Vasos Anti-Mosquito
Ferramentas e Acessórios

Vasos Anti-Mosquito

Eu sempre me preocupei com larvas de mosquito e por isso nunca usei pratinhos nas minhas plantas, mas agora com as carnívoras precisei pensar em soluções já que elas precisam que o substrato seja mantido encharcado.

Como pesquisei bastante e já experimentei algumas alternativas, vou postar tudo que encontrei e testei aqui. Essas opções que vou mostrar servem não só para carnívoras, mas também para violetas, trevos e outras plantas que gostam de substrato úmido.

Assim que comecei a cultivar as carnívoras usei um pote de plástico como recipiente para a água, fiz um recorte e encaixei o vaso. Fiz três e usei para colocar sementes de carnívora para germinar.
Vasos anti-mosquito para carnívoras

Esse método funcionou por algum tempo, mas chegou um momento em que eu precisava transplantar as mudas germinadas para outros vasos e eram muitas mudas.

Eu tinha dois problemas: não tinha espaço suficiente para colocar tantos recipientes de plástico daquele tamanho, nem teria recipientes suficientes para todas as mudas. Logicamente eu precisava de uma solução e decidi tentar encaixar alguns dos meus vasos pequenos em copos de plástico e felizmente deu certo.
Vaso anti-mosquitoComo nem tudo são flores, eu tinha poucos vasinhos daquele tipo que encaixava perfeitamente nos copos de plástico e fui procurar mais para comprar, mas não achei com as mesmas medidas.

Ainda pensando sobre como resolver o problema, fui ao mercado comprar mais copos de plástico e ao lado vi copos de isopor e um deles tinha o tamanho perfeito.
Vaso anti-mosquitoO copo de plástico com o copo de isopor foi uma ótima solução já que tenho pouco espaço, apesar de não me agradar muito porque não é nada sustentável ficar adquirindo copos e mais copos de plástico e isopor.

A questão é que além dos vasos menores, leia-se copos, eu precisava de alguns maiores para plantas de maior porte como Nepenthes ou que não suportariam transplante e precisavam ser plantadas no local definitivo como a Byblis.

Eu poderia até comprar copos maiores, tanto de plástico quanto de isopor, mas felizmente eu tinha alguns vasos que encaixavam em potes de açaí, que é algo que sempre tenho em casa.

Qualquer pote serve como vaso, seja de margarina, requeijão, caixas de leite e etc, desde que se tenha um recipiente que possa ser cortado ou encaixe para manter a água. Tudo pode ser aproveitado e reciclado.
Vaso anti-mosquitoNo meu caso, como tenho pouco espaço, é importante que os vasos e recipientes com água sejam mais altos do que largos, mas de uma maneira geral a preocupação deve ser a de encaixar vaso e recipiente com água de forma que não fiquem frestas. O encaixe deve ser perfeito para evitar as larvas de mosquito.

Outra opção bonita e prática são os vasos autoirrigáveis. Uso para minha nepenthes, meu trevo roxo e minhas violetas.
Vaso autoirrigável com violetaEles são ótimos principalmente para ambientes internos onde a estética é mais importante.

Há outras soluções como os vasos feitos de garrafa pet que já mostrei aqui no blog e recipientes de isopor que a Fátima, leitora do blog. Opções não faltam.

2 respostas para “Vasos Anti-Mosquito”

    1. Annelize acho que talvez seja possível usar a meia-calça cortada… Veja o link no fim do post.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *