Germinação Acelerada
Da Semente à Flor

Germinação Acelerada

Eu não costumo usar nenhuma técnica específica para acelerar a germinação das minhas sementes. O que faço, e já falei muito sobre isso no blog, é usar técnicas para garantir o sucesso da germinação, como o mix de técnicas de germinação. Atualmente eu uso esse método com todas as minhas sementes e funciona muito bem, mas sementes mais antigas, dependendo da espécie, são mais difíceis de germinar (às vezes impossíveis) e nesses casos vale a pena usar técnicas para acelerar a germinação.

SementesA forma mais comum de acelerar a germinação das sementes é deixá-las em um recipiente com água mineral morna por um período de no mínimo 8 horas e no máximo 24 horas. Essa é a forma mais tradicional, mas há quem prefira usar água destilada ao invés de mineral e há também indicações para o uso de sal e até detergente na água.

Eu já pesquisei bastante sobre isso e encontrei alguns estudos e testes mostrando que o detergente mais prejudica do que ajuda e no caso do sal apenas 1 ou 2 diziam que houve alguma melhora na germinação, mas os demais mostravam que fazia o mesmo efeito da água ou pior.

Apesar das pesquisas não trazerem resultados animadores, vou passar aqui como preparar a água com sal e com detergente para os curiosos e entusiasmados que adoram uma experiência. A dosagem geralmente indicada (varia muito) é de 1 gota de detergente para um copo de plástico (150ml) e 1 colher de café de sal para 1 litro de água, sendo que as sementes devem ser lavadas antes do plantio em ambos os casos. Eu não testei nenhuma das duas técnicas, mas se alguém testar vou adorar saber qual foi o resultado.

Germinação - Mirabilis jalapa - Maravilha

Eu disse no começo do post que acho válido usar técnicas para acelerar a germinação com sementes antigas, mas isso não quer dizer que não possam ou não devam ser usadas para sementes frescas, simplesmente não acho necessário, mas, independente da necessidade, qualquer semente pode ser tratada dessa forma antes de ser colocada para germinar, seja no algodão, no papel toalha ou no substrato.

7 respostas para “Germinação Acelerada”

    1. Vinicius laranja eu nunca germinei, mas talvez você possa usar a mesma técnica que usei com o limão. Veja o post Casa Cheirosa #sqn.
      Abraços Floridos

  1. Olá,ando por aqui querendo aprender…por acaso voce tem sucesso quando planta essas sementes de envelopinhos de Basílico, Coentro, Alecrim….pois plantei umas cem sementes e as unicas que chegaram a tres folhinhas foi o maracujá e estão morrendo,…tombando as folhas…triste,rsrsrs e minhas sementes germinam, mas maioria estolam, crescem como essa sua da foto e tomba…já comprei vermicuita, vários tipos de substratos, farinha de osso e nao tenho tido sucesso…é possível essa variação de temperatura influir? planto semente para essa época do ano….ou o que diz o fabricante. Obrigada se puder responder….

    1. Olá Wilma! Alecrim e coentro nunca plantei de saquinho, mas plantei salsinha, manjericão (basílico), diversas espécies de pimenta e etc e tenho mais sucesso com umas do que com outras, mas consegui germinar pelo menos algumas sementes de cada. Peo que você descreve parece tombamento, que ocorre por causa de um fungo e vermiculita é um substrato que retém muita umidade. Você deve estar regando demais suas mudas e deixando em local de pouca luminosidade para estiolarem tanto. Procure colocar as mudas em local de muita luminosidade ou com sol da manhã e regue apenas quando o substrato estiver levemente seco na superfície.
      Abraços Floridos

    2. Amigo,suas mudas precisam tomar todo o sol da manhã quanto mais sol.maior o sucesso.se for muito forte coloque um guarda chuva pra proteger a sementeira do sol forte e a chuva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *