Misturas de Adubos Orgânicos
Adubos e Fertilizantes

Misturas de Adubos Orgânicos

Eu já falei sobre os tipos mais comuns de adubos orgânicos no outro post, agora vou falar sobre como utilizá-los, mas sempre da forma mais prática possível.

A forma mais usual de usar esse tipo de adubo é misturando à terra, mas antes de misturar à terra já deixe preparadas misturas específicas que vão facilitar a sua vida a cada adubação.

Misturas de Adubos

A base de qualquer mistura que eu faço é o húmus e a ele acrescento o que for necessário para criar um adubo equilibrado e rico em nutrientes priorizando o nitrogênio ou o fósforo dependendo da planta que vou adubar.

O ideal é usar duas misturas distintas sendo uma para ervas, temperos e folhagens em geral e outra para floríferas e frutíferas. Eu confesso que uso só uma porque a grande maioria das minhas plantas são floríferas ou frutíferas (faça o que eu digo, não faça o que eu faço).

No caso das ervas, temperos e folhagens o primordial para essas plantas é que a folhagem se desenvolva então coloque pouca farinha de osso na mistura e priorize a torta de algodão que é rica em nitrogênio como já expliquei no outro post sobre adubos orgânicos. Para isso sugiro a seguinte mistura:

12 col. de sopa de húmus de minhoca

6 col. de sopa de torta de algodão

2 col. de sopa de farinha de osso (se preferir nem coloque a farinha de osso)

Para floríferas e frutíferas o ideal é aumentar o teor de fósforo do adubo, então apenas modifique a mistura acima invertendo as quantidades de torta de algodão e farinha de osso.

Meu pote fofo com a mistura de adubos que eu uso

Eu faço a mistura em um potinho pequeno porque ultimamente só uso em transplantes de mudas jovens (raramente em transplante de mudas recém-compradas e já adultas) e nesse caso os vasinhos não são grandes então uso pouca quantidade de adubo. Caso você faça uma mistura em pote maior faça a proporção entre cada item.

Como usar

– Se tiver argila expandida, casca de pinus, seixos ou qualquer coisa parecida no vaso, retire tudo. Caso você tenha, nesse momento vai desejar que não tivesse;

– Revolva superficialmente o substrato de forma delicada para não machucar as raízes. Eu uso sempre o ancinho do meu mini kit de jardinagem pra isso;

Mini ancinho

– Faça uma cova ao redor de toda a planta num ponto que fique entre a borda do vaso e o caule. Tome cuidado para não machucar as raízes. Não faça a cova muito próxima do caule porque mesmo sendo um adubo orgânico isso não é o ideal;

– Na cova coloque a quantidade recomendada da mistura que você fez. Espalhe a quantidade por vários pontos da cova. Evite colocar tudo no mesmo lugar;

– Misture bem o adubo ao substrato, resolvendo com um ancinho ou com uma pá;

– Depois de adubar sempre regue a planta. Faça uma rega mais abundante do que o normal, mas sem ser exagerada.

Com que Freqüência Usar

Eu usei por muito tempo o seguinte esquema de adubação:

– A cada 30 dias húmus de minhoca;

– A cada 60 dias húmus, farinha de osso e torta de algodão (mistura pronta).

Esse esquema é ótimo e funciona super bem, mas recentemente passei a usar um composto líquido como adubo foliar feito a partir do húmus e da torta de algodão, além disso uso outro composto líquido feito com húmus, farinha de osso e torta de algodão periodicamente nas regas, mas vou explicar tudo no próximo post. E ainda uso, mas com menos frequência, a mistura dos adubos direto no substrato.

Fiquem atentos para os próximos capítulos… : )

29 respostas para “Misturas de Adubos Orgânicos”

  1. Bruna lindona… falei com voce ha algum tempo atras que havia comprado um manacá, mas morreu! 🙁
    ontem fui mexer na terra dele pra joga-lo fora e estava com o caule todo pintadinho.. achei estranho. Quando comecei a mexer na terra sairam vááááááárias lacraias pequeniníssimas e umas 3 ou 4 que vi de uns 3 cm . Entrei em panico!!!
    Será que pode ser isso que matou meu manacá?????

    Ja ate encomendei um novo num horto e deve chegar em no max 10 dias. eles pedem pra deixar o vaso pronto.. regado, com bastante substrato organico.
    Ja deixei pronto seu adubo maravilhoooooooooso e estou batendo no liquidificador casca de banana, casca de batata, casca de ovo e po de café e rego a terra que meu manaca sera plantado com essa mistura 1x por semana… sera que ta bom?
    rs

    Beijocas floridas para voce.

    1. Andreia desculpe a demora pra responder. Que eu saiba lacraias não causam danos às plantas, mas vou pesquisar melhor sobre o assunto, não posso afirmar nesse momento. Quanto ao adubo acho ótimo sim, mas não recomendo que você use puro. Regue uma vez por semana, mas diluído. Use a mesma diluição do adubo líquido que passei no blog. Espero que esse seu novo manacá te dê muitas alegrias. Qualquer dúvida estou à disposição. : )
      Abraços Floridos

      1. Oi Bruna… Estou mega feliz.. meu manacá pequenininho já deu umas 6 flores com menos de 1 mês la em casa. O rapaz do horto ficou impressionado e disse que quer saber que fortificante to dando pra ela pq normalmente eles so comecam a dar flores de 8 a 10 meses apos replantado. a muda veio com 15cm.
        Hoje tem 40 dias que minha planta chegou e ela ja dobrou de tamanho.
        Semana passada deu muita conchonilha, limpei de primeira com vinagre, folha por folha… dai comprei aquele oleo de neem pronto pra uso e borrifei na planta toda. 2 dias depois nao vi mais nenhum bichinho…
        E as folhinhas continuam brotando… muitas… MEGA FELIZ
        Num site vi que tem muitos motivos para as conchonilhas aparecerem e uma delas é excesso de nutrientes… Entao por esse motivo passei a fazer a rega com nosso MEGA ADUBO 1x por semana e sempre diluído. Estava fazendo 2x na semana.

        Beijocas floridas.

      2. Andrea fico muito feliz de saber que seu manacá está indo bem! ; )
        Uma vez por semana está ótimo, é como uso aqui e os resultados são excelentes. Esse adubo realmente é muito bom e faz muita diferença no cultivo. Seu manacá vai crescer cada vez mais lindo!
        Abraços Floridos

      3. Oi minha querida.
        obrigada sempre pelo seu carinho.
        Acabei comprando um novo manacá e de quebra um limoeiro. rs Mas dessa vez não quebro mais minha cara e compro só um locais confiáveis. Fui atras de um horto aqui no Rio.
        Estou apaixonada pelos meus bebezinhos.
        O rapaz do horto disse que como o manacá veio com 15 cm ele so iria florescer dentro de 8 meses a 1 ano. E não é que com seu suco mágico fortificante em menos de 30 dias plnatado no vaso definitivo ele comecou a dar botões e deu a primeira florada com 6 flores lindas e perfumadas! (O meu manacá é o de jardim) .
        Hoje, 1 mes depois meu limoeiro tambem está cravejado de flores. lindas !!

        Estou muito feliz com minhas novas filhas e acho que elas tambem adoraram o suquinho fortificando que você receitou para elas.

        Obrigada sempre pelas suas dicas maravilhosas.

        Beijocas

        Andreia

      4. Flores de limoeiro são lindas! Que continuem crescendo assim com o uso desse adubo e com seus cuidados. : )
        Abraços Floridos

  2. Parabéns pelo seu blog. Li suas instruções sibre adubação, neste e em outros links. Mas continuou minha dúvida que é a seguinte: quando colocamos forração no jardim, como fazemos pra adubar a terra? Temos que retirar a forração, fazer a adubação e revolver a terra e depois replantar a forração.? Risos. Com certeza, não será isto! Gostaria de saber como se faz, ppous tenho vontade de colocar forração, mas tenho essa dúvida. Obrigada!

    1. Jane eu adoro forrações e tenho em alguns vasos, nesses casos para adubar a melhor opção, e única na verdade, é o adubo líquido. Use uma ou duas vezes por semana. No blog tem um post ensinando a fazer, passo a passo.
      Abraços Floridos

    1. Não José! Pretendo fazer no futuro, mas por enquanto não porque não teria tempo de administrar e dar a atenção que gostaria. Mas assim que eu fizer com certeza será publicado no blog. ; )
      Abraços Floridos

  3. Bruna, eu de novo.

    Em hortaliças você acha muito ruim usar algodão+osso que já vem misturados (uso a sua receita de adubo prático líquido), ou você acha melhor eu usá-los separados?
    Liguei na empresa que produz o adubo e eles me disseram que a torta de algodão e a farinha de osso estão em partes iguais na mistura.

    1. Olá Denise! Não vejo problema, pode usar como vem na embalagem, mas como você perguntou em outro comentário sobre o cheiro, acho que o maior problema é a farinha de osso. É o que dá mais gases na garrafa e intensifica muito o cheiro ruim. Já fiz somente com torta de algodão e também só com húmus e a diferença é absurda.
      Abraços Floridos

  4. Olá Bruna,
    Obrigado pelo seus posts, estou lendo e praticando.
    Gostaria de saber, esta quantidade da mistura dos adubos orgânicos, como eu vou saber a quantidade para um vaso, tenho vasos de vários tamanhos moro em ap. Tenho vasos de 20 altura/15 diâmetro, outros 20/20, 10/15, jardineiras 10/20. como não exagerar ou por de menos nestas variedades de vasos.

    Obrigado pela atenção.

    1. Olá Jeferson! Faça uma cova estreita ao redor da planta e coloque os adubos nela sem preencher toda a profundidade da cova, apenas usando-a como referência. A quantidade especificamente não sei te dizer, nunca medi. Se você tem dúvidas erre para menos, especialmente se for usar adubos químicos.
      Abraços Floridos

  5. Bruna posso usar o organico liquido nas orquideas eu fz com humus etorta de mamona q vem cm farinha de osso e quanto tempo depois do quimico comecei agora a adubar 15em15dias com npk 4 14 8. Minhas plantas saomaioraior parte flores bj bj

  6. Olá Bruna!
    As tais drosófilas são terríveis. Elas apareceram na minha horta, principalmente no meu vaso de quiabo. Já tentei controlar a umidade, mas mesmo assim tá difícil, viu? Agora elas estão por toda parte… eu faço uso do adubo líquido (sua receita) e regas normais..
    A novidade é que embaixo das folhas do quiabo, tem umas bolinhas bem pequenas e transparentes. Se eu passo o dedo, elas saem… vc sabe o que pode ser? Será que tem a ver com as drosófilas? Não vejo elas atrapalhando o crescimento…aliás, a plantinha vai muito bem.
    Moro em apartamento e são as “mosquinhas” que estão me incomodando muito…!

    Bjooosss!

    1. Olá Ana! Elas são realmente terríveis. Se você está borrifando o adubo foliar isso pode estar piorando a situação. Passe a usar na rega pelo menos até elas sumirem. Diminua as regas deixando o substrato secar entre uma e outra. Evite deixar lixo orgânico muito tempo na silveiras porque piora. Tudo que apodrece e fede elas amam (nojinho).
      Quanto às bolinhas pela descrição podem ser ovos de alguma coisa, desde percevejos à borboletas. Se tiver fotos mande para o meu email e vejo se é alguma praga.
      Me dê notícias das drosófilas depois. Se não melhorar com essas medidas vamos pensando em outras soluções. : )
      Abraços Floridos

  7. Olá…bom eu fiz a mistura como vc ensinou…misturei i humus, a farinha de osso e a torta de algodão, nessas proporções que vc passou…usei nos vasos e o que sobrou eu tampei o potinho e guardei…passadas duas semanas eu abri o potinho e estava tudo mofado e com umidade…o que será que aconteceu? outra coisa estranha que eu notei foi que começaram a juntar mosquitinhos nos vasos e antes quando eu usava o adubo químico isso não acontecia…todos os adubos que eu comprei foram industrializados, enãonão pode ser pq não estavam curtidos certo? se souber o que aconteceu me ajude por favor…

    1. Oi Daniella! Quando você diz “o que sobrou” se refere ao líquido ou à parte sólida?
      Aqui eu tenho nunca tive problemas com mofo nas garrafas.
      Os mosquitinhos são drosófilas. Elas só aparecem quando há combinação de umidade com matéria em decomposição. É normal isso acontecer quando se começa a usar adubos orgânicos. Mas normalmente se há drosófilas é porque tem umidade demais. O ideal é regular bem as regas e elas somem ou pelo menos reduzem em 80%.
      Abraços Floridos

      1. oi de novo rs…O que mofou foi a mistura de adubos só, sem misturar com água, como este que vc guarda no potinho fofo de gatinho …fiz a mistura eu guardei em um potinho pra facilitar na hora de usar…mas a mistura mofou…coloquei húmus, farinha de osso e torta de algodão…obrigada pela explicação sobre os mosquitinhos, vou diminuir a rega e ver o que acontece…beijoo

      2. Daniella aqui nunca mofou a minha mistura. Será que não tinha umidade dentro do potinho? Tente fazer de novo e tome muito cuidado para secar bem o pote antes de usar. Só posso imaginar que tenha sido isso que aconteceu. É uma pena : (
        Depois me dê notícias quando começar a notar diferenças no crescimento e na floração das plantas ; )
        Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *