolver o fungo na terra, afinal ja sei que é o lado da raiz ? Obrigado

    1. Rodrigo hipoclorito é água sanitária, que eu saiba e se ainda lembro das minhas aulas de química,rs, então não sugiro. Você pode usar chá de camomila para regar e cobrir com substrato seco, tomando muito cuidado com as regas.
      Abraços Floridos

  22. Olá Bruna. Preciso saber sobre o uso da torta de algodão, onde conseguir dela? Qual a função dela na planta? E qual e a diferença dela p/ a torta de mamona?Agradeço.

    1. Tania tem um post específico sobre isso no blog, chama-se “Adubos Orgânicos”. Lá vocês encontra informações sobre a diferença entre torta de algodão e torta de mamona, mas se ainda tiver dúvidas me escreva e tento esclarecer. ; ) Você encontra em lojas de jardinagem ambos os produtos e algumas lojas online também, se tiver dificuldade de encontrar na sua cidade.
      Abraços Floridos

  23. Tenho uma fênix e ela deu uma muda no vaso…só q a muda esta enraizada no mesmo bloco…como faço pra cortar a muda da Fênix maior? E replantar? Obrigada

    1. Regina não sei como te aconselhar nesse caso. Eu teria receio de danificar a muda. ; ( Nunca cultivei essa planta e não sei se há a possibilidade de cortar e replantar.
      Abraços Floridos

  24. Olá, flor…

    estou com três mudas de rabanete, depois de 4 dias ele apareceu… Lindo… Mas as folhas começaram a murchar, tem alguma ideia do que seja?!
    Gratidão por suas dicas
    Paz, amor e luz!

    1. Camila não entendo se apareceu a muda ou o rabanete. Se as folhas estão murchando pode ser praga, alguma doença, falta de água, é difícil dizer.
      Abraços Floridos

  25. Boa noite!!! Adorei seu blog!!! Comprei um monte de sementes no mercado livre e no site Aliexpress achando que poderia fazer um monte de mudas. Mas, me enganei totalmente. É muito difícil fazer germinar e quando eu consigo elas, geralmente, crescem e quando atingem cerca de 2 cm tombam e morrem. O que eu faço??? Socorro!!! Me ajuda!!!!

    1. Débora isso é sintoma de tombamento. Tem algumas coisas que podem ajudar já que o tombamento é causado por um fungo. Primeiro reveja o local onde as mudas estão porque se ficam compridas é porque falta luminosidade. E o mais importante é tomar cuidado com as regas já que a umidade favorece muito o aparecimento de fungos. Outra coisa importante é não reutilizar o substrato de vasos nos quais as mudas morreram dessa forma, porque o fungo fica no substrato. Espero que as dicas ajudem.
      Abraços Floridos

  26. Bom dia ! Estou tentando cultivar rucula mas estou tendo um probleminha . Quando atingem + ou – 2 cm o caule próximo do chão começa a secar ou afinar logo elas morrem qual será a razão ??

    1. Olá João! Provavelmente é tombamento, que é uma problema causado por um fungo no substrato. Veja o post germinação protegida e as dicas de como usar o chá de camomila para esse problema e também evite regar demais deixando o substrato muito úmido. As rúculas são bem suscetíveis ao tombamento.
      Abraços Floridos

  27. Olá Bruna, bom dia.
    Bruna estou começando um projeto de horta orgânica em minha casa. Tenho me valido de todas as informações que consigo na internet sobre o assunto porém não encontrei nenhum site ou link que faça referência ao plantio de lentilhas em vasos,, que é a forma como estou cultivando por falta de espaço, e gostaria de saber se você tem alguma informação sobre como cultivar lentilhas em vasos.
    Se puderes me ajudar ficarei grato.
    Um abraço
    Renato

    1. Olá Renato! Eu não tenho experiência com lentilhas, mas acho que o site hortas.info pode te ajudar.
      Abraços Floridos

  28. Bruna, acabei de me mudar para uma casa e estou começando na jardinagem, tenho 2 plantas frutíferas que vão bem, tirando os parasitas que as vezes aa encaram, e estou tendo muita dificuldade para conseguir fazer uma horta em vasos, comecei com sementes jogadas direto nos vasos, até os cotiledones elas crescem bem ( cebolinha, maracujá, arruda, coentro verdão, tomates cereja gaucho italiano, salsinha , rabanete e rucula) porém depois disso o crescimento quase que para e ficam frageis e acabam morrendo. Será que se eu usar sementeira em uma região que nao pega sol direto ou que pegue poico com um sombrite, terei um rendimento melhor?? Ou é outra coisa, aqui venta muito também, nao sei se influencia.
    Parabens pelo blog

    1. Olá Roger! Pode ser que protegendo as sementes e mudas quando ainda são mais frágeis ajude, mas pode ser que seja outra a causa dessas perdas. Veja se não há nenhuma praga e se os caules não estão apodrecendo. O vento influencia, mas depende da espécie e acho que não causaria a perda de todas elas.
      Abraços Floridos

  29. Olá Bruna, primeiramente quero te parabenizar pelo seu blog, conheci hoje. Eu estou iniciando no plantio de flores, árvores e arvoredos, então desculpe minha ignorância nesse assunto. Gostaria de saber qual a finalidade do plástico nos vasinhos e sementeiras? E qual o prazo para as sementes ficarem armazenadas em saquinhos plásticos (que foi como recebi hoje pelos correios do site que comprei as sementes). Geralmente via as sementes embaladas em pacotinhos (como nos mercados) e estranhei estarem nos pacotinhos plásticos. Estou com as sementes de Safira Dragão, Prímula, Malva Zebra, Adenium, Amor Perfeito e Pata de Vaca Amarela. Essas sementes podem ficar armazenadas quanto tempo? E me perdoe se minha pergunta ficou parecendo um interrogatório, kkkk…Até mais…

    1. Olá Jackson! O plástico serve para manter a umidade do substrato constante, que é muito importante para o desenvolvimento da muda e germinação da semente. O prazo para armazenamento das sementes depende da espécie, algumas podem ficar guardadas por muito tempo e mesmo assim germinam como os tomates ou ipoméias, mas outras, como as pimentas, depois de alguns meses já ficam muito difíceis de germinar. Dessas sementes que você mencionou só tenho experiência com amor-perfeito e esse não deve ficar muito tempo armazenado. Fique à vontade para tirar suas dúvidas 😉
      Abraços Floridos

  30. Oi Bruna, tudo bem? Eu tenho um duvida ridicula!
    eu sempre acabo matando minhas mudinhas recem germinadas pq acho que acabo colocando agua e afogando.
    O que é melhor? deixar ela num prato e deixar ela sugar a agua ou regar com um borrifador?

    1. Olá Andreia! Sugiro que você use a técnica da estufa que passei no blog, assim não vai precisar regar as mudas por um longo período. Veja o post “técnica para germinar sementes – I”.
      Abraços Floridos

  31. Oi fiz uma pequena horta no fundo da minha casa, plantei alface, rucula, cenoura, rabanete, couve manteiga e alface americana, foi plantado dia 08/09/2014, ja germinaram, somente a cenoura nao germinou pois eh o que leva mais tempo, foi minha primeira horta, adubei a terra com esterco de vaca, mas estou com uma grande duvida, plantei direto no canteiro e nasceram muitas sementes juntas, como faço pra saber a hora de trasplantar e oque faço com algumas mudas que nasceram juntinhas e tbm tenho medo de na hora de trasplantar as mudinhas morrerem, por favor me ajude….agradeço desde ja…

    1. Olá Regiane! Se você plantou muitas mudas juntas o ideal é fazer o desbaste, porque separar será difícil. O desbaste é a retirada das mudas mais fracas deixando apenas as mais fortes e com um espaçamento maior entre uma e outra. Se você vai manter a horta nesse canteiro não transplante, simplesmente coloque um sombrite para proteger as mudas do sol mais forte.
      Abraços Floridos

      1. Bruna, adorei seu site!! Está me auxiliando mto. Tive a mesma dúvida da Regiane, porém no meu caso plantei direto nas jardineiras (fiz uma horta vertical no meu quintal), todas sementes germinaram (couve manteiga, agrião, alface americana, tomate cereja, rúcula, cebolinha, salsa, manjericão, pimenteiras, ervilha folha, e rabanete – tudo respeitando a compatibilidade entre elas), e germinaram muitas sementes juntas, em que momento devo fazer esse desbate?? Já agora assim que germinaram, ou aguardo uns 30 dias depois que germinaram?

      2. Michelle tem um post no blog que fala sobre como separar mudas e qual o momento ideal para fazer isso. Veja esse post, Como Separar Mudas, e analise quais você pode separar e faça o processo. Sugiro fazer isso quando as mudas tiverem 30 dias, mas como está bem frio agora o crescimento fica mais lento, então observe para ver se acha que estão resistentes o suficiente para passar pela separaçao ou pelo desbaste.
        Abraços Floridos

  32. Ola, Bruna!!!
    Plantei recentemente sementes de palmeira imperial. As bandejas e saquinhos germinaram e gostaria de saber qual a frequência agora com que devo regá-los, visto que até a germinação regava todos os dias? Obrigado.

    1. Olá Marcelo! Nunca plantei sementes de palmeira imperial, mas normalmente mudas jovens exigem mais água. O ideal é pesquisar a exigência de água dessa espécie, mas sugiro que pelo menos você evite deixar o substrato secar completamente entre uma rega e outra. Regue quando estiver levemente seco.
      Abraços Floridos

  33. Olá! Sou uma recém iniciada na arte de cultivar e estou adorando o seu blog muito rico em informações. Parabéns!
    Gostaria de uma ajuda, se possível. Plantei umas sementinhas de tomate cereja samambaia e italiano, eles germinaram em copinhos plásticos e eu os transplantei para uma jardineira média. O problema, ao menos eu penso ser um, é que eu coloquei aproximadamente quatro sementes juntas em cada copinho e todas germinaram e mudas estão crescendo juntinhas, mas agora parece que não estão crescendo mais. Seria falta de abudo? Teria muitas mudas juntas? Até agora a única coisa que coloquei foi terra preta de jardim, rego dia sim dia não e as mantenho na varanda onde bate sol pela manhã. Desde já agradeço.

    1. Olá Cássia! Às vezes mudinhas muito jovens crescem mais lentamente mesmo, para nós parece uma eternidade para sair cada folhinha, mas normalmente não é motivo de preocupação. Quanto às mudas plantadas juntas, isso sim é um problema. o ideal é separar, mas você deve ter muito cuidado para não perdê-las no processo, retire cada uma com uma colher sempre tomando muito cuidado com as raízes e levando o torrão junto com a muda. Quanto ao adubo realmente é bom usar. Tomates gostam de terra muito rica em nutrientes. Use húmus de minhoca, coloque 2 partes de terra para 1 parte de húmus que os tomates adoram.
      Abraços Floridos

  34. Olá! que maravilha encontrar seu blog.
    comecei a cuidar de plantinhas também, mas estou naquela fase inicial. Com muitos erros ainda na germinação. Pelo que li no seu blog, eu não deveria colocar tanta agua. Vou corrigir. Outra coisa, vi no youtube uma sugestão feita com sementes de lentilha para acelerar a germinação, já tentou fazer ?
    Cristina

  35. Isso que ocorreu com o Angelo também ocorreu com minhas gipsofilas. Tem como reverter, Bruna? Elas tavam todas em pé, no dia seguinte estavam caídas, folhas murchando. :/

  36. Oi Bruna. Primeiramente parabéns pelo seu blog, gostei muito de suas dicas.
    Sou iniciante em plantio de flores, a curiosidade sobre o plantio me fez iniciar essa “terapia” recentemente hehehehe.
    Mas tive recentemente um problema com minhas primeiras germinações, entao gostaria de saber se voce pode me dar umas dicas.
    Plantei alguns exemplares de papoula black, cabeça de elefante, rabo de galo e Aster pluma de Avestruz.
    Ate os primeiros dias de vida, os brotos de Cabeça de Elefante e Papoula estavam progredindo bem, porem nao duraram 4 ou 5 dias e murcharam (estavam retas, em pé, de repente vi todas caídas). Todas estão plantadas direto em vasos pequenos ( 7 x 10 aprox. ) com humos, e ao fundo argila expandida para drenagem.

    O que poderia ser isso? Falta de agua ou nutrientes? Ou o fator luz?

    Obrigado!

    1. Olá Ângelo! Aqui eu tenho eventualmente esse problema com papoulas e calendulas também. Pelo que já observei aconteceu ou por excesso de água e o caule apodreceu da raiz (veja se o caule não está marrom) ou porque o caule quebrou mesmo por algum vento e papoulas e calendulas tem o caule muito delicado. Verifique se não foi excesso de água e passe a ter mais cautela nas regas. Se o caule rompeu procure deixá-las em local mais protegido.
      Abraços Floridos

  37. Olá, Bruna!
    Eu plantei sementes de gipsofilas e calendulas. Para o transplante delas faço dessa mesma forma que você ensinou no post? Ou há alguma peculiaridade? Mais uma coisa, eu não posso plantar as mudinhas diretamente no solo? Ou primeiro tenho que passar para um vaso maior para em seguida ir para o solo?

    Muito obrigada, seu site é de grande ajuda! 😀
    Beijos

    1. Olá Caroline! Faça como ensinei no post, é a melhor opção para evitar perder as mudas no transplante. Você pode plantar direto no solo, mas as mudas podem não resistir já que serão muito jovens e estarão recém transplantadas, especialmente se pegarem sol.
      Abraços Floridos

    1. Olá Fernanda! O crescimento logo após a germinação eu acho lento mesmo na grande maioria dos casos. Nasce uma folhinha, depois outra, depois outra. Se as mudas estão há muito tempo (semanas) sem crescer você pode começar a usar adubos regularmente. Se não for o caso, elas só estejam crescendo lentamente ou levando dias para dar folhas novas então é normal das mudas ainda muito jovens ou recém-germinadas.
      Abraços Floridos

  38. Obrigada por seu carinho em responder. Eu fiquei tao animada com seu blog, de ver as fotos de suas flores, que me animei e estou fazendo tambem uma hortinha em vasos, semeei salsinha e alface, a alface germinou em tres dias !!!! a salsinha esta demorando mais, mas nao fiz o seu processo, porque nao tinha o filme plastico, contudo semeei Bela da Manha e fiz o processo que ensinou, mas com uma sacolinha de frutas, vamos ver se da, mas, ja estou providenciando o filme plastico. E quanto aos meus gatos, eu plantei erva de gato para eles e vou plantar milho, que vi num post que e a grama predileta deles !! Abraços floridos para voce tambem.

  39. Gostei demais de suas dicas !!!! Estou na fase de florir a casa !!! Mas, se eu visse seu blog antes, me daria melhor ! Enfim, nao sabia que podia cobrir as mudinhas com filme plastico !!!! eu fiz quase todos os processos que ensinou, dai como meus gatos mexeram nos vasinhos, eu pendurei os vasinhos que fiz em garrafa pet e pendurei nas grades da janela da lavanderia pelo lado de fora, dai coloquei um tela preta ara protege-las do frio que tem feito aqui em Foz, nao satisfeita ainda coloquei uma toalha de mesa para protege-las, dai durante o dia eu tiro tudo e deixo o sol (que nao e direto) fazer o seu trabalho. Espero ter sucesso assim que florir posto fotos. Mas, eu realmente amei suas dicas ! Obrigada !!!

    1. Olá Luzia! Gatos e plantas tem uma relação complicada, rs. Aqui em casa eles não tem contato com elas porque senão não sobra uma, comem tudo. Isso quando não derrubam os vasos, rs.
      Espero que dê certo e suas plantas se desenvolvam bem. Nesse frio algumas espécies ficam lindas, mas outras estagnam completamente.
      Abraços Floridos

  40. ola Bruna, estou começando a cultivar plantas, ganhei tres lindas mudas , nao sei o nome de duas, so sei da pimenteira, gostaria de saber se cuido de todas do mesmo jeito. ou se tem diferença, vou transplantar agora. pimenta ornamental fica no sol? elas estao lindasssssssssss mas tenho receio de nao saber cuidar rsrsrsrs
    bjos
    sineana

    1. Olá Sineana! Cada planta tem necessidades particulares de rega e sol. Se você não sabe quais são as outras coloque todas no sol que é o que a maioria gosta e regue sem exageros, tomando cuidado para não deixar o substrato muito úmido nem muito seco.
      A pimenteira especificamente gosta de muito sol e o substrato deve secar entre uma rega e outra. Se estiver levemente úmido não regue exceto se você mora em local de sol muito forte porque nesse caso ao longo do dia (se você rega pela manhã) vai ressecar demais.
      Logo após o transplante e por pelo menos 15 dias a muda deve ficar fora do sol direto em local com muita luz indireta.
      Abraços Floridos

  41. Hola! hoje segui seus conselhos, plantei sementes de tomate cereja e hoje depois de um mês e na lua crescente fiz o transplante. Cometi apenas um erro por ignorancia, coloquei muitas sementes juntas mas agora no transplante tentei separá-las. Notei que algumas folhas estão começando a ficar amarelinhas. Coloquei adubo e estão abrigadas de ventos e sol direto mas com muita claridade. Alguma dica para que não fiquem fraquinhas? Bjs e Obrigada Andrea Duclerc – SP/SP

    1. Olá Andrea! Os tomates são sensíveis a transplantes e mesmo tendo cuidado nesses casos (muitas mudas plantadas juntas) é muito difícil salvar todas. : (
      O que você podia fazer já fez e fez certo então agora é manter dessa forma e esperar para ver se elas se recuperam. Vamos torcer que sim!
      Abraços Floridos

  42. Olá Bruna. Montei uma hortinha no meu apartamento.
    Bom, coloquei na sementeira do maracujá o plastico filme hoje, 2/12 como voce publicou no post, o plantiu das sementinhas ja fazem mais ou menos 1 semana e meia. Assim que aparecerem as mudinhas eu aviso.
    Tenho muitas dúvidas mas aos poucos estou aprendendo com seus posts.
    Plantei na sementeira, sementes de morango, ja estou observando as raizes no fundo, o que voce acha, devo colocar o plastico filme, para ser mais rápido,? Ou neste estágio é melhor nao?

    1. Oi Amanda! Que bom que você começou uma horta no seu apartamento ; ) mas vou avisando que maracujá cresce loucamente, rs.
      As mudinhas do morango ainda não nasceram? Você vê as raízes, mas não vê as folhinhas é isso? Se você já vê as raízes em breve devem aparecer as folhas. Continue molhando regularmente.
      Amanda qualquer duvida pode me escrever aqui no blog ou direto no meu e-mail. Eu tenho respondido nos fins de semana porque durante a semana eu não consigo por falta de tempo, mas eu respondo, mesmo que demore um pouco mais do que eu gostaria.
      Abraços Floridos

      1. Oie, obrigada por responder!
        Entao, o maracuja eu vou levar para o sitio assim que brotar, la tem bem mais espaço, por enquanto vou cuidando por aqui.
        Sim, estou molhando regularmente o morango, assim que crescer eu aviso.
        Abraços floridos pra vc tb!

  43. Oi, passei a seguir o blog, pelas informações muito úteis e pela sua atenção com os leitores…Plantei sementes de ipoméia, tomara que tenha a mesma sorte que vc, já tentei plantar sementes antes mas sempre dava errado, vamos ver se seguindo suas dicas agora dá certo, tomara…abraços

    1. Oi Daniella! Se você usou a técnica do plástico filme na sementeira não tem erro e elas germinam muito rápido. A ipoméia é uma das plantas mais gratificantes de se cultivar pra mim. Espere só até ver a primeira mudinha e você vai se apaixonar também : )

      Abraços Floridos

  44. Oi Bruna, sou iniciante aqui, mas estou simplesmente amando. Eu planto tudo que tem semente (ahahahaha), mas pretendo com suas dicas me especializar. Eu vi sobre seu sorteioo, tenho fotos liandas, mas as pimenteiras, que mais amo, não sei o nome de todas. Vou pesquisar e continuarei a te visitar. Beijos. Rosi – Rio de janeiro.

    1. Olá Rosimar! O prazo para envio das fotos terminou na sexta, dia 28. Essa semana ainda vou fazer um post sobre isso.
      Quanto às suas pimenteiras se quiser identificá-las eu sugiro visitar o fórum pimentas.org que tem muitos pimenteiros experientes dispostos a ajudar. Eu não sou tão experiente assim para fazer identificações ainda ; )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *