Era Uma Muda de Lichia
Frutíferas Meu Jardim

Era Uma Muda de Lichia

 

Eu amo lichia, é uma das minhas frutas preferidas, tão suculenta e docinha, e agora tenho uma muda linda dela, presente do meu minhocário.

Muda de Lichia - Sementes - Minhocário - Minhocario

Meses atrás uma muda surgiu em um dos meus vasos, como foi algo que eu não tinha plantado não fazia ideia do que era. Isso é bastante comum, mas normalmente é algum matinho, porém nesse caso não, era claramente uma frutífera ou árvore e eu não sabia o que podia ser naquele momento.

Muda de Lichia - Sementes - Minhocário - Minhocario
A mudinha ainda pequena

Na época mandei fotos para a Ju do blog Jardinet e para a Camila do blog Diário de Uma Sementeira e juntas tentamos descobrir o que era, mas eu nunca imaginei que poderia ser lichia. Eu sempre como a fruta quando é época dela, mas naquela ocasião não pensei na lichia como possibilidade.

Certamente essa semente foi parar no vaso quando usei húmus do minhocário em algum dos plantios que fiz, porque eu não jogo restos de frutas diretamente nos meus vasos jamais, eles sempre passam pelo minhocário.

Levou um bom tempo até eu finalmente descobrir o que era aquela muda que estava nascendo. Só consegui descobrir que era Lichia quando fui trocar o substrato do vaso e achei a semente.

Muda de Lichia - Sementes - Minhocário - Minhocario
Semente de lichia na base da muda

Quando achei a semente ainda fiquei um tempo, que se resumiu a uns segundos, olhando pra ela e tentando lembrar o que era. Pensei logo na lichia, mas parei para tirar fotos e mandar depois para as meninas e continuei tirando substrato do vaso para fazer a troca enquanto pensava, foi quando achei umas cascas de lichia e tive certeza absoluta. Além da casca ainda achei mais uma semente germinando.

Muda de Lichia - Sementes - Minhocário - Minhocario
Casca de lichia que estava no substrato
Muda de Lichia - Sementes - Minhocário - Minhocario
Também achei outra semente germinando

Eu fiquei imensamente feliz com aquela descoberta. Claro que a mudinha depois de ter a identidade revelada passou a ser mais mimada ainda. Preenchi novamente o substrato do vaso que foi trocado com uma boa dose de esterco bovino e húmus de minhoca. Poucos dias depois minha muda de lichia já demostrava toda a sua satisfação. Bem saudável, folhas lindas e brotos novos.

Muda de Lichia - Sementes - Minhocário - Minhocario

Esse post, que apenas fala sobre um fato corriqueiro, mas que me deixou muito feliz,  serve também pra mostrar como é válido ter um minhocário e como são boas as surpresas que ele pode proporcionar. Não tem custo beneficio melhor do que reciclar lixo orgânico, gerando adubo de excelente qualidade e ainda correndo o risco de brotar uma muda de alguma frutífera ou legume na sua vida.

Muda de Lichia - Sementes - Minhocário - Minhocario
Muda de lichia depois da troca do substrato com suas novas companheiras de vaso, as mudas de pimenta habanero chocolate

Agora tenho uma muda de lichia, uma fruta que amo, para cultivar. Tudo bem que levará anos para ela frutificar, nem sei se vou ficar com ela tanto tempo, pode ser que não pela minha limitação de espaço, mas certamente enquanto estiver aqui será cuidada com muito carinho.

6 respostas para “Era Uma Muda de Lichia”

  1.  

    Olá , com relação ao pé de lichia , ela cresce extremamente devagar. Eu tenho dois pezinhos de semente e um pé de enxerto. As de semente , para quem sofre de ansiedade e que acompanhou o processo todo de germinação é quase um infarto de tão demorado q é. Com relação às pimentas, eu tbm as tenho em apartamento , toda nova estação elas mudam de lugar , da varanda para o quarto , do quarto para o suporte de todos os aparelhos de ar condicionado , dos aparelhos de ar para os parapeitos , dos parapeitos para o avanço abaixo das janelas … e é assim com todas as minhas plantas. Minhas pimentas pegam sol 5 horas de sol , e estão lotadas de pimenta, considerando q sempre fico com pena e não consigo fazer o desbaste e deixar só alguns pés no vaso, assim como germina eu deixo.

  2.  

    Olá!

    Tenho aqui uma dúvida… não tem nenhuma relação com o post mas, como sei que você adora pimentas, certamente conseguirá me orientar.

    Acabo de me mudar para um outro apartamento e, diferente do antigo (onde comecei a plantar pimentas), este praticamente não pega sol direto (apesar de muita luminosidade). Sol mesmo somente num pedacinho da área de serviço e do quarto de visitas pela manhã (até umas 11h). Na varanda, que é onde pretendo cultivar minhas plantinhas, é só sombra mesmo (apesar de receber uma certa luminosidade de outras janelas, etc).

    A dúvida é: plantando-as a partir das sementes, consigo desenvolver pimenteiras que se adaptem minimamente a esta condição? Na pequena experiência que tive, notei que elas se adaptam muito bem ao sol pleno. Ainda há esperança para as minhas jalapeno? Rs

    Obrigado desde já!

    1.  

      Pela minha experiência com pimentas você conseguirá cultivar sim, porém não terá produções tão fartas e o crescimento das plantas será bem mais lento. Mas não é impossível.
      Tem uma outra questão também. Pode ser que agora não pegue sol algum,mas como você acabou de se mudar pode observar depois que em outras estações a posição do sol muda e pega algum sol na Varanda.
      Se você puder colocar vasos nos locais que tem sol coloque também, mas é possível ter pimentas apenas com muita luminosidade, ainda que as plantas não se desenvolvam tão rápido e produzam pouco, melhor do que nada rs. : )
      Observe as paredes, se pegar sol nas paredes tem variedades miniatura que você pode plantar em vasos menores.
      E tem muitas plantas maravilhosas para meia sombra que podem fazer cia para suas pimenteiras. Já alface e outras hortaliças eu não recomendo nessa situação porque ficam super estioladas sem sol e tem que ser muito sol. Algumas ervas ainda vão bem, mas hortaliças precisam de mais sol.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *