Framboesa ou Amora?
Frutíferas

Framboesa ou Amora?

No pic nic de troca de sementes e mudas ganhei uma muda que achei que fosse de framboesa. Estava muito empolgada por poder cultivar framboesas e cuidei dela com muito carinho, mas pelo visto é algum tipo de amora e já explico os motivos que me levam a achar isso.

Parece framboesa, mas é rubus fruticosus, amora-silvestre
A mudinha bem pequena quando chegou
Parece framboesa, mas é rubus fruticosus, amora-silvestre
Já transplantada para o vaso definitivo

Algum tempo depois que ela chegou em casa foi transplantada para um dos vasos maiores da varanda e lá está até hoje. Usei uma haste de metal para dar suporte à muda e à medida que ela crescia eu ia organizando os galhos e amarrando.

Essa é uma planta bastante rústica e de fácil cultivo. As folhas são clarinhas quando jovens, mas à medida que envelhecem ficam com uma cor mais escura e cobertas de espinhos. Aliás toda a planta é coberta de espinhos, exceto flores e frutos.

No que diz respeito às regas, ela prefere que o solo seque entre uma e outra, mas como a minha está em local que pega bastante sol, eu rego quase todos os dias em pequena quantidade pela manhã ou dia sim dia não em épocas quentes.

Essa variedade adora sol, muito sol, e precisa para florir e frutificar, então o ideal é deixar em local de sol pleno e ela tem bastante resistência.

Parece framboesa, mas é rubus fruticosus, amora-silvestre
O crescimento da muda foi rápido

Por ser uma planta que prefere solo mais seco, o excesso de umidade a prejudica. É fácil notar os sinais do excesso. As folhas, principalmente as da base, começam a ficar amarelas e rapidamente ficam escuras. Os galhos também ficam escuros e amolecidos. Tive esse problema quando começou a chover muito em SP e eram chuvas fortes que molhavam bastante os vasos. No meu caso não tinha muito o que fazer, mas se não houver problema com chuvas, as regas devem ser reduzidas.

Como é uma frutífera precisa daquele combo básico: muito amor, sol e adubo. Eu adiciono húmus de minhoca e esterco bovino a cada 2 ou 3 meses ao vaso e duas vezes por semana uso o adubo líquido nas regas e borrifando a planta.

Ela é uma planta muito resistente e mesmo quando teve uma infestação de cochonilhas aqui na varanda permaneceu inabalável, mas quando chegou notei umas manchas nas folhas que pareciam ferrugem (um fungo) então borrifei leite nela uma vez por semana e as manchas sumiram e desde então não retornaram mais.

A minha muda foi ficando cada vez mais ramificada à medida que crescia, mas não cresceu muito em altura, portanto acaba sendo uma ótima opção para vasos.

Parece framboesa, mas é rubus fruticosus, amora-silvestre

Ela floresceu apenas uma vez até agora, deu poucas flores, porém todas deram frutos. As flores são lindas, rosa bem clarinhas e os frutos são bem grandes e amadurecem rápido.

Para minha surpresa os frutos do que eu achava que era uma framboesa ficaram negros quando bem maduros e não são ocos como deveriam ser, sendo que a grande diferença entre as framboesas e as amoras é justamente o centro oco.

Curiosamente, quando provei o primeiro fruto comentei com meu marido que tinha gosto de amora e acho que se trata mesmo de um tipo de amora, porque a única característica que remete às framboesas é o fato da planta ser coberta de espinhos, mas nada além disso.

Apesar de saber que essa planta não é uma framboesa, pelo menos não a tradicional, ainda não consegui identificar que tipo de amora ela provavelmente é, então aceito sugestões.

*Já identifiquei e é amora-silvestre, rubus fruticosus. 

19 respostas para “Framboesa ou Amora?”

  1. Olá Bruna
    Deve ser Amora preta,Rubus spp, cultivar Brazos, mas pode ser uma destas 7 variedades (Brazos, Comanche, Guarani, Tupy, Cherokee, Caingangue e Ébano.
    Já lidei com a amora brazos e a famboesa heritage.
    Espero ter ajudado.
    Já as framboesas tem um outro sabor.

  2. Oi Bruna!
    Amo seu blog, fico babando na forma como você conegue plantar tanta coisa legal mesmo sem ter grandes espços. E são justamente as frutíferas que mais me encantam, porém não tenho nenhuma ainda, pela falta de lugar no chão. Vou começar a plantar em vasos grandes como você faz, minha primeira experiência está sendo com o blueberry.
    Se der certo volto e te conto rsrsrs
    Beijos!

    1. Diely me conte sim, sou louca por blueberry. Já tive uma muda, mas perdi ; ((( Estou agora na luta com lichia e pêssego a partir de sementes.
      Abraços Floridos

  3. Olá Bruna, talvez ela seja uma amora (BlackBerry Merton Thornless), procuro a tempos sementes desta variedade e não encontro, de toda forma é bem parecida.

    1. Juliano eu concordo com você, acho que é mesmo blackberry, rubus fruticosus, vou ver se consigo sementes ; )
      Abraços Floridos

      1. É amora (blackberry) sem dúvida!
        São amoras silvestres, encontram-se muito por aqui onde vivo.
        Tenho uma que nasceu espontaneamente, no meu quintal 🙂
        Ah!… Quase esquecia de dar-lhe os Parabéns, este Blog está mesmo o máximo!!!

      2. Carlos você tem razão, é mesmo amora Silvestre. Já faz tempo que cheguei a essa conclusão, mas preciso atualizar o post. Obrigada pelos elogios. : )
        Abraços Floridos

      3. essa amora é a tupy, eu tenho três mudas dessa espécie, uma da portuguesa e tenho da comum.

      4. João acho que não porque a flor é diferente. Acredito que seja mesmo a variedade que já mencionei. ; )
        Abraços Floridos

  4. Ja comeu? eu me lembro de umas amoras que dão no matola em Friburgo… sao adocicadas. Deliciosas!
    comprei num site da china sementes de Blueberry, mas ainda nao plantei.
    Acho que vou tentar neste fim de semana. 🙂

    1. Andreia comi sim e tem gosto de amora mesmo. Eu tenho sementes de blueberry, mas preciso parar pra pesquisar as particularidades delas na germinação.
      Abraços Floridos

  5. O nome é Framboesa preta, confundem com amora, mas é uma framboesa, ela fica vermelha e depois preta, nesse ponto está pronta para consumo, pode fazer geleia, compota, doce ou comê-la in natura, é rica em ferro e muitos outros nutrientes, o gosto puxa um pouco para o ácido, meu pé de framboesa está em sua terceira produção, se plantada em espaço livre a raiz percorre espaços e se alastra caso não tenha um limitador.

    1. Eu acho que na verdade é um tipo de amora, porque a framboesa tem o centro oco e a minha não tem. Já tenho uma forte candidata, mas vou pesquisar um pouco mais para ter certeza. ; )
      Abraços Floridos

    1. Ju eu também acho que é essa mesma planta da Neide. Eu já tinha visto esse post e foi a planta que mais se aproximou da que eu tenho e também a explicação que mais fez sentido, rs. Pelo que a Neide fala é um tipo de amora e não uma framboesa, porém é uma planta do gênero rubus, que é o que abrange as framboesas por isso tem tantas características semelhantes como os espinhos, as flores e o formato das folhas. Pesquisando com base nesse post da Neide eu cheguei a conclusão que a espécie é Rubus fruticosus.
      Se você tem a mesma planta não deixe de me dizer a que conclusão chegou quando tiver os frutos ; )
      Abraços Floridos

  6. Oi, Bruna!
    Respondi pelo face, mas parece q não apareceu… essa plantinha não é a amora vermelha, ou pra alguns, amora silvestre (Rubus rosifolius) ?

    1. Fátima, como te respondi no Face, acho que não porque as folhas são alongadas, as da minha são arredondadas.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *