Como Medir o PH do Solo
Ferramentas e Acessórios

Como Medir o PH do Solo

Eu sempre tive curiosidade de medir o pH da terra dos meus vasos porque sei que ele é importante e influencia na absorção dos nutrientes pelas plantas. Como não encontrava medidores específicos deixava a idéia de lado, até que comprei uma muda de blueberry, que era meu sonho, e li que ela precisava de solo bem ácido.

Comecei a pesquisar sobre como medir o pH e encontrei algumas soluções caseiras usando repolho roxo, mas eu queria algo mais preciso então optei pelo teste de pH usado em aquários.

Teste de pH
Existem várias marcas de teste de pH de aquários, as mais conhecidas são a Labcon e a Tetra

Eu testei duas formas de medir o pH do solo com testes de aquário e vou relatar os resultados, mas antes de fazer qualquer teste com o solo é necessário medir o pH da água que será usada e esse pH deve ser neutro, igual 7. É a partir de uma água com pH neutro que será possível saber se o solo está alcalino ou ácido. Se a água da torneira não tiver pH neutro você precisará de água destilada ou pode tentar água de outro local.

Teste de pH
Teste da água da torneira

Que fique claro que nenhum teste de pH é preciso, nem mesmo os de solo e isso foi o que me disseram em duas lojas diferentes e especializadas em produtos desse tipo.

Solo+Água

Eu usei um pote de vidro para facilitar a visualização e misturei 2 partes de água e 1 parte de solo e esperei decantar para retirar somente a água e medir.

Substrato para Teste
Solo
Substrato para Teste
Solo+água
Substrato para Teste
Mesmo 24hs depois ainda era impossível medir o pH

Essa foi a orientação que encontrei, mas não deu certo. Talvez o problema tenha sido o meu substrato que tem muitas partículas leves que boiam e por isso, mesmo depois de descansar 24hs, não havia decantado.

Solo+Água+Lã de Vidro

Pensando numa forma de resolver o problema de separar o substrato da água decidi colocar uma camada de uns 2 dedos de lã de vidro no fundo de um vasinho de plástico comum. Preenchi o vasinho com substrato, coloquei em cima do pote de vidro e depois despejei água.

A água desceu passando pela lã e as partículas que atrapalharam a primeira tentativa ficaram presas, mas ainda tive que esperar por algumas horas até o pouco de terra que passou decantar.

Água decantada
Água depois de decantar
Água decantada
Água recolhida do pote de vidro já decantada
Resultado do Teste
O resultado do teste

Utilizando esse método eu consegui fazer a medição e obtive o resultado que eu procurava.

Correção

Pelo que pesquisei, o ideal é que o solo esteja com pH próximo ao neutro na faixa de 6,0 a 7,0, mas isso muda de acordo com a planta.

Fonte: https://todablue.files.wordpress.com/2014/11/tabela-de-ph.jpg
Fonte: https://todablue.files.wordpress.com/2014/11/tabela-de-ph.jpg

Na medição que fiz obtive o resultado 7,2 que está um pouco acima do que é considerado ideal. Eu não me preocupei com esse resultado, mas poderia corrigir o pH para que ficasse dentro da faixa ideal.

Para fazer a correção de solos alcalinos deve-se usar matéria orgânica, fazer regas frequentes ou adicionar sulfato de amônia ou enxofre.

Para fazer a correção de solos ácidos deve-se usar cal virgem, calcário, conchas marinhas moídas ou cinzas.

Vou ficar devendo informações sobre quantidades porque tudo que encontrei sobre pH estava relacionado a grandes produções e não era aplicável a pequenos vasos como é o meu caso e provavelmente de boa parte dos leitores do blog.

Fazia sentido que o pH do solo dos meus vasos estivesse um pouco alcalino porque há meses eu não usava adubos misturados ao substrato e a matéria orgânica acidifica o pH, então bastava eu fazer a adubação, que eu já deveria ter feito, e provavelmente seria suficiente para resolver o problema.

Resultado

Fazer esse teste nem dá tanto trabalho, mas, mesmo sabendo que meu blueberry gostava de solo bem ácido, eu decidi não me estressar com isso, porque seria uma preocupação constante corrigir e medir o pH.

Convenhamos que sou apenas uma jardineira apaixonada pelas plantas e não uma agricultora. Lógico que eu quero muitos frutos e cultivo esperando isso, mas alguns frutinhos já me fazem feliz e não preciso de grandes produções.

Mesmo sabendo que o pH é importante eu nunca me preocupei com ele e não ia passar a me preocupar agora, e eu sequer teria tempo de dar a esse detalhe a atenção que ele requer.

17 respostas para “Como Medir o PH do Solo”

    1. Cássio o calcário e outros elementos que elevam o pH devem ser usados somente se ele está muito ácido e a planta exige um pH mais próximo do neutro. No caso de pH 7, que é neutro não há necessidade de correção. Você ainda pode usar o calcário como fertilizante sem problemas, basta usar em pequena quantidade (considerando que o pH já está neutro), observando o que é recomendado pelos próprios fabricantes.
      Abraços Floridos

    1. Nathalia aquele potinho já vem com o kit. Quando você compra o teste de ph já tem o potinho, os reagentes e a cartela com as faixas de ph.
      Abraços Floridos

  1. Encontra-se medidores de pH para solo em todas os grandes negociadores da rede, com eletrodos removíveis e/ou solução calibradora. Uma haste enfincada no solo que dá uma confiável leitura. Para quem leva seu jardim a sério um desses é imprescindível.

  2. Olá, estou literalmente engolindo o seu blog.
    Eu tenho um quadrado de terra no meu quintal aprox. 370 cm X 270 cm e ele é super fértil nasce couve, hortelã, açafrão sem fazer nada rs
    E agora eu quero montar uma horta de verdade, preciso limpar e arrancar os matos o restante do procedimento seria igual você indica para os vasos? No caso da horta no chão precisa de substrato?
    Estava pensando em limpar bem, arrancar tudo o que tem pela raiz, comprar mais um pouco de terra e misturar humus será que seria suficiente para iniciar a minha horta?
    Muito obrigada, bjs

    1. Milena não tenho experiência com terra mesmo, mas aconselho você a revolver um pouco e acrescentar esterco e húmus. Você não irá usar substrato, apenas nutrir a terra que já tem. Também tem a opção, como muitos fazem e como eu pretendo fazer quando tiver uma casa, de fazer uma cama de substrato e adubos alguns cm acima do solo usando algum material como madeira ou tijolos para delimitar o espaço. Pesquise imagens por “raised bed” e você vai ver do que estou falando. ; )
      Abraços Floridos

    2. Milena! Q sonho ter um cantinho de terra!

      Sempre plantei no chao, agora estou me adaptando a vasos. É bem diferente!

      Acho q como vc diss q o solo la é fertil, o melhor é bao mexer mto no equilibrio q a natureza ja te deu, entao seria legal voce capinar, tirar esse mato todo e afofar a terra, quebrar os torroes e talz. Deixa um tempo sem nada pra ver as tiriricas que nascem, tenta acabar com muito delas antes de plantar. Aí vc usa humus e esterco de vaca, mstura bem, deixa a terra descansando por uns 20 dias antes de plantar. E minhoca! Na terra é muito bom ter minhoca!

      Tb é legal fazer mudas e entao transplanta-las para a terra.

      Boa colheita!

  3. Belo site! Estou gostando muito de ver os posts. Consegui recentemente algumas pimenteiras. Interessante observar como há mais pessoas que gostam delas! Grato 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *