Inverno na Varanda
Meu Jardim

Inverno na Varanda

Inverno normalmente é uma época de pouca exuberância na maioria das varandas e jardins, exceto se houver espécies típicas dessa estação. Aqui na minha varanda, apesar de ter poucas variedades de flores nesse momento, as que eu tenho estão me dando alegrias e o mais incrível é que meus tomateiros estão um luxo e com botões.

invar_01

invar_02

Claro que a próxima geração de tomateiros já está crescendo.

invar_11
Tomate green zebra

Apesar do amor que eu tenho pelos meus tomateiros, amplamente assumido aqui no blog, devo admitir que meu novo xodó são as mudas de shiso vermelho.

invar_10
Estou com altas expectativas para os meus lindos shisos vermelhos

Comprei as sementes no ebay (vendedor maravilhoso, preço ótimo e envio rápido) e coloquei para germinarem na estufa logo que chegaram. Poucos dias depois do plantio as minhas sementes estavam germinando e, apesar de esperar uma planta bonita, não imaginei que as mudas seriam tão lindas!

Apesar do frio, que nem está muito intenso por enquanto, as minhas pimenteiras estão crescendo, devagar, mas crescendo. As mudas de costeno amarillo, que transplantei recentemente para um vaso maior, estão super bonitas e parece que vão se desenvolver muito bem. Ambas já estão com botões.

invar_04

invar_03

Agora com as temperaturas mais baixas minhas lantanas diminuíram o ritmo, mas não cansam de florescer.

invar_05

invar_06

Antes eu sempre perdia minhas mudas de lantana com ferrugem, mas com o leite isso não é mais um problema na minha vida, nem na delas.

Os gerânios também estão bonitos e também gostam de leite. Um deles está começando a florir novamente. As flores são de uma cor linda!

invar_07

Quem passou por um período de trevas por aqui foram as pentas e o melão andino. Ambos tiveram uma master infestação de cochonilhas e o melão andino também teve míldio.

Fiz uma poda drástica no melão, tirei as pentas mais afetadas e parece que entre mortos e feridos os sobreviventes estão indo bem. Tanto as pentas quanto o melão andino estão com brotos novos. Pena que o melão andino deu até flores, mas não consegui fazer nenhuma vingar.

invar_12
Melão andino se recuperando
invar_13
Minhas pentas

Minhas cenouras bebês estão super fofas, crescendo em um vaso digno de suas moradoras. Espero que dê tudo certo e que eu possa experimentar minhas cenouras exóticas e fazer um lindo post aqui no blog com fotos delas.

invar_17
Plantei sementes de cenouras vermelha atomic, roxa cosmic e amarela solar
invar_16
Vaso das cenouras

Os cactos bebês que mostrei em outro post cresceram, ou sou eu que já estou ficando louca, achando que eles mudaram de tamanho. O mais provável é que eles tenham crescido mesmo porque tive até que mudar de vaso e plantá-los mais abaixo da borda para poder colocar o plástico. Continuam super fofos.

invar_15

Além de todo esse povo crescendo (ou não) na minha varanda, ainda tem sementes de ipoméias germinando loucamente   mesmo com a temperatura mais baixa. Muitas sementes da planta que secou caíram em vasos e estão nascendo aos montes. Outras eu mesma plantei com meu novo experimento (assunto para os próximos posts) sem muita esperança de germinarem, mas em três dias já estavam crescendo enlouquecidas.

invar_14

Como eu já disse aqui no blog… as ipomeias nunca me decepcionam.

17 respostas para “Inverno na Varanda”

  1. boa tarde Bruna,
    minhas mudas de tomates hoje estavam bem, até eu coloca-las no sol , mas aqui em recife está ventando muito forte, e elas tombaram. elas tem 1 mes e ainda não atingiram 15 cm para eu poder transplantar. o que faço elas ainda tem jeito? estou muito triste.

    1. Tomates realmente não gostam de vento. Tente colocar as mudas em
      Local protegido e use um palito de churrasco para dar suporte por enquanto.
      Tente também transplantar para um vaso maior, faça uma boa adubação no transplante, coloque uma aspirina na cova e use o adubo líquido e o leite uma vez por semana.
      Abraços Floridos

  2. Oi Bruna
    Entao, fiquei preocupada com essa informacao.
    Acho que pensarei em outra. Rs
    Bella (a gata) agora sismou com meu tomatinhos. Nunca nem chegou perto, mas agora ta em cima rs
    Bjs

  3. Oi Bruna,
    Achei lindas as lantanas, mas nao entendi direito qdo vc falou sobre o ferrugem e o leite.
    rsrsrs
    Dificil encontrar, para comprar, essas sementes, hein! ?

    Beijocas

    Andreia

    1. Olá Andreia! É que ferrugem é um problema muito comum nas lantanas e é um fungo, então trato com leite e elas ficam lindas 🙂 As sementes de lantana não me lembro de já ter visto para vender. As que eu já tive colhi de plantas que encontrei nas trilhas que costumo fazer.
      Abraços Floridos

      1. Oi Bruna,
        agora entendi. O leite serve pra muitas coisas ne?
        Eu achei elas muito lindas, mas sao bem dificeis mesmo de encontrar.
        🙂

        Bjs

        Andreia

      2. Olá Andreia! O leite é ótimo. Uso em muitas plantas com bons resultados. Se você ver lantanas procure por sementes, elas são fáceis de identificar.
        Abraços Floridos

      3. Bom dia Bruna! Adorei essa dica do leite. Vou usar. É so borrifar nas plantinhas?
        Eu estava lendo sobre as lantanas e dizem que elas sao extremamente tóxicas principalmente para animais. E como tenho uma gatinha vou preferir nao arriscar, apesar dela não perturbar minhas plantas.
        PS: Tenho 2 tomatinhos cereja nascendo!!! Uebaaaaaaaa

      4. Olá Andreia! As minhas lantanas ficam em vasos na parede, longe do alcance dos meus gatos. Elas florescem muito e quase o ano todo. Eu recomendo o cultivo, mas se você também tem gatos coloque os vasos no alto.
        Que bom que já tem tomates crescendo ; ) Continue com os petelecos, rs.
        Abraços Floridos

  4. Tenho vários “experimentos “aqui em casa,abacaxi,morangos,alface,couve,coentro,tomates entre muitos outros.todos eles já colhir algumas vezes.estou em fase de expansão .muito bom o seu blog
    ..

  5. Oi Bruna! Suas plantinhas estão fofas! Te mandei foto no face das pimentas que me mandou, estão lindas de viver! Aqui tb agora começou uma friaca braba e até choveu 4 dias seguidos (o que é raro nessa época do ano aqui que é época de estiagem, já fazia uns 3 meses que não chovia). As sementeiras estão indo devagar, mas vão indo. Deixei-as tomar chuva e estão felizes. Até os cactos e suculentas encharcaram na chuva e ficaram lindos! Pra mim o melhor adubo que existe pe a chuva! Al[em de ser uma água isenta de cloro como a da torneira, traz uma energia nova pras plantinhas. Tb não estou tendo mtas flores aqui. Tenho pentas tb e essas sempre estão floridas, nunca tive problema com cochonilhas nelas. Meus gerânios estão sem flores tb. Ah, que fofo esse shiso! Busquei no google e fiquei encantada! É de comer? Quando tiver sementes guarda umas pra mim! Ah, minhas cenouras coloridas estão lindas tb no canteiro junto com as salsinhas, que com essas chuvas cresceram loucamente. Depois te mando fotos. Bjos!

    1. Oi Camila! Não tinha visto as fotos. Entro no face sempre correndo só pra acompanhar os concursos. As minhas netas estão lindas mesmo ; ) As flores da variegata são lindas! Também acho que a água da chuva faz bem, pena que aqui não chove faz tempo. O shiso é lindo demais! Depois que vi as fotos em um blog fiquei louca pra conseguir sementes. O shiso é um erva e pode ser consumida em saladas, cozida ou ser usada para fazer chá. Eu estou mais interessada no chá, já li em alguns sites e blogs que tem sabor de anis.
      Beijos Floridos

  6. Adoro lantanas. Tenho uma cor de salmão no quintal, que não pára de crescer e está sempre em flor. As minhas sementes de cactos é que teimam em não germinar, Parabéns pelo blogue, cumprimentos de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *