Lírios do Vento (Zephyranthes candida)
Flores

Lírios do Vento (Zephyranthes candida)

Na minha última viagem a Holambra, depois da experiência com o trevo de 4 folhas, eu não resisti quando vi os bulbos de lírios do vento. Eu queria trazer outras cores, há também amarelo e rosa, mas só encontrei o branco.

Cheguei de viagem em um dia e no dia seguinte plantei metade dos bulbos. Eu achei que os trevos de 4 folhas brotaram rápido, mas os lírios conseguiram ser ainda mais rápidos. Em apenas 3 dias as brotações começaram a aparecer.

Eu fiz o plantio dos lírios do vento como fiz o dos trevos. Plantei os bulbos com as pontas viradas para cima e deixei a parte superior apenas levemente coberta. Mantive o substrato úmido, mas sem encharcar e deixei o vaso coberto com plástico filme até o início da brotação.

O crescimento dos brotos também foi muito rápido, de um dia para o outro eles cresciam visivelmente. Várias hastes novas apareciam simultaneamente saindo dos bulbos.

A primeira flor veio tão rápido quanto o crescimento dos brotos, o que foi uma imensa surpresa. No começo eu nem achei que era uma flor, até perceber o botão no alto da haste, que era bem maior do que as outras.

Alguns dias depois de surgir, o botão abriu levemente. Interessante que o primeiro botão surgiu muito rápido, já a abertura da flor não foi tão rápida assim. Depois que ela abriu ainda levaram 4 dias até que ela estivesse completamente aberta. A cada dia que passava ela abria um pouco mais.

Apesar da abertura da flor ter sido um processo relativamente lento, comparado ao desenvolvimento da planta, a sua durabilidade foi longa. Levou alguns dias até ela murchar. Para minha alegria foi por quase uma semana que eu pude apreciar a beleza daquela flor.

Esses meus bulbos estavam indo muito bem no escritório, foi lá que surgiu a primeira flor, mas decidi transplantar para a varanda e os coloquei em um vaso onde teriam bastante espaço para crescer. Nesse vaso os lírios do vento pegam apenas um pouco de sol, que é o ideal para eles, e mantenho o substrato úmido como eles gostam. Agora espero pelas próximas flores enquanto admiro o crescimento diário das brotações.

 

7 respostas para “Lírios do Vento (Zephyranthes candida)”

  1. Gostaria de ter contato com quem queira trocar bulbinhos, tenho lírio dá chuva na cor branca e desejo adquirir outras cores.

  2. Passando para parabenizar pelo novo site e todo o trabalho que tem para mante-lo com publicações atualizadas. É isso, mantenha pois é sempre bom ver coisas com qualidade, em meio ao caos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *