Suculenta Coração Emaranhado (Ceropegia Woodii)
Cactos e Suculentas Folhagens

Suculenta Coração Emaranhado (Ceropegia Woodii)

 

Eu admirava muito essa plantinha antes de finalmente ter a minha. O coração emaranhado, ceropegia woodii, já começa a ser fofo no nome, mas não pára por aí.

Suculenta Ceropegia woodii - Coração Emaranhado

Essa é uma planta muito delicada, que demonstra toda a sua graça com as folhas em formato de coração. Elas são pequenas e levemente gordinhas. A cor varia entre tons de verde levemente acinzentados na parte de cima e roxo bem escuro por baixo. As folhas ficam ao longo de ramos pendentes, que podem ficar muito compridos, os ramos das minhas mudas têm mais 1,80 m de comprimento. A folhagem em si é o espetáculo dessa planta. Não tem como não amar!

As minhas mudas foram cultivadas a partir de sementes, plantadas em novembro de 2017. Agora, pouco mais de um ano depois, os ramos já pendem, aliás estão enormes, as folhinhas estão maiores e muito saudáveis e o crescimento está mais vigoroso.

Suculenta Ceropegia woodii - Coração Emaranhado

No fim do ano passado, em meados de dezembro, ela deu flores pela primeira vez e floresceu muito! Foram inúmeras flores ao longo dos ramos, mas infelizmente não formaram sementes. De qualquer forma posso falar sobre o cultivo dessa plantinha linda, que é pura fofura.

Plantio

As minhas mudas foram cultivadas a partir de sementes. Inicialmente as coloquei para germinar no paninho multiuso. Em 7 dias as primeiras sementes começaram a germinar e logo as plantei em um vaso na treliça da varanda, que pega apenas sol da manhã.

Suculenta Ceropegia woodii - Coração Emaranhado
Mudinha ainda muito pequena

Para o plantio das sementes germinadas usei uma mistura de uma parte de substrato pronto de boa qualidade, uma parte de húmus de minhoca e uma parte de areia de rio média. Não recomendo usar a areia fina, que pode compactar com facilidade e isso é péssimo para qualquer planta, especialmente uma suculenta, como é o caso do coração emaranhado.

O crescimento após o plantio foi bem lento inicialmente, por inicialmente entenda quase um ano após a germinação, por volta de 8 ou 9 meses para ser mais exata. Nesse período aparecia um coração aqui, outro ali, bem lentamente. Até pra eles terminarem de se formar demorava. Achei que ela fosse ficar assim, bem devagar, pela eternidade e já estava conformada.

Um pouco antes dela completar seu primeiro ano notei um crescimento mais acelerado e acelerou muito. Os ramos começaram a crescer rapidamente e algum tempo depois vieram as primeiras e muitas flores.

Suculenta Ceropegia woodii - Coração Emaranhado
Coração emaranhado (ceropegia woodii) florido

Durante todo o crescimento a mantive no mesmo vaso e no mesmo local. Desde o princípio notei que ela gostou muito daquele cantinho com sol da manhã e a deixei lá. Não houve mudanças ou replantes até hoje.

Sol

A ceropegia woodii, apesar de ser uma suculenta, não deve ficar no sol pleno. O ideal é sol da manhã ou mesmo ambientes com muita claridade durante todo o dia.

Meu vaso com três mudas fica em um treliça da varanda e pega sol da manhã por umas 2 horas apenas, mas está muito bonito. As plantas têm um ótimo crescimento no ritmo delas, que pode ser lento na maior parte do tempo.

Suculenta Ceropegia woodii - Coração Emaranhado

O ideal é sempre fazer testes. Aqui no blog passo em detalhes o que faço no meu cultivo e dá certo, mas para climas e locais diferentes deve existir uma adaptação da minha experiência, que é em SP capital.

De qualquer forma para o coração emaranhado o ideal é menos sol pleno e mais luz indireta. Então nada de torrar a coitada no sol do meio-dia.

Rega

Faço a rega do coração emaranhado sempre que o substrato está levemente seco, mas mesmo assim não rego em abundância, diferente do que faço com plantas que têm maior necessidade de água e ficam a pleno sol, por exemplo.

Suculenta Ceropegia woodii - Coração Emaranhado
As folhas e seu característico formato de coração

A periodicidade das regas varia muito dependendo do clima, mas normalmente a cada 2 dias ou dia sim dia não se está muito calor e seco.

Para a frequência das regas não tem regra, a regra é para a necessidade da planta, que prefere que o substrato seque um pouco antes de ser regada novamente.

Adubos

A ceropegia woodii não é uma planta exigente com adubo. Mesmo assim a minha recebe uma boa dose. Aplico a cada 15 dias leite diluído e cupro dimy, borrifando as folhas levemente. Não aplico os dois juntos e sim em dias separados.

Também uso adubo líquido na rega, que aplico uma vez por semana.

Quando o substrato baixa um pouco no vaso eu acrescento uma mistura de areia de rio média e húmus de minhoca em partes iguais para completar.

Pragas 

Meus corações emaranhados nunca tiveram nenhum tipo de praga e também não apresentaram doenças. Apesar da boa saúde das minhas mudas, as cochonilhas são uma praga bastante comum em suculentas, portanto sugiro a leitura do post Cochonilhas, aqui no blog.

Suculenta Ceropegia woodii - Coração Emaranhado
As folhas mais jovens são verdes mais claras e menos gordinhas

Como há um número imenso de pragas e doenças que podem afetar as plantas, recomendo também a leitura do post Guia de Defensivos Naturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *