Vasos Autoirrigáveis
Ferramentas e Acessórios

Vasos Autoirrigáveis

Recebi um kit de vasos autoirrigáveis da Kamari, uma loja bacana que tem produtos muito diversificados. Agora que já analisei todos os detalhes e testei posso falar sobre eles.

Eu recebi 4 vasos de cor azul escura, sendo um de cada tamanho que a loja tem disponível, mini (9×10,5cm), pequeno (11,4×12,6), médio (14×16) e grande (19×21,7).

Cada vaso é na verdade um kit que vem com um caninho, o manual de instruções e o próprio vaso, que é bem diferente de um convencional.

Vasos Autoirrigaveis
O caninho e o manual vem dentro do reservatório
Vasos Autoirrigaveis
O vaso desmontado

Assim que os recebi devo dizer que fiquei surpresa. Até olhar o vaso e ver a parte interna estava tudo bem, a função dos cordões era óbvia, mas quando vi o cano fiquei confusa, por um momento não imaginava como aquilo ia funcionar, mas felizmente o manual de instruções é fofo e bem feito, tanto graficamente quanto em termos de explicações.

Vasos Autoirrigaveis
Manual de Instruções

Os vasos são de plástico e portanto muito leves e não são apenas bonitos, são autorrigaveis, leia-se práticos. Eles possuem um fundo transparente que é o reservatório de água.

Vasos Autoirrigaveis

Dentro do vaso, no centro, há cordões que são responsáveis por transferir a umidade do reservatório para o substrato.

Vasos Autoirrigaveis

Vasos Autoirrigaveis

Há ainda furos no fundo do vaso e um local para encaixar o caninho que será usado para completar a água e o adubo líquido sem necessidade de remover o reservatório. Achei isso sensacional!

Vasos Autoirrigaveis

vasos_autoirrigaveis_10

Fiz o plantio normalmente, o que mudou foi a montagem do vaso em si, mas nas fotos abaixo está o passo a passo.

Como recomendado eu fiz a primeira rega sem o reservatório, seguindo a orientação do manual de instruções. Deixei toda a água descer e quando não pingava mais coloquei o reservatório. Só fiz a próxima rega através do caninho quando percebi que o substrato precisava e isso levou uns dias para acontecer.

Não há necessidade de encher até a água encostar na base do vaso, pelo contrário, acho melhor evitar. É nítido que a água é absorvida pelos cordões ao longo dos dias e o substrato se mantém uniformemente úmido.

Sugiro cuidado ao plantar, para que o substrato não entre no caninho, e também ao adicionar o adubo líquido, porque sempre tem resíduos sólidos e se for colocado direto da garrafa pode entupir a saída do caninho que dá para o reservatório. Então coe o adubo antes de usar ou use um funil e um coador para colocar direto pelo caninho.

Tive dificuldade de encaixar alguns reservatórios nos vasos, então é bom verificar se está bem encaixado para evitar acidentes.

Vasos Autoirrigaveis

Plantei violetas em dois vasos, no mini e no pequeno, mas recomendo o segundo. No vaso mini achei que ficou muito “justo”, então recomendo apenas para mini violetas ou outras plantas desse porte. A violeta no vaso pequeno ficou perfeita e ainda pude completar com um pouco de substrato, que é o ideal.

Como agora também virei a louca das carnívoras, como se meu nível de loucura já não fosse alto o suficiente, acredito que esse vasos seriam ótimos para nepenthes, mas ainda não testei e não tenho experiência suficiente com elas para afirmar isso, então só acho.

Recomendo muito esses vasos para qualquer planta que goste de substrato constantemente úmido, como as violetas, os trevos (plantei meu trevo roxo em um deles), entre outras. São bonitos, são práticos e são uma ótima opção para evitar larvas de mosquito. Porém não recomendo para plantas que não suportem umidade constante.

12 respostas para “Vasos Autoirrigáveis”

  1. Olá Bruna ! Ví que tem vários vasos para ervas aromáticas como tomilho, cebolinha, salsa, sálvia etc… Você acha que esses tipos de plantas mediterrãneas se adaptam bem nesses tipos de vasos autoirrigaveis ? Porque pesquisando sobre elas agente Vê que elas gostam de solos mais secos.

    1. Rafael eu recomendo para plantas que ama substrato levemente úmido, então para essas a princípio não indico, porém acredito que você pode testar. A cebolinha acho que talvez goste sim se houver bastante sol, mas as demais acredito que não se adaptariam muito bem.
      Abraços Floridos

    1. Obrigada : ). Não, eles são ideias para plantas que necessitam de mais umidade, as que preferem substrato mais seco não devem ser cultivadas nesse tipo de vaso.
      Abraços Floridos

    1. Recomendo sim Joseane. Eu nunca usei vasos autoirrigáveis para morangos, mas pelas necessidades de cultivo dessas plantas seria uma boa opção. : )
      Abraços Floridos

  2. Bom dia quero utilizar esse vaso para colocar minha violeta, preciso colocar pedras de argila, ou posso colocar direto a terra? Grata

    1. Viviane plante direto, não use nenhuma drenagem nesse tipo de vaso. Minhas violetas estão lindas com eles! : )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *