Érica ou Falsa Érica (Cuphea Gracilis)
Flores

Érica ou Falsa Érica (Cuphea Gracilis)

Eu adoro a érica ou falsa érica (cuphea gracilis) como alguns a conhecem e como recentemente comprei mudas dela vim apresentá-lá para quem ainda não a conhece.

A érica é uma planta delicada de pequeno porte que tem uma folhagem muito bonita e flores pequenas, mas que aparecem em grande quantidade. Ela cresce muito pouco em altura e é perfeita para vasos e para deixar mais florida a casa ou apartamento de pessoas com pouco espaço como eu.

erica0

A érica é uma planta de cultivo bem fácil. Ela é resistente à pragas e doenças e não exige tanta atenção e cuidado.

Elas gostam de sol, mas podem ser deixadas a meia-sombra com muita luz indireta.

As regas devem manter o substrato levemente úmido. Elas não gostam que o substrato fique muito seco entre uma rega e outra.

erica1

Como comprei mudas já desenvolvidas usei o meu substrato preferido (biomix), húmus de minhoca, torta de algodão e farinha de osso seguindo as proporções que passei no post Adubos Orgânicos.

No cultivo da érica eu só uso o adubo líquido porque como elas ficam com as ramificações muito baixas é difícil misturar adubo ao substrato. Uso o adubo líquido nas regas uma vez por semana e também borrifo diretamente nas folhas a cada 15 ou 30 dias.

erica2

Cuidando com carinho, acertando as regas e usando corretamente o adubo é possível ter éricas floridas o ano todo.

71 respostas para “Érica ou Falsa Érica (Cuphea Gracilis)”

  1. olá!
    Coloquei um fertilizante na planta e as flores ficaram secas, fiz uma poda e tirei as folhas queimadas. Ela ficou muito feia. , mas acho que não morreu. Quanto tempo ela deverá ficar florida de novo?

    1. Carla pode ser que seja rápido ou demore muito, há diversos fatores que influenciam a floração, não há como dizer quando isso ocorrerá.
      Abraços Floridos

  2. Boa tarde meu nome é Monique. Comprei um muda de Érica na feira, mas queria deixar ela mas arredondada, pois esta comprida e não está cheia. Como faço para deixar ela bem cheia? É a primeira vez que eu compro. Desde ja agradeço a sua atenção! [email protected]

    1. Monique para moldar a forma da planta é necessário fazer podas bastante específicas direcionando o crescimento.Não sou especialista no assunto, mas você encontrará boas orientações para isso em sites e fóruns de bonsai.
      Abraços Floridos

  3. Olá, eu fiz um bonsai de Érica, em uma pedra de mármore, com uma muda, fiz regas com frequência, deixei a meia luz e adubei, estava linda com flores e folhas verdes, 20 dias depois as folhas começaram a amarelar e a flores murcharam e agora com 30 dias as folhas estão secando não sei o que fazer, será que você pode me ajudar? Desde já obrigada pela atenção.bjs

    1. Cryslaine a érica é muito sensível e podem ter sido alguns fatores, desde o apodrecimento das raízes até a adubação. É difícil dizer sem ver fotos, pode enviar para o e-mail [email protected]. Você pode esperar a lua correta e podar alguns galhos, mas até lá recomendo que mantenha os cuidados pois ela pode ter apenas sentido a mudança de clima dependendo de onde você mora. Por enquanto retire as folhas secas e observe, mas pode ter sido apodrecimento das raízes e se foi o caso não há o que fazer, infelizmente.
      Abraços Floridos

  4. Olá Bruna, recentemente ganhei uma falsa Érica, ela estava bem florida e com as folhas bem verdinhas. Depois de uns dias as flores começarmos a murchar e as folhas a cair, não foi por falta de rega, até troquei de vaso pensando que fosse o problema. Hoje em dia os os galhos estão sequinhos e as folhas também, mas perto da raiz está nascendo novos galhos e folhas. O que devo faxer? Retiro as folhas secas ou deixo do jeito que está? Beijos!

    1. Alice retire as folhas secas e faça uma poda na ponta dos ramos, mas aguarde a lua crescente para fazer isso. Procure não trocar de lugar novamente, pelo menos por enquanto, e mantenha o substrato levemente úmido.
      Abraços Floridos

  5. Olá Bruna!

    Recentemente adquiri um bonsai de Érica japonêsa. Pouco tempo depois as folhas ficaram amareladas, mas não caíram. Rego minha planta frequentemente, pelo menos uma vez ao dia, e evito deixá-la diretamente exposta ao sol, por ser uma planta sensível. Estou fazendo algo errado? O que devo fazer para recuperá-la?

    Desde já, agradeço pela atenção!!

    1. Isadora pode ter várias causas, mas pode ter sido uma simples mudança de ambiente. Éricas são mesmo sensíveis. Você usou algo diferente, algum adubo ou defensivo?
      Abraços Floridos

  6. Olá, Bruna!

    Estava pesquisando na internet quando achei uma matéria no seu site sobre a Falsa Érica…
    Eu tenho uma na forma de bonsai, comprei há bastante tempo. Nunca tive problema com ela, mas no meio do ano o clima aqui deu uma esfriada (moro no interior da PB onde costuma ser bastante quente), de repente certa manhã notei as folhinhas murchas e caindo. Continuei tentando “reanimar” ela. Resumindo… A grande maior parte das folhinhas secaram e caíram, mas toda a parte do topo ficou intacta com folhinhas verdes aparentemente saudáveis e cheias de florzinhas. Ela continua crescendo e linda no topo, mas só no topo. No meio só tem galhos secos e no topo desses galhos secos estão as folhas e flores. Não entendi o que aconteceu, os galhos secos com planta frondosa somente no topo…??? Vc poderia me dar uma luz? O que devo fazer pra ela voltar a florir em todas as partes dos galhos?

    Agradeceria qualquer retorno.
    ???

    1. Sabrina a falsa érica é sensível. Uma mudança repentina de temperatura ou vento pode prejudicar a planta, mas se ela continua Florindo e com folhas verdes nas pontas é um ótimo sinal. Recomendo que você mantenha o cultivo da forma como vinha fazendo e estava dando bons resultados. Além disso você pode usar o adubo líquido e o leite que mostrei no blog, borrifando a planta uma vez por semana para ajudá-la a se recuperar.
      Abraços Floridos

  7. Olá Bruna, comprei uma muda de erica, mas as pontas dos ramos estão todos marrons e secos. Achei que era muito sol, mas igual não apresentou melhoras, o que achas que pode ser?

    Agradeço pela atenção.

    1. Pode ser falta de regas adequadas em relação a quantidade de sol que pega ou até excesso de regas e raizes podres por causa disso. Tire essas pontas secas e observe bem o substrato ao regar. ; )
      Abraços Floridos

    1. Que eu saiba não é Éricka e até fiz uma pesquisa rápida para confirmar a informação e não encontrei nada relacionado à érica.
      Abraços Floridos

  8. Olá Bruna,
    Comprei um bonsai de Erica Japonesa, mas notei que as folhas estão bem secas e caindo bastante, e as poucas flores que tinha, estão murchando e não está nascendo novas flores.
    Não entendo praticamente nada de planta, principalmente bonsai, mas acredito que a base do caule não esteja mole, escurecido ou oco.
    Gostaria mto de poder aprender a cuidar, pois é uma planta mto linda!
    Agradeço antecipadamente a ajuda.

    1. Adriana a Érica é sensível. Só a mudança de ambiente pode ter influenciado. Observe bem as regas e por ser bonsai evite o sol forte, deixe apenas no sol da manhã.
      Abraços Floridos

  9. Olá Bruna! Tenho uma Erika e do nada as folhas de baixo ficaram amareladas, secaram e algumas ficaram com manchas brancas. Pode me ajudar?

  10. Boa tarde. Ganhei uma Érica e ela estava linda e florida, agora ela começou a secar as folhas e não é falta de rega, e sei que também não reguei demais ela. Sabe me dizer o que posso fazer para salvar ela? Estou desesperada.

    1. Pode ser apodrecimento das raízes, mas é difícil afirmar com certeza. Verifique a base da caule e veja se está mole, escurecido ou parece oco.
      Abraços Floridos

  11. Olá…procurando como cuidar da plantinha Erika achei o seu blog.Amo essa planta.Tenho no meu jardim um vaso tipo bacia com Erika estava linda …baixa e Flórida mas ficou um pouco alta e parou de florir…não sei mais como cuidar…socorro me avise a salvá-la pensei em podar pode?Ou começar td de novo arrancando e colocar novas mudas…desde já te agradeço! Bom dia…

    1. Se ficou um pouco alta pode estar estioladas por falta de luminosidade. Ela tem períodos sem floração, isso é normal. Não quer dizer que tenha algum problema. Você pode adubar suas mudas usando húmus de Monica, esterco e farinha de osso ao substrato e também usar o adubo líquido uma vez por semana. : )
      Abraços Floridos

      1. Não sei onde escrevi isso, mas certamente foi erro digitação, rs, é húmus de minhoca, claro.
        Abraços Floridos

  12. Olá. Gostaria de saber quanto de água e a cada quanto tempo devo regar minha Érica. Desde já muito obrigado. Parabéns pelo Post.

    1. Fernando é muito relativo. Depende das condições de cultivo e da época do ano. Você deve analisar todos os dias se deve ou não regar, então não há uma regra exata. Só tente manter o substrato levemente úmido, mas sem encharcar.
      Abraços Floridos

  13. Oi Bruna! Adorei o post! Como consigo tirar sementes da propria planta? Queria testar.. eu tenho uma guerreira dssa em casa.. ja morreu por ficar alguns dias longe e sem agua e sobreviveu quando voltei rsrsrs Queria filhotinhos dela rsrs
    Obrigada!!!

    1. Luíza eu nunca consegui sementes dela, mas você pode tentar estaquia. Tem um post no blog chamado estaquia mesmo e usei um galho de Erica inclusive para demonstrar a técnica.
      Abraços Floridos

      1. Eu fiz uma muda da minha planta colocando um galho na água. Quando estava com bastante raiz plantei no vaso. Espero ter ajudado.

  14. Olá, minha irmã comprou algumas éricas e estamos nos perguntando como é o processo para multiplicar essa plantinha. Como faço para preparar mudinhas através das estacas por exemplo? Funciona? Ou só serve a semente?
    Gostaria muito de que me ajudasse, desde já agradeço muito a ajuda e atenção.

    1. Jazy vocês podem fazer estaquia. Tem um post aqui no blog (Estaquia) mostrando inclusive os resultados obtidos com uma estaca de érica. Se após ler o post ainda tiver dúvidas entre em contato. : )
      Abraços Floridos

  15. Ola eu tenho uma planta dessa mas ela esta morrendo…sabe como posso proceder? Ja ate troquei o substrato dela mas nao deu resposta…nao quero perde-la

  16. Ola tudo bem? Gostaria de adquirir a cuphea lilas pois ja tenho a branca e a rosa. Tenho um lago e plantei uma muda na pedra onde e bem enxarcado e ela esta se desenvolvendo muito, amou o lugar.

    1. João sementes de érica são difíceis, mas a planta costuma ser fácil de ser encontrada em lojas de jardinagem. Eu não comercializo as mudas e infelizmente também não tenho nenhuma loja on-line pra te indicar.
      Abraços Floridos

  17. Oie
    Gostaria muito da sua ajuda. Comprei um bonsai erica ontem pq achei ela muito linda, cheguei em casa e notei q ela tem umas manchas amareladas nas folhas, mais no meio da planta, será q é excesso de água?
    E queria saber se posso deixa lá dentro de casa? Pode ser qualquer parte dela casa?
    Agradeço desde já.
    Tuane

    1. Tuane pode ser excesso de água sim, mas podem ser pragas, problemas com nutrientes, é difícil dizer com certeza porque esse é um sintoma muito comum. Até pode ser mantido dentro de casa se houver sol em algum período, de preferência pela manhã.
      Abraços Floridos

  18. Oiiii…Brunaa prazer me chamo Maria
    E gostaria muito de uma ajuda e um grande favor se vc puder me ajudar.
    Ganhei uma falsa erica que ameii muito
    E pensei que estaria cuidando direito.
    Pois molho todoos os dias na quantidade de 500ml por dia ,deixo na varando onde venta e tem uma sombra. Coloquei no vasinho dela substrato e adubo de farinha de osso e torta de mamona. Mas mesmo assim ela esta dando folhas amareladas e a frequência de flores diminuiu para uma por dia. E não deixo tomar o vento fria da noite. Então gostaria de saber como seria mais correto rega la? Qual quantidade qdo saberei que esta bem molhada? Com que frequência devo molhar no vaso de plástico?como faço para salva la?e como devo usar o adubo corretamente? Por favor se não for pedir mto me ajude. Amo mto ela e converso direto com ela não gostaria de vê la morrendo. Aqui onde moro é muito difícil as pessoas saberem informações dela nos viveiros. Amei ter ti encontrado aqui.

    1. Olá Maria! 500ml é muita água para ela, por isso as folhas estão amarelando. A érica tem essa característica, assim como a serissa, as folhas delas começam a amarelar debaixo para cima no menor excesso de água. Então diminua a rega. Passe a mão pela planta com cuidado para tirar as folhas amareladas e observe se vão continuar amarelando. Se continuar amarelando em grande quantidade diminua mais a rega e observe. Para adubar a érica eu sugiro o adubo líquido que passei no blog 1 ou 2 vezes por semana.
      Abraços Floridos

  19. Bruna, tudo bem gostaria de comprar, sementes dessa flor tão linda Erica, você poderia sugerir um site de vendas que tenha essa semente.
    Atenciosamente
    Marcos Magalhães Salvador /Ba

    1. Olá Marcos! Eu gosto muita das lojas Sambalina e Tabutins. Tem um post no blog chamado “Onde Comprar Sementes Raras”, nele você encontra informações sobre essas lojas, mas não sei se você encontrará especificamente a falsa érica nelas. Caso não encontre sempre tem a opção de comprar pelo ebay ou aliexpress. Mas nesses casos sugiro que você pesquise pelo nome científico (cuphea).
      Abraços Floridos

  20. Adorei o blog e mais ainda o seu conhecimento sobre essa plantinha, Bruna, pois estou cheia de dúvidas, rsrs! Se puder responder ficarei feliz! Comprei hj um “bonsai” da falsa erica. Veio em uma bandeja de plástico. Queria saber um pouco mais sobre os cuidados com a água e se esse tipo de material do vaso não prejudica? De quanto em quanto tempo vc rega (Já que fica difícil saber o excesso ou a falta de água para uma plantinha tão pequena, num vaso pequeno…)? E será que posso trocar de vaso, pois li mto que essa plantinha não gosta de mudanças, mas tbm vi que o vaso de plástico esquenta mto! Abraço

    1. Olá Val! Primeiro não deixe o vaso no sol, somente sol da manhã ou muita luz indireta, especialmente com a érica plantada em vaso de bonsai que tem pouco substrato e seca mais rápido. Ela prefere solo levemente úmido, então a rega deve ser frequente, mas você precisa analisar o substrato porque excesso de rega apodrece a raiz e ela começa a secar. Evite deixar a érica ficar sem água porque ela dificilmente se recupera depois de murchar.
      Você pode trocar o vaso sim. Os vasos de cerâmica ou barro absorvem mais água então as regas precisam ser mais frequentes, você precisa tomar cuidado para não secar demais, mas evita é mais difícil as raízes apodrecerem por excesso de água. Se você, assim como eu, tem tendência a regar para mais esse tipo de vaso é melhor. Os de plástico acumulam mais água e demora para substrato secar especialmente à meia-sombra, então se você quer regar menos frequentes é melhor, mas o risco de ter um excesso é matar a planta é maior.
      Abraços Floridos

    1. Olá Anara! Pode ser excesso de água, pelo menos a minha quando regava demais amarelava as folhas mais baixas. Podem ser outras causas também como pragas, por exemplo, mas você deve observar as folhas e brotos e ver se não há nenhum sintoma. Se as folhas aparentam estar murchas antes de ficar amarelas é falta de água e não excesso.
      Abraços Floridos

    1. Olá Norma! Eu tenho inúmeras sementes de rabanete e estou tentando descobrir a melhor técnica para plantá-los. Assim que eu conseguir ter bons resultados faço um post. : )
      Abraços Floridos

  21. Olá Bruna Pimentel! Sempre tive plantas chamadas Èrikas,pois me apaixonei desde que á vi,mas chega um tempo que elas morem,mas agora que estou estudando sobre elas vejo que a culpa é minha kkk,mas como faço para comprar as Erikas con você? aguardo a resposta,estou ansiosa.

    1. Olá Erika! Eu não vendo plantas, nem sementes. Para comprar mudas só em lojas de jardinagem, já as sementes você pode comprar on-line, veja o post Onde Comprar Sementes Raras.
      Abraços Floridos

  22. Ah! Me desculpe pela falta de educação. Amo esse blog e sempre recorro a ele em minhas dúvidas. E agora que resolvi falar se prepare, pois vou colocar minhas dúvidas em outras postagens. Meu sonho é um lindo jardim e não vou desistir até ter um..kkkkkkkkkkkk…

    1. Olá Valéria! Você não deve desistir mesmo! E pode postar quantas dúvidas quiser seja aqui ou por e-mail que vou sempre responder, mesmo que leve alguns dias.
      Abraços Floridos

  23. Eu tinha duas que peguei jogadas, secas e franzinas, depois de um evento onde trabalho. Levei os dois vasinhos para casa e comecei a cuidar. Quando se recuperaram um pouco eu as transplantei para um vaso maior. Elas encheram e deram muitas florzinhas. Só não aumentaram muito na altura. Depois de alguns meses começaram a definhar. Eu fiz de tudo, mas elas morreram. Nunca entendi o que aconteceu. Aliás, não dou sorte com flores. Eu compro, pesquiso como cuidar na internet. Faço conforme me descrevem e quando não morrem, não florescem novamente. Já pensei até em desistir. O que aconteceu com minhas falsas éricas? O que posso estar fazendo de errado?

    1. Olá Valéria! Será que não alguma praga? As éricas têm folhas muito pequenas e é difícil perceber pragas nelas quando dão por baixo das flores. Pode ter sido falta de rega ou excesso também. Se foi excesso ela começa a definhar mesmo e não tem nada que salve. Eu já tive a mesma sensação que você, de querer desistir, mas com o tempo aprendemos a identificar problemas, a prevenir pragas e a cuidar melhor das nossas plantinhas. Se você quer flores resistentes para não desanimar sugiro a ipoméia, mirabilis, lantanas e gerânios. Os gerânios e as lantanas devem ser pulverizados com leite uma vez por semana para ficarem sempre lindos e livres de fungos ; )
      Abraços Floridos

  24. Oláa.. Sou um recente apaixonado por plantas nasceu de repente a vontade e tenho uma Erica em minha Janela, mais Infelizmente ela parece estar ressecando e as flores tremulas tristes, não vou desistir de cuidar dela, além do mais o nome dela é o nome da mulher que amei, já que não pude cuidar de seu amor quero cuidar da planta. será que ta sentindo por isso ta Muchando? alguém ajuda ficarei Feliz!!! Obrigado Márcio

  25. Procurando na internet sobre flores, etc acabei aqui! Adorei seu blog e especialmente o post sobre a erica (não gosto dela só pelo nome rsrs). Já morei em casas com jardim e até árvores frutíferas‎ na infância porém agora não mais 🙁
    Gostaria que minha filha tivesse o prazer de ter/cuidar de um jardim ou horta por isso procuro por algumas do interesse dela (erica e melissa são exemplos).
    Se pudesse me informar onde comprar sementes ou mudas de erica pois de melissa é fácil encontrar. Sou de SP mas pode ser online também!
    Grata desde já.

    Bjs

    1. Olá Erica! Eu tenho dois tipos de érica, a japonesa e a falsa érica. A falsa érica é mais fácil de achar, praticamente qualquer loja de jardinagem tem, mas a japonesa eu sugiro que você procure no Tatuapé Garden. Lá todas as vezes que eu fui tinha. Sementes eu nunca vi para vender, mas tem uma loja on-line que tem vários tipos de sementes e dos tipos mais raros, se chama Garden Mania, caso você queria procurar algum outro tipo.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *