Agrião
Legumes e Verduras

Agrião

Faz algum tempo que estou empenhada em ter uma pequena horta, bem pequena tendo em vista o espaço que eu tenho, mas poder colher minhas próprias verduras pelo menos algumas vezes por semana já seria ótimo. A princípio considerei como verduras apenas alfaces e a folhagem dos rabanetes e cenouras, mas ao comprar algumas sementes vi o agrião, que eu adoro, e decidi dedicar pelo menos um dos vasos a ele.

Horta na Varanda

Variedades

Encontrei sementes de duas variedades, agrião do seco de folha larga da Feltrin e agrião da água de folha larga da Isla. Optei pela segunda e tudo que vou relatar no post é referente ao cultivo dessa variedade.

Plantio

Como praticamente tudo que tenho para consumo, cultivei o agrião a partir das sementes. Usei a técnica do algodão, mas a taxa de germinação não é das melhores, então o ideal é plantar um número maior de sementes. Se por sorte germinarem muitas, as mudas podem ser doadas depois.

Apesar da taxa ser baixa, a germinação é rápida e entre 4 e 7 dias já é possível ver os primeiros brotinhos. Não usei nenhuma técnica de estratificação e plantei as sementes em época quente.

Depois que as sementes germinaram, plantei no substrato e esperei a muda crescer um pouco e estar mais resistente para ser transplantada para o vasinho definitivo. Enquanto se desenvolvia pegava sol da manhã apenas, já no vaso definitivo pega sol boa parte do dia.

Mudas de Agrião

Não tive tanta experiência com as mudas mais jovens porque 3 sementes germinaram e no fim fiquei apenas com uma muda, mas ela se desenvolveu lindamente.

O crescimento da muda foi rápido. Ela foi se espalhando no vaso e ficando enorme. Mesmo com ramos mais compridos pendentes no vaso ela resistiu bem aos ventos fortes que deram por aqui. Meus rabanetes e o alface sentiram bastante, mas o agrião pouco se abalou. Apenas um ramo mais comprido quebrou, mas eu o plantei no próprio vaso e logo ele estava crescendo e se espalhando também.

Propagação

Algo interessante é que os ramos do agrião criam muitas raízes, então uma vez que você tem uma muda não precisa se preocupar em plantar sementes, basta plantar os ramos, seja no mesmo vaso ou em outro e logo verá a nova muda crescendo.

Raízes do Agrião

agriao_02

Há duas formas de propagar o agrião através dos ramos: simplesmente virar o ramo pra dentro do vaso, sem cortar, apenas colocando em contato com o substrato e cobrindo um pouco as raízes; a outra forma é cortar os ramos e plantar em outro vaso ou no mesmo, mas nesse caso o vaso deve ficar à meia-sombra, sem sol direto, até as mudas enraizarem. Usar um plástico transparente cobrindo a muda para fazer uma estufa ajuda a manter a umidade.

Substrato e Adubo

Para fazer o plantio das sementes e mudas uso substrato e húmus na proporção de 1 para 1 e para manter as mudas bonitas e com um bom crescimento, além do húmus no plantio, uso o adubo líquido uma ou duas vezes por semana.

Minhas mudas estão em vasos pequenos que são suficientes para o agrião, porém depois de algum tempo percebo que elas começam a precisar de mais água e o substrato seca muito rápido. Nesse momento sei que as raízes tomaram conta do vaso e preciso replantar, então simplesmente tiro a muda do vaso, retiro uma boa parte das raízes, elas se soltam com facilidade, e planto novamente, renovando todo o substrato. Nesse processo já aproveito para cortar alguns ramos e fazer mudas novas.

Sol e Rega

O agrião gosta de sol pleno e adora água. O substrato deve estar sempre úmido, não é levemente úmido, é úmido mesmo, então quanto mais sol mais frequentes devem ser as regas.

Aqui uso vasos pequenos para as hortaliças por total falta de espaço mesmo, então meu agrião sentia muito o sol, porque as raízes tomavam conta do vaso e por mais que eu colocasse água não era suficiente.  Decidi então retirar minhas mudas e plantar como forração da minha jabuticaba. Meu agrião parou de murchar e amarelar as folhas e ficou lindo!

Pragas

O agrião é uma planta muito rústica, resistente à pragas e só tive problema com cochonilhas (pra variar). Como as cochonilhas apareceram em pequena quantidade retirei manualmente e nem apliquei defensivos.

Colheita

Eu costumo colher as folhinhas e tiro na unha, literalmente, não tenho o hábito de tirar ramos porque quando os retiro é para plantar em outro vaso e fazer novas mudas.

Um dos Vasos do Agrião

Costumo colher para fazer uma mini salada que acompanha o almoço que levo para o trabalho, então coloco alface e agrião e, se tenho, folhas de cenoura e rabanete. Fica gostoso colocar uma folha da cebolinha do alho picada também. Dá um sabor maravilhoso!

É bom ter várias plantas ou pelo menos algumas para fazer um rodízio na colheita, pegando cada dia de uma, se são plantas pequenas como as minhas.

14 respostas para “Agrião”

  1. Oi, Bruna!

    Sou produtor hidropônico; mas, ironicamente, uso e aconselho o uso de agrião do seco. As folhas são mais bonitas, mais saborosas e dão muito menos trabalho na higienização. As variedades existentes levam entre 60 e 80 dias entre o plantio e a colheita (na hidroponia o tempo é menor). Há no mercado, sementes da Isla, da Feltrim e da Tecnoseed. A taxa de germinação da Tecnoseed me parece um pouco maior. A isla, em compensação, vende diretamente ao consumidor.
    Bom trabalho!

    1. Obrigada pela dica Francisco. Vou ver se compro sementes e faço uma experiência com o agrião do seco. : )
      Abraços Floridos

    1. Filipe se for o agrião da
      Água ele precisa de muita água e cria muitas raízes. Se você rega com frequência e estão murchando mesmo assim provavelmente o
      Vaso está pequeno. Faça mudas para evitar perder a planta e troque de vaso.
      Abraços Floridos

  2. Olá Bruna,

    Estou empenhada na minha horta, mas apanhando bastante.
    Plantei agriao do solo, mas ele está demorando a se desenvolver, já comprei em muda mesmo, mas li no começo do plantio que ele gosta de sombra com luminosidade, entao mudei ele pra um lugar assim e melhorou.
    No caso do agriao de agua vc plantou no substrato?

    Outra pergunta, estou apanhando das mudas de alface, planto a partir da semente e todas estão estiolando( ficando com o caule longo), o que devo fazer pra corrigir isso?

    Abraços!!

    1. Michelle o agrião eu plantei a partir de semente e demorou para se desenvolver, mas o meu é o de água, o de solo nunca cultivei. O meu plantei no substrato sim, mas ele deve ser mantido sempre úmido, bem úmido. Quanto ao alface os meus também costumam estiolar, o que faço é deixar no sol da manhã até estarem fortes o suficiente para irem para o sol pleno. O sol da manhã minimiza esse aspecto estiolado e no sol pleno eles crescem normalmente, mas não adianta antecipar e colocar no sol pleno quando ainda estão frágeis porque vão acabar morrendo.
      Abraços Floridos

  3. Oi, Bruna. Eu tbm estou mt empenhada em ter uma mini horta em casa. Sou louca por coentro, plantei a partir de sementes que eu deixei de molho na água por 1 dia e elas nasceram em menos de 7 dias. Tenho umas 10 mudinhas, mas não sei como cuidar delas. Você já plantou coentro?

    1. Thaylane nunca plantei coentro, mas você pode usar as dicas do blog do post “Como Cuidar de Mudas”. Eu pesquisaria especificamente sobre as necessidades do coentro especialmente para as regas já que ainda são pequenas para ir para o sol. Mas na dúvida evite deixar o substrato secar completamente, mantenha sempre levemente úmido, é mais seguro quando as mudas ainda são pequenas.
      Abraços Floridos

      1. coentro adora sol, não tem segredo, terra bem adubada e drenada e sol, vivem pouco tempo, logo dão flores e semente e morrem, o ideal é fazer dois vasos,semeie em um e da um tempo de uns 15 a 20 dias e semeie outro, assim não faltara esse tempero que eu tb amo na sua casa

  4. Olá, Jardineira,

    Muito obrigado por dividir experiências. Embora eu morro em casa, meu espaço também é pequeno. Eu plantei almeirão desse tipo. De fato, é bem resistente. A minha dúvida é que o meu ficou muito picante. Não dá para comer muito. Como alastrou, acabo dando para as codornas e Calopsitas, que adoram. Eu achei que foi dos pés estarem com mais de três meses.
    Boa sorte!

    Lourenço
    BH Minas Gerais

    1. Boa pergunta Lourenço. O meu tem um sabor muito bom, bem suave, talvez tenha relação com pH do solo ou pode ser outra variedade. O meu é da água, provavelmente diferença no sabor em relação ao outro, agrião do seco.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *