Acessórios para Jardinagem
Ferramentas e Acessórios

Acessórios para Jardinagem

Eu uso vários acessórios para jardinagem e achei que seria bom falar sobre eles, já que uso tanto e são tão úteis para mim. Além disso têm alguns que geram dúvidas e vou tentar explicar o máximo que puder sobre cada um e como os uso.

Colher

Por incrível que pareça é o que mais uso, já que lido com muitas mudas jovens e sementes recém-germinadas e a colher é ideal porque encaixa perfeitamente nos mini vasinhos. Eu uso uma colher de sobremesa e acho bem melhor do que usar as pás que vem naqueles mini kits de ferramentas (inúteis, já adianto).

Acessórios para Jardinagem - Colher

Pás

A pá mais larga é ótima para retirar ou colocar substrato, húmus e outros adubos nos vasos e uso basicamente para isso, quando preciso usar a pá para tirar um torrão do vaso prefiro a estreita, mas as duas fazem as mesmas funções.

Existe uma pá estreita e mais arredondada nas laterais chamada de transplantador. Normalmente essas pás tem marcações de altura. Certamente são úteis pelo formato que é um pouco diferente e facilitaria o transplante, mas eu não acho necessário trocar minha pá estreita por uma desse tipo no momento, no entanto, se fosse comprar pás novas optaria por um transplantador e uma pá larga.

Acessórios para Jardinagem - Pás
Eu estava transplantando algumas mudas de um vaso para outro nesse dia, então relevem a pá suja na foto

Regador

Eu tenho dois, um antigo que não tinha tampa furada e que hoje uso para armazenar água para regar as carnívoras, e um outro que uso todos os dias para regar as plantas. Esse último tem uma tampa toda furadinha e removível, que é super prática de lavar caso fique entupida por causa de algum resíduo.

O fato da água sair em pequenos jatos pelos furos evita que o solo vá sendo compactado e ficando rígido como ocorre quando sai um jato forte e concentrado pelo bico. Com regadores que têm esse tipo de tampa é possível dosar melhor a quantidade de água, evitando excessos que podem prejudicar a planta.

Borrifador 

Tenho 4, uso um só com água ou com chá de camomila fraco para borrifar as sementes que coloco para germinar e outros 3 com defensivos, sendo um com enxofre, outro com o combo e o terceiro com leite, que deixo sempre vazio e lavo muito bem após usar para não ficar com cheiro ruim (muito ruim).

Acessórios para Jardinagem - Borrifadores
Para o chá de camomila ou água uso o modelo da direita, porque esse entope com muita facilidade e por isso não recomendo para usar com os defensivos.

Funil

Essencial para colocar os ingredientes dos defensivos nos borrifadores e para colocar húmus e outros adubos nas garrafas para fazer o adubo líquido. Especialmente para o húmus é bom ter o cabo de algum utensílio para empurrar caso trave no funil. Isso costuma acontecer se o húmus não estiver bem soltinho.

Acessórios para Jardinagem - Funil

Peneira

Tenho uma grande e uma pequena. Uso a grande para colocar o sabão de côco (depois de ser dissolvido) no borrifador para não correr o risco de entrar algum pedacinho e entupir. Nesse caso uso a peneira e o funil juntos.

A pequena eu uso para colocar o adubo líquido no copo de plástico e depois transfiro para o regador.  Faço isso para evitar entupir os furinhos da tampa do regador com os resíduos do adubo.

Acessórios para Jardinagem - Peneiras

Copos de Plástico

Uso como medida para colocar o adubo líquido no regador, usava nos primeiros modelos de estufa que fiz e também uso como vaso para plantar sementes e é super prático, especialmente porque dá para escrever o nome de cada variedade no próprio copo.

Acessórios para Jardinagem - Copo de Plástico

Bandejas de Plástico

São minhas sementeiras, sempre uso essas bandejas que vem com alimentos para servir como estufa para minhas sementes. Atualmente só germino nelas usando o mix de técnicas de germinação, exceto quando planto direto no vaso definitivo.

Acessórios para Jardinagem - Bandeja de Plástico

Plástico Filme

Uso muito para cobrir copos de plástico, vasos e qualquer outra coisa que eu decida usar como se estufa fosse para minhas mudas ou sementes.

Acessórios para Jardinagem - Plástico Filme

Lápis ou Lapiseira

Não há coisa melhor para manusear micro sementes. Sabe aquela pequena semente, que quando você tentar pegar grudam várias no dedo, aí não dá para desgrudar, mas mesmo assim você tenta colocar uma só no algodão e ao invés de grudar uma semente grudam todas, aí você tenta tirar e o algodão gruda no seu dedo junto com as sementes e vira tudo um caos? Se já aconteceu isso na sua vida, o lápis é a solução. Experimente borrifar água no algodão deixando-o bem úmido, depois dê umas batidinhas com a ponta do lápis no algodão úmido e encoste naquela micro sementinha, ela vai grudar, aí é só encostar no algodão novamente e ela vai ficar ali, sem traumas.

Nylon

Uso bastante para amarrar as plantas nas hastes flexíveis e bambus para evitar quebras de galhos, principalmente nos meus tomates.  Prefiro usar o nylon e sugiro que se evite barbantes e outros tipos de fios que possam acumular umidade e ser um ótimo ambiente para atrair pragas e criar fungos.

Acessórios para Jardinagem - Nylon

Caixas Organizadoras

Caixinhas de remédio são excelentes para guardar sementes. Se você é um hipocondríaco deve ter algumas sobrando, senão comece a comprar à medida que precisa. Como eu já cheguei no nível “acumuladora de sementes” a minha caixa foi aumentando ao longo do tempo e hoje é imensa, mas é ótima porque guardo outros itens de jardinagem nela e é prática para carregar de um lado pra outro.

Leiteira

Uso uma só para jardinagem porque afinal uso para ferver fumo às vezes, além do sabão, entre outras coisas e prefiro não misturar com o que uso para comida.

Acessórios para Jardinagem - Leiteira

Hastes Flexíveis

Uso para plantas menores, como as pimenteiras, quando precisam de suporte para evitar quebra de galhos, mas prefiro o bambu.

Bambu

Uso muito especialmente em plantas maiores e que ficam altas ou muito ramificadas como os tomates. Os bambus são bem mais estáveis do que as hastes e também uso bastante para trepadeiras como as ipoméias e os pepinos.

Tesoura de Poda

Uso para todas as podas que faço na varanda, seja só de folhas ou galhos. Também uso para colher alguns frutos como as pimentas e framboesas. Hoje se fosse comprar novamente ia preferir a que tem a ponta mais fina, que é mais delicada e mais adequada para meu uso, mas essa cumpre perfeitamente a função.

Acessórios para Jardinagem - Tesoura de Poda

Ancinho

Na verdade eu comprei para usar no minhocário, mas usei poucas vezes porque acho que machuca as minhocas e eu fico com dó de ver as pobrezinhas se contorcendo, me sinto um monstro, então simplesmente não uso mais. De qualquer forma o ancinho é bem útil para soltar o substrato que está mais compactado.

Acessórios para Jardinagem - Ancinho

Luvas

Eu prefiro as de tecido às de látex e tenho uma ótima, mas confesso que não uso. A luva tira minha sensibilidade e eu gosto de sentir a terra, tocar a planta. Além disso lido com plantas jovens, muito delicadas e a luva dificulta o manuseio.

Acessórios para Jardinagem - Luvas

Sementeiras

Eu tenho algumas, mas não uso. Faz tempo que optei por usar as bandejas de plástico e o algodão como método de germinação, mas são interessantes por ocuparem pouco espaço e por serem muito flexíveis facilita na hora de remover os mini torrões com as mudinhas.

Acessórios para Jardinagem - Sementeira

Mini Kit de Jardinagem

Foi uma das aquisições mais inúteis que já fiz para jardinagem. É super fofo, obviamente a fofura foi o motivo da compra, mas são bem inúteis para lidar com as plantas.

As pás são ridículas e você vai se irritar se for pegar substrato ou qualquer outra coisa com elas. Sugiro que use uma colher para isso, que aliás é perfeita para os mini vasinhos, seja para colocar ou retirar substrato ou para retirar o torrão de dentro do vaso. O ancinho e o garfo podem até ser levemente úteis, mas só serviriam para vasos pequenos, no máximo do tamanho de um vaso para violeta, e mesmo assim esse tipo de vaso costuma ser de transição, as plantas não ficam por muito tempo neles e quando saem o torrão vai junto, então usar garfo e ancinho para manutenção do substrato não faz muito sentido.

Acessórios para Jardinagem - Kit de Ferramentas

Se vai comprar um kit de jardinagem compre os médios, leia-se normais, ou compre separado apenas aquilo que vai realmente usar. Como podem ver por essa lista imensa eu uso apenas os dois tipos de pás e o ancinho. Mas se você quer muito comprar um mini kit desses use para decoração, fica a dica.

 

3 respostas para “Acessórios para Jardinagem”

  1. Também montei um kit que esta funcionando muito bem!

    Os borrifadores sao tres e sao de 250 ml, pq nao tenho espaço. Um só para o leite (esse eu deixo na geladeira pq uso bastante), um com neem e um com o adubo líquido com farinha de osso. Também comprei um daqueles maiores que não precisa ficar apertando, uso só quando tenho algo maior para combater.

    Tesoura com ponta mais fina, caneta pra marcar cd e dvd é um real, hahaha, pra marcar os copinhos de mudas, lápis (q me ajuda a fazer os buraquinhos p sementes tb), pinça, colher medidora de chá e de café, seringa de 10 ml (pra dosar a aspirina).

    Regadores: São dois, furei a tampa de garrafas de leite. Também dá super certo furar a tampa de uma galao de água de 5 litros, desses que têm alça.
    Filme plástico, peneira, também forrei uma caixa de morango com eva por dentro e tecido por fora, para transportar as mudas pela casa.

    E, finalmente, o terror: o mini kit de jardinagem! Adoro! Uso todas, pq meus vasos são jardineiras de 15×50 e vasinhos de 15 de diâmetro, então qualquer coisa maior eu não consigo. Ah, uso uma pá grande estreita também, pra pegar terra e húmus.
    Preparada!

    1. Denise esse esquema de furar recipientes para usar como regador funciona super bem. Até pensei em fazer um post com algumas idéias ótimas que já vi por aí. Vou colocar na lista de posts para o futuro, rs. Adorei a idéia de forrar a caixa de morangos, é bom mesmo ter algo para transportar as mudas e forrada com tecido deve ter ficado fofa, adoro coisas fofas. ; ) Que bom saber que tem alguém que encontra utilidade para o mini kit de jardinagem, kkk, eu não consigo usar aquilo, mas acho que o problema sou eu, rs.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *