Adubo Líquido
Adubos e Fertilizantes

Adubo Líquido

Eu tinha dificuldade de adubar minhas forrações como as azulzinhas e rabos de gato e por isso usava adubos químicos líquidos para elas. Como eu sempre prefiro orgânicos comecei a pesquisar alternativas e um dia achei uma sugestão para fazer adubo líquido dissolvendo o húmus em água.

Desde que encontrei essa sugestão comecei a usar, mas o húmus não dissolvia completamente, sempre sobrava mais no fundo do regador do que efetivamente dissolvia na água e com isso caía um pouco de húmus por cima das folhas das plantas e não achei que esse método fosse tão eficiente.
Pensando sobre como melhorar a adubação das minhas forrações eu resolvi preparar o adubo em garrafas de plástico de 500 e 350ml dessas de água que a gente compra e sempre voltam pra casa na bolsa ou vão pro lixo direto. Para preparar eu coloquei o húmus na garrafa e enchi com água. Preparei algumas garrafas e deixei guardadas para quando fosse usar. Passei a usar esse adubo líquido diluído na água na mesma medida que usava o húmus puro com excelentes resultados.

A princípio eu só usava nas forrações até que o Antonio, que sempre dá ótimas dicas nos seus comentários aqui no blog, perguntou sobre o compost tea e pesquisando sobre isso e vendo os resultados resolvi aperfeiçoar meu adubo líquido improvisado e usar não só nas forrações, mas em todas as plantas porque é bem mais prático do que revolver a terra a cada 30 dias, lembrando que eu tenho seixos em todos os vasos, então haja unhas, coluna e tempo.

Atualmente eu uso somente esse adubo líquido nas minhas plantas, exceto quando planto sementes e faço transplantes, nesses casos uso húmus com torta de algodão e uma outra mistura específica, respectivamente. Uso também as misturas que já passei no post anterior sobre adubos a cada 4 ou 6 meses nos vasos mais para renovar a terra.

Adubo Líquido

Quando eu preparo o adubo líquido faço sempre dois tipos de garrafa: uma com húmus+torta de algodão e outra com húmus+farinha de osso+torta de algodão. Uso ambas tanto como adubo foliar quanto na rega, sendo que uso mais como adubo foliar do que nas regas, mas uso de ambas as formas periodicamente.

Dos dois tipos de adubos líquidos que eu preparo uso com mais frequência somente o húmus+torta de algodão do que o húmus+torta de algodão+farinha de osso dependendo da época do ano. Nesse momento tenho usado mais o húmus+torta de algodão por ser outono e a maioria das plantas já não estarem mais em período de floração.

Já uso esse adubo líquido há algum tempo e posso dizer que é incrível o efeito quando borrifado diretamente na planta. As folhas ficam com a cor mais vibrante, começam a crescer novas brotações ou se for uma planta florífera aparecem botões (dependendo da época de floração), de uma forma geral a planta fica mais saudável e começa a se desenvolver melhor. É um adubo realmente muito eficiente e prático.

Como Fazer

Vou passar as medidas que eu uso para garrafas de 500ml. Caso use maiores basta fazer uma proporção, mas as de 500ml duram porque o adubo ainda é bem diluído para ser usado, mas dependendo da freqüência do uso vão ser necessárias algumas garrafas.

– Coloque na garrafa 4 colheres de sopa de húmus de minhoca e 1 colher de sopa de torta de algodão. O melhor é usar um funil para fazer isso. Para fazer a garrafa com húmus+torta de algodão+farinha de osso basta acrescentar uma colher de sopa de farinha de osso;

– Encha a garrafa com água;

– Tampe a garrafa e agite bem;

– Deixe a garrafa dentro de um local sem incidência de sol direto, preferencialmente dentro de um armário ou em local arejado e agite todos os dias durante uma semana;

– Depois de uma semana o adubo está pronto para ser usado e você vai ter um chá cheio de macro e micronutrientes;

– No dia anterior ao que você vai começar a usar o adubo não agite a garrafa.

Como Usar

Primeiramente abra a garrafa com cuidado e aos poucos para tirar a pressão. Prepare-se porque o cheiro não é nada agradável. Caso a pressão faça com que a parte sólida e a parte líquida se misturem muito, feche novamente e espere até o dia seguinte para decantar ou use um coador para aproveitar apenas o líquido.

Depois de aberta a garrafa dilua 1 parte do chá para 10 partes de água e coloque em um borrifador. Borrife todas as plantas. Faça isso sempre no fim da tarde já sem sol.

Para usar o adubo líquido na rega também tenho feito a diluição de 1/5, mas para reduzir o cheiro medonho do adubo a diluição pode ser numa proporção de 1/10, que acaba sendo mais agradável para nossas narinas e as plantas amam da mesma forma.

Apesar de parecer um inocente chá de adubos orgânicos ele é bem concentrado, então eu prefiro usar diluído. Já vi algumas pessoas comentarem que usam puro, mas eu prefiro a cautela e além disso as medidas que estou passando pra vocês funcionam muito bem porque já uso faz algum tempo. Quem quiser pode usar o chá menos diluído, mas sugiro que reduza aos poucos a quantidade de água para ver como as plantas vão reagir.

Com que Freqüência Usar

Eu uso esses adubos líquidos como adubo foliar (borrifando nas plantas) uma vez por semana. Ele é ótimo especialmente para plantas que estão doentes ou com pragas e em processo de recuperação. Faz muita diferença!

Nas regas eu uso uma vez ou duas vezes por semana dependendo da planta. Para frutíferas costumo usar duas vezes por semana.

Normalmente eu borrifo ou uso na rega, não faço os dois, mas também não vejo problema algum caso seja usado das duas formas.

Percebe-se que eu uso frequentemente, mas prefiro assim, adubo em doses homeopáticas, pelo menos para mim e para minhas plantas percebo que é algo que funciona bem. Esse é um dos motivos pelos quais faço uma boa diluição, porque uso toda semana e adubo em excesso não é saudável para as plantas.

136 respostas para “Adubo Líquido”

  1. olá, Bruna. existe algo que se possa misturar para neutralizar o odor, além de diluir bastante? a mistura de cravo curtido no álcool, por exemplo, não serviria aqui, só em defensivos, né? desculpe se parecer bobo, hehe.

    1. Eu não misturo nada, então não sei dizer qual seria o resultado. O álcool com cravo talvez ajude sim, mas se o cheiro está forte ou é a farinha de osso ou torta de mamona, que são os dois que deixam o cheiro insuportável rs. Eu faço usando apenas húmus e esterco e não fica com cheiro nenhum, então se o cheiro estiver muito ruim você pode optar por retirar esses elementos.
      Abraços Floridos

  2. Sou apaixonada por plantas e estou sempre procurando novidades a respeito. Entre tantos blogs e sites, o teu foi um dos melhores que encontrei. Parabéns!
    E, com certeza, usarei suas dicas de cuidados em minhas plantas.

  3. Comprei farinha de ossos e gostaria de saber se fazendo um adubo líquido da forma como vc ensinou, fermentando por alguns dias na garrafa, é mais eficiente do que se eu apenas colocasse por cima do substrato e regasse ou misturasse nele. O tempo de fermentação na garrafa faz ele ficar melhor?

    1. Não diria ser mais eficiente, são usos distintos e que se complementam na nutrição da planta. São absorvidos de formas diferentes. Recomendo usar das duas formas, porém cuidado ao abrir a garrafa com o adubo líquido feito com a farinha de osso. Ela é a que dá mais gases na fermentação e o cheiro é o pior de todos rs.
      Abraços Floridos

  4. Uma coisa maravilhosa esse seu blog, Bruna! Tenho aprendido tanto com você, muito obrigada e parabéns pelo trabalho incrível.

  5. Oi Bruna,
    Gostaria de saber se o material coado, a parte sólida pode ser misturada na terra ou deve ser descartada. O que você faz com ela?

    1. Janaína eu reutilizo algumas vezes esse material usado inicialmente, três vezes no máximo, colocando apenas água e recomeçando o processo, mas depois retiro e coloco nos vasos sim, uma colher de sopa em vasos médios e grandes e uma colher de café em vasos pequenos, no canto do vaso, longe da raiz.
      Abraços Floridos

  6. Olá. Boa tarde
    Adorei as dicas. Estou lendo aos poucos. Comecei com pés de tomates, mas tem dado muitos fungos e comecei a fazer as dicas espero ter sucesso. Tenho uma dúvida sobre o adubo, pois achei só torta de mamona. Você fala que é tóxica para os animais e para nós???? Pois não queria usar nada toxico, pois tenho 3 cças??? Posdo usar com o tomateiro com tomates???? E em salsinha, cebolinha e outros temperos posso usar tb??? Qto coloco no regador e borrifador para diluir e passar nas plantas do adubo líquido?????
    Obrigada. Muito obrigada mesmo.
    Aqui as cças estão amando acompanhar as plantas crescer.
    Tem dicas para morangos em vaso???
    Obrigada.
    Abraços, Larissa

    1. Larissa ela é tóxica quando ingerida, então a princípio não haverá esse problema, só se as crianças ingerirem. Por via das dúvidas você pode usar outros adubos de excelente qualidade como esterco bovino bem curtido, torta de algodão, adubo à base de algas, etc. Pode usar a torta de mamona no tomateiro com tomates e nos temperos sim, só lave bem antes de consumir como faria em qualquer outra circunstância. A diluição você pode usar 1 parte de adubo para 10 de água no borrifador e 1 para 5 na rega. Quando aos morangos em breve faço um post sobre eles, mas gostam de muito sol e substrato mantido levemente úmido sempre, senão murcham.
      Abraços Floridos

    1. Decio vc pode publicar no mural do blog as sementes que têm disponíveis e quais deseja adquirir. : )
      Abraços Floridos

    1. Cleide pode ser uma coincidência, porque não conheço nenhuma causa que justifique o aparecimento de pulgões pelo uso do adubo. Comigo nunca aconteceu.
      Abraços Floridos

    1. Pode sim Tatiana, só tome cuidado ao usar se tiver animais em casa porque ela é tóxica para eles.
      Abraços Floridos

  7. Olá, não se se já perguntaram antes, mas posso usar o adubo líquido nas folhas de lírios e em horta??

    (virei fã do seu blog já! =D)

    1. Waleska pode sim. Antes de consumir basta lavar muito bem. Porém recomendo que o adubo líquido borrifado nas plantas seja feito apenas com húmus de minhoca e outros componentes, mas sem nenhum tipo de esterco.
      Abraços Floridos

    1. Denice pode usar a mistura para fazer o adubo normalmente, sugiro que acrescente o húmus de minhoca também para ficar mais completo em termos de nutrientes, mas aviso que o cheiro vai ficar bem desagradável, rs. A farinha de isso é terrível rs.
      Abraços Floridos

    1. Wellington pode ser usado sim, mas indico a Camila do blog Diário de Uma Sementeira para te orientar sobre suculentas. Ela conhece muito sobre essas plantas. 😉
      Abraços Floridos

  8. Boa Tarde, comprei a torta de mamona e na caixa fala que a validade é indeterminada, e a data de fabricação é 09/2012. Você acha que ja venceu? Ou posso usar?

    1. Vinicius eu não costumo usar torta de mamona, mas a maioria dos adubos orgânicos tem uma validade barbante longa mesmo. Não tendo nada evidente como mofo por exemplo pode usar sim.
      Abraços Floridos

      1. Bruna socorro !!! Meu ap está um fedor só !!!! Usei húmus e torta de mamona na terra e o chá na rega … Tem algo que neutralize esse cheiro socorrooooooooo !!!!! Seu blog é top !!!! B.


      2. Kkkkk Michele o culpado é a torta de mamona, por isso não uso nos meus adubos líquidos e alerto no post que fede mesmo rs. Eu atualmente uso húmus e esterco e não dá cheiro nenhum. Infelizmente não sei como neutralizar o cheiro, : ( mas você deve usar bem diluído, isso já ajuda a não feder tanto.
        Abraços Floridos

  9. Olá, muito bom seu conhecimento, a questão é a farinha de osso estimula a floração e a frutificação, qual é o elemento que estimula a brotação!
    Luzia

  10. Oi, Obrigada pelas dicas estão me ajudando muito.
    Estou germinando sementes de petúnias e impatiens á partir de quanto tempo depois da germinação posso usar esse adubo nas regas?

  11. Oi Bruna..
    Perdão por não ter paciência para ler todos os comentários.
    Neste caso, não sei se já te perguntaram. Por quanto tempo posso guardar esse adubo na garrafa?
    Amo seu blog! Ele já fica aqui na minha área de trabalho para ter sempre a mão. 🙂
    Obrigada! Bjs

    1. Jô o meu fica na garrafa até eu usar tudo, mas isso não demora pra acontecer, rs. Nunca observei o tempo, mas dura bastante. Se você está preocupada de estragar e não usar faça numa garrafa pequena de 500ml.
      Fico feliz de saber que o blog te ajuda : )
      Abraços Floridos

  12. OLÁ BRUNA, GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER ESSE ADUBO LÍQUIDO APENAS COM HÚMUS DE MINHOCA E ESTERCO BOVINO ? QUE SÃO OS ADUBOS ORGÂNICOS QUE MAIS UTILIZO. E QUANTAS COLHERES DE SOPA DE CADA EU COLOCARIA EM UMA GARRAFA PET DE 2 LITROS ? DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO ! 🙂

    1. Rafael pode usar 4 colheres de cada. Acredito que seria uma boa proporção para uma garrafa desse tamanho, mas nunca fiz com pets grandes, uso apenas as menores.
      Abraços Floridos

  13. Boa tarde. Primeiramente parabéns pelo blog! Gstaria de saber se posso usar torta de mamona ao invés de torta de algodão na preparação? Obrigado!

  14. Bruna, você sabe se é possível substituir a farinha de ossos por alguma outra coisa?

    Como sou vegetariana, não uso nada que venha da morte de animais. Obrigada!

    1. Patrícia eu também sou vegetariana e faz anos que não uso farinha de osso. Atualmente uso húmus, esterco bovino, torta de algodão e adubo à base de algas. Os que mais uso são os dois primeiros e considero que são suficientes para manter as plantas muito saudáveis, florindo e frutificando em abundância. Veja o post sobre o esterco bovino e comece a usar. Depois me conte os resultados ; )
      Abraços Floridos

  15. Ótimas dicas! Sou iniciante no cuidado com plantas, mas já estou adorando a prática. O blog é muito rico e passa muitas dicas interessantes e de forma muito inteligível. Parabéns pela iniciativa!

  16. ola Bruna, tudo bem?
    eu já tenho humus de minhoca, farinha de osso e torta de mamona. quero transplantar mudas de frutíferas para o vaso. da primeira vez, quando montei uma hortinha, comprei substrato, pois eram vasos pequenos. agora que estou com vários vasos grandes para encher, não estou achando substrato com preço bom. posso usar terra vegetal? você sabe me dizer a diferença? obrigada

    1. Cristiane pode usar, mas precisa preparar com bastante adubo e ver qual a mistura ideal para hortas, como compro sempre pronto não tenho muito conhecimento sobre o preparo do substrato para te orientar. A terra vegetal é terra pura, o substrato é um preparado com a terra e já outros elementos como areia, adubo, etc.
      Abraços Floridos

  17. Olá Bruna, tudo bem?
    Parabéns pelo blog, literalmente adorei!!!
    Tenho uma duvida esse adubo liquido pode ser aplicado sobre as brotações e as flores?

    1. Que bom que gostou do blog Márcio! ; ) Se for bem diluído como mostrei pode a princípio, mas eu não tenho o hábito de borrifar e por isso nunca pude observar se causa danos, mas acredito que se usar no fim da tarde e em pequena quantidade não haja problemas, mas eu testaria primeiro em um vaso e depois usaria nos demais.
      Abraços Floridos

  18. Oii Bruna, estou adorando suas dicas. Posso fazer a mistura remplazando torta de algodão por torta de mamonha (comprei errada ela). Obrigaada!!!! 😀

    1. Silvia pode sim, mas torta de mamona é tóxica para animais, tome muito cuidado se tiver cães e gatos que mexem na terra.
      Abraços FLoridos

  19. Boa tarde Bruna, primeiramente parabéns pelo Blog e pelo compartilhamento do seu conhecimento com todos.
    Li todos os seus artigos sobre adubação e comprei no site da Cobasi a torta de algodão e a farinha de osso que vc indicou.
    Tenho uma horta com alface, couve, rucula, ervas aromaticas que plantei a 20 dias e a minha duvida é sobre como aplico o adubo liquido na horta, se puder me esclarecer as perguntas abaixo te agradeço.:
    1 – O adubo liquido é para ser usado borrifando as folhas, a terra ou ambos?
    2 – Qual a diferença entre adubação foliar e rega?
    Desculpe as perguntas basicas mas estou me aprimorando agora graças as informçãoes do seu blog…..muito obrigado…abs

    Paulo Moreno

    1. Olá Paulo! Você pode usar tanto borrifando as folhas quanto na rega, mas no caso da rega coloque no regador diluído com água ao invés de borrifar o substrato. Eu prefiro usar na rega duas vezes por semana porque acho mais prático, mas você pode usar como adubo foliar sem problemas. A diferença é que na rega as raízes absorvem os nutrientes e tem um ótimo efeito, mas é mais lento, borrifando as folhas o efeito é mais rápido, mas você deve tomar o cuidado de borrifar sempre no fim da tarde, sem sol e dependendo do que você use na garrafa o cheiro fica bem forte. Se você pretende usar como foliar acho melhor fazer uma garrafa só com húmus, porque o cheiro fica mais ameno.
      Abraços Floridos

  20. ola, sua pagina na net é muito observada e comentada! procurei ate que encontrei algo para nutrir minhas hortaliças, mas como nem td são flores, infelizmente nao achei nem torta de mamona nem torta de algodão, moro numa cidadezinha ainda pequena. Achei uma torta de algodão, mas acho q não seja a msm que fala, essa serve de alimento para o gado, é a msm?

    1. Olá Fernanda! Não sei se é a mesma, mas você pode comprar em lojas online se tem dificuldade de achar na sua cidade ou pode usar apenas húmus e também fazer o adubo liquido apenas com ele.
      Abraços Floridos

  21. Oi Bruna
    Fiz o adubo e usei em varias plantinhas, mas a flor de maio depois de uma semana esta meio murcha, feinha, parece que não gostou. Você tem alguma informação se esta flor não gosta, não se adapta ao adubo? Será que fiz algo errado?

    1. Olá Josiane! Se apenas a flor de maio apresentou problemas não deve ter sido o adubo. Eu usei em uma que levei de presente para minha mãe enquanto ela ficou aqui em casa e ela estava bem bonita. Observe se não apodreceu as raízes dela, mas também pode ser falta de água.
      Abraços Floridos

  22. Oi Bruna, td bem?? Tenho uma dúvida… depois que acabar o chá, podemos colocar água novamente… ou descartamos o composto que sobra no fundo da garrafa? Abraços

    1. Olá Sandra! Normalmente eu aproveito sim e só acrescento um pouco mais de húmus e coloco mais água. Mas depois de duas vezes eu tiro e coloco nos vasos, recomeçando com adubos novo, mas nunca coloque próximo às raízes porque pode queimar e a planta morrer. Coloque sempre próximo à borda do vaso.
      Abraços Floridos

  23. Olá Bruna! Fiz o adubo líquido e diluí em 5 partes de água como você disse e mesmo assim com o chá diluído o odor não acabou. Borrifei nas plantas e ficou um fedô enorme rsrs… Isso é normal ? Ou Será que é porque não decantou como você disse anteriormente ?

    1. Olá Rafael! Não decantou? Você colocou o chá com partículas sólidas misturadas na água? Aí fica cheiro forte mesmo. Se você usar só o chá, sem matéria sólida nenhuma, diluído não tem cheiro praticamente nenhum. Mas também não deixe o líquido no borrifador. Se não usar tudo borrifando despeje nos vasos.
      Abraços Floridos

      1. E o meu, que perdeu o cheiro? será que perdeu o efeito? o líquido está com cor de chá mesmo e sem cheiro. O que pode ser?
        Quando eu fiz, coei a maior parte dos resíduos sólidos, pra não ter muito problema quando fosse abrir a garrafa.

      2. Olá Denise! Você apenas misturou tudo na garrafa e depois tirou a parte sólida, deixando apenas o líquido, é isso? Nesse caso pode ser que tenha mesmo pouco efeito nutritivo para as plantas, porque é a parte sólida que fica na garrafa que vai liberando os nutrientes, mas isso acontece aos poucos. Por isso o ideal é deixar curtir pelo menos uma semana antes de usar. Se você não quer ter tanto problema com cheiro ou gases pode usar apenas o húmus para fazer o adubo líquido. Eu tenho feito isso e funciona muito bem também, mas os resíduos sólidos devem ficar na garrafa.
        Abraços Floridos

  24. Olá Bruna! Gostaria de tirar uma dúvida com você… Fiz o adubo líquido com Húmus + Torta de Mamona + Farinha de osso. A cor do líquido ficou como o seu da foto, porém, quando completou os 7 dias ele ficou preto, fiquei sem entender. Será que posso usá-lo assim mesmo ?

    1. Olá Rafael! Quando o liquido fica preto é porque a parte sólida está misturada à parte líquida, sem decantar. As vezes acontece com os meus também, mas é raro. Tome muito cuidado ao abrir por causa dos gases que saem. Vá abrindo bem lentamente e deixe o gás sair antes de abrir toda a tampa.
      Abraços Floridos

  25. Olá Bruna, gostaria de agradecer por vc compartilhar com todos a sua experiencia com a jardinagem, é muito útil e tem ajudado a muitas pessoas. Tenho uma dúvida sobre o adubo prático, preparei a receita que leva humus, torta de algodão e farinha de osso, depois do descanso de 7 dias utilizei na proporção de 1-5 e borrifei nas folhas da minha horta ( alfaces, rucula, couve, brocolis, tomates, pimentas e etc ), como o cheiro é muitoooo desagradável será que preciso higienizar as folhas com uma solução de água sanitaria na hora de consumir? elas ficaram com um leve cheiro de podre rsrs. Por quanto tempo posso guardar esse adubo ( chá) na garrafa de 500ml? Muito obrigada.

    1. Olá Mabel! Eu prefiro usar o adubo liquido na rega, faz um efeito maravilhoso e não influencia no cheiro das folhas. Você pode continuar borrifando, mas o ideal é evitar usar uma semana antes de tirar para consumo, mas mesmo assim lave muito bem antes de consumir independente do adubo, já que podem ter passado vários animais pelas folhas como lesmas por exemplo.
      Eu guardo até acabar. O cheiro fica ruim mesmo, não tem jeito.
      Abraços Floridos

  26. Olá Bruna! Gostaria de saber se tem algum problema em substituir a torta de algodão pela torta de mamona já que não consigo encontrar aqui na minha cidade a torta de algodão, e se a medida seria a mesma ? Desde já agradeço! ^^;

  27. Olá Bruna tudo bem ? Faz algum tempo que acompanho seu blog… Gosto muito e aprendo muitas coisas com você. Quero parabenizá-la por compartilhar conosco suas experiências com plantas ^^;. Estou revendo novamente seu post de fazer adubo líquido e quero fazer para regar as minhas plantas. Gostaria de saber o que seria 1 parte do chá para 5 partes de água ? Abraços!!!

    1. Olá Rafael! Depois de fazer o adubo líquido como expliquei, usando a garrafa pet, você vai usar uma medida do líquido da garrafa para 5 medidas de água. A medida pode ser uma xícara, um litro, depende de como você vai preparar, o que importa é a proporção de 1 para 5.
      Abraços Floridos

  28. Olá Bruna,
    Tenho acompanhado seu blog e a partir dele aprimorado meus conhecimentos sobre adubação orgânica,controle e prevenção de pragas. Queria agradecer e te parabenizar pelo ótimo trabalho que tem realizado.

    Creio que futuramente poderemos trocar dicas,iniciarei no próximo ano o curso de Agronomia,mesmo que desencorajado por todos,porém o que vale é fazer aquilo que amamos,concorda? 😀

    Abraços,
    Lucas R.

    1. Olá Lucas! Obrigada pelos elogios. Fico feliz de saber que o blog tem ajudado ; ) Se você quer agronomia faça isso, se depois você perceber que não é viável financeiramente ou que talvez não seja como você imagina, você poderá buscar outros ramos de trabalho. ; )
      Abraços Floridos

    1. Olá Izete! Poder pode, mas a farinha de osso estimula a floração e frutificação, dependendo do tipo de planta não há necessidade de usar ou deve ser usado em bem menor quantidade. Para folhagens, por exemplo, não é essencial.
      Abraços Floridos

  29. Olá Bruna,como eu posso usar esse adubo líquido como adubo foliar nas plantas?É borrifando nas folhas mesmo?Molhando as folhas com esse adubo líquido?As plantas gostam?
    Desde já,muito obrigado pela sua atenção.

    1. Olá Helton! Eu prefiro usar na rega uma vez por semana, mas você pode usar como adubo foliar borrifando nas folhas sim. Fica a seu critério a forma como vai usar, só evite o excesso. Uma vez por semana está ótimo ou a cada 15 dias. Lembre-se de diluir como mostrei no post. Não use puro. As planta adoram!
      Abraços Floridos

  30. Oi Bruna! Tenho muuuita quantidade de plantas…samambais, marantas, frutíferas e floríferas (estas estão em grandes vasos de cimento)….não disponho de muito tempo, por praticidade seria possível uma adubação mensal por regra e semestral revolvendo o substrato em maior concentração? Qual seria a proporção para liquido e para o substrato? e o estímulo com fósforo para floração? quanto tempo antes da planta florir pode ser adubado com ele? Obridada!

  31. Oi Bruna! Tenho muuuuitas plantas entre floriferas e frutíferas em vasos grandes de cimento… por uma kestao de praticidade… Seria possível uma adubação mensal por rega e uma semestral revolvendo a terra numa concentração maior? Qual seria a quantidade ideal para cada caso de adubação? E a estimulação floral? quanto tempo antes estimular com fósforo? Obrigada

    1. Olá Erika! Eu sugiro uma adubação quinzenal por rega e revolvendo a terra pode ser semestral. Se for usar na rega a quantidade é a da própria rega, já a que será adicionada ao substrato vai depender do tamanho do vaso. A estimulação da floração com adubo deve ser feita de acordo com a época de floração da planta. Se florescem na primavera por exemplo pode começar no fim do inverno.
      Abraços Floridos

  32. Olá Bruna! Tenho um minhocário e nesse manejo, faço a extração do chorume do húmus. Posso fazer essa receita com esse chorume? Plantei 6 pés de tomates em garrafas pets com a boca para baixo, e estão lindas. Seu blog é exelente!! Favor enviar resposta por e-mail.
    Abraços Ricardo

      1. Olá Bruna! Para se extrair o chorume vc tem que ter um depósito no pavimento inferior das três cxs, e além disso, manter a umidade adequada da compostagem. O chorume vc só terá após obedecer o ciclo de rodízio das cxs de compostagem (sobrepondo as cxs furadas c revezamento de 30 dias p cada cx) esse tempo é fundamental para o húmus curtir e o chorume ficar bem forte. O interessante, é que o chorume da cx superior lava o húmus da cx inferior que se deposita no fundo da cx de depósito, por onde se extrai através de uma torneira adaptada. Fazendo dessa forma, vc terá um chorume de ótima qualidade para diluir ( 1 Lt / 10 Lt de Água), exelente fertilizante e adubo folhar.Não se preoculpa com o cheiro, pois o chorume é biodegradável.
        Espero poder ter ajudado, pois essas informações, custei bom tempo para alcança-las.
        Abraços
        Ricardo

      2. Olá Ricardo! Eu tenho o depósito na parte inferior, faço o rodízio e o húmus do meu minhocário fica numa consistência perfeita e durante o processo fica úmido, mas não molhado o suficiente para produzir chorume. Já estou utilizando a terceira caixa de húmus que meu minhocário produziu e nada de chorume. : (
        Abraços Floridos

      3. Olá Bruna! Vamos ver o que está acontecendo! No seu minhocário vc mistura folhas secas trituradas, resto de grama cortada e esterco bovino junto com a compostagem? Separa um balde com tampa e deposita folhas e restos de grama cortada, pó de café e umedece e tampa o balde. De vez em quando remove e observa a umidade, e deposita na cx das minhocas parte dessas folhas decompostas. O interessante é dividir meio a meio com a compostagem. Esses ingredientes favorecem para a decomposição junto com os demais ( restos de cascas de frutas, verduras, legumes, pó de café sem açucar…). Eu te aconselho a triturar as cascas para adiantar a decomposição, isso facilita o processo do chorume e as minhocas agradecem. E as minhocas são de boa procedência californianas? Comprei 250 unidades dessas minhocas na internet, e hoje já existem mais de 1500 unid.num prazo de 4 meses. Não sei mais o que fazer com tanto chorume que produz, estou até decantando o chorume.
        Abraços,
        Ricardo

      4. Olá Ricardo! Eu misturo muita casca de fruta, casca de ovo e restos de ervas que uso para fazer chá. Eu coloco tudo direto no minhocário e o húmus fica perfeito. Não vejo necessidade de fazer esse processo de separar e fazer compostagem antes de colocar no minhocário. A finalidade do minhhocário é exatamente essa, decompor. Minhas minhocas são dos meus vasos mesmo. Como uso muito húmus ele vem com ovos então sempre tive muitas minhocas por aqui. Fui coletando dos vasos aos poucos e colocando no minhocário. Acho que só produz chorume se tiver umidade em excesso. O meu húmus é úmido, mas não a ponto de gerar pingar para a caixa de baixo. Para ter chorume eu teria que adicionar umidade ao minhocário, mas ele está indo tão bem, tão equilibrado, sem bichinhos, sem cheiro, que não quero mexer no equilíbrio, por mais que eu queira que ele produza chorume.
        Abraços Floridos e obrigada pelas dicas e pela ajuda ; )

  33. oi Bruna!!!!tenho seguido o s blog e como a maioria,GOSTEI!!!! usei o ieite nos m 3 pes de tomate e até agora s fungos,aproveitei usei nas hortencias e estào verdinhas as folhas com o seu adubo j,a mostraram flores juntamente c as azaléias.Como moro em manaus terra do calor aproveito p regar 2x na semana c água gelada!!!!OBRIGADA e SAUDACÕES VERDES DA AMAZÔNIA!!!!!!!!

  34. Olá! Tenho muitas plantas entre floriferas e frutiferas em vasos grandes de cimento….então a opção de adubação foliar não me favorece muito…só a adubação organica por rega funciona? como seria a frequencia e quantidade pra esse caso? brigada!

    1. Olá Érika! Funciona sim e muito bem! É o que uso aqui. Uso o adubo líquido na rega uma vez por semana. Faça a diluição do adubo como sugerido no post e regue normalmente. Faz toda a diferença nas plantas. ; )
      Abraços Floridos

  35. Oi! Eu posso regar as folhas dos meus Cactos e suculentas? ou na rega devo ter o cuidado de molhar apenas a terra? Obrigada!

  36. Menina, você me ajudou muito, muito obrigada, por favor, continue alimentando este blog, adoreiiiiiiiii, Deus te pague !

    1. Olá Suzane! Pois é, fede mesmo, rs. Nos comentários deram várias dicas de como fazer sem cheiro ruim, eu faço dessa forma porque é mais prático e é o que ocupa menos espaço, mas há variações menos mal cheirosas.
      Abraços Floridos

  37. Para evitar acúmulo de gaz na garrafa, o que pode causar uma explosão de sujeira e mau cheiro, faça um furo na tampa e introduza uma mangueirinha fina (dessas de aquário); faça o furo do tamanho que a mangueira fique bem justa. Coloque a outra extremidade da mangueirinha em um copo com água. O gaz sai e não há retorno de ar para a garrafa, o que pode prejudicar a fermentação.

    1. Olá! Essa técnica eu não conhecia. Aqui tenho muitas garrafas e pouco espaço, não daria pra fazer isso com todas, mas tirando aquelas garrafas mais finas, super finas, na verdade, as outras acho bem difícil acontecer de explodir. Só não aconselho mesmo a usar essas garrafas bem finas, mas as de plástico mais grosso, a principio, não causa problema. Vou até colocar esse detalhe no post.
      Abraços Floridos

  38. Vou fazer o plantio de mudas de quaresmeira e aroeira-salsa na minha casa de praia, e como o solo é arenoso e pobre queria enriquece-lo antes. Posso utilizar farinha de ossos e torta de mamona misturados a terra vegetal no plantio? Devo misturar a terra ou jogar por cima em volta da planta? Obrigado!

    1. Olá Carlos! Pode usar esses adubos sim. Você pode usar das duas formas no plantio da muda, seja misturado à terra ou ao redor da planta, mas depois quando for fazer adubações periódicas o melhor é colocar ao redor da planta, misturar levemente ao substrato e regar bem depois. Sempre faça uma boa rega após usar adubos.
      Abraços Floridos

  39. Uma outra forma de fazer é de forma aeróbica, utilizo os mesmos ingredientes, a base de humus, torta de mamona ou algodao, farinha de osso, e restos organicos (cascas ovos, frutas e etc). Misturo tudo isso e faço um sachê dentro de uma fronha, amarro e coloco dentro de um balde com agua descansada sem cloro, com açucar mascavo e um borbulhador de áquario para oxigenar e fermentar a mistura. Dependendo da quantidade e temperatura pode váriar o tempo de preparo, mas logo perde o cheiro ruim e fica um cheiro de terra úmida, bem melhor 🙂

    1. Olá! Realmente o cheiro não fica tão ruim, e o cheiro do adubo líquido como eu preparo é medonho,rs, mas é a forma mais prática pra mim. Não teria nem como eu fazer dessa forma, menos mal cheirosa, por vários motivos, mas para quem puder o cheiro é bem menos desagradável.
      Abraços Floridos

  40. odnea mendes
    gostei da dica tenho plantas e gosto muito mais só que elas ficam bonitas qd troco a terra mais depois ficam feias mesmo colocando vitaminas de plantas agora vou fazer esse adubo obrigado e regalas sempre ….valeu

    1. Olá Odnea! Pode ser que as condições não estejam adequadas dependendo da espécie. Sol demais ou pouco sol, muito vento, temperatura muito alta ou baixa, etc. Pode ser também que o substrato não seja de boa qualidade. Mas se for só uma questão de falta de nutrientes esse adubo ajuda demais. As minhas plantas sem duvida ficaram muito mais bonitas e saudáveis com ele. Ele só tem o problema de cheirar mal, mas é muito pratico e funciona muito bem para qualquer planta.
      Abraços Floridos

  41. Gostei muito do Blog, Bruna, estou começando uma pequena plantação de tomates exóticos, apenas começando e hoje comecei a usar a dica do leite desnatado para os fungos das folhas, as plantas estão com uns 30 a 40 cm e bem fortes mas reparei que nas folhas de baixo os danadinhos já tinham começado sua escalada, a insolação é boa mas sofro na minha região com o vento nessa época do ano, até fiz um pára-vento pra elas. Com o tempo vou tentar te passar o desenvolvimento delas. Mais uma vez, parabéns! as dicas são ótimas e muito bem explicadas!
    Um abraço

    1. Olá Paulo! O leite realmente funciona muito bem e se você pegou no começo não deve ter maiores problemas. Aqui eu uso o leite nas mudas desde pequenas, como preventivo para fungos e fertilizante. As folhas ficam lindas e a planta muito saudável.
      Abraços Floridos

  42. Gostaria de saber em que epoca posso colocar esses adubos liquidos nas plantas posso colocar nessa epoca do ano. Nao faz mal elas estarem florindo?

  43. Olá Bruna, tudo bem?
    Gostaria de saber se dá para utilizar a torta de mamona no lugar da torta de algodão?
    Um abraço,

  44. Olá Bruna, vim aqui como você me recomendou antes, e queria saber o que é uma torta de algodão, é como um bola de algodão? Qual é a sua função? E se realmente precisa dela na combinação. Não posso apenas juntar o adubo com a água? E tenho humus de minhoca aqui em casa, mas ja esta aqui faz 1 mes, ele pode estragar ou ja estragou?
    Obrigado pela atenção! Abraços,
    Léo

    1. Olá Léo! Torta de algodão é um farelo na verdade. Todas as informações sobre esse adubo estão no post adubos orgânicos. Dê uma lida depois.
      Você não precisa usar todos os adubos que passei, pode usar apenas o húmus de minhoca e pode usar esse que você tem sem problemas.
      Abraços Floridos

  45. Olá, Bruna.
    Você está me dando ótimas dicas para cuidar do meu pimentão e tomate (caso do ácaro), gostaria de saber de esse adubo folhar seria um bom preventivo para ácaros, por deixar as folhas mais fortes.

    1. Olá Ricardo! Pode usar sim. O adubo deixa a planta mais resistente se usado da forma adequada (sem exageros). Mas eu sugiro usar na rega para evitar o excesso de umidade nas folhas ou acrescente à mistura do neem com sabão de côco.
      Abraços Floridos

  46. Ola, fiz o adubo liquido com humus_torta de algodao+farinha de osso, mas ele ficou diferente da foto q vc postou. Depois de uma semana, o liquido ficou todo preto tipo um chorume. Tem ideia do q pode ter acontecido? PS: o cheiro eh horrivel mesmo hihiih Obrigada.

    1. Olá Bruna! Os meus nunca ficaram pretos, sempre como mostrei na foto, mas pode ser que seja porque está com muito gás dentro da garrafa, é a única coisa em que posso pensar. Nesse caso abra com muito cuidado e bem devagar para não sair um monte de líquido fedorento escorrendo pela sua mão, rs.
      Abraços Floridos

  47. Olá Bruna!
    Eu fiz este adubo líquido e ainda estou em fase de teste. Como eu achei que ele ficou com muitos “pedacinhos”, passei na peneira e depois acrescentei a água para diluir e então coloquei no borrifador.
    O problema é o cheiro…menina, quer coisa horrível! rsrs. A minha varanda ficou com um mau cheiro e eu limprei tanto com desinfetante… mesmo assim ainda tá terrível. É assim mesmo? :-/
    Outra coisa: pode usar na horta como adubo foliar? Fiquei pensando que vamos comer o coentro, manjericão….
    Obrigada!
    Neuza

    1. Olá Neuza! Você não diluiu pouco o adubo? Aqui o cheiro é realmente medonho quando abro o frasco, mas na hora de aplicar, como é bem diluído, eu quase não sinto e não fica com mau cheiro. Você deve ter usado muito concentrado. : (
      Pode usar na horta sim sem problemas. Só lave bem antes de usar o que for consumir.
      Você pode usar na rega ao invés de borrifar se preferir. O efeito é excelente e acaba sendo mais prático. : )
      Abraços Floridos

    1. Olá Andre! Eu nunca pensei nisso pra ser sincera. Deixo minhas garrafas prontas e vou usando até acabarem. Normalmente deixo uma pronta e vou usando outra. Quando acaba a que estou usando preparo uma nova e uso a que estava guardada e assim por diante.
      Mesmo que o adubo líquido estrague vai ser difícil perceber porque o cheiro dele “bom” já é terrível, rs.
      Abraços Floridos

  48. para aplicar no gramado eu irei montar um aplicador a pressão em tamanho industrial para fazer uma aplicação uniforme e + eficiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *